Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Maikom.Abreu 18/03/2024

O Anti-herói
Achei arrastado, mas é pessoal. Parece que agora que terminei tenho um sentimento bom em relação a esse livro. Macunaíma, grande cascateiro! ?De herói nada tinha

PietA0 17/03/2024

Ilegível
Eu definitivamente odeio autores e obras modernistas. São todos horríveis. É incrível como esse povo pensa que tá fazendo uma obra aberta ao público geral mas eles sequer saber escrever um português entendível. Ridículo isso, simplesmente não dá pra compreender nada que esse livro tenta passar (se é que tem alguma mensagem que ele queira passar, convenhamos). Horrível, já entrou pro #TOP 1 Pior do ano (e olha que só estamos em março, hein!).
Yves2zzz 17/03/2024minha estante
Oloco, fiquei até curiosa para saber o motivo de tanto ódio hahaha

Rach 18/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK nossa o trauma foi bom mesmo hein

Téfi 23/03/2024minha estante
Pensei a mesma coisa KKKKKK nossa odiei ler esse livro, totalmente confuso e desconexo

Rach 16/03/2024

Não é o meu estilo
Mário de Andrade estava inspirado quand fez esse aqui. Inspirado a nos fazer não entender nadica de nada. O modernismo tem seus brilhos, tem quem goste, quem ame e quem odeie, mas é inegável a importância. Uma ficção fantasiosa, daquelas bem doidas em que coisas esquisitissimas acontecem, com uma linguagem extravagante, pedante e pomposa, além de em parte inventada, é extremamente complicado de ler e, mais ainda, entender. Muitas referências a folclore, ao Brasil e aos brasileiros e ao jeito que vemos o mundo e que o mundo nos vê, de certa forma é uma literatura bela. Mas, acima de tudo, é um livro sarcástico, irônico, de tirar sarro de tudo e todos mesmo, não importa quem seja. A linguagem não me agrada, então não faz meu estilo mesmo, mas é uma pena, pois teria sido bem mais divertido realmente aproveitar e apreciar a leitura.

Ludimille.Germano 10/03/2024

?? Aí, que preguiça?
Dificílimo, um dos livros mais difíceis que li. Provavelmente deixei passar muitas referências do nosso querido Brasil. Entretanto, é um livro encantador, uma literatura nacional fictícia que nunca vi! É bom frisar que em muitas cenas se vê presente um machismo e cenas de abusos horríveis, além do racismo, que já era de se imaginar.

Franciele 10/03/2024

Macunaíma - Mário de Andrade
Macunaíma é um título consagrado da Literatura Brasileira e um ícone do Modernismo do século XX. Neste livro, o escritor Mário de Andrade nos conta a história do famoso herói, que na verdade é um anti-herói, nascido em uma tribo indígena amazônica às margens do mítico Rio Uraricoera.
A obra destaca a sexualidade precoce e imatura de Macunaíma, as suas relações com a índia Ci e a busca pelo amuleto da pedra muiraquitã. O herói possui características que o diferencia das demais pessoas, bem como suas muitas travessuras e uma exacerbada preguiça. Uma de suas falas mais emblemáticas é “Ai, que preguiça!”.
A jornada de Macunaíma envolve muitas batalhas, intensas transformações e vários elementos mágicos que são apresentados ao longo dos capítulos. O leitor é conduzido por uma narrativa repleta de lendas, mitos e folclore nacional em que o autor nos revela as artimanhas do protagonista enquanto ele percorre o Brasil em busca de Venceslau Pietro Pietra “o gigante comedor de gente” que está com sua preciosa muiraquitã.
Resumindo, se trata de um livro com palavras difíceis e em desuso, com personagens peculiares e com muitas coisas sem sentido. No geral, é um livro doido e fantástico.

Mikael_13 09/03/2024

Sempre que começo um livro da literatura brasileira, inicio com um pouco de cautela, um certo receio do que vou encontrar, acho que ainda carrego um pouco do estigma de que literatura nacional clássica é difícil e chata. Em Macunaíma, encontrei uma história que considero única, com elementos culturais muito característicos e momentos hilários.

Felipe1503 09/03/2024

O livro é um clássico. Obra prima do modernismo brasileiro. Teve grande importância histórica. Mas é chato e cansativo.

Ceci 28/02/2024

Já li e reli algumas vezes, e com certeza é um dos meus livros preferidos.
Acho lindo como o livro e cheio de metáforas e outras coisas que representam o Brasil e o povo brasileiro.

booksdalaus 26/02/2024

Macunaíma
Macunaíma é um título consagrado da Literatura Brasileira e ícone do Modernismo do século XX. Escrito em pouquíssimos dias por seu autor, Mário de Andrade, o livro conta a história do famoso "herói sem caráter" que nasce na floresta e percorre o país atrás de seu amuleto, a muiraquitã. Conduzidos por uma narrativa repleta de oralidade, o autor nos revela as mil e uma peripécias do protagonista num Brasil mitológico e folclórico.

Julia5606 22/02/2024

É bão, classicão, né. Meio 🤬 #$%!& de ler às vezes sendo uma mulher do século XXI devido às cenas com descrições muito claras de abuso, racismo, etc. mesmo sabendo que é próprio de sua época, então compreensível. Enfim sou apenas um rapaz latino americano.......

wednesdayeve 20/02/2024

Mário de Andrade é um chato, sua escrita uma fubanguisse sem tamanho e seu livro um festival de horrores e racismo. "ah mas abriu o pré-modernismo" pois que deixasse fechado.
Flavia512 15/03/2024minha estante
Adorei sua resenha kkkkkk. É a mesma coisa que sinto. Tive que ler esse negócio pra faculdade e não passei de umas 5 páginas. Horrivel!

Maria 17/02/2024

Difícil
Olha...
Foi um livro bastante difícil pra eu engatar, comecei e recomecei umas 3x.
Mas percebe-se que o autor estudou bastante pra escrever esta obra, eu diria até que ele "vomitou" propositalmente uma densa brasilidade na cara do leitor. Ele realmente queria mostrar o quanto que nosso país é rico, vasto e plural. Sem contar que aqui temos um personagem anti-heroi, bastante ousado, malandro; que dá humor à obra.
Enfim, foi uma leitura importante.

Nay 10/02/2024

Quase que não vai...
Mas foi! Não posso dizer que é ruim, a história tem o seu valor. São várias histórias sem uma linha do tempo normal, pois Macunaíma conhece personagens do passado distante e outros muito distante; temos figuras folclóricas, lendas e pessoas importantes que fizeram parte da história do Brasil.
Não é uma leitura fácil e muito menos rápida, você realmente tem que ler cada capítulo devagar e muitas vezes procurando saber o significado das palavras, mas isso não é uma crítica. Algumas histórias são engraçadinhas, outras nem tanto...