Uma História dos Piratas

Uma História dos Piratas Daniel Defoe

Resenhas - Uma História dos Piratas

Rodolfo Schreiner 22/02/2016

Um dos melhores sobre pirataria
O livro, como percebe-se pelo título, trás a história de alguns piratas. Dentre estes, há duas mulheres que só conseguiram viver junto aos piratas por terem se fingido de homem. Conseguiram enganar a todos mas o capitão dos navios em que elas viajavam descobriu e por isto elas viraram suas amantes. Verdade! é o que o livro trás. Cito isto para mostrar o nível de alguns acontecimentos que ocorreram nas história dos piratas relatados neste livro. É claro o leitor deve esperar também por histórias de assaltos a outros navios, roubos aos portos por onde atracavam, mas também os piratas se disfarçavam para conseguirem consertarem seus barcos, trocar mercadorias etc. As vezes eram descobertos e tinham que fugir. As Histórias destes piratas se passam pelos mares do mundo, entre Índia, América do Sul e Europa principalmente. Este livro foi escrito por Daniel Defoe, autor de Robinson Crusoé. Mas esta edição brasileira foi contextualizada por um historiador chamado Luciano Figueiredo. Este foi fato que me levou a dar crédito ao livro porque se discreve algo sobre o passado, nada melhor do que ter a orientação de um profissional da área. Isto coloca este livro muito a frente de qualquer livrinho sobre pirataria escrito por quem não sabe lidar com o passado. Este é o ponto principal deste livro. Leia e descubra porque este livro foi escrito.

Augusto Jr. 09/10/2013

Os verdadeiros piratas!
Por que os piratas são tão fascinantes? Sabe a resposta? - A culpa é de Hollywood! Brincadeiras à parte...
Arrisco em dizer que a resposta está no modo como é vendida a imagem de um pirata ao Ocidente. Temos como exemplo a imagem do Capitão Jack Sparrow, o pirata mais querido dos cinemas. Não é? Você mudará sua visão sobre os piratas após ler este livro.

Em "Uma História dos Piratas", Daniel Defoe nos traz através de vários documentos, relatos, testemunhos e de sua própria experiência, o que realmente existiu de verdade na história dos piratas: vários tipos de violência, trapaças, roubos, derramamento de sangue e morte. Vale ressaltar que Daniel Defoe deixa bem explícito seu repúdio à pirataria.

Os relatos contados no livro são da Época Dourada da Pirataria, século XVIII. Uma época em que nomes como Mar do Caribe e ilha de Providence faziam parte da vida de um pirata. Além dos curiosos e verídicos fatos sobre os mais famosos piratas já existentes na história da pirataria, Defoe nos leva a conhecer como era a vida de um pirata fora do mar, nas cidades litorâneas, regiões costeiras e docas.

São sete histórias abordadas no livro:
I. O Capitão Avery e sua tripulação.
II. O Capitão Teach, conhecido como Barba-Negra.
III. O Major Stede Bonnet e sua tripulação.
IV. O Capitão John Rackam e sua tripulação.
V. O Capitão Bartholomew Roberts e sua tripulação.
VI. O Capitão John Smith e sua tripulação.
VII. O Capitão William Kid.

Farei um breve comentário das histórias que mais me fascinaram:
A do Capitão Avery, é uma delas, devido aos falsos boatos de grandeza relacionados a ele. O seu final e o que ele foi – um covarde que morreu pobre – desmistifica toda a lenda envolta desse capitão pirata.

A história do Capitão Teach, o Barba-Negra, é uma das que mais fascinam. O motivo disso talvez seja por que o Barba-Negra é um dos piratas mais conhecidos – todo mundo sabe quem ele foi – mas não sabe realmente como ele era e quem realmente ele era. O Barba-Negra é a personificação do Diabo, cruel e dono de atos bizarros – um dos: casar com uma mulher e gostar de assistir seus homens de confiança estuprá-la. Uma das partes mais emocionantes do livro é a narração do combate entre Barba-Negra e Maynard.

❝Que dia, todo o rum foi embora. Nossa turma um tanto séria. Maldita confusão entre as pessoas! Os velhacos conspirando. Muita conversa de separação. Por isso tive que procurar muito por uma presa. Dia desses consegui uma, com muita bebida a bordo, e a turma ficou quente, quente pra danar, e aí tudo ficou bem novamente.❞ — Barba-Negra (Uma História dos Piratas)

Outro pirata que vai nos fascinar é Jack Rackham vulgo Calico Jack - sim o dono da mais famosa bandeira pirata. Uma bandeira que carrega um crânio branco com tíbias cruzadas, batizada de Jolly Roger. Além disso, a importância da história de Calico Jack é ter empregado em sua tripulação no barco Revenge a dupla Mary Read e Anne Bonny, as primeiras mulheres piratas. Apenas Anne Bonny sai viva dessa história.

❝Quem você pensa que é? Por acaso você é Deus para ter o direito de decidir o meu destino e de meus homens? Pegue suas palavras pomposas e as enfie no lugar de seu corpo em que o sol jamais bate. Encontro você em outra vida. Adeus.❞ — Calico Jack.

E por último, fico com a história do Capitão Bartholomew Roberts, um dos piratas mais bem sucedidos. Você vai se surpreender por causa da sua mudança, de quando ele resolveu tornar-se um pirata. O cara era tão bom no que fazia que pilhou quase o mundo todo, chegando até pilhar as costas brasileiras – sim, ele passou pelo Brasil.

Achei que Daniel Defoe escondeu sir Francis Drake – o pirata a serviço da coroa – dessa história. Seria ótimo ler um capítulo especialmente sobre ele. Talvez o nosso caro Defoe optou por esconder que a Inglaterra praticara pirataria. Certo que Defoe mencionou o William Kidd, que também fora um pirata a serviço da coroa inglesa, mas eu queria ler algo detalhado sobre sir Francis Drake.

No mais, deixo aqui a melhor "observação/descrição" de um pirata através dos olhos de Defoe: "Na comunidade dos piratas, aquele que levar mais longe as suas maldades é invejado pelos outros, como um homem de extraordinária valentia, e capacitado por isso a destacar-se em algum posto. E se, além disso, esse alguém ainda é dotado de coragem, então com toda certeza deve ser um grande homem.".

Se você está disposto a velejar em uma ótima leitura, Uma História dos Piratas é um livro perfeito pra quem quer içar velas e desbravar a verdadeira vida dos mais famosos "Piratas do Caribe". Vale a pena navegar nessa leitura – principalmente se você for parecido comigo: fã da banda Running Wild e de Pirate Metal.

site: http://tabernadoputardo.blogspot.com.br/2013/09/uma-historia-dos-piratas-resenha.html
Adriano 26/06/2019minha estante
Eu já era interessado no assunto, mas sua resenha me deixou alucinado para ler. Lindo, parabéns