Voo Noturno Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Vôo Noturno

Valéria 02/06/2024

(...) a noite subia parecida com uma fumaça escura e já enchia os vales. Estes já não se distinguiam das planícies. No entanto, as vilas já se iluminavam, e suas constelações se correspondiam....a terra estava repleta de chamados luminosos , cada casa acendendo uma estrela, face à imensa noite, assim como se volta um farol ao mar...

O tempo vai aos poucos se esvaindo, sabe-se que o avião cairá ainda assim não há desespero ou temor, não há o horror na iminência da morte, as linhas tecem o fim como o brilho de uma estrela que se apaga, sabendo-se que muitas outras seguem acesas e tantas outras se acenderão.

Exupery sabia voar, não só com palavras.

D. R. Guindani 20/04/2024

Voo Noturno
Neste clássico, conhece os os perigos e desafios que pilotos enfrentam durante voos noturnos.
Enquanto isso, vemos os funcionários da equipe de comando lidando com a solidão e pressão do trabalho na tentativa de salvar vidas.
Possui uma narrativa confusa e cansativa, mas apresenta boas metáforas filosóficas.

"Embora a vida humana não tenha preço, sempre agimos como se qualquer coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... mas, por quê?"

Flavio.Vinicius 30/10/2023

Voo Noturno
Livro belíssimo! Lamento não ter tido a curiosidade de ler as demais obras do autor de O Pequeno Príncipe, Antoine Saint-Exupery. Este livro é um daqueles em que a prosa alcança o estado da poesia.

A obra aborda várias questões filosóficas e até mesmo trabalhistas, sobre o valor da vida humana. E assim o faz por meio de uma prosa que tem o encanto e o embalo de um belo poema. Este livro tem a delicadeza e beleza que encontrei no Pequeno Príncipe. Fico feliz de tê-lo lido. Cursioso por conhecer os demais livros do autor.
Gabriel Farias Martins 31/10/2023minha estante
Exupéry é incrível! Leia "terra dos homens" é rápido e transformador!

Flavio.Vinicius 31/10/2023minha estante
Lerei. Obrigado pela dica, Gabriel.

Gabriel Farias Martins 26/07/2023

Voo noturno, as mensagens cruzam os céus
Nesse livro Exupéry explora um pouco a organização dos voos, e as dificuldades de estar na liderança.
Sobre como estar no comando é solitário.
As narrativas dos voos são envolventes.
Estamos sempre buscando a luz das estrelas.

"All of us get lost in the darkness
Dreamers learn to steer by the stars" - the pass

Liny Arguilera 04/11/2022

Li ontem essa maravilha, uma crônica representando a Segunda Guerra Mundial de forma implícita, e as cargas levadas para a Argentina, bem como cita Santos Dumont, e retrata um pouco da vida de aviadores militares.
Antonie de Saint Exupéry arrasa.

Joao.Lucio 15/01/2022

Existencial
Li mais este livro de Exupéry.
Agora somam-se: Pequeno Príncipe; Terra dos homes; Cidadela e Vôo Noturno.
O estilo dele me irrita, exceto em pequeno príncipe, me é quase um auto flagelo, contudo sua lógica de existência, a abordagem da razão de ser ou existir, mergulho em espiral com motor apagado no abismo de mim tem me sido estrutural. Lê-lo me é com obturar dente, difícil de relaxar, difícil concentrar, incômodo mas ao fim reconstruído e inquestionavelmente mais preparado para a digestão do que alimenta.

Pedro 11/10/2021

Sobre coragem
Um poema sobre dever e coragem. Sobre amor. Sobre perdas. Se um dia você já passou por cima da Patagônia, num vôo comercial à noite, saberá sobre o quê este livro fala. Vale muito a leitura!!

Ton 07/09/2021

Eu gostei muito do estilo de narrativa (mas em "O pequeno Príncipe" a narrativa é bem melhor).
O cenário é o Correio aéreo da Patagônia e temos um piloto cercado em uma tempestade, um telegrafista que precisa passar e acompanhar as informações sobre aquela noite e que seria uma noite normal, mas....

Elis 06/07/2021

O correio da Patagônia está sobrevoando várias cidades, as luzes das casas são como estrelas no meio de constelações. A narrativa é cativante traz uma paz.

Titi 27/06/2021

Meu livro favorito do Exupére. Uma obra de arte. De forma poética em bem escrita o autor descreve a aviação no seu início, o trabalho dos correios aéreos, e seus personagens buscando além do progresso, todo o estilo de vida aventureiro que juntos desbravaram essa América Latina quase mística. Além de um drama pessoal, uma vida empenhada no trabalho, e suas consequências, então o livro também fala do caso viver e trabalhar e suas consequências.

Thiago 05/04/2021

Claro, poético e humano
Saint-Exupéry é sucinto e preciso. Deixa o não-dito inundar a narrativa com um lirismo subentendido. O que é humano lhe transborda em sensações pouco descritas, ocultas nas entrelinhas de suas personagens. Reflexivo e potente, ressoa a subjetividade que confronta a existência. Neste livro, nos conduz em um labirinto emocional ágil, angustiante, precedendo uma tragédia, esgotada pelo mundo engolindo o homem, frágil e fugaz.

Willjf 18/01/2021

Um avião perdido em meio à escuridão e uma tempestade
O livro conta sobre um piloto que desaparece em meio à uma incrível tempestade e os sentimentos e conflitos internos das pessoas envolvidas na vida do piloto. Cabine de comando, pilotos, e esposa.

Através desses sentimentos Antoine de Saint-Exupéry apresenta questionamentos sobre a essência humana, amizade, amor e solidariedade.

Locimar 17/08/2020

Li esta edição....
... papel jornal pela Rio Gráfica. Uma editora popular que me presenteou com tantas boas obras. Era um tempo em que devorava tudo de Saint-Exupéry! Lembro de tê-lo comprado em um sebo em Curitiba.

Amanda.Cristina 08/04/2020

É um livro para analisar as complexidades da vida humana, porém achei uma leitura maçante e por muitas vezes ficava perdida em relação aos acontecimentos. Talvez eu precise ler novamente para compreender a obra.