Assassinato na biblioteca

Resenhas - Assassinato na Biblioteca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Julie 15/05/2020

Primeira leitura
Esse foi o primeiro livro que eu li na minha vida. Eu achei ele perdido na biblioteca da minha antiga escola da quinta série (em 2009/2010) e achei o titulo bem intrigante, ja que encontrei na biblioteca, e depois nunca mais ninguém viu esse livro lá. (Juro que não roubei)
Annali.Rocha 11/01/2021minha estante
Queria que o da minha escola também tivesse sumido mas eu era muito bestinha.

Vinicius.Correa 16/02/2020

Foi uma leitura que definitivamente, sem dúvida alguma, me marcou muito. Este livro foi um dos primeiros livros "de verdade" que eu li, ainda na biblioteca do colégio, no ensino fundamental.

A bagagem sentimental que guardo dele é tão grande que definitivamente nunca esquecerei. Foi o livro que despertou meu interesse pela leitura e me abriu os olhos para este universo tão rico que é a literatura.

Só tenho a agradecer a autora pela escrita desta obra.

Obrigado!

Mari1735 02/04/2019

Assassinato na biblioteca
Fique preparado para grandes surpresas e descobertas. O livro traz uma trama envolvente que começa datada em 3 de setembro de 1970, na época da ditadura militar, nessa época muitas pessoas acabam sofrendo grandes injustiças , o Brasil está nas mãos dos ditadores. Daí a história vai para 2007 onde aparece o protagonista Igor ,que com uma grande ajuda sobrenatural consegue reparar alguns erros e corrigir algumas injustiças. O assassinato na biblioteca é um livro que mistura mistério, ação e é uma história muito envolvente.. indico muito.. leiam Assassinato na biblioteca e se surpreenda com essa trama envolvente ??

Kallyssa 29/08/2016

Maravilhoso
um livro muito interessante!

bitencourt.mandy 22/06/2016

Foi um dos livros paradidáticos que a professora da minha irmã passou para ela esse ano, e, acabou despertando minha curiosidade pelo título do livro e porque eu sou super fã de livros com esse gênero. É um livro que te prende do começo ao fim, com muito mistério, você se surpreende a cada nova revelação e ainda mais com o final ao descobrir quem é o verdadeiro assassino. Amei demais o livro!

Ana Laura 30/12/2015

Assassinato na biblioteca - Helena Gomes - Um infantojuvenil prá lá de bom!
Quando a Lavínia, agora uma ex-aluna, levantou a hipótese de lermos o livro Assassinato na biblioteca, confesso que fiquei com o pé atrás. O título me fazia relembrar a coleção vaga-lume, essa que já não condizia muito com o que a turma demonstrava interesse. No entanto, ela vendeu o peixe tão bem, que os colegas e eu compramos a ideia.

Desde a primeira leitura já fiquei encantada, o que levou-me a uma segunda leitura, para tomar nota das partes que mais gostei e então postá-las por aqui.

Helena Gomes fez de fato um livro muito interessante. A diagramação condiz e corrobora com a trama, essa que lembra as histórias (que tanto gosto) estilo CSI, com o único diferencial de ser na voz de um adolescente: Igor.

Outro aspecto que achei encantador (pelo qual também sou fascinada) é a contextualização com a realidade: o livro narra a escola e os espaços, de tal forma que dá vontade de ir para Santos (SP) conhecer cada um deles - e nesse aspecto, saí beneficiada, já que meu namorido é natural de Santos e pode ajudar-me a encontrar os lugares pelo GoogleMaps mesmo... Acredito que para quem more lá, ou ainda, conhece/conheceu os lugares citados no livro, deve ser ainda mais mágico! Isso me lembra muito o "jeitão" do Cristovão Tezza, que faz exatamente isso com seus livros, situados em Curitiba.

Em síntese, é um livro para ser lido e ter na prateleira da biblioteca, para que outras gerações o leiam também. Deixo aqui registrado o meu muito obrigada à Lavínia (Laví Lírio) que tanto insistiu para que lêssemos esse livro.

Algumas citações...
"A grota respirou fundo e apertou os cadernos que carregava contra o peito. Espremido entre duas páginas, estava o dinheiro que entregaria para o irmão. Era tudo o que a vó conseguira arrumar." (p.13)
"- Qual é o problema se eu sou um fantasma?
- Talvez o fato de você estar morta?
- E isto incomoda você tanto assim?
- E por que não incomodaria? Super comum encontrar encontrar uma menina fantasma morando numa biblioteca. Acontece todo dia." (pág. 70)
E vocês, conhecem esse livro? Alguém tem contato com a autora? Em uma viagem para Santos, registrei alguns lugares que, pela descrição da autora, seria a escola que aparece no livro!

Um abraço, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura Queiroz

site: http://umcantinhoparaexpressar.blogspot.com/2014/03/assassinato-na-biblioteca.html

sentilivros 07/11/2015

resenha de Assassinato na Biblioteca
Eu adoro a Helena Gomes e o jeito como ela escreve. Ela faz você imergir no texto, como se fosse um dos personagens. Aqui eu voltei para a escola e passei todos os conflitos adolescentes pelos quais Igor está passando.

