Aventuras na História Nº 93 (Abril de 2011)

Aventuras na História Nº 93 (Abril de 2011) Editora Abril

Resenhas - Aventuras na História - nº 93

z..... 23/08/2020

Abril de 2011
"O Leste à frente"
No mês de publicação dessa edição o feito de Gagarin completou 50 anos. A bordo da Vostok (que significa Leste) o soviético se tornou o primeiro homem no espaço.
Entre os informes: foi selecionado de um grupo de quatro cosmonautas; o fato de ter origem proletária e ser bonito (égua! só relatando) talvez tenham sido decisivos para a escolha, afinal, seria um herói russo, denotando humildade e garbo oportuno para os holofotes como garoto propaganda; a permanência da Vostok no espaçou durou 108 minutos; os cientistas não tinham ideia exata do que aconteceria, por isso o cosmonauta fez uma série de pequenas experiências no espaço (como ler e se alimentar); Gagarin morreu de acidente de avião em 1968.
O aspecto mais interessante dessa reportagem é que o feito poderia não ter sido reconhecido. A Federação Internacional de Astronomia só reconheceria êxito em voo tripulado se o piloto pousasse junto com a espaçonave. Por falhas mecânicas a Vostok teve problemas com retrofoguetes que desaceleravam a aterrissagem, o que obrigou Gagarin a ejetar para não ser gravemente ferido no pouso. Obviamente, fato omitido e que veio a público mais de 10 anos depois, quando já tinha falecido e os americanos tinham pousado na lua.
A reportagem faz referência também a famosa frase "A Terra é azul".
Tem outra que a reportagem não citou: "Fui ao espaço e não vi Deus". Segundo estudiosos, Gagarin não teria dito e foi atribuída a ele por interesses políticos.

"Comissão Rondon"
Apresenta alguns dos desafios enfrentados por Rondon, destacando sua determinação e ideal pacifista. Deu vontade de ler a biografia...

O "Dito e Feito" trouxe a etimologia para "João sem braço", expressão usada para citar alguém que se omite a algum tipo de atividade ou atribuição. A origem é portuguesa, em que sujeitos que não queriam ser convocados para algum conflito fingiam debilidade física para serem dispensados do exército e suas ferrenhas lutas.

"A última faraó"
Reportagem de capa, com um retrato de como seria Cleópatra. Há desmistificação de que a beleza e sedução eram suas principais qualidades, além de outros aspectos como devassidão e ter sido morta por picada de cobra.
O texto traça perfil de uma mulher erudita em vária ciências, dominando nove línguas, estrategista militar, com bastante conhecimento político, dando percepção diferenciada à força e liderança da mulher em seu contexto.
A abordagem mostra sua ascendência grega e como foram os famosos enlaces amorosos com César e Marco Antônio. Antes desses dois, por conveniência aos interesses dos governantes, teria desposado o irmão (fato que não era incomum).
As histórias não são românticas como a literatura e cinema idealizaram. Por exemplo, para poupar destruição do Egito por vingança de Otávio (que a detestava, pois sua filha havia desposado Marco Antonio) tentou fazer acordos secretos com o imperador romano, que tinham disposições como a entrega do amante.
Alguns dos aspectos tratados, onde se destaca sobretudo a percepção de mulher que se projetou em sua época.
A questão de redução à sedução e beleza foram definiçoes dos romanos, para minimizar o impacto e destaque de Cleópatra em seus domínios.
No contexto da revista, disseram que Angelina Jolie protagonizaria a famosa rainha do Egito. Ué! Até hoje não fizeram o tal filme! Será que estou equivocado...

Leitura na quarentena em Macapá... Melhor dizendo, nos dias da pandemia....