Redenção Lilo

Resenhas - Redenção

Karini.Couto 24/08/2013

Redenção da autora Lívia Lorena, é um livro muito bem construído e fundamentado que me trouxe ótimas horas de leitura.

O livro é sobre vampiros sim, como a própria autora coloca na apresentação, porém o livro é ambientado na cidade de São Paulo e além do fato de terem os vampiros como todos conhecemos (aqueles que são transformados por outros vampiros) existe a Ruby que nasceu humana, porém em seu DNA já existia o vampirismo.

Ruby cresce como humana e vive normalmente, até que um dia ao sair de casa, sua vida muda completamente. Ao despertar de um coma, Ruby é informada que levou um tiro e logo percebe as pequenas mudanças em seu corpo e a partir daí descobre um mundo até então existente apenas nas páginas dos livros e telas de cinema.

O desenrolar da história é muito bom, com Ruby tentando a todo custo negar seu lado monstro e se prendendo como pode a sua vida humana.

Nesse novo mundo existem dois grupos a Real Corpus (RC) - onde vampiros convivem em harmonia com humanos a fim de manter a paz e trazer beneficio para ambos os lados e existe a Dom Sacres (DS) - onde os princípios são parecidos, porém para a DS, humanos são servos ou apenas um grande rebanho.

Ambas as instituições vivem em uma luta constante de poder através da política e de dominar o maior número de aliados possíveis. Ambos se alimentam de sangue humano, só que a RC é uma instituição que busca além do beneficio próprio ajudar aos humanos e respeita os mesmos, quando para a DS visam apenas o que é melhor para eles (vampiros) e tentam dominar tudo a fim de dizimar os humanos e criar uma raça de vampiros puros e superiores!

A DS não tem escrúpulos e passa por cima de tudo e todos que possam estar em seu caminho rumo as suas metas, enquanto a RC age de forma cautelosa e se importam com as consequências de seus atos.

Os vampiros não são bonzinhos, eles demonstram bem sua natureza predadora e superior a dos humanos. Só que o grupo intitulado por RC, convive quase tranquilamente ao lado de humanos e possuem regras de convivência, a fim de controlarem seu lado predador e manterem os humanos seguros.

Os dois grupos estão atrás de Ruby, pois seu sangue especial, de uma nascida vampira, pode servir para criar vírus, acabar com doenças e tem a possibilidade de fazer com que os vampiros possam andar na luz do dia. Até então, apenas Ruby possui esse dom.

Não vou colocar mais nada sobre a história em si, pois corro o risco de "soltar" fatos importantes.

O livro de Lívia Lorena vai mais além do que apenas vampiros sedentos por sangue. Redenção envolve política, mistério, reencarnação, amor e possibilidades que ainda não li em outro livro antes desse. Quem leu o livro entenderá do que estou falando.

Lívia foi audaciosa criando uma história de vampiros com pontos muito singulares e que realmente agradou.

Confesso que o final achei um pouco corrido, pois durante a história, temos Ruby tentando descobrir sobre quem ela é e o que representa, porém quando chegamos ao ponto x da questão, as coisas vão muito rápido.

Ruby sofre sendo sugada pelos vampiros da DS e toma coragem para deixar seu monstro interior vir à tona quando sabe de sua real condição naquele momento, porém depois de fazer seu massacre, acaba caindo mais uma vez na lábia de Stéfano (malvado da DS) e retorna a sua condição meio humana se culpando pelo massacre ao seu redor e possibilitando Stéfano de quase cumprir seu objetivo de matar ela e Ceci (criança índigo especial cujo sangue neutraliza os efeitos nocivos do sangue de Ruby). Se não fosse por Aaron (vampiro meio bonzinho apaixonado por Ruby) ela poderia de fato ter sido morta.

Eu sei que o objetivo da autora era esse, que toda história entre Ruby, Stéfano e Aaron, remete a um passado muito distante e que Aaron precisaria resolver por suas próprias mãos as diferenças entre eles, o que não gostei naquele momento, foi de ver Ruby totalmente fraca novamente, com medo de seu Eu interior voltar a fazer o que fez no passado. Ali.. Naquele momento, gostaria de ter visto uma Ruby controlando seu extinto predador, direcionando seu monstro para aqueles que realmente mereciam.
E aquilo da Ruby ficar morrendo de pena dos humanos me irritou, pois é visível até mesmo para ela que é tão medrosa e confusa, que assim como vampiros, existem humanos que são ruins e que cometem atrocidades, como a de ficarem parados cheios de prazer assistindo Ruby ser sugada por vários vampiros.

Ruby coloca que os humanos em questão foram instigados por Stéfano, mas nesse ponto, concordo com o que ele disse.. Que todos tem livre arbítrio e que por mais instigados que fossem a decisão final foi deles! Então para mim, os humanos ali presentes, são tão maus quanto os vampiros da DS.

Enfim, eu adorei Redenção, apesar de ter me irritado com Ruby. E pelo que entendi o livro teve um fim com brechas para uma possível continuação.
Quando Ruby diz, que um dia Ceci e Aaron poderão cobrar-lhe as maldades que ela já cometeu em outra vida e a morte dos humanos que se foram na guerra pelo sangue de Ruby, fiquei com uma pontinha de esperança de ver mais de Ieva (monstro interior de Ruby - nome de Ruby em outra vida) em uma possível continuação.

Não que eu queira Ruby má. Eu quero ver Ruby balancear seu lado humano com seu lado vampiro. No passado Ruby (Ieva) ficou totalmente entregue a luxúria e no presente ela já sendo diferente em tantas coisas de Ieva, poderia muito bem dominar seu lado macabro e conviver melhor consigo mesmo. Afinal está na natureza de Ruby beber sangue e ela não poderá apenas se alimentar de Aaron sempre que precisar, pois o sangue humano a fortalece bem mais do que o sangue de Aaron e em sua condição talvez ela precise ceder a sua cede! rs

Minhas expectativas foram superadas com esse livro, pois pensei que se trata-se das mesmas coisas que sempre leio em outros títulos que falam sobre vampiros, mas Lívia soube adicionar um caldo especial a essa sopa, que tornou a leitura deliciosa apesar de eu não ter gostado de determinadas atitudes da personagem principal.

