Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

GiuliVeiga 02/06/2024

"Não acreditava que as coisas pudessem ser as mesmas em lugares diferentes, e, como a porção vivida havia sido ruim, sem dúvida o que restava dali em diante seria melhor."

Que livro, amigos, que livro. Me compadeci muito com a vida da Emma, a protagonista que morava no interior e almejava uma vida de aventuras. Teve seu destino definido quando era ainda muito jovem e se casou com um viúvo, não conseguiu realizar suas fantasias de uma vida intensa e cheia de emoções, e acompanhar seus dias passando vagarosamente e sem grandes destaques dá uma sensação de prisão e desperdício.

Esse foi o primeiro clássico que li esse ano e foi uma grata surpresa o quanto gostei da leitura.

rhesus 31/05/2024

Finalmente terminei esse aqui.

Esse livro me surpreendeu no final! Por ter uma finalização extremamente sombria, cruel e agoniante. O destino final de Emma, Charles e sua filinha é de cortar o coração.

O autor demorou 5 anos pra finalizar e eu senti que estava há 5 anos lendo essa história. Cheguei a cochilar em alguns momentos, o que me fez pensar se era a intenção dele de mostrar o quão entediante uma sociedade francesa e burguesa consegue ser, ou se ele só escreve meio mal mesmo. Esse livro é maior do que deveria ser, ele se arrasta, os diálogos soa chatos (apesar de alguns momentos engraçados). É aquele tipo de história que, para mim, só se encaixa conforme vai chegando ao final.

A Emma é uma mulher entediada e entediante, ela acha que é muito mais do que realmente ela. Ela idealiza tudo na vida dela, vive de ilusões tão fortes de como a vida deveria ser, no amor (em que não ama ninguém de verdade), na maternidade (sendo uma péssima mãe), na vida financeira (possuindo talento nenhum e nenhuma herança grande). Ela vive na procura do que não tem e não pode ter, ela é insatisfeita com todas as partes da vida. Pobre de espírito, cheia de ganância e invejosa, vive de sonhos em busca de uma vida perfeita (da qual entendemos que, mesmo se ela tivesse tudo, não estaria satisfeita). Tudo para ela é sentimentalista demais e exagerado, é sufocante! As cartas que ela escrevia ao Rodolphe, os diálogos entre eles, mostra como ela era desesperada e maluca. Às vezes eu tinha vontade de sair correndo junto com ele.

De toda forma, não é um personagem a se ter pena. Tive pena foi do Charles que, apesar de sua mediocridade, é esforçado e teve um final de amargura e derrota.

Enfim, é uma história que melhora no final, mas nem de longe entraria no meu top de clássicos.

Julia3920 31/05/2024

Madame Bovary
Emma desde pequena lia muitos romances e sonhava em ser a heroína deles, sentir a paixão, a embriaguez e todas as suas vertentes, o tempo se passa e Emma se encontra em um casamento comum demais, com um homem comum e com uma vida comum, isso a leva ao consumismo e a diversas outras coisas. Quanto mais o tempo se passava, mais sentia repulsa do marido por não conseguir dar a ela a realização de seus desejos. No final do livro, ela se vê com vários problemas e a sua tristeza e sua agonia é constante e isso a leva a um final trágico. Eu recomendo muito esse livro, ele irá fazer você ao mesmo tempo odiar e amar a personagem principal, para mim o único defeito deste livro é que ele é muito descritivo, mas nada de mais.

Karolline.Campos 30/05/2024

Mai/2024
Esse título não estava na minha lista 'Quero ler - 2024', mas acabei caindo numa armadilha quando iniciei a leitura para me distrair.

O enredo e a narrativa são muito bons e envolventes. Mesmo com a ênfase na descrição de ambientes, paisagens e vestimentas a leitura entrega aquilo que promete. O leitor fica, de verdade, querendo saber o que vai acontecer a todo o momento.

Gostei de perceber no Flaubert alguns aspectos análogos à montagem cinematográfica em cenas clímax. Isso meio que alimenta a tensão da situação e deixa a coisa toda muito mais interessante.

Apesar de se tratar de um tema recorrente pra época é possível perceber algumas singularidades. Confesso que a Sra. Bovary continua sendo um enigma pra mim, porque sei lá... diferente de uma Anna Kariênina, a Ema nos é apresentada modestamente quando se trata do seu passado e da sua perspectiva de mundo. Certamente isso tem a ver com a corrente literária a qual ele pertence. Precisaria me informar mais sobre pra ter em mente quais os objetivos, exatamente.

