Risco Calculado

Risco Calculado Robin Cook

Resenhas - Risco Calculado

Rafaelly.Alves 24/02/2024

Maravilhoso
Que livro perfeito!! Conseguiu prender minha atenção desde a primeira página, coisa q a tempos n acontecia. O plot é ótimo! E o final do Kinnard, quem diria q após um livro inteiro de ranço, eu terminaria a favor dle kkkk

Juliana2189 19/02/2024

Assunto interessante, porém leitura ruim
Com o resumo visto atrás do livro, me interessei bastante pelo assunto. Bruxas de Salem.
Porém, como outros livros que já li deste autor, eu realmente não gostei. É um livro cansativo, que não acontecem tantas coisas que te motivem a ler.
Como sempre, a melhor parte ocorre nas 10 últimas páginas.

*Si* 28/05/2022

Efeitos inesperadas
Clichêzão de suspense, mas a trama muito bem armada compensa a leitura.
Kim e Edward se conhecem num jantar promovida pelo primo dela com o intuito de fisgar Edward para um dos seus empreendimentos. A timidez e o tropeço em infinitos pedidos de desculpas aproxima os dois. Kim conta a história da sua família, sobre uma antepassada que foi condenada a morte no movimento de caça às bruxas na Salem medieval. A curiosidade científica de Edward o conduz a uma pesquisa sobre ergotismo. Acreditando que a bruxaria de Elizabeth, a antepassada de Kim, foi causada por um fungo presente no centeio. Esse é o start.
As pesquisas revelam que outro fungo encontrado na propriedade de Elizabeth tem efeitos alucinógenos semelhante ao LSD, e também antidepressivos. Unindo-se ao primo de Kim, Edward cria a Omni, e um laboratório de ponta para produzir a Ultra, a droga que promete bater o Prozac. Cegos pela ambição de Edward ficar milionário o mais rápido possível, os pesquisadores começam a experimentar a droga e as consequências são surpreendente.
Kim se ocupa de investigar a história de Elizabeth, e assim consegue ressignificar a própria vida.
O desfecho é de arrepiar!

Thay 18/01/2022

Achei um livro razoável mas muito intrigante, bom pra passar o tempo em um fim de tarde chuvoso com um mistério!

Rosana 22/02/2021

Não é a toa que me interesso pelo autor, já li vários livros dele e esse não fica para traz, um livro que você começa e não quer parar com um enredo alucinante, os pesares são os personagens que não agradam muito, a protagonista então nem se fala bem confusa, mas a dinâmica do livro faz você nem perceber os altos e baixos dos personagens, tema caça as bruxas é sempre interessante.

19/03/2020

Esse foi o primeiro livro que li do Robin Cook. Recebi indicações dos livros desse autor por se tratar de assuntos biológicos, o que gosto bastante! ?

Foi um livro que consegui aprender bastante. Dois tópicos que realmente me interessaram:
- A história têm muita relação com um fungo que se desenvolve em cereais. No livro, são demonstradas características deles, funcionamento e relação com as bruxas de Salem. Adorei mesmo essa parte, porque tem muita relação com minha área de formação (biologia) e era um tipo de fungo que realmente não tinha conhecimento.
- Aprendi muito historicamente com ele sobre as bruxas de Salem e todo o processo de julgamento da época, o que me instigou até, em pesquisar mais sobre o assunto.

Porém, mesmo com todo esse aprendizado proporcionado pelo livro, achei a narrativa muito previsível. Os fatos vão se desenrolando sem muita emoção e vão se encaixando aleatoriamente. E o desfecho (sem spoilers) achei super exagerado e fantasioso.

bruna.colombo 25/01/2018

Interessante!
Li o livro em 2 dias e o que me prendeu mais foi a história em si e não os personagens, não consegui me apegar a eles. O livro tem uma atmosfera misteriosa que faz com que queremos ler até o final para descobrir o que vai acontecer. Vale a pena a leitura!

Pollianna 08/07/2013

Li duas vezes! Na minha opinião, dos livros do RC que eu já li, esse é o melhor! Fizeram um filme baseado no livro, mas, como já era de se esperar, conseguiram estragar a história.

Adriane Rod 26/03/2013

SINOPSE

Com este livro Robin Cook pretende chamar a atenção para os perigos que a nossa sociedade corre com a crescente comercialização de drogas capazes de alterar a personalidade. O romance fala-nos do encontro de Edward Armstrong, um investigador especializado em psicofarmacologia, e Kimberly Stewart, descendente de uma mulher condenada à morte durante a caça às bruxas, nos Estados Unidos, no séc. XVII. Armstrong é de opinião que o chamado demônio de Salem teve origem no consumo, involuntário, de um fungo com propriedades alucinógenas, que os habitantes de Massachusetts teriam ingerido misturado nos cereais. O investigador recolhe amostras da propriedade dos Stewart, a partir das quais faz a cultura do fungo para poder provar a sua teoria. Das suas investigações surge um anti-depressivo com capacidades terapêuticas notáveis, o Ultra, mas acaba por revelar tratar-se de uma substância capaz de provocar efeitos terríveis.

COMENTÁRIOS

Tomo mundo já ouviu falar, leu ou assistiu algo sobre a caça às bruxas. Já imaginou você ser descendente de uma que tenha sido condenada por praticar a magia negra? Para falar a verdade eu nunca pensei na hipótese.

O livro vai tratar desse assunto logo no começo do livro que será a chave para o desenrolar de todo o enredo. Elizabeth é condenada a morte sob acusações terríveis, mas é 300 anos após sua morte que o namorado de uma descendente dessa possível bruxa descobre o que realmente aconteceu.

O livro consegue prender a atenção de todo leitor que goste de um bom thriller médico, é de uma leitura que considero fácil – embora contenha alguns termos chatos, por se tratar de psicofarmacologia, mas nada que comprometa a compreensão. E não vá pensando que o livro trata de coisas macabras ou sobrenaturais, que você irá se decepcionar.

O legal é que nesse livro o autor conseguiu falar sobre ética na medicina, ambição demasiada e também consegue abordar sobre “o perigo da crescente comercialização de drogas capazes de alterar a personalidade.” (trecho extraído da sinopse do livro).

Eu me apaixonei por Robbin Cook ainda no meu Ensino Médio, quando li Risco Calculado. Já li várias outras obras, mas essa é – de longe – a melhor. Dou cinco estrelas e recomendo a todos.

Visite meu blog: http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

Larissa2518 28/12/2009

Um tanto decepcionante.
A história me trouxe logo de início uma atmosfera macabra e misteriosa que o autor conseguiu destruir por inteira ao longo do livro.