Eu vi Redenção como uma apresentação ao mundo de Ruby como vampira e sinceramente espero poder ler uma continuação com cenas mais eletrizantes, menos pensamentos de Ruby e lembranças ao passado. Redenção criou um mundo tão interessante de se ler que na minha humildde opinião merece um segundo livro, onde as coisas "acontecerão" de maneira mais intensa, eletrizante e com muito sangue! rs

site: http://www.mixliterario.com/2012/08/resenha-redencao-livia-lorena.html

16/05/2013

Redenção
Antes de começar a falar do livro, quero agradecer mais uma vez pelo presente e dizer que gostei muito do livro, ele é simplesmente o melhor livro nacional que li sobre vampiros. Mas embora tenha gostado muito do livro, minha avaliação não passa de três estrelas. “Redenção” é um livro de leitura fácil, e quando comecei a ler nos primeiros capítulos não conseguia largar o livro e quando o fazia não via a hora de pega-lo novamente para retomar a história, porem isso foi apenas nos primeiros capítulos.
Conforme fui lendo, percebi que a história se perdeu um pouco, todo o romance, o mistério do inicio foi se perdendo antes de chegar a metade do livro. E quando o grande mistério da história foi revelado, não me surpreendi, pois desde o começo imaginava que era aquilo, no entanto ainda tinha esperanças de que não fosse, ficou tudo muito clichê demais. "Redenção" é livro que você não precisa ler todo para saber qual vai ser o final.
Mas apesar disso me surpreendi com o modo da autora escrever, por ser seu livro de estreia, achei que ela soube detalhar todos os acontecimentos de forma única, criando um estilo próprio. Me encantei com os personagens, e fiquei completamente apaixonada pelo Aaron, ele é sensível, protetor, lindo... Um homem simplesmente apaixonante.
Tendo como cenário principal a cidade de São Paulo, “Redenção” é uma viagem entre mundos completamente diferentes, onde a sede por sangue é muitas vezes maior que tudo aquilo que imaginamos.
Lilo 20/05/2013minha estante
Obrigada Feh pela resenha!!! Fiquei bem contente com ela e espero que Sacrifício posso te surpreender mais! Beeeijos e sucesso sempre.

Ká Guimaraes 16/03/2013

Resenha feita pela Ká Guimarães no Blog Acordei com vontade de ler
Há muito tempo queria ler o livro Redenção, estava esperando a oportunidade e a querida autora Lívia Lorena, que já tive o prazer de conhecer (fazendo inveja para vocês) me mandou o livro para resenha *--*

Faz tempo que eu procuro um livro de vampiros que me prenda, depois de VA e IAN, nada estava me prendendo mais assim que comecei a ler o livro da Lívia não consegui soltar, eu tinha que saber o que aconteceria.

Quer conhecer um pouco mais desse livro? Então vamos lá. Nesse romance da Lívia conhecemos Rubby, uma paulistana que tem uma vida normal, com vinte e poucos anos e supersimpática, mais as coisas vão mudar em breve.

Rubby acaba levanto um tiro e isso desperta seu outro lado, digamos que é o lado vampírico dela. Quando acorda em um hospital ela percebe que está diferente, que escuta mais, e que está mais forte. O que ela ainda não sabe é que seu sangue é poderoso demais, e que duas corporações está atrás dele.

Essas corporações são a Real Corpus liderada por Aaron, por que me apaixonei, se existe um vampiro fofo esse é o Aaron, ele consegue tirar vários suspiros da gente, que gosta de mocinhos vai amar esse. Já a outra corporação é a Dom Sacres que é liderada por Stefano, que é o vilão do livro, eu também gostei dele gente, ele consegue ser legal quando quer sabe.

Um historia inovadora para essa era dos vampiros, sei que muitos estão cansados desse tema, mais poxa vale a pena abrir exceção, ainda mais quando o livro é bem escrito.

Por ter um sangue raro Rubby, passa por diversas situações nesse livro, algumas nos irritam bastante mesmo, teve momentos que eu quis matar essa menina, ela estava ficando irritante demais hehehe Mais ai o Aaron aparecia e deixa o livro mais lindo ^^ (piscando sem parar).

A sim vou deixar claro que aqui os vampiros não brilham, eles são vampiros mesmo \o/ eles morrem por causa da prata e não podem se expor no sol, somente Rubby tem esse poder, não vou contar muito, pois vocês tem que ler o livro ok????

O livro é fantástico, estou ansiosa pela continuação, pelo que fiquei sabendo irá ser mais dois livros hehehehe Lívia você está de parabéns pelo livro, a capa é linda também. Tem muitas coisas a serem ditas, mais como odeio contar muito, vou dizer somente isso.

Quem ai gosta de se apaixonar por vampiros brilhantes, com certeza irá se apaixonar por Aaron e Stefano e eles não brilham.

Obrigado Lívia por enviar o livro e pela parceria sempre, a sim fique ligado por que sempre tem promoção do livro da Lívia no face da Dracaena.

Julia G 08/03/2013

Redenção - Lívia Lorena
Resenha publicada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com.br

"- Ruby... - ele começou e eu tive medo do que viria daquele momento em diante. - Você não deve se sentir culpada... - ele tocou meu rosto com um carinho que eu não esperava. - Isso faz parte de você...
- Não! Isso não é o que eu sou! - eu disse me olhando no espelho do carro. A boca manchada com o sangue de outro ser. - Um mostro! É nisso que me tornei! Um monstro!
A mão dele roçou pelos meus cabelos e com um pequeno lenço de algodão o vampiro ao meu lado limpou meus lábios.
- Você gostou, não gostou? [...] Se você sente tanto prazer provando o sangue de um morto-vivo como eu, o que irá sentir ao beber de um corpo vivo?" (pág. 49)

Ruby tinha um pouco mais de vinte anos e vivia como qualquer garota normal; não havia sinais em sua vida que indicassem algo fora do comum. Após um incidente, contudo, um outro lado de sua natureza começa a se manifestar: poderes sobrenaturais e sede por sangue.

Ruby se vê, então, envolvida numa rede de intrigas e luta pelo poder relacionadas a duas grandes organizações e dois homens sedutores: a Real Corpus, que tinha Aaron como líder, e a Dom Sacres, liderada por Stéfano.

Para a proteção de pessoas inocentes e daqueles que amava, Ruby tinha de deixar tudo o que conhecia para trás e mergulhar de cabeça nesse mundo novo e sombrio, devendo tomar partido de um dos lados nessa guerra, lados que mantinham em comum apenas um objetivo: o sangue de Ruby.

