Um amor exclusivo

Um amor exclusivo Johanna Adorjan

Resenhas - Um Amor Exclusivo

Jessiana 09/05/2022

O primeiro ponto é o título equivocado, isso de morrer junto é bem doentio. O segundo ponto o livro mostra de modo bem superficial o terror da segunda guerra mundial e o terceiro ponto relação de duas pessoas no decorre do tempo. Mas esses pontos sem muitas conexões, deixou um pouco a desejar.

Eli 17/05/2011

O livro conta a Historia de Vera e Istvan, um casal de hungaros, judeus e comunistas, que após descobrirem uma doença terminal entre eles, resolvem cometer suicídio juntos. Apesar do tema tenso, o livro consegue ser bem humorado e otimista, e fala desse amor desmedido e egoísta que ambos sentiam um pelo outro. Apesar de ser triste a premissa do livro de Johanna, não conseguimos ficar com pena de ninguém, muito menos de seus avós. Ele tinham escolha. Aliás, Vera tinha uma escolha, porque era Istvan que estava doente. Mas percebemos que o amor que ela nutria por ele fez com ela abrisse mão de pelo menos vinte anos de sua vida. Adorei conhecer um pouco dessa mulher mau-humorada e fumante desesperada, como também um pouco sobre Istvan, que apesar ter sofrido horrores inimagináveis num Campo de concentração, conseguiu manter o bom humor até o final da vida. Indico o livro porque é desafiador entender, ou pelo menos tentar entender, esse sentimento de Vera por Istvan, e vice-versa. Muitos diriam que não foi o amor que os motivou a fazer o que fizeram, mas se não foi isso, o que foi então?

Lima Neto 26/04/2011

muito bom livro.
eu confesso não ser muito de ler os prefácios e maiores comentários sobre um livro "desconhecido" quando vou lê-lo, não, de forma que fui mergulhando na leitura de "Um Amor Exclusivo" sem saber que aquilo tudo que eu estava lendo tratava-se de uma história real. para mim, antes de saber disso, era um belo livro, bem escrito, rico historicamente, e tocante, e depois que soube que tudo aquilo tinha realmente acontecido, o livro tomou ares ainda melhores.
um relato tocante de uma história de amor, mas também um relato de vida, da história do século XX, por que o viveu e sobreviveu, mas que, no final, num ato que muitos julgariam de loucura, mas que constituia só e simplesmente amor, acabou em um duplo suicídio.
"Um Amor Exclusivo" é um livro não para ser lido "de um fôlego só", mas sim para ser saboreado pouco a pouco, para se entrar na história e tentar compreender uma belíssima história de amor e suas consequências.