Entre a Ciência e a Sapiência

Entre a Ciência e a Sapiência Rubem Alves

Resenhas - Entre a Ciência e a Sapiência

brendaflleal 20/10/2023

Eu achei esse livro fantástico, creio que li no ano passado, mas esqueci de fazer a resenha. Gostaria até de ler novamente.

Danilo 04/07/2023

Reflexões importantes
Rubem Alves me acompanha em diversos momentos da minha formação como professor e ainda hoje me encanto com sua forma clara, objetiva e mágica de ver a educação (ou nossa sociedade como um todo) que me inspira e continua a me movimentar a ser um professor melhor.

Baroni 10/06/2022

Dilemas e reflexões
Rubem Alves com sua mente inquietante dialoga com o autor questões envolvendo a própria estrutura e o conceito de ciências na educação e na vida.

Carolina 27/06/2021

Quem disse q só tem texto ruim na faculdade?
O professor do doutorado passou 4 textículos desse livro (ou seria livreto?) para um seminário. Textos tão curtos e tão divertidos que fui procurar em um sebo virtual. 5 reais!

É uma leitura que vc pode ler numa tarde ou pode ler um texto por dia.

Precisamos mesmo nos desgarrar desse rigor científico e produzir algo com a alma, empenhando e fazendo gosto daquilo que produzimos. Gostaria de ter sido apresentada a esse texto ainda na graduação.

Quem sabe um dia não serei professora universitária e farei como gostaria que tivessem feito comigo?

Maria Clara 13/06/2021

Rubem Alves é um excelente escritor, todas as reflexões que ele traz em seus livros nos fazem pensar sobre nós mesmos. No entanto, esse livro dele em especial, não me tocou igual aos outros que já li.

Maíra Marques 17/01/2021

O que é científico? Numa época em que a ciência está tão em voga, pensar sobre a ciência e a academia, de uma forma tão leve, certamente foi o aspecto mais positivo dessa (re)leitura. Rubem Alves não se aprofunda nas discussões, mas faz uso da linguagem verbal para construir imagens e histórias que levam o leitor à reflexão, e fiquei em vários momentos pensando que já escrevi/pensei/discuti sobre o ponto central do capítulo. Também há alguns trechos do livro serem bem datados, especialmente a parte inicial sobre a televisão e seu poder. Recomendo por ser uma leitura rápida, que permite algumas reflexões sobre coisas que já sentimos/pensamos/ouvimos...

Moises.Bauer 29/12/2020

Excelente
Excelente leitura do eterno Rubem Alves, com analogias importantíssimas entre ciência e educação.

Stein 05/08/2020

Pensamentos sobre a Ciência e a Educação
Primeiro livro que leio de Rubem Alves e devo dizer que sua escrita é simplesmente incrível!

Achei o livro muito interessante, de leitura rápida e fluida.

Volnei 15/02/2016

Entre a ciência e a sapiência
O mais importante que saber é saber onde encontrar
Muitas pessoas vêem a educação como aquela que detém todo o conhecimento, sabe tudo, conhece tudo, quando na verdade na verdade este é apenas a luz que nos guia como a bussola que mostra ao marinheiro a direção correta. Em sala de aula nossa bussola é o livro onde buscamos orientações para seguirmos nosso caminho. O conhecimento que possui o professor esta disponível nos livros ao alcance de todos. Assim como captamos energia do cosmos por meio de nossos centros de força, podemos adquiri o conhecimento por meio da leitura dos livros que nos cercam. Nesta sua obra sobre a ciência e a sapiência, Alves nos traz alguns textos direcionados a algumas figuras do país que como sabemos se fazem de surdas, cegas e mudas para os problemas enfrentados pela educação. Cabe somente ao cidadão lutar por uma educação de qualidade. Em outro momento, mais adiante, o autor nos apresenta a importância da leitura em nossa formação não só como educando, mas também como cidadão. Alves nos mostra de forma divertida e uma maravilhosa didática, comparando leitura a gastronomia. Assim com escolhemos nossos alimentos, também escolhemos nossos livros Uns alimentos nos agradam, enquanto outros nem chegamos perto. Assim são os livros que lemos ou tentamos ler. Sendo assim precisamos fazer como fazemos com alguns alimento. Precisamos experimentá-los. Ler pode ser uma fonte de alegria e pra isso preciso definir que tipo de livro quer ler. Ler é uma questão gastronômica, requer uma educação de sensibilidade, uma arte de discriminar os gostos. O chef prova os pratos que prepara antes de servi-los. O leitor cuidadoso , de forma semelhante, “ prova” um pequeno canapé do livro antes de se entregar a leitura ( Alves p.49). Estes canapés muitas vezes nos são servidos por outros leitores que tem a oportunidade de publicar suas opiniões em sites específicos voltados a outros amantes da leitura . Ler é abrir a mente para conhecer melhor nosso meio.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Dalila 27/11/2014

Mais uma vez conclui um livro do Rubem Alves com a sensação de que ele copiou minhas idéias rsss.Um livro muito bom, principalmente para quem trabalha com educação e para quem se preocupa com as questões educacionais.Eu recomendo.

Raquel Lima 27/11/2009

Rubem Alves...somente.
Rubem Alves é um autor despretencioso como sua obra. O que me parece é que ele consegue escrever o que lhe vem a cabeça, e o que gostaríamos de falar...Uma conversa franca, aberta e muito perspicaz...O capítulo sobre o " Magnifico" é maravilhoso. Vale a pena!