Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Giovanna.Evelyn 11/07/2022

Odeio dar notas ruins para os livros que leio, porque sempre começo a pensar no trabalho que os autores tiveram, na criatividade que tiveram que ter para construir suas obras, etc. Mas não poderia avaliar esse livro positivamente porque, para mim, foi exaustivo da primeira página à última. A história é confusa, cada capítulo parece estar desconectado do anterior, e o vocabulários é muito difícil de compreender. Durante o livro, aparecem palavras de origem indígena a todo o momento, algumas inclusive que nem no Google dá para achar. Depois de ler algumas páginas, eu simplesmente cansei de não conseguir compreender o conteúdo de uma delas sequer sem o auxílio de dicionários, e prossegui sem entender. Tive que ler por completo para um trabalho escolar, mas se fosse por mim eu teria abandonado. Respeito a história e o fato de o autor ter participado de um movimento literário tão importante quanto o modernismo, mas para mim a experiência foi péssima
Guinho 25/07/2022minha estante
Pior que não são somente indígenas, mas também de origem africana e maneirismos da época. A ideia do autor era criar um personagem realmente "brasileiro", como uma personificação do brasileirismo, que na cabeça do autor é uma condição que só se expressa na miscigenação, multiculturalismo e sincretismo. Infelizmente isso estragou a leitura para mim, porque a obra é cheia de preconceitos e acaba sendo rasa, já que o autor obviamente não domina as culturas dos povos mencionados, sem contar que eu não concordo com a ideia de (não acho que exista) um "brasileiro" médio e padrão a ser constituído, seja como um herói ou vilão...

Aninha2044 04/04/2022

ai que preguiça
antes de começar gostaria de declarar minha raiva, metade dessa [*****] de resenha tava pronta e eu perdi, te odeio skoob

agora, sobre o livro, hoje eu vou terminar a apresentação sobre ele (que me consumiu duas aulas, porque eu sou aluna exemplar e só tiro nota 10), então finalmente finalizado

gostei de ler? não
mas vou sentir falta de passar raiva tentando entender oq o desgraçado do Mário de Andrade quis escrever

Escrita 0,5/1 ? eu entendi que você tava querendo construir a identidade brasileira e imagino q tenha sudo super jovial na época, mas eu NÃO CONSIGO ENTENDER O QUE ESTÁ ESCRITO SUDVWIDBIWHWIDJ
Formato do livro 0/1 ? a maioria dos capítulos acontecia muita coisa
Personagens 0,5/1 ? ele desenvolve bem o macunaíma, mas é só ele também né, Jiguê, Maanape e o Piaimã esquecidos no churrasco
Enredo 1/1 ? isso eu não tenho como negar, o enredo foi sim revolucionário pra época, todas as coisas se encaixam, tudo faz sentido (no mundo de macunaíma, claro)
Fator específico (seja lá qual seja o gênero do livro) 1/1 ? queria ser inovador? foi. Queria construir a identidade brasileira? construiu. Não sei exatamente qual o gênero desse livro, mas eu sei que ele conseguiu cumprir de tão abrangente que foi
Mariazinha 04/04/2022minha estante
Caique e seus livros super educativos

Nino 14/01/2021

Quando eu olhar para o céu, lembrarei de Macunaíma!
Dou 4 estrelas por conta da edição, mas a obra é 5 estrelas!

Mostrando todo seu gênio, Mário de Andrade exibe como conseguiu "deglutir" as influências que vieram das vanguardas. Num ilogismo com sentido, Macunaíma somos nós que não sabemos o que somos. Macunaíma veio para o mundo e só queria viver; Macunaíma que não tinha para onde ir; Macunaíma que tomou consciência uma hora; Macunaíma... que não tem caráter!

É uma homenagem à nossa cultura tão heterogênea que, infelizmente, busca somente identificar o lado europeu. Somos muito mais, somos brasileiros: e isso é ser muita coisa!

Obrigado pelos ensinamentos, Mário de Andrade!

P.S.: Caso algum editor veja esta resenha, recomendo colocar notas em alguns mitos e palavras, pois, com isso, a compreensão fica mais fluida e clara.
Batista 20/01/2021minha estante
pouca saúde pouca saúva, os males do Brasil são.

jurripe 09/06/2021

Resenha
Macunaíma é uma obra prima do Modernismo brasileiro e da literatura brasileira como um todo. Não acho que tenha uma história muito interessante, e é uma leitura que requer bastante atenção e concentração, mas ao analisar num aspecto mais crítico (tive que ler esse livro pra aula de Literatura Brasileira da faculdade de Letras), percebi o quão rico esse livro é. Não sei se recomendaria pra qualquer um, porque acredito que o livro não é tão fácil de entender, mas vale a pena uma leitura bem aprofundada acompanhada de um estudo do livro.
Claudinha 09/06/2021minha estante
Tinha visto o filme e adorei, aí li o livro e adorei mais ainda, um clássico que vale a pena.

