Os Vizinhos morrem nos romances

Os Vizinhos morrem nos romances Sergio Aguirre

Resenhas - Os Vizinhos morrem nos romances

Marcos Ogre 06/05/2014

Eu cada vez pego mais respeito pelos argentinos.
Bem, pelas pesquisas que eu fiz, percebi que pouca gente conhece Os vizinhos morrem nos romances, e isso é uma tremenda pena. É meio chato perceber como as pessoas supervalorizam os mesmos velhos autores, e se impregnam, sem abrir portas a novos talentos. como Sergio Aguirre. Mas, bem, sejamos sinceros, é meio difícil ouvir falar de certos livros... Eu mesmo, nunca havia ouvido falar do argentino até o momento em que encontrei esse fino livro lá na estante da minha biblioteca. E, bem, agradeço pela oportunidade. Enfim, estou comentando isso apenas pra deixar claro que, a partir de agora, lerei mais livros de nomes desconhecidos.

Porque minha experiência com esse foi demasiadamente agradável.

Bem, já que a sinopse aí acima não dá informação nenhuma, vou abrir um pouco o jogo. Mas só um pouquinho, ok?

O livro tem como protagonista o Sr. Bland, um escritor de romances policiais que está de mudança para uma casa no campo, na Inglaterra, com sua (quase inútil da história) esposa. Trata-se de um local bem isolado, cheio de árvores e com uma precária vizinhança. Após receber uma ligação de seu pai, a Sra. Bland tem de fazer uma viagem às pressas para a cidade, e acaba que deixa o marido lá, largado, como já é meio que de costume no tipo de situação repetitiva que ele vêm presenciando. E, então, nesse momento de "solidão", o Sr. Bland resolve por em pratica o seu costumeiro hábito de ir conhecer os moradores da redondeza, mas... bem... Só há uma moradora.

E é isso. O livro se passa, basicamente, no mesmo cenário, no mesmo cômodo de uma mesma casa. Entediante? Pelo contrário. A causa está no incrível diálogo transcorrido pelos dois personagens principais (e efetivos) na trama. Acho que o fato de ter poucos personagens foi um grande ponto a favor para Os vizinhos morrem nos romances, que é um livro de poucas páginas; isso proporciona um tempo melhor para o aprofundamento de cada um, e, embora o livro acabe sem demasiadas características físicas de ambos, isso passa quase que despercebido. Afinal, o não é uma obra muito estética. Isso é perfeitamente coberto por uma aura psicológica, o que bem diz respeito ao autor, que tem grandes conhecimentos da área.

Quanto à narração, eu divido opiniões, ainda que não encontre pontos negativos a serem destacados. Digamos que ela não segue uma linha uniforme: uma hora é em terceira pessoa, outra em primeira. Entretanto, Aguirre guia muito bem o discorrer dos fatos, de modo a nos preparar para tal mudança de maneira sutil e bem funcional. Porém, o que mais me agrada é como ele conseguiu adaptar essas mudanças. Sinceramente, se ele fosse bem menos sutil, ainda sim eu perceberia a mudança do narrador. Não só a perspectiva toma uma partida diferente, mas inclusive a maneira das coisas serem narradas, o estilo de "história" que cada um dos personagens conta é extremamente pessoal e especial, de modo que você é levado a um texto fluido e rápido.

E, se tenho uma exigência a fazer a vocês, leitores, é: prestem muita atenção nas frases, em todas elas, mesmo nas menos perceptíveis. Os vizinhos morrem nos romances (mas que título mais genial!) é um livro para pessoas atentas, portanto, não leiam quando estiverem cansados e etc.

Ai, que vontade de tagarelar sobre o final...

Entrementes. É uma ótima leitura. Não espere algo que vá mudar a sua vida, ou um seguidor de Um Estudo em Vermelho, mas, de maneira alguma, menospreze-o. Uma ótima pedida para uma tarde fria, para uma xícara de chá...

Conheça mais no meu blog!

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/
Cristiane190 06/01/2015minha estante
Li esse livro em meio período na escola haha é muito bom!!

Dimi 01/07/2017minha estante
Eu li ele, e caramba que livro bom. Uma recomendação de outro livro desconhecido é Onde as arvores cantam, é muito bom, mas tem uma temática diferente (mais aventura).

Lindy 22/11/2023minha estante
A narração tem uma conotação psicológica forte digna de Agatha Christie. Senti a mesma sensação angustiante de qdo li "E não sobrou nenhum". Foi intenso!

Júlia 21/01/2024minha estante
Achei muito bom

duda 17/06/2022

Estou sem chão e muito menos sem palavras
O livro não me prendeu logo de primeira, mas confome foi passando as páginas, eu não conseguia mais parar. Eu realmente NECESSITA terminar. O plot twist foi tudo pra mim, confesso que teve partes que passei umas raivinhas, mas valeu muito a pena. Fiquei com várias duvidas no final, mas naode um maneira ruim. Entendo que o autor quis deixar essas dúvidas para causar um climinha. Eu amei tudo, as figurinhas no começo dos capítulos (que se você reparar bem, elas são tudo de incrível), o nome dos capítulos e claro a reviravolta que foi.

jackseydon 24/03/2021

Para os fãs de Doyle e Christie.
Cara, isso foi tão Agatha Christie e Arthur Conan Doyle se estivessem disputando quem é o mais genial. Esse livro faz você virar páginas, páginas e mais páginas. Me surpreendou, de verdade. Os fãs de Doyle e Christie (como eu) irão amar esse.

Chicletinhosb 19/02/2022

Livro de escola me impressionando???
Essa leitura foi solicitada pela minha professora de literatura para um trabalho. A atual matéria é Futurismo, e a construção do texto com camadas reflete bastante o gênero.
Embora não seja meu estilo literário predileto, é um livro fantástico!
Teve uma reviravolta chocante no final, coisa q eu não esperava que acontecesse.
Leitores de suspense, vocês vão se arrepender!

Julia 29/07/2023

Reconhecimento...
Um livro que poucas pessoas conhecem, e que pouco se ouve falar a respeito. Apesar de ser um livro curto, ele te intriga desde a primeira página até a última. Confesso, a primeira vez que li esse livro eu estava no colegial ainda, mas desde que li entrou para meus favoritos. Esse "romance policial" argentino merecia mais reconhecimento, pois é uma leitura que te faz querer devorar o livro em apenas um dia (assim como eu fiz), e te faz pensar em cada detalhe que passa despercebido. Os vizinhos morrem nos romances é simplesmente uma obra genial e que nos faz criar inúmeras teorias, e no final a reviravolta é maravilhosamente incrível. Recomendo de olhos fechados para um bom leitor que busca um suspense digno de atenção ; )

jota 27/07/2015

Uma história policial...
Escrito pelo psicólogo argentino Sergio Aguirre, mas tendo como cenário a Inglaterra, este livro de poucas páginas e letras grandes tem alguns lances interessantes, jogadas inteligentes, reviravoltas e surpresas - como convém a uma boa história policial ou a qualquer livro que se enquadre como literatura de entretenimento.

Mas está um pouco distante (ou muito distante, depende) daquilo que a editora Dimensão promete na contracapa: “uma narrativa policial digna de Hitchcock e Agatha Christie.” Tem certo suspense, claro, mas em suas páginas faltou justamente um tanto daquilo que poderíamos chamar de “embromation”, quer dizer, enrolação literária.

Pois tudo acontece de modo muito seco, direto, rápido – certamente a história foi construída desse jeito com o objetivo de tirar o fôlego de quem a lê. E procedendo assim o autor também acaba tirando um tanto do prazer que o leitor poderia desfrutar enquanto lê - divagar, sonhar, imaginar, estabelecer relações entre as coisas etc. Ou seja, faltou um pouco de recheio nessa massa.

Mas desconfio mesmo que Aguirre escreveu Os Vizinhos Morrem Nos Romances para o público juvenil, tanto que todo capítulo, muito didaticamente, é aberto com uma pequena ilustração e título sugerindo ou resumindo o que vai acontecer ali. É ideal para quem tem pouco tempo para leitura ou não aprecia livros com muitas páginas (este tem apenas 128).

Lido em 25 e 26/07/2015.

Álexx' 05/08/2015

Genial! Com suspense e muitas dúvidas.
Um livro que pelo título e pelo início parece chata. Na verdade, eu subestimei, achando que seria uma história infanto-juvenil. E ao decorrer da história, não se sabe o que vai acontecer. Dois vizinhos se encontrando? O que esperar?
E assim continua, o novo vizinho, escritor de suspense policial, e a vizinha, leitora desse gênero, contando histórias.
De forma bem sutil, o autor dá dicas e frases que fazem questionar se o que eles contam é o que parece.

A troca de ponto de vista da história da sra. Greenwold foi maravilhosa. Por que dá uma certa animação para ler.

A disputa entre os dois, a forma que contam a história, deixa dúvidas no leitor de onde há veracidade dos fatos.

O autor conseguiu desenvolver uma trama boa, curta e divertida com poucos lugares e situações, tornando a obra fácil e interessante de ler.

Um livro que é recomendado para todas as pessoas. Bom para ler no frio, numa tarde apenas(120 pgs), pois o clima do livro pede isso. Suspense e histórias não faltam nas páginas da obra. Um final de reviravolta e imprevisível, pode deixar de boca aberta aqueles que subestimaram antes de ler.

deniseslima 31/10/2015

Genial.
Melhor livro de suspense que já li (o considero suspense não romance policial).
Me surpreendeu com a originalidade da historia e o desenrolar dos fatos.
Só não entendo como há tantos livros bons que não são tão conhecidos.
Eu mais que recomendo. Original. Meio assustador. Genial!

Matheus 23/04/2020

Uma resenha pessoal sobre esse livro. Leia, se quiser.
Eu li "Os vizinhos morrem nos romances" em 2015, quando por acaso descobri ele na biblioteca da minha escola, quando eu ainda estava no 1° ano do Ensino Médio.
Bem, esse foi um ano onde eu finalmente me engajei com o hábito da leitura, e esse livro foi o grande empurrão que fez com que eu passasse a ler mais.
Sem mais delongas, a história é surpreendente. Digo, numa primeira impressão, o livro parece simples, entendiante, até mesmo o próprio título não diz muita coisa. Mas dentro das páginas é outra coisa.
A história se desenrola de modo que prende o leitor, e o ar de mistério contribui ainda mais a isso, além do que as surpresas são as melhores, eu juro!
Até hoje eu acho uma pena que ninguém tenha ouvido falar desse livro. Ele é pouco conhecido. A história é tão legal que seria ótimo se falassem mais dela. É digna de adaptação pras telas.
Enfim. Eu não costumo escrever resenhas, então essa termina por aqui.

kikikko 15/10/2022

não foi nada emocionante ou surpreendente. foi previsível e sem graça, mas não foi uma história ruim, foi interessante ouvir os dois lados, mas sem graça

sofi 27/11/2023

Os vizinhos morrem nos romances
Livro muito bom e fácil de ler, você não consegue parar de ler até saber como termina sério!! Muito bom

Witor2 16/07/2023

Eu gostei bastante desse livro e realmente não esperava pelo final, me surpreendeu! li em 1 dia e a história e até q interessante, recomendo!!!

sousa1 15/02/2023

" - ...Quando estamos às escuras, as vozes nos dizem tudo, não nos podem enganar. Sabe, é necessário um pouco de luz para enganar, ou para se esconder... "

Marinara.Klem 23/06/2020

Sou suspeita para este caso:
Li, quando era criança, e simplesmente me apaixonei por histórias policiais, nem me recordo de quantas vezes reli esse livro do fundamental até o ensino médio (ficava na biblioteca da escola).
Enfim é envolvente, o autor brinca com a nossa capacidade de encontrar soluções para as histórias, mas sabemos que à um assassino(a) na história e que tudo pode não passar de uma grande mentira...
Na Tancredi 05/10/2020minha estante
Acho o final especialmente diferente do q se espera num livro infantil. Uma professora me deu ele na quinta serie e guardo até hj ?

Marinara.Klem 21/10/2020minha estante
Sim, eu já acho que esse livro não é infantil, eu amava quando criança, mas outras ficariam assustadas ?

Na Tancredi 21/10/2020minha estante
Acho que é pra crianças sim, só não pra todas kkk. Assim como Coraline e outras histórias assim.

Jhenniffy.Cibelly 06/09/2022

Detalhes fazem Diferença, e percebi isso no livro.
História : um casal se muda para um campo vasto, existindo apenas duas casas : a deles e de uma senhora que vive por perto. Com sua mania de visitar seus novos vizinhos, vai até esta e lá, acontece loucuras ( que para mim, estes precisam de um psicólogo ).

Gostei do livro, a princípio, não havia prendido minha atenção mas continuei a dar chance, feliz por ter continuado, pois me surpreendi. Recomendo pois, tem que prestar atenção a cada detalhe, que no decorrer do conto tudo faz sentido.
Naiely.Grisostomo 07/09/2022minha estante
Deu até vontade de ler