Redenção, de Lívia Lorena, indiscutivelmente tem uma proposta ótima e original, com uma nova perspectiva referente ao mundo vampírico. Ruby não é uma vampira comum, já que é a única que pode sair à luz do sol, e isso se dá por manter, de alguma forma, sua humanidade. Os homens que buscam por ela, Aaron e Stéfano, são apaixonados e devotados, e ela, assim como nós, estranha as origens desses sentimentos. E é nesse ponto que a autora faz um vínculo com o passado para explicar determinadas razões.

A narrativa de Lívia Lorena é bem desenvolvida e se prende a detalhes, da forma que normalmente agrada. Lendo os capítulos, consegue-se montar um bom perfil de cada personagem e desenhar uma ambientação, coisa que falta em algumas obras. Descrita em primeiro pessoa na visão de Ruby, a escrita peca apenas pelo uso repetido de algumas expressões que poderiam ter sido substituídas por sinônimos para que o texto se tornasse mais agradável.

Mas o grande problema da história foi o desenvolvimento do enredo em si. Acho que umas 200 páginas a menos deixaria a história perfeita, já que a impressão era que estava lendo os mesmos pensamentos de Ruby várias vezes, além da interminável indecisão da garota para tomar uma atitude, primeiro sobre assumir ou não sua nova condição, depois sobre tomar um partido na batalha e, por fim, sobre dar ou não seu sangue. Claro que isso poderia ser natural, já que era tudo novo para a personagem, mas esses detalhes permeiam todos os demais acontecimentos do livro e cansam. Como disse antes, a história é boa, mas o desenvolvimento fica arrastado por conta destes últimos detalhes, e demorei quase duas semanas para terminar a leitura. Os últimos capítulos, contudo, compensam um pouco, já que os acontecimentos são mais rápidos e bastante inesperados.

Um detalhe que me agradou foi o enredo ter se passado no Brasil: nada como ler um livro em que conseguimos nos ambientar, não apenas ficar imaginando, e é isso que mais adoro nos autores nacionais.

A diagramação do livro é bonita, a capa tem muita relação com a história, e a editora tem se superado na formatação, que é simples, mas perfeita. Percebi alguns errinhos de pontuação e concordância, mas nada que atrapalhasse muito.

Lilo 27/01/2013

Esta resenha foi feita pelo Demian do blog Expresso dos Escritores Amadores
"Resenha de Redenção, de Lívia Lorena
Ler Redenção de Lívia Lorena foi perturbador. Um misto de curiosidade pela ambientação com a agonia dos extremados dilemas dos personagens. Em Redenção temos vampiros inspirados naqueles que a cultura pop das últimas duas décadas tanto divulgou no cinema e nas séries de televisão. Mas a ambientação vampírica acaba sendo coadjuvante dos dramas existenciais dos personagens. O personagem principal é o dilema da protagonista, que remete ao fim da adolescência e a chegada súbita da maturidade, acompanhado da transformação em vampira.
Ruby é uma personagem paradoxal, uma rainha vampira toda poderosa, emotiva, sensível e temente a Deus. Absoluta e impotente ao mesmo tempo. Imersa na clássica luta do vampiro entre a seu lado humano e bestial. A precariedade de tal personagem chega a afrontar o leitor mais exigente, mas surpreendentemente, capítulo a capítulo, ela resiste. Ruby retira o leitor de romances de vampiros de sua zona de conforto e o arrasta para sua jornada frenética e tortuosa, de precárias alegrias e cruéis reviravoltas. A fragilidade e a inação da protagonista, revoltará o leitor. Mas neste momento ele estará preso à narrativa e não conseguirá mais largar Redenção até seu término, tamanha a identificação com as angústias da personagem. Redenção é uma daquelas histórias que agita o leitor na cadeira, o faz assistir impassível a situações nas quais ele gostaria de interferir, mas não pode. Só lhe resta aguentar o suspense e torcer para que Ruby consiga alcançar a tão desejada redenção..."

Por Demian Machado no blog Expresso dos Escritores Amadores

"Resenha: Antes de começar a resenha, tenho que dizer, sinceramente, que não esperava algo assim de um conhecido.
Sério, quando lemos livros bons ou até mesmo livros medianos, não conseguimos (pelo menos no meu caso), visualizar o autor como uma pessoa normal. A leitura de Redenção foi um choque de realidade e uma aventura emocionante que eu pude experimentar graças à Livia e eu só tenho a agradecer por isso.
Ruby, nossa protagonista, está passando por uma fase complicada na vida, ou melhor, morte. Ela acabou de despertar como a Rainha dos Vampiros e está totalmente deslocada nesse novo mundo. Tendo que deixar sua família para trás, ela une-se à Real Corpus, uma organização que busca a cura para as doenças mundanas e principalmente, um meio de fazer com que os vampiros caminhem sob a luz do sol. Como nem tudo são flores, dentro dessa Organização, Ruby encontra diversas pessoas que parecem achar sua presença ali inadequada e acreditam fielmente que ela é a culpada por vários incidentes recentes.
Ataques da Dom Sacres (organização em oposição à RC) estão cada vez mais frequentes e o sangue mancha as mãos de nossa heroína, tudo o que Ruby pode fazer é assistir enquanto as pessoas morrem e sofrem ao seu redor, por causa dela.
Definindo o livro em uma palavra? Surpreendente.
Eu tinha uma ideia totalmente diferente dessa obra, sempre achei que ela focaria demais o romance, mas acontece que a nossa autora nos trouxe um ótimo plano de fundo e ótimas tramas onde encontramos desde cenários de filmes de terror à conspirações dignas de ótimos thrillers. Contudo, a principal me irritou, muito, extremamente, demais! Ruby querendo sempre manter seu lado humano e bom, cega-se para o quanto essa sua preocupação com sua alma prejudica não só ela como todos ao redor, além disso, tende a agir impulsivamente em diversas situações e às vezes são atitudes realmente estúpidas que têm como único objetivo ferrar um pouquinho mais com a vida que ela está levando.
Graças a Deus temos Ieva pra compensar esse lado meio bobo da personalidade da principal, não vou falar demais para não acabar com o suspense, mas Ieva é cruel, extremamente sanguinária e sádica, a vampira pouco se importa com as vidas inocentes. Seu único objetivo é o prazer. O bacana nela é que, enquanto Ruby mantém-se indecisa e confusa, Ieva é decidida e determinada. Seus diálogos são os que mais me atraíram no livro, trazendo consigo verdades carregadas de pessimismo e uma trágica realidade.
Redenção é um livro que vai evoluindo aos poucos e te prendendo lentamente e então, vem um baque e você precisa ler mais e mais para saber o que vai acontecer. A própria principal vai melhorando e amadurecendo no decorrer da estória e isso foi algo muito bom porque você sente que as tramas tem um real impacto sobre todos os personagens do livro, eles não se mantém imutáveis, mas vão crescendo e aprendendo assim como qualquer pessoa normal faria.
Algumas coisas me desagradaram um pouco. A escrita quase formal foi bem feita, no entanto, alguns diálogos e situações acabam tornando-se um pouco forçados durante a leitura, com o tempo o leitor vai se adaptando a isso, mas no início pode ser um pouco maçante. O exagero de adjetivos também é algo que acabou deixando partes do livro meio monótonas e confusas, pois fogem do foco. Salvo que tudo isso vai melhorando conforme a estória progride. As tramas foram todas bem amarradas e conduzidas, te dando as respostas necessárias aos poucos e te deixando curiosa para saber mais.
Tenho um milhão de críticas para fazer a editora, os erros de digitação são gravíssimos e muitos, resultado de uma má revisão, a diagramação é simples e a capa é bonita, contudo, é imperdoável o desleixo com que trataram a obra.
O livro tem um ótimo desfecho, do tipo que não precisaria de uma continuação, mas você quer simplesmente porque precisa saber como continua a vida dos protagonistas.
Mais uma vez tenho que derramar elogios a autora que guiou de forma esplêndida uma narrativa digna de best-seller!"
Este texto foi escrito pela querida Caroline Gehrke.

