Os Irmãos  Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Veronica Freire 18/05/2024

A verdade sempre aparece.
Li a versao ilustrada; ficção russa. Leitura fluida e aconchegante ; conflitos familiar. Vc ñ vai querer parar de ler.

anx 444 17/05/2024

?no estilo karamázov!?
Meu primeiro Dostoiévski é também o último livro que ele escreveu. Tenho certeza de que vou pensar nesse pro resto da minha vida, pq não tem nada de que não tenha gostado. Os personagens são tão humanos, mesmo as vezes não sendo ?ideais?, e eu amoo tudo neles.

Os três irmãos são muito bem construídos, e meu favorito é Dmítri. Tudo nele me impressiona e eu acho até que é o meu personagem favorito de tudo que eu já li.

Devem ter dois ou três personagens de que eu não goste, mas mesmo assim consigo entender que eles são assim porque são e pronto (assim como todos os outros, que são porque são e pronto).

Depois desse vou ler todas as outras obras de Dostoiévski o mais rápido possível !
mariluiseee 17/05/2024minha estante
arrasou

namicchin 16/05/2024minha estante
gostei da sua resenha, mas poderia alertar o spoiler pq to no 50% do livro e tem coisas aí que ainda não aconteceu em 600 páginas :(

Ana Caroline 08/05/2024

"Os Irmãos Karamazov" é uma montanha-russa emocional que te deixa refletindo por dias. A história é cheia de drama familiar, traição e busca por significado na vida. Os personagens são tão complexos que parece que você os conhece pessoalmente. O jeito que Dostoevsky explora temas como moralidade e fé é profundo, mas às vezes é preciso parar e respirar pra absorver tudo. O final é meio louco, com revelações surpreendentes e um toque de esperança meio escondido. Definitivamente, uma leitura que te faz pensar e sentir muito.

Viny 05/05/2024

"Então, saibam que não há nada mais nobre, mais forte, mais saudável, mais útil, na vida, do que uma bela lembrança."

Dostoiévski escreve sobre a humanidade e sobre a religião, sobre fé, através da jornada da família Karamázov. Do amor negado pelo pai como uma representação da busca por respostas de um fiel. Há várias alegorias. É uma obra cheia de camadas. Simplesmente vamos ser esmagados se não encontrarmos quem somos.

Vivi Sousa 05/05/2024

Um livro repleto de reflexões psicológicas e religiosas. Ansiosa para ler o volume 2 e saber o desenrolar dos acontecimentos.

samucacn 01/05/2024

Os Irmãos Karamazov (em russo ?????? ??????????, Brat'ya Karamazovy, AFI ['brat?j? kar?'maz?v?]) é um romance de Fiódor Dostoiévski, escrito em 1879, uma das mais importantes obras das literaturas russa e mundial, ou, conforme afirmou Freud:[1] "a maior obra da história". Freud considera esse romance, juntamente com Édipo Rei e Hamlet, três importantes livros a respeito do embate pai e filho, e retratam o complexo de Édipo.

Marta50 29/04/2024

Perfeito!!!!
Aquele clássico enorme que vai ficar para sempre em minha memória,adorei o livro e como amo ler livros que citam religião com política,super recomendo um dos melhores clássicos que li até agora.

Bianca 24/04/2024

Karamazov
Muito boa leitura, apesar de difícil. A vida de três irmãos cujos destinos são afetados diferentemente frente à um pai omisso.

Kate25 23/04/2024

"O amor tudo redime e tudo salva. Se eu, um pecador como tu, me enterneci, se tive piedade de ti, com mais forte razão o Senhor. O amor é um tesouro tão inestimável que em troca podes adquirir o mundo inteiro e redimir não só teus pecados, mas o dos outros. Vá e não temas nada".

Danii 19/04/2024

Já sinto saudades dessa leitura
O maior e melhor livro que já li. Os Karamazov tem tudo. Tem momentos de reflexão do início ao fim, muita crise familiar, algumas relações com o direito, momentos de crime investigativo, momentos ao qual vc vai se encontrar chorando pela melancolia que ele traz, além das diversas criticas politicas. Acredito que o mais dificil é escrever uma sinopse desse livro por ele abordar tanta coisa. Amo como Dostoievski trás a forma que o ser humano é e age de uma maneira crua e transparente, acredito que essa seja a marca registrada dele. Diversas passagens me tocaram e ficaram marcadas como a história do ivan onde ele narra um dialogo de um padre com cristo. Não é uma leitura fácil mas vale muito a pena. Demais, irei sentir falta dos irmãos karamavoz pois já estava me acostumando a acompanhar suas vidas. Dificil é encontrar livros que superem essa leitura.

danizudo 17/04/2024

Foi essa obra que, em 2023, ressuscitou minhas práticas de leitura que seguem até agora ? seguida por outros livros igualmente incríveis.

Fui apresentado a Dostoiévski aos 11 ou 12 anos, com Crime e Castigo (à época, ganhei da minha vó e receberia uma recompensa em dinheiro caso lesse até o final). Talvez pela idade, talvez pela edição de bolso ser muito miudinha, falhei nessa missão.

Agora com 25 anos retorno a Dostoiévski ainda por recomendação da vó, mas com novos olhos e nova cabeça. Conhecer a história de Alieksiei, Dmitri e Ivan foi uma experiência absolutamente gratificante e que em diversos momentos me levou ao choro, à angústia, à felicidade e ao riso solto (muito por conta do casal Dmitri e Gruchenka, rs).

O universo riquíssimo de personagens e dramas éticos e morais é um prato cheio para leitores e curiosos sobre a Rússia ou sobre o ser humano em toda sua complexidade e extensão.

Marcelo 16/04/2024

Uma Conquista
O maior livro que li na vida, e por incrível que pareça, a dificuldade não foi a quantidade de páginas, foi essa edição ruim kakakak.
A edição da MonteCristo é muito ruim, é mil vezes melhor a da Editora 34, e da TodaVia, além de todos os textos de apoio (acredite, vai te ajudar muito kaka), tem os erros ortográficos, que são claramente falta de revisão.

Leozinho! 15/04/2024

Clássico
Amo os livros de Dostoiévski e esse seu último romance foi completamente arrebatador. O livro tem uma carga literária e filosófica tão densa que eu não me sinto mais o mesmo após ter concluído a leitura

Maria21381 14/04/2024

Livrinho que me acompanhou por mais tempo (de todos) e por momentos muito marcantes da vida, sendo digno de tal. Desde que iniciei a leitura, escrevi meu TCC, troquei de emprego duas vezes, me mudei e acompanhei a mudança da minha família p/ outro lado do Brasil. Demorei tanto para terminá-lo porque priorizei fazer a leitura apenas quando eu pudesse, de fato, imergir nela, em atenção à grandiosidade do enredo e ao calibre do Dostô. Com certeza uma das melhores leituras da vida e já considero ter ganho um amigo no Aliócha. Dostoiévski está para homens atormentados como Clarice Lispector está para mulheres torturadas!