Ela acaba de se mudar para uma nova cidade, uma nova escola e não aceita o novo relacionamento da mãe. Entende a separação de uma maneira toda errada e somente depois de muito “aprontar” é que vai descobrindo os pormenores.

O livro tem um pesinho no passada, mas especificamente na ditadura militar brasileira. Nessa época e no mesmo colégio onde hoje estuda Igor, ocorreu um assassinato na biblioteca. (Isso não é spoiller, afinal é o início do livro.

Igor para fugir de aulas e dos “amigos” com os quais não se enturma, sempre para na biblioteca.

A autora insere no contexto do livro autores como André Vianco e Martha Argel.

É muito amor né gente *-*.

Em uma dessas idas descobre a bibliotecária morta e acaba por ver um fantasma. A priori, ela não acredita no que vê, acha que foi um truque.

É a partir desse acontecimento que toda a história se desenrola. Tem mistério e vou falar que em determinados momentos achei que era uma coisa e depois...paft... não era nada do que esperava. Além disso, a autora insere umas pistas que vão nos sugerindo algo.

Aqui temos o relacionamento de Igor em casa (um relacionamento onde falta diálogo, mas muitas vezes não por falta dos pais, mas ele que não aceita toda a situação em que está inserido), fala sobre ter um novo irmão, conta-nos sobre seu relacionamento com o professor Luiz, do qual ele gosta muito e de seus colegas de escola.

Enfim, nos inserimos totalmente na história. E, como diz, na contracapa, o pano de fundo da ditadura não deixa o texto pesado, mas sim o enriquece. Trata esse tema de forma branda, mas clara.

Eu vou deixar a citação que abre a Parte I do livro, que achei linda e tem tudo a ver com o mesmo:

“Porque o tempo é uma invenção da morte:
Não o conhece a vida – a verdadeira –
Em que basta um momento de poesia
Para nos dar a eternidade inteira”
Mario Quintana
Recomendadíssimo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/10/semana-da-crianca-assassinato-na.html

Natan 22/04/2014

Simplesmente incrível, devorei em um dia...
o livro consegue nos prender do começo ao fim,sempre nos fazendo mudar de opinião e colocar a "cachola" pra funcionar, o enredo que Helena Gomes consegue criar, é de inveja a qualquer escritor, sem falar dos personagens fantástico e misteriosos, o Igor por exemplo que é uma especie de Sherlock Holmes mirim(risos). Enfim, super recomendo este livro... :D

Fernanda 03/08/2013

Primeiro livro que eu li desde que criei um gosto por leitura.Foi meio difícil conter os spoilers já que 4 dos meus 5 amigos já haviam lido o livro! Confesso que o assassino surpreendeu totalmente as minhas expectativas!Ele foi a última pessoa que eu diria que foi o autor do assassinato.Pra falar a verdade,nem suspeito eu achei que ele fosse!

Maycon 04/07/2013

Livro ótimo
Um livro muito bom, que a partir da página 30 você não consegue mais para de ler, com muitas reviravoltas e surpresas que deixam o leitor de boca aberta, muito eletrizante. Onde o leitor tenta adivinhar o assassino que a cada momento muda com o passar dos acontecimentos e a pessoa que você menos espera que é o culpado. Com o final surpreendente, que deixa com um gostinho de quero mais. Recomendo a todos, não se arrependeram de ler!

Lucimar 25/05/2013

Melhor livro do gênero que já li!
Foi o melhor livro de suspense que já li! Uns dos primeiros da minha vida de leitora, aumentando ainda mais o meu gosto por leitura. 'Assassinato na Biblioteca' prende o leitor desde as primeiras páginas, sempre aumentando a curiosidade. Se gosta de mistério e suspense eu o convido para esta aventura, e o desafio para descobrir quem é o assassino antes que o livro conte.

Thays Fonseca 17/03/2013

Olá pessoal!

Tudo começa em 1970, nos tempos da ditadura militar, aqui no Brasil. Vários crimes acontecendo e várias pessoas inocentes morreram, por serem contra decisões que o governo estava tomando.
Tempos depois, tudo já estava calmo e os segredos, do que acontecerá no passado, bem guardados. Até que coisas estranhas foram acontecendo e pessoas começaram a investigar e acabaram descobrindo esses tantos segredos antigos, que mais pareciam quebra-cabeças.

A história é de mistério, com investigações policiais, mortes e assassinatos (como vocês já perceberam por causa do nome do livro né! Haha’ ).
Por ter uma linguagem legal e vários mistérios para serem solucionados ao longo dos capítulos, o livro acabou me prendendo bastante!

O livro tem uma ótima diagramação (fonte, parágrafos, etc..). E é dividido em duas partes. Parte 1, com capítulos do 1 ao 9, e parte 2, com capítulos de 1 ao 8 mais o epílogo. Que no total são 254 páginas.

Espero que vocês tenham gostado. Bjão ;*

1 | 2 | 3 | 4 | 5