Suellen 26/01/2013

Ruby é uma mulher comum. Mora com seus pais, irmão e avô na cidade de São Paulo. Mas sua vida tão comum estava prestes a mudar completamente.
Em uma manhã nublada, Ruby vai para o ponto de ônibus para poder ir ao seu trabalho. Porém, uma quantidade imensa de névoa tomou toda a rua e logo após, tudo escurece. Ela acorda em um quarto de hospital e descobre que foi baleada enquanto esperava o ônibus. Daí pra frente, tudo começa a ficar diferente; seu corpo, seus sentidos, tudo fica melhor e mais aguçado. Ela pode até sentir cada coração pulsando ao seu redor, o cheiro característico de cada ser vivo ali. Seu rosto, corpo, cabelo, tudo mais perfeito que nunca.
Dr. João, médico de sua família, se vê forçado a lhe contar a verdade: que ela nasceu com o gene vampiresco e que ele despertou após o acidente. Ela acha que o médico enlouqueceu, afinal, vampiros são apenas lendas.
Ruby, porém, é obrigada a acreditar em toda essa história, pois, além de sua sede por sangue começar a sufocá-la, ela se vê de frete a um vampiro mau e sedutor, Stéfano, que quer a todo custo tê-la para si. O que ela não esperava era que aparecesse em sua casa o homem (vampiro) mais perfeito que ela já vira na vida, de pele alva e profundos olhos azuis: Aaron.
Nossa garota se descobre em meio a uma guerra muito antiga entre a RC (Aaron) e a DS (Stéfano) onde os dois lados querem seu sangue puro e tentador que pode, ao mesmo tempo, salvar e destruir a raça humana.
Ruby agora tem que decidir por qual lado lutar, o quê defender, como proteger sua família, como lidar com as mudanças de seu organismo e descobrir o que a liga a esses dois vampiros fatalmente atraentes.

Minha opinião:

Começo confessando que nunca fui fã de vampiros! Comecei a ler Redenção sem muitas expectativas, porém, a história foi ficando envolvente e me cativou.
A narrativa é em primeira pessoa, passada pelos olhos de Ruby, nossa protagonista. O personagem mais marcante é o Aaron (não poderia ser outro, aiai), o vampiro que guarda e defende seu amor por séculos e séculos, culpando-se pelo ocorrido no passado.
Stéfano é o tipo perverso, que não se importa com a quantidade de mortes que ocorram para alcançar seus objetivos. Ruby (confeço que não gostei muito dela) é a mocinha teimosa que toma quase sempre as decisões erradas.
O livro possui alguns errinhos de digitação e revisão no começo, porém, não considerei como grave, pois, para mim, não atrapalharam a leitura. A capa é bonita e está de acordo com a história, mas acho a anterior mais bonita. O livro é bom e me deixou (agora sim!) na expectativa pelo segundo volume.

Amalyn 19/12/2012

Achei a premissa do livro bem legal! A sinopse lembra alguns livros que já existem, com o diferencial de ser um livro nacional, que tem uma autora muito fofa e solícita, sempre disponível no facebook (https://www.facebook.com/livia.lorena.18).

O livro começa com a Ruby levando um tiro... é uma introdução rapidíssima, não sabemos quase nada da vida da Ruby, antes de ela acordar num hospital... Quando ela acorda, já começa a sentir as mudanças em seu corpo: ela é a única vampira (atualmente) que já nasceu assim, ela é humana, porém com o gene do vampirismo correndo em seu sangue. No que ela acorda, o médico que estava tratando dela já a informa da sua condição, bem como sobre as duas facções que existem nesse mundo que ela acabou de descobrir: a Real Corpus (dos bonzinhos) e a Dom Sacres (dos maldosinhos). O médico também a informa que seu sangue é valiosíssimo, pois pode dar a chance de curar algumas doenças, bem como fazer os vampiros andarem no sol. A partir daí o ritmo é frenético! Ela recebe a visita de um vampiro no hospital, é perseguida por um vampiro no primeiro dia da volta ao serviço, conhece um vampiro muito fofo, e muitas outras coisas que é melhor deixar para vocês lerem... O livro tem ação atrás de ação, e se não prestar atenção no que está lendo, a pessoa pode até se perder na leitura!

O livro é narrado em primeira pessoa, com Ruby implorando "Meu Deus" o tempo todo, além de chorar muito. E como a Ruby chora! Sério, tem momentos do livro que ela mesma diz que não acredita que ainda consegue chorar... A menina chora demais!! Sem falar que ela é meio desligada demais (para não dizer outra coisa)! Tem algumas coisas muito óbvias que ela simplesmente não captava... E ela fez muita besteira no livro também!! rs

Outro personagem que me deixou pensativa foi o Aaron. Ele é o presidente da Real Corpus, que há muito tempo vive em conflitos com a Dom Sacres, e o grande amor da vida de Ruby... Mas na hora de enfrentar os inimigos, que os estão atacando, ele quer só planejar, planejar, e acaba não fazendo nada. Adorei a Cecília, a garota índigo que a Ruby encontra... Mas também, não há muita demonstração dos poderes da Ceci... E Stéfano, o líder maquiavélico da DS é muito malvado, e muito mais esperto que os bonzinhos da história.

