Cisnes de Leonardo

Cisnes de Leonardo Karen Essex

Resenhas - Cisnes de Leonardo

Arla.Campos 08/05/2024

Uma pena ser um livro tão desconhecido.
Esse livro foi uma experiência muito gostosa, bem diferente dos que li nos últimos tempos em linguagem, proposta, tema.

Comecei a ler esse livro muitos anos atrás e acabei perdendo a cópia que tinha antes de ter a chance de terminar a leitura. Recentemente meu cunhado conseguiu encontrar ele em um sebo e tive a oportunidade de concluir a leitura.

Uma pena esse livro ser tão desconhecido porque a proposta da autora é uma maravilha! Esse é um romance histórico com pitadas de liberdade criativa e muitas referências a fofocas de época reais e referências incríveis a inúmeras obras de arte que ficaram para a história. Essa é uma obra repleta de descrições riquíssimas que fazem com que a leitura seja imersiva e um verdadeiro prazer. O que cerca os personagens (obras de arte, decorações exuberantes, murais, jóias) se conecta muitas vezes com o que eles sentem e esses sentimentos são expressos com riqueza de detalhes a cada página.

Essa foi uma experiência de leitura muito agradável. Fico bem feliz de ter concluído a leitura.

Thais 08/04/2020

Demanda conhecimento prévio das famílias citadas.
Uma perspectiva interessante sobre Leonardo da Vinci e sua "função" à época. Acaba nos dando novos horizontes sobre suas obras e a influência na escrita da história de personagens importantes, como os Sforza.

Cely.Oliveira 21/11/2017

Um livro bom
A autora mistura fatos reais na sua narrativa fictícia, o que permite ao leitor conferir as obras citadas, os personagens descritos, os movimentos e cidades. O enredo do livro é a disputa das duas irmãs pelo amor de um homem importante e pelo privilégio de ser retratada por Leonardo Da Vinci, que devo dizer, muito bem retratado como o gênio que foi aos olhos de qualquer um. Valeu a leitura pelos personagens, pelas obras e pela época que me fascina.

Daniele Serra 11/11/2013

Romance com pano de fundo de Da Vinci
A autora mistura fatos reais e de ficção para contar essa história. O livro se passa contando a disputa entra Beatrice e Isabella, duas irmãs com perfis totalmente diferentes, onde por circunstancias diversas do destino uma acaba levando a vida que a outra deveria ou pelo menos gostaria de levar. É um romance legal, mas não extraordinário que se passa na Itália entorno dos meados do ano 1.400.
Se fosse só pelos fatos acima talvez esse livro fosse um tanto quanto comum ou até mesmo desinteressante, porém o que fez com que eu gostasse foi o pano de fundo da história. Ludovico Sforza foi realmente um mecenas de Leonardo da Vinci durante muitos anos e foi sob o seu patrocínio fez algumas de suas obras mais importantes, como “a Dama e o arminho” ,”Santa Ceia” e a pintura que dá nome ao livro “Leda e o Cisne”. Com isso a autora usa as relações entre Ludovico e Leonardo para construir um pano de fundo onde o leitor e chamado a conhecer como foram criadas algumas das obras de Da Vinci, além de conhecer um pouco sobre a personalidade do artista. Enquanto eu lia eu não conseguia parar de ficar cada vez mais curiosa com as obras de arte citadas, eu tinha que ficar parando toda vez para ver a imagem daquela determinada pintura ou escultura e conhecer um pouquinho sobre ela.

Gostei muito da leitura, só não foi melhor porque o casal principal em um primeiro momento não conseguiu me convencer. Também achei o estilo de escrita da autora muito semelhante ao da Tracy Chevalier, se você já leu algum dos livros dela e gostou, muito provavelmente você também vai gostar deste livro.

site: http://emalgumlugardaestante.wordpress.com/

ANA 12/05/2011

O livro tem uma dinâmica que prende, mas o enredo não me convenceu muito. Parece aqueles romances baratos de banca de revista, apesar de pretender ser um livro histórico.

Andréa S. 08/04/2009

Uma boa estória desperdiçada
A estória é boa, mas infelizmente foi mal escrita. A leitura não prende, e o que poderia serum excelente livro é apenas razoável. Uma pena.