No geral, é uma leitura que vale a pena. Dificilmente um livro escrito nos Oitocentos é ruim. Linguagem acessível, história envolvente. Eu releria pra tentar pegar melhor a simbologia de certas passagens e outras coisas.

lequeer 29/05/2024

A ansia de ter, o tédio de possuir
Emma Bovary, é uma personagem espetacular, uma personagem humana. Gustave Flaubert, foi acusado de ofensa a moral e a religião após a publicação desse livro, e com isso, me lembro muito da ideia de Nietzsche sobre a religião querer suprimir desejos humanos, tratando-os como algo pecaminoso, dado que Emma não é nada além de humana, uma humana que encontra monotonia na rotina e anseia pelo inalcançável, a que ponto isso é tão imoral e indiferente da realidade? Ainda sobre esse tribunal, quando Flaubert diz, no meio do tribunal, ?Emma Bovary c?est moi?, Emma Bovary sou eu, diz que a personagem é um corpo político, que quer ser salva pelo romantismo, ele descreve justamente o sentimento feminino e a crença de ser salva por um romance. A cena mais marcante do livro pra mim é durante um diálogo da protagonista com sua criada, Emma conta sobre suas tristezas e a criada responde dizendo que geralmente isso passa após o casamento e então a patroa diz que pra ela foi justamente após o casamento que as ?tristezas? apareceram, a protagonista representou todas nós mulheres que jamais seriam felizes em um casamento tradicional ou em uma vida monótona. Como Flaubert, ?Emma Bovary c?est moi?.

Gp.xx 28/05/2024

Livro muito interessante e detalhado mas não leria de novo, bem lição de vida e nada de muita aventura, mas de fato uma escrita espetacular

cadenthrones 28/05/2024

Burguês safado
Gosto muito como Madame Bovary, mesmo sem a intenção do autor, se comunica com o romantismo e as ilusões do movimento prevalente na época que sangram para a vida real e contamina nossa forma de ver o mundo.

Eu simpatizo e muito com a Emma (a personagem-título); diria até que, assim como o autor, "Madame Bovary sou eu", afinal, muitas filosofias do romantismo ainda estão presentes na nossa modernidade e, com ele, vem essa noção individualista da vida, de como ela de ser seguida e do que te faz feliz, e eu já caí nesse tipo de ladainha. Tudo isso contamina Emma porque, na condição de burguesa, não podendo trabalhar, o que lhe resta é a vida domiciliar, e os seus sonhos, suas fantasias e romances não podem ser atingidos, assim não existe felicidade no que é real, mas na possibilidade do que poderia ser. Sendo que isso cria um ciclo de constante insatisfação, ou seja, é a tragédia anunciada.

Emma recorre ao consumo e ao luxo quando não tem seus affaires com seus amantes, sendo este o principal motivo do final que ela tem; o que, para um livro de 1856, é incrivelmente uma crítica muito pertinente ao capitalismo, ele que bebe muito de ideias do romantismo para atingir seus objetivos, afinal, ele também se desenvolve a partir de uma filosofia individualista.

Enfim, não tenho muito mais o que dissertar sobre o livro além disso, a não ser dar luz à prosa maravilhosa do Gustave Flaubert que, assim como a de Robert Louis Stevenson em "O Médico e o Monstro", eu comparo lê-la a boiar numa piscina e deixar que a água te carregue. Perfeita em todos os sentidos.

Entre1 26/05/2024

Madame de Bovary
Que livro instigante e impactante, uma narrativa nua e crua dos desejos burgueses e seus impasses na França do século XIX.

heebiejeebies 24/05/2024

A história é muito boa. Não esperava que a Bovary fosse do jeito que ela é, a personalidade dela me surpreendeu, acho ela muito impulsiva e um pouco histérica, mas acho que é uma descrição que cabe na história

Jgabi4 22/05/2024

Revolucionando o Romance
Apesar de não gostar muito desses tipos de livro detalhistas, Gustave Flaubert fez uma obra muito importante pra literatura ocidental, influenciando gerações de escritores de romance. Idealizada pelos livros que lia, a história da Emma representa a insatisfação humana e que terminou em final trágico. Seu único erro foi procurar felicidade em macho kkkkk.

Lennon.Durval 22/05/2024

Me senti gratificado ao finalizar a leitura. Tão bom!

?Aquela miséria duraria para sempre? Não conseguiria sair daquilo? Ela valia, afinal, tanto quanto todos aqueles que viviam felizes!?

A escrita do Gustave em sua imersão com os pensamentos e sentimentos da personagem, me encantou. Emma, uma mulher frente a seu tempo, com desejos e vontades, sempre em busca de algo que nunca lhe preenche, que personagem complexa!

Recomendo muito essa leitura a todos!

Vinnylit 21/05/2024

Que presepada!
Emma Bovary é a segunda mulher do apático médico Charles Bovary. Não sendo totalmente feliz em seu casamento, ela se vê fazendo atos pecaminosos, para a época, como trair Charles.
Madame Bovary faz uma forte crítica a vida burguesa da época, assim como aos valores tradicionais.
Sarah587 21/05/2024minha estante
É uma leitura difícil?

lu.lindenbergg 21/05/2024minha estante
Quero ler por causa dessa capa belíssima

Vinnylit 21/05/2024minha estante
Não é difícil, só se torna arrastada por causa da linguagem mais ?culta?