Teve uma coisa que me incomodou seriamente no livro, e eu já conversei com a Lívia sobre isso, que foram os erros de revisão... Tiveram erros absurdos demais! "Ainda assim" se transformou em "ainda sim", os acentos que faltaram, teve vários probleminhas... Achei também que o vocabulário de Ruby é muito requintado, é uma escrita diferente de tudo que eu estava acostumada...

Com certeza recomendo, é uma história bem legal, e que logo vai ter uma continuação que promete ser muito boa também! Obrigada Rê, pela oportunidade de postar a resenha, e Lívia, pela oportunidade de conhecer esse novo universo!

Read more at http://redequinha.blogspot.com/2012/12/resenha-da-leitora-redencao-livia-lorena.html#qRaxOt7DoHRhbXuJ.99
Lilo 19/12/2012minha estante
Ahh obrigada pela resenha! Prometo melhor essas falhas numa próxima edição e nos meus próximos trabalhos! Obrigadaaa!
Beijos e sucesso Lyn!

Al Gomes 20/11/2012

A jovem paulistana Ruby de vinte e poucos anos seguia um ritual quase metódico todas as manhãs: acordava, tomava café, — muitas vezes sozinha, já que era sempre a última a levantar —, e então, seguia para o trabalho.

Certo dia, numa manhã nebulosa, sua vida simples e pacata sofre uma reviravolta. Após avistar um estranho em meio à densa neblina, ela ouve um barulho e só acorda tempos depois, já no hospital. Mas isso seria apenas a ponta do iceberg dos problemas que estariam por vir. Seu corpo começa a sofrer estranhas mutações, seus sentidos se aguçam, e uma terrível e macabra sede começa a lhe atormentar: sangue, ela agora tem sede de sangue. E não se contentaria com pouco, como acaba descobrindo tempos depois. É como se uma contraparte sombria e sanguinária sua, que estivera hibernando, houvesse despertado; sedenta, ávida por caçar e matar.

Para piorar, ela também descobre que duas grandes corporações estão em guerra pelo seu sangue, que é único, e possui propriedades especiais que podem ser usadas para o tratamento de doenças e outros males que assolam o mundo, bem como também para criar vírus, doenças e toda a sorte de pragas. E então, ela se vê igualmente envolvida com os dois líderes dessas organizações: de um lado, Stéfano, poderoso, arrogante e sedutor; do outro, Aaron, seu jovem e galante cavalheiro, capaz de tudo para defendê-la, e por quem ela acaba se apaixonando perdidamente; para o desespero e fúria de Stéfano, que tentará reconquistá-la de todas as formas possíveis. Nem que pra isso, seja necessário matar seus entes-queridos como punição e sua diversão.

Ruby acaba sendo obrigada a abandonar tudo, para a segurança de sua família, e indo morar com Aaron e os outros vampiros, a fim de adquirir os novos hábitos que sua nova vida exigiria dali por diante. Porém, a convivência entre os membros do covil de seu amado não seria assim tão simples, já que se recusava a deixar aflorar seu lado bestial e se fartar de sangue como todos esperavam que fizesse. E, também devido à presença de Alicia que se recente por seu chefe agora só ter olhos para ela e a hostiliza de todas as formas possíveis. Além de Nestor, que sem motivos aparentes, também a maltrata e a despreza de uma forma dolorosamente dura e humilhante.

Assim, face a tantos desafios e intrigas de sua nova vida, Ruby terá que lutar para sair das trevas e alcançar a luz, a Redenção que tanto procura. E, talvez a única solução seja deixar seu lado malévolo e bestial ascender. Mas, se fizer isso, poderá ainda retomar o controle? E Aaron, será que lhe aceitaria dessa forma? Quais os mistérios que ele, Nestor e Stéfano escondem a seu respeito?

Essas e outras respostas você encontrará em “Redenção, a saga vampiresca onde apenas o desejo supera a sede de sangue.”
Lilo 15/11/2012minha estante
Obrigadaaa! Adorei sua resenha! Sucesso para nós! Bjos

Ju 20/11/2012

Resenha: Todos os motivos do mundo para ler "Redenção"

Autora: Lívia Lorena

Editora: Dracaena

453 folhas

Sinopse

"Ruby é uma moça de vinte e poucos anos que tem um futuro normal e com boas expectativas. Vivendo com sua família no coração de São Paulo, ela nunca imaginou que se tornaria o centro de uma guerra que já perdura séculos. Após um incidente comum aos noticiários, ela se vê banhada num mar vermelho sangue que insiste em puxá-la cada vez para mais fundo, onde um vazio negro cheio de desejo e ânsia por dor e sofrimento clama por seu nome. Ruby. Ela não sabe como sua vida deu tal guinada, não entende as razões de ter sido jogada em um mundo onde a sede por sangue grita silenciosamente em seu peito, nos momentos em que ela mais deseja estar em paz. Há uma guerra sendo ocultada pelas manchetes de TV. Há muito dinheiro e poder em jogo e Ruby percebe que sozinha não terá chances de encontrar as respostas que procura, mesmo que elas estejam dentro dela, fluindo em suas veias. Ela acredita que tudo está perdido, mas quando surge na sua escuridão Aaron, seu zeloso companheiro, Ruby percebe que mesmo nas mais terríveis situações, existe espaço para a felicidade e para a devoção que só o sangue é capaz conferir."

Sempre achei muito difícil resenhar os livros mais amei. Primeiro porque, é sempre muito difícil dizer tudo que sentimos com um livro que nos encantou. E com Redenção não poderia ser diferente. Aqui estou e irei apresentar a vocês, este livro que me encantou nas primeiras linhas.

Para quem não sabe, esse livro é repleto de coincidências. Me lembro como se fosse hoje, tinha meses com o projeto Novos Escritores e estávamos procurando escritores para fazer parte do site, ainda em sua versão antiga. Até que recebemos o e-mail da escritora Lívia Lorena que estava para publicar seu livro.

A partir daí, ficamos muito próximas e ela sempre me contava, coisas sobre o livro. Mas infelizmente, nunca tive a oportunidade de tê-lo. Até que um dia, conseguimos fazer um evento com os escritores do grupo Fantastiverso, grupo do qual Lívia faz parte.

Achei o momento perfeito e enquanto a autora contava sobre o seu enredo, me vi envolvida por seus personagens enigmáticos e seu universo sombrio.

Então vamos lá. Vou explicar pra vocês, porque Ruby e companhia me seduziram.

Ruby é uma paulistana de vinte e poucos anos que tem uma vida normal e um futuro promissor. Tudo muda em um dia nublado na qual toma um tiro e desperta para as sombras. A personagem de uma hora para a outra, se vê mais forte e sedenta por sangue no meio de uma guerra entre duas corporações. Estas corporações são a Real Corpus liderado por Aaron por quem Ruby vai ficar obcecada e a Dom Sacres, liderada por Stéfano. Vilão e candidato a Hitler se me permitem dizer. Os dois querem o sangue de Ruby que se descobre uma vampira diferente. Ela não foi transformada, nasceu com o gene. E isto é impressionante, inovador e único.

Seu sangue é algo raro que permite que algumas doenças sejam exterminadas ou até mesmo evoluídas. Nossa querida Ruby tem a capacidade de ajudar e destruir. Ela é imortal e humana, vive em dois extremos e essa contradição que vive na personagem, é algo muito sedutor. A Ruby humana é uma jovem

jovem apegada a família e apaixonada. Já a Ruby vampira, é uma criatura

sedenta por sangue e destruição. Ela é perigosa e rainha. Sem dúvidas, esse outro lado da personagem é bastante sinistro.

O que me deixou mais encantada no livro, é que os vampiros, são vampiros mesmo. Morrem com prata, estaca e não podem andar no sol (com exceção de Ruby, que é uma vampira especial e poderosa).

No universo de “Redenção”, os vampiros estão de acordo com sua mitologia o que deixaria Anne Rice muito feliz.

O livro é narrado em primeira pessoa, há dose certa de diálogos e descrição do universo darkness que permeia redenção. Palmas para a escritora! Como grande fã de livros fantásticos, uma das primeiras coisas que observo são as descrições e fiquei extremamente feliz em ver que Redenção não me desapontou. Isto tornou a história mais incrível ainda!

Outra coisa fantástica que observei durante a leitura do livro, que em si é leve e daquelas que a gente não consegue parar (me vi em vários momentos, escolhendo o que iria fazer, se iria continuar a ler ou parar para estudar), é que depois de saciados, é aí os vampiros se tornam mais humanos, em contato com sua parte mais racional. Os personagens de Redenção são muito contraditórios e isto é muito sedutor para mim. Também adorei o fato da história ser ambientada em São Paulo. Uma sampa que não conheço, mas me foi apresentada aos livros de forma convincente e real. Agora sempre que pensar em São Paulo, irei lembrar de Ruby e sua turma!

E sem dúvidas para mim, as melhores cenas são as quais Ruby “perde o controle” e fica fora de si. Uma mistura de terror psicológico com ação só vista em vídeo game. Tudo isso em um livro, impressionante não é mesmo?

Então, quando cheguei no final do livro, terminei feliz, chocada e triste. Feliz porque gostei muito do final que Lívia deu a ele. Chocada porque não faço a mínima idéia de como será o segundo livro (sim, gente tem continuação. Fãs de Redenção pirando em 3,2,1...) e triste, porque sou uma daquelas leitoras que odeia ter que se despedir dos personagens e tem aquele período de depressão pós livro. O que eu posso dizer é que Redenção é um dos melhores livros que já li na minha vida e sim, esse livro nacional se tornou um dos meus preferidos.

Só queria agradecer a Lívia por escrever uma história tão genial e dizer para ela que arrumou uma fã chata que vai perturbá-la e muito com os próximos livros.

A todos aqueles que amam uma história fantástica, sombria e recheada de vampiros misteriosos, devem ler Redenção. Sem dúvidas, Aaron e Stéfano vão “pegar” vocês” *_*

Originalmente postado em: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-todos-os-motivos-do-mundo-para-ler-redencao
Lilo 20/11/2012minha estante
Obrigada pela linda resenha! Amei de coração! =)

Jéssica 14/11/2012

Redenção - Livia Lorena
Ruby é uma jovem de vinte e poucos anos que reside na cidade de São Paulo. No começo do livro, ela é uma mulher normal em uma família normal com uma vidinha normal. No entanto, em uma manhã fria de junho sua vida muda completamente. Ela desperta para o mundo dos vampiros.
Não preciso nem dizer que me inebriei com a descrição de Aaron, até eu queria um vampiro daquele na minha vida. Gostei também de Stéfano, por mais maldoso que ele seja. Sempre pendo para o lado dos vilões...
Lívia cria para nós duas organizações de vampiros muito influentes tanto na vida deles quanto nas dos humanos. Achei muito interessante nisso, pois quando se pensa atualmente em vampiros, a pergunta de como eles viveriam nos dias de hoje sem que sejam descobertos, vem à tona. E creio que as organizações sempre são ótimas ideias. As apresentadas no livro são a Real Corpus e a Dom Sacres (adorei os nomes). Aaron é o líder (se assim posso dizer) da Real Corpus e Stéfano da Dom Sacres. Há também outros vampiros e como comentei com a Lívia, curti a parte que Aaron chama Alícia de patricinha mimada kkkkk.
Nossa protagonista, Ruby, é uma moça bem complicada e confusa. Enquanto lia lembrava da Lívia dizendo que às vezes a Ruby era chatinha, e realmente ela me dava nos nervos em alguns momentos. Eu me pegava falando com ela coisas como: “Não faz isso, menina, você está louca?”, “Você está com ciúmes de um cara que não é nada seu, para de ser tonta” ou “Pega logo esse homem de jeito, se fosse eu não perderia mais tempo”. Ruby pensa muito sobre tudo e algumas vezes eu revirava os olhos para os seus comentários. E adoro quando as personagens causam várias emoções em nós, isso nos mostra como eles são bem construídos e reais, quase pessoas de verdade, com suas qualidades e defeitos.
Algo que está muito presente na narrativa é a referencia a religião. Nunca tinha visto isso tão unido ao tema dos vampiros. Não consigo me posicionar sobre tal assunto, pois não sou uma pessoa religiosa, mas achei muito interessante como é construído junto com narrativa.
Bem, Redenção é um livro fantástico e com uma estória bem construída e amarrada. Por mais que eu tenha ficado com dozinho de uma personagem no final, gostei muito da obra da Lívia e recomendo para todos que procuram um livro de vampiros, digamos, mais adulto, diferente daqueles que fazem sucesso atualmente e até de minha própria criação, "O Punhal".
Desejo muito sucesso para você, Lívia, e que venha "Sacrifício" \o/
Lilo 15/11/2012minha estante
Ahh que linda resenha! Saber a opinião de alguém que tbm escreve do gênero é fascinante! Obrigada Jéssica.
Beijos e sucesso pra gente!
Li

Lilo 04/11/2012minha estante
Obrigada Renata! Que bom que curtiu a história... Em breve haverá uma continuação heim rs! Beeijos e sucesso.

Mari Scotti 21/10/2012

Blog da Autora: Blog Redenção

Sinopse:

=== Resenha ===

Como conheci a obra?

Através do facebook. Para quem não tem o costume de olhar o “feed de notícias” no facebook e é blogueiro ou autor, comece a ter, porque muita coisa acontece por ali (no twitter também). Em uma das minhas “fuçadas” vi o aviso no face da autora avisando sobre o booktour de Redenção. A capa já tinha me agradado e como estou pobrinha (porque em breve também terei um livro publicado), resolvi entrar na fila e para a minha surpresa, fui a primeira da lista a receber o livro *———–*. Fiquei muito feliz pela confiança.

Redenção relata a esquisita história de Ruby, uma garota comum que de repente é atingida por uma bala perdida e acorda num hospital adquirindo sentidos que nenhum humano possui. No início o livro é cansativo, os relatos de Ruby sobre suas condições, sensações e desejos acabam sendo forçados, como se fosse possível um humano acordar se sentindo um vampiro da noite para o dia, penso que se fosse possível a reação das pessoas seria de pânico e de procurar imediatamente um médico antes de aceitar o fato de estar se tornando realmente um ser noturno, porém, mesmo com essa sensação de obviedade que o inicio traz, a narração vai envolvendo ao ponto de você desejar saber mais.

Ficamos tão perdidos quanto a Ruby em toda a sua trajetória e por várias vezes nos perguntamos se o que ela vê é real ou não (por causa da sinopse ainda tenho a sensação que ela vai acordar de um coma a qualquer momento rsrs).

A Ruby é um personagem que se apresenta forte de inicio, mas com o decorrer da trama adquire características de uma menina – infantil, birrenta, chata e inconsequente – coloca a todos em perigo diversas vezes só porque não sabe pedir ajuda ou talvez por querer ser a heroína, mesmo sem perceber isto. Confesso que não curti a Ruby não, apesar dela ser bem protetora com a família e pessoas que ama.

A trama nos apresenta também Aaron, um vampiro que ao que tudo indica tem uma história com Ruby. No decorrer de toda a leitura me perguntei inúmeras vezes se ela era a reencarnação de uma única mulher por quem ele foi apaixonado. Ele possui lembranças com ela, coisas MUITO ruins que ela fez, mas também de um amor que nos fazer desejar viver também.

Aaron é totalmente devoto a ela, exatamente como os personagens masculinos que eu amo, mas ele tem um “q” a mais, é muito macho, nossa!! KKK É viril e todas as vezes que ficou bravo na história eu senti frio no estomago em expectativa pelo que ele faria com a Ruby ou com quem o deixou irritado. O sentimento dele e a história dele é envolvente e triste a ponto de me fazer chorar.

A trama envolve duas empresas cujos donos são vampiros inimigos entre si e ambos amam de alguma forma a Ruby. A RC – Real Corpus – e a DS – Dom Sacres – eles acreditam que o sangue dela é a chave para que os vampiros possam andar perante o sol sem morrer, mas durante a trama descobrimos que não é apenas isto, tem muito mais por trás da richa entre os vampiros e do sangue de Ruby.

A Livia soube casar bem os acontecimentos do passado com o presente, e tenho certeza que ela deixou a Ruby meio insuportável de proposito, pois faz parte de quem ela foi e de quem ela é.

Eu queria falar mais, porque tem muito conteúdo, muita coisa mesmo, mas se eu falar estrago a história para vocês!

A impressão que eu tive é que foram deixadas lacunas para um próximo livro com Aaron e Ruby, espero que sim!

Uma notinha apenas para a editora:
A revisão ficou um pouco a desejar e nunca vi em livro nenhum e nem em aulas de literatura e gramatica, que gritos devem estar em negrito na história! Confesso que isso estragou bastante a leitura, mas não a trama. Seria legal, para os próximos volumes, repensarem sobre isso.

Nota: 8.00
Recomento muito a leitura!

A nota foi por causa dos errinhos na revisão.

Beijo, Mari

Evan 14/10/2012

Resenha de Redenção de Lívia Lorena.
Antes de começar a resenha, vamos à algumas considerações: Em primeiro lugar sou um leitor apaixonado por histórias de vampiros, principalmente as do estilo clássico, em que o vampiro aparece como uma figura misteriosa e solitária. Geralmente, histórias modernas com clãs de vampiros ou vampiros muito poderosos, não se enquadram entre o gênero que aprecio. Mas, tudo isso é muito relativo e o que gosto mesmo é de uma boa história.
Em Redenção, livro de estréia da escritora Lívia Lorena , publicado pela Editora Dracaena, temos Ruby , uma garota de vinte e poucos anos que se vê repentinamente transformada em vampiro. Sem saber exatamente o que aconteceu e nem o porquê, se vê em meio a uma disputa entre dois clãs de vampiros que se degladiam pelo poder e pelo direito de possuir o sangue, tido como especial, que corre em suas veias. Desde o início a autora deixa bem claro que um desses clãs tem objetivos altruísticos e o outro nem tanto.
Fiquei muito impressionado, desde os primeiros parágrafos, com o estilo “cleam”, detalhista e minucioso que a autora se utiliza para nos apresentar sua história. Mas isso também, contribui para que o livro fique um pouco longo, o que explica as 453 páginas que tem. Com um talento nato na difícil tarefa de representar em forma de texto uma ambientação de cena convincente, Lívia consegue facilmente nos introduzir no mágico mundo de sua narrativa, fazendo-nos participar da trama como se fossemos uma das personagens. A história, narrada em primeira pessoa, é rica em cenas de ação com perseguições, explosões, assassinatos e muito sangue, mas tudo bem dosado e de quebra com um romance entre os protagonistas que vai agradar principalmente ao público feminino. Além disso, a ambientação da história no Brasil, precisamente na cidade de São Paulo, que me é familiar, foi o ponto que mais me agradou.
Como leitor chato que sou, principalmente em relação a histórias de vampiros , fiquei com um pé atrás (principalmente por causa dos clãs de vampiros e suas maquinações) quando li Redenção pela primeira vez, ainda em formato online e inacabado. No primeiro dia, li umas 200 páginas, o restante no dia seguinte e o final já na edição impressa pela Dracaena.
Devo confessar que alguns pontos me desagradaram , e um deles é a personalidade egocentrica e inconstante da protagonista, que passa a história toda sentindo pena de si mesma e por causa disso, deixa de fazer o que seria óbvio e lógico no momento oportuno. O Segundo ponto é que, apesar da autora ter explicado detalhadamente antes do final do livro como Ruby se tornou um vampiro, não conseguiu convencer o leitor chato que há em mim, e isso não significa exatamente nada, pois a história foi ela quem escreveu e não eu - O escritor que tentar agradar aos troianos, vai desagradar profundamente aos gregos. Eu não costumo levar em consideração( exceto em casos gritantes que seria bom avisar a editora) erros de revisão, diagramação (apesar de não os ter encontrado), pois é para isso que existe o trabalho de revisor.
Em resumo, Redenção é um livro que vai agradar aos fãs de histórias vampirescas, sobrenaturais e a quem gosta de um romance. Fica aqui a minha indicação.

Literatura 06/10/2012

A rainha dos vampiros
Ruby leva uma vida normal e mora em São Paulo com seus pais, irmão e avô. Apesar de ter um carro, todo dia prefere pegar um ônibus para ir para o trabalho, para ela sentir o calor das pessoas num mesmo local e estar rodeada de tanta gente, a deixa feliz. Porém, em certo dia nevoento ao caminhar para o ponto de ônibus, algo acontece que acaba mudando sua vida completamente.

Acorda desorientada tempo depois, e descobre que se tornou uma vampira. Se ver diante então, de duas organizações com séculos de existência, a Real Corpus, a qual é liderada pelo vampiro Aaron, e a Dom Sacres, chefiada por Stéfano. Ela é posta a mercê da situação, onde ambas as organizações disputam seu sangue. Se ela se integrar a Dom Sacres, os mesmo da organização usarão seu mais precioso líquido
para atos altamente perigosos, já a Real Corpus tem o melhor das intenções, todavia, para que isso aconteça – independentemente de sua escolha –, ela terá que abrir mão de tudo, principalmente de sua preciosa família...

“–Senhor, não há nada mais que eu queira do que ajudar meus semelhantes, mesmo não sabendo quais são eles exatamente. Caminho por uma linha tênue entre a vida e a morte, entre a sombra e a luz. Peço que me guie, cuide de mim e minha família... Traga-me sempre de volta quando estiver prestes a perder a consciência de meus atos. Amém...”
Pág. 142

Ruby é vista como uma rainha por ambas instituições, e isso é totalmente explicável: ela nascera com um gene vampírico em seu corpo, não havia sido transformada em vampira pela mordida tradicional. Esse seu lado vampira estava incrustado nela, e só estava esperando o momento certo para se manifestar.

Durante essa terrível guerra, um romance acontece para abalar os corações dos fãs de livros de vampiros, mas no decorrer desse embate, qual dos dois irá, enfim, vencer?

Veja resenha completa no site:

Rose 17/07/2012

Redenção nos conta a história de Rudy, uma garota de vinte e poucos anos, que mora com sua família no centro de São Paulo. Tudo ia bem em sua vida, até que um belo dia de inverno ela foi mais uma vítima entre tantas da cidade grande.
Nasce então a nova Rudy, a garota que no passado, em outra vida, era uma mulher fria e cruel, uma Rainha da Morte.
Sem saber como ou porque, Ruby acorda no hospital e se descobre diferente do que era. Diante de seus olhos, toda sua vida muda em questão de segundos. Rudy agora é uma imortal. Uma meia vampira dona de poderes que ela nem imagina. Dona de um sangue que é a causa da guerra entre RealCorpus (tudo junto mesmo) e a DomSacres, organizações vampíricas governadas por Aaron e Stéfano. Uma guerra que já matou e ainda vai matar muita gente inocente.
No meio do fogo cruzado que sua vida se transformou, Rudy não sabe o que fazer, nem sabe nem quem realmente ela é. Ela só sabe que não quer ser uma assassina e que seu coração é e sempre será do belo vampiro Aaron.
Em meio ao sangue de tantos inocentes e diante da própria morte, Ruby precisa tomar uma decisão e tentar salvar não só a ela mesma, mas a todos que ama.

Gente, eu tenho tanto para falar desta história que nem sei. Eu comecei o livro, depois tive que parar para ler o do book tour, depois retornei. Meus pensamentos iam e vinham para as páginas do Redenção. Eu lia as páginas querendo sempre saber o que a outra continha. Era um vício, era como os vampiros do livro se sentia com o sangue humano. Sim, porque neste livro, os vampiros não são tão bonzinhos, eles tomam sim sangue humano. Mas eles vivem em harmonia com os humanos, pelo menos a organização da RealCorpus. Minha relação com a Ruby não era das mais tranquilas, em muitos casos, na verdade acho que em todos, eu queria dar uma bela sacudida nela. Tá tudo bem, eu sei que dormir e acordar vampira não deve ser uma notícia muito fácil de se ingerir. Também sei que tinha muita coisa acontecendo para ela digerir, mas a lenga lenga da indecisão dela me irritava. Este negócio de "ser ou não ser, eis a questão" estava me dando nos nervos. Será que ela não conseguia enxergar as coisas mais claramente com a visão de vampiro?
Enquanto isso o Aaron era um brigadeiro que estava a disposição dela. Eu bem que queria um deste para mim, iria lamber os beiços. Nem vou falar muito para não estragar as surpresas que a história guarda, só posso dizer que é uma leitura intensa e uma história bem diferente que deve ser lida.
A Lívia já está nos preparando a sequência da história e eu já estou mais uma vez como uma "tia" a esperar pelo sobrinho...