luisa972 20/08/2021

Macunaíma, o herói dos brasileirOs
Ler Macunaíma é difícil. Falar sobre é mais difícil ainda.
Afinal, seria certo julgar um livro baseado em uma cultura diferente da minha levando em consideração apenas meu ponto de vista quase inteiramente ocidental? Tenho noções diferentes sobre o que é bonito e feio, bom e ruim, certo e errado. Noções que vieram dos europeus que invadiram esta terra e sobrepuseram sua cultura a todas as outras. Assim sendo, acredito que seria errado rebaixar Macunaíma de uma forma que desse a entender uma crença na posse do ocidentalismo sobre toda a verdade. Porém, entender que minha linha de pensamento tem certas inclinações não significa que eu deva ignorar todas as minhas convicções, sendo uma delas a igualdade de valor entre homens e mulheres.

Realmente não gosto que Macunaíma seja supostamente uma personificação da brasilidade ou visto como o herói de nossa gente quando suas atitudes perante as mulheres são absolutamente imundas e nojentas. Quem é “nossa gente”? Se sob alguma perspectiva Macunaíma for de fato um herói, ele é herói unicamente dos brasileiros, pois para as brasileiras ele é um vilão. São elas que sofrem por sua hipersexualidade. “Pintarem” um estuprador como herói representa um dos principais e mais pertinentes problemas do Brasil: a adoração de figuras que não deveriam ser consideradas modelo, cujas falas e ações não coincidem com os direitos humanos de determinado grupo. Talvez Mário de Andrade quisesse fazer uma crítica, mas a normalização de atos como o assédio e o estupro foi completamente equivocada.

Fora isso, que já deixei claro que considero repugnante, o autor merece algum crédito. A exposição e democratização da cultura indígena se fazem necessárias em um país que possui uma altíssima dívida com esses povos. Além disso, os acontecimentos são tão absurdos que me encontrei rindo alto diversas vezes, e o uso de expressões populares foi o que mais gostei sobre o livro, pois havia passado pela minha cabeça o quanto algumas delas poderiam ser antigas! Então, não só aprendi muito, como fiz isso de uma forma divertida!

Em suma, é inegável que “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter” seja uma obra interessantíssima. O que me decepcionou foi como um escritor com propostas tão modernas e progressistas pôde deixar que ideias fortemente misóginas e conservadoras tivessem um papel de destaque na sua história, perdendo a possibilidade de serem vistas como uma crítica. Macunaíma, o “herói” que passava tanto tempo refletindo sobre a injustiça dos homens, mas que em momento algum refletiu sobre a injustiça das mulheres.
Léa Diógenes 03/11/2021minha estante
Até que fim alguém comentou sobre o estupro e assédio.

Andre.28 28/04/2020

Uma Salada de Generalizações Brasileiras (Resenha Osmose Literária)
Gente, como essa resenha tem altos índices de temperatura e pressão, além de sentimentos de profunda chateação na leitura eu decidi deixar ela exclusivamente no Blog. Eu realmente estou chateado com esse livro. Tentei respirar no momento de fazer essa resenha, porém foi difícil não expressar minha insatisfação. Bom, é isso.

Andre.28 28/04/2020minha estante
Brasileiras* (odeio o corretor

Giu 30/06/2021

A história do Macunaíma é genial de tão bizarra, dei altas risadas. Mas o livro também tem crítica social, tem criatividade e uma odezinha a São Paulo.

Agora, convenhamos que parece que o Mário de Andrade engoliu um dicionário e um livro de biologia e resolveu vomitar aqui heheh
Rai 07/01/2022minha estante
Achei o mesmo! A leitura é muito difícil

Xaaaa 17/04/2022

Falou, falou, falou, falou e não falou nada.
Gente que perca de tempo? Eu comecei a leitura já meio preocupado de odiar o livro porque vi várias VÁRIAS pessoas falando que o livro era muito sem pé nem cabeça; comecei, li umas páginas e gostei! Tava uma coisa bem louca mas que fazia sentido. Mas aí chegou uma parte (perto da página 170 por aí) que ficou uma coisa muito sem graça? O final foi extremamente ?????????

