Ballet Clássico

Ballet Clássico Barbara Raquel Agostini

Resenhas - Ballet Clássico

tamyreiss 17/03/2024

Importante, mas não essencial!
Achei esse livro num sebo on-line e fiquei empolgada com o fato de ter algum livro falando sobre preparação física dentro do Ballet!

A autora, com sua experiência em ballet, educação física e tbm ginástica, traz uma abordagem que me interessou muito sobre o quanto os preceitos do esporte devem estar alinhados com a dança para um melhor desenvolvimento técnico.

É bem interessante ver como foi dividido, pois exemplifica muito bem os métodos de Ballet, os principais ballets de repertório pra depois seguir com a parte de treinamento que exemplifica os princípios do treinamento esportivo, indica alguns exemplos de periodização e tbm análises biomecânica dos movimentos de dança.

Entretanto, esse é um livro muito introdutório do assunto, que diz que pode ser um guia para profissionais de educação física, mas de limita muito a pedagogia e didática do ensino do Ballet, então achei um pouco limitado nesse sentido.

Até porque teve pontos que o livro comentou sobre procedimentos até que duvidosos como quando relata que um bailarino TEM QUE fazer uma dieta de 1500kcal para manter seu físico quando sabemos que isso é EXTREMAMENTE relativo e só quem é nutricionista pode prescrever, não um profissional de educação física.

Mas gosto da forma como ele exemplifica inