Assassinato na biblioteca

Resenhas - Assassinato na Biblioteca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sanjigor 06/10/2023

Um Intrigante Quebra-Cabeça
Se você é um aficionado por enigmas, literatura e mistérios, "Assassinato na Biblioteca" é um livro que não pode faltar na sua estante. Com sua narrativa habilmente construída e personagens cativantes, esta obra é uma jornada fascinante pelo universo da leitura e do crime.
O enredo nos leva até os corredores de uma biblioteca, um lugar que exala conhecimento e tranquilidade. No entanto, quando um assassinato ocorre num ambiente tão sagrado para os amantes dos livros, o palco é montado para um mistério que desafia as mentes mais perspicazes.
Helena nos presenteou com uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes, tornando impossível resistir à tentativa de desvendar ou perigoso. À medida que seguimos as pistas, somos apresentados personagens complexos, cada um com seus segredos e motivações, tornando a investigação ainda mais envolvente.
O verdadeiro charme deste livro, no entanto, reside na forma como ele celebra a literatura. Referências literárias saltam das páginas, e o autor tece uma tapeçaria de palavras que faz com que o leitor se sinta em casa na biblioteca. É uma experiência que aquece o coração de qualquer amante da leitura.
Portanto, se você está em busca de um mistério intrigante, regado com doses generosas de literatura, "Assassinato na Biblioteca" é uma escolha imperdível. Esta obra é uma homenagem à paixão pelos livros e ao poder das palavras, enquanto mantém você no limite do seu assento, ansioso para desvendar o enigma. Recomendo este livro a todos os que desejam uma leitura que envolve, desafia e encanta.

Isadora1058 22/08/2023

Adorei as reviravoltas
Simplesmente perfeito, as reviravoltas me deixaram com um gostinho de quero mais , peguei o livro na biblioteca da escola sem nenhuma expectativa que iria gostar! Eu amei e chorei quando acabei o livro. Eu recomendo demais este livro, realmente leiam é muito bom.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Assassinato na Biblioteca" de Helena Gomes

"Assassinato na Biblioteca" é um livro que envolve o leitor em uma narrativa cativante, misturando elementos de mistério, fantasia e um contexto histórico delicado, que é a ditadura militar no Brasil. A autora, Helena Gomes, habilmente tece uma narrativa que, apesar de ser considerada um livro infantojuvenil, tem o poder de prender a atenção de leitores de todas as idades, fundindo passado e presente em uma dança narrativa que nos deixa ansiosos por mais.

A história tem início com o jovem Igor, um adolescente problemático que recentemente se mudou para a cidade costeira de Santos. Igor é o arquétipo do típico estudante que não se encaixa nos padrões de sua escola. Ele repete de ano, causa problemas e, em geral, parece desinteressado nas atividades acadêmicas. Sua rotina de faltas e rebeldia, no entanto, muda drasticamente quando ele se vê no centro de um crime misterioso.

É nesse ponto que o livro nos apresenta a fantasma Lara, uma jovem cuja presença é limitada à biblioteca da escola. Lara se torna um personagem central e fascinante na trama. Sua história trágica remonta à época da ditadura militar, um período obscuro da história do Brasil. A morte de Lara, que ocorreu na biblioteca da escola, se entrelaça com o assassinato da bibliotecária Conceição, e é essa conexão que move a história de forma inigualável.

A ambientação da narrativa em Santos, São Paulo, e a utilização do período da ditadura militar como pano de fundo, dão à história uma profundidade única. Helena Gomes consegue envolver tanto leitores jovens quanto adultos, abordando um período sombrio da história brasileira de maneira acessível e envolvente.

O romance não segue uma narrativa linear, o que é uma das características mais atraentes da obra. Helena Gomes constrói a trama como um quebra-cabeça complexo, com peças que vão se encaixando ao longo da história. Essa estrutura não linear aumenta o suspense e a curiosidade do leitor, deixando-nos ansiosos para desvendar os segredos que cercam os personagens e os eventos da história.

A evolução do protagonista Igor é notável. Ele passa de um adolescente rebelde e solitário para um jovem determinado a provar sua inocência e descobrir a verdade por trás dos crimes que assombram a escola. A parceria de Igor com a fantasma Lara é uma das dinâmicas mais cativantes da história.

"Assassinato na Biblioteca" aborda uma série de temas complexos, incluindo a repressão e os abusos cometidos durante a ditadura militar. A autora não subestima a capacidade dos leitores jovens de lidar com questões delicadas, ao mesmo tempo em que mantém o enredo acessível e envolvente. Além disso, a narrativa toca em temas universais, como amizade, justiça e a importância de enfrentar os próprios medos.

A autora usa uma técnica narrativa interessante ao dar voz a diferentes personagens em momentos cruciais da história. Isso não apenas enriquece a trama, mas também oferece ao leitor uma visão mais ampla dos eventos e motivações dos personagens.

Em última análise, "Assassinato na Biblioteca" transcende o gênero de romance policial. É uma imersão em um passado sombrio, um convite para explorar mistérios, revelar segredos e descobrir a verdade por trás dos eventos que assombram a escola de Santos. A forma como a autora conecta a história do Brasil com elementos sobrenaturais e tramas intricadas cria uma experiência de leitura única e envolvente.

Este livro nos cativa desde a primeira página, mantendo-nos ansiosos por desvendar cada enigma e compreender os segredos do passado. Helena Gomes demonstra sua maestria na arte da narrativa, deixando uma marca duradoura nos leitores de todas as idades.

"Assassinato na Biblioteca" é uma obra que merece ser lida e apreciada, independentemente da faixa etária do leitor. Sua capacidade de entreter e educar, combinando um mistério envolvente com uma aula de história, é verdadeiramente notável. A autora aborda um período crítico da história do Brasil e constrói uma narrativa que mantém o leitor totalmente imerso na trama.

Helena Gomes nos lembra que a literatura infantojuvenil pode ser uma poderosa ferramenta para explorar questões sérias e complexas, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência de leitura emocionante e recompensadora. "Assassinato na Biblioteca" é um livro que fica gravado na memória do leitor, provocando reflexão sobre a história do Brasil, a coragem de enfrentar os segredos do passado e a importância da amizade e da justiça. É um romance que nos faz pensar, sentir e continuar virando as páginas até a revelação final.

Débora 08/05/2023

Uma leitura que agrega
A data da leitura que coloquei na verdade é da segunda vez que li. Esse livro eu li na época do meu ensino médio (entre 2009 e 2011) e é curioso o fato de que eu na época achei que o livro era bem mais incrível.
Não me entendam mal, o livro é bom. É uma trama fantasiosa bem elaborada (a proposta da autora é antiguidade ao meu ver), que também aborda a ditadura militar e as ?consequências? de quem se opunha a ela. Um cenário histórico marcante na história do nosso país. O final da uma reviravolta que embora não fosse totalmente inesperada, não deixa de ser uma reviravolta.
Recomendo a leitura, principalmente para quem busca livros de histórias rápidas e fáceis. É divertido e agrega.

mariana 27/04/2023

Meu primeiro livro
Foi minha primeira leitura, meu primeiro amor, o que ingressou minha vida na leitura. Uma obra perfeita, uma escrita tranquila, uma leitura calma, ao mesmo tempo com muita adrenalina e muito instigante. Havia momentos em que achava que eu estava louca, mergulhei na loucura do personagem e quando sai me senti vazia. Como se eu tivesse vivido tudo aquilo. Foi emocionante, cativante, despertou em mim o gosto por leituras suspeitas e com um romance (pra quebrar o gelo).
Fiquei apaixonada e indico a todos que dizem apreciar a leitura, mas não saber onde começar. Esse livro abre portas pra vários gostos literários: suspense, romance, autoajuda, etc. Nunca subestime uma obra pouco divulgada, lá ficam os maiores tesouros! leiam, se divirtam, é um mar de alegrias!

pammrs 06/01/2023

Eu queria berrar!
Que livro sensacional! A cada acontecimento nessa historia, eu ficava maluca querendo descobrir o que tinha acontecido e a forma como o Igor narrava a historia, te entretia e me fazia querer ler mais!

O fato de, enquanto eu lia este livro, estava em Santos local em que o livro se passa, fez toda a diferença e me fez viver o livro mais intensamente!

Laysa 08/12/2022

Assassinato na Biblioteca
De início, eu achava que este seria um livro qualquer, de premissa interessante mas que se perderia conforme o desenvolvimento. Acabei me separando com o total oposto: um livro que, a princípio, inicia de maneira simples mas que, durante o progresso da história, vai evoluindo de uma maneira impressionante. É recheado de reviravoltas que, ao meu ver, são imprevisíveis para o leitor, o que torna a experiência ainda melhor. Gostei bastante do rumo em que tomou, do desenvolvimento dos personagens e das descobertas dos mistérios.

_dressacelso 04/12/2022

A proposta é interessante mas o livro é muito confuso.
O livro é consideravelmente bom, é um mistério cheio de reviravoltas, nada previsível, quase impossível de saber quem está por trás de tudo.

Personagens com personalidade única, que te "engana", inicialmente você tem uma impressão do personagem, e então depois de um tempo descobre como ele realmente é.

A amizade entre o personagem principal Igor e a fantasma Lara é muito fofa e te faz querer que tudo de certo entre eles.

Enfim, o livro tinha tudo para ser maravilhoso, mas o livro é muito confuso, cada hora está acontecendo algo diferente. As vezes do nada volta pra algo que já aconteceu, depois volta novamente pra o presente, super confuso.

Também tem a questão de ter inúmeros personagens, o que para algumas pessoas pode ser bom, mas para mim é complicado, no início falava de muitos personagens ao mesmo tempo e depois quando voltavam a falar de algum personagem eu tinha que voltar algumas páginas do livro para lembrar quem era a pessoa de quem estavam falando.

Mas enfim minha nota é 3.5

Emanuele36 16/09/2022

Depois do assassinato de uma estudante na biblioteca durante a ditadura militar, seu espírito fica assombrado o local. Mas não é de uma forma ruim, adorei a Lara, da vontade de colocar ela no bolso. O livro conta a história do Igor, que odeia sua escola, e durante uma ida na biblioteca (para cabular as aulas) encontra um fantasma e um cadáver. Juntos ele e o fantasma vai tentar resolver esse mistério que se liga com o assassinato de Lara décadas atrás. Adorei o livro. Li quando tinha 14 anos e voltei a ler recentemente. Bem fluída a leitura e tem esse background muito bom.
Lisa 16/09/2022minha estante
Uau. Resenha fantástica. Vou lê-lo. Obrigada.

its.nalu 16/09/2022minha estante
nossa a história parece ser bem interessante

Emanuele36 16/09/2022minha estante
???É muito bom, e alerta... Você vai shippar os dois.

its.nalu 16/09/2022minha estante
coloquei na minha lista ^^

Isabela 19/07/2022

Um livro achado na biblioteca, uma história sobre corpos
Acredito que de todos os achados em uma biblioteca, este foi o que mais marcou minha infância e iniciou um gosto por mistérios.
Sendo uma escrita nacional, trazendo a antiga sombra da ditadura, que ainda parece se fazer presente nos tempos atuais, "Assassinato na Biblioteca" fala sobre um jovem; rebelde e incontestável, que esteve no lugar errado no momento certo. E que descobre, naquele dia em que entrou na biblioteca, viu não apenas um morto, mais dois. O corpo da bibliotecária... E uma menina. O nosso protagonista fala com mortos.

Shay 12/06/2022

No começo achei o livro meio chato mas como eu estou interessado por referências a ditadura militar isso me abriu um leque, ainda que pequeno, para quem nunca ouviu falar sobre a ditadura ler esse livro vai te dar aquele curiosidade. Fora que o livro tem um drama que você pensa que já matou todo o plost e depois percebe que foi enganado. Foi uma ótima experiência.

Juvi 04/04/2022

Chocada
Gente esse é um livro que te prender do começo até o fim, eu fiquei chocada com cada capítulo que passava, onde há várias reviravoltas, eu recomendo é um livro maravilhoso para quem gosta de mistério

1 | 2 | 3 | 4 | 5