Ok, um clássico (?) e é bom ler? Mas esse eu não recomendo não.
Ella Valentino 17/04/2022minha estante
vish

Viih.Barbosa 12/11/2020

MACUNAÍMA - O herói sem nenhum caráter
Eu amei esse livro...
Bem a carinha do Brasileiro, Mario de Andrade escreveu em 6 dias em uma rede, e as pessoas passaram anos pesquisando sobre costumes, lendas e mitológias indígenas.
Ele cria vários mitos como o sol se tornou o sol, como a lua se tornou a lua, como nasceu a constelação da Ursa Maior...
Tudo isso deixa o livro bem mais interessante, é um livro emocionante, engraçado, doido e criativo em um nível surreal.
O foco de toda a história gira em torno do ?herói sem caráter?, Macunaíma.
Ele não deixa claro onde ocorreu, mas a história ocorre no Brasil, especialmente na Amazônia.
E indico para todos que me perguntam sobre tal livro...
Luana.Fessel 12/11/2020minha estante
Aiiiiiii que preguiça....... kkkkkkk

FREICO NORDON 02/10/2009

O melhor livro da literatura brasileira!Incrível,muito irreverente,com uma linguagem sem igual,mostrando que além de inovador,Mario de Andrade era muito,senão(minha opinião),o melhor autor brasileiro.Ele conseguiu criar o primeiro Herói desleixado e preguiçoso da história dos vastos literatos...Macunaíma cria lendas e coloca e se coloca no topo da lista dos meus livros favoritos!!!

Adora o bordão:"Ai que Preguiça!!!!"

UHASUHAUHSHAUHSUAU Indico,recomendo e saliento com assinatura e impressão digital!
Dany 18/07/2012minha estante
deve ser realmente interessante, deve ser engraçado pensar em um herói preguiçoso.

Iago 27/06/2020

Você se perde, mas entende.
Um clássico nacional com um herói caricato e cheio dos defeitos que os brasileiros possuem, na visão de Mario de Andrade. Seria fácil criticar o livro pelos seus evidentes defeitos, não fossem eles intencionais. Como o autor bem disse, não leve o livro a sério, ele é um brinquedo. A sátira é muito forte, palavras de origem indígena estão por toda parte e a grafia das palavras de forma fonética pode incomodar os leitores mais normativos. De resto, as lendas e as voltas do herói pela bizarra geografia brasileira são divertidas e mostram o quanto também deve ter sido divertido escrever esta obra.
Daniel 27/06/2020minha estante
O livro se torna interessante quando o contextualiza.

isa 12/02/2022

Ai! Que preguiça!
Confesso ter sofrido bastante ao longo da leitura.
Foi um livro cansativo e cheio de altos e baixos. No entanto, não posso deixar de falar sobre a importância desse clássico.
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é a cara do povo brasileiro. a malandragem, o jeito divertido e toda essa diversidade cultural,
as partes folclóricas e as falas regionalistas presentes no livro nos faz refletir o quanto o Brasil é plural.
Uma linguagem bem complicada que, apesar de eu estar acostumada com clássicos, fugiu muito do meu costume. Uma mistura clara da língua portuguesa e palavras indígenas. Foi necessário que eu diversas vezes procurasse o significado de algumas palavras.
É livro bem engraçado e fantasioso, o espaço geográfica foge muito dos padrões (ele consegue se deslocar de um estado para o outro em uma corrida KKKKKK), o anti-heroísmo do protagonista é uma característica muito interessante e o enredo é bem surrealista.
Gostei muito do final do livro, o que fez valer a pena todo o meu esforço em finalizar essa leitura.
É um bom livro, mas não leria novamente.
caspaeletrica 12/02/2022minha estante
vc odiando ler o livro e ainda dando uma nota alta

Thauany 02/07/2021

Antes de ler "Macunaíma" já havia lido outra obra do autor "Amar verbo intransitivo" e tinha amado, não parece que ambos foram escritos pelo mesmo autor e isso se dá porque as obras pertencem a momentos literários diferentes.
3 estrelas porque o jeito que o autor constrói a história misturando o tupi com pt/br envolto em várias crenças da cultura brasileira é algo muito inteligente, mas não é atemporal, para os dias atuais é leitura é massante e não fluída, o que torna um livro com menos de 200 páginas em uma sensação de ser bem maior.
Kelly 02/07/2021minha estante
Achei a mesma coisa que vc, e olha q ainda nem acabei xD

João 01/05/2022

não sei?
achei o livro muito confuso? falas muito preconceituosas, que atualmente não cabem mais.
Não sei se foi falha na minha leitura, mas fiquei perdido em diversos momentos.
Isabelle 31/05/2022minha estante
me senti da mesma forma

Carol 09/11/2010

chato
Um dos livros mais chatos que já tive a infelicidade de ler
Hagler 19/12/2010minha estante
concordo '-' eu abandonei... não conseguia mais ler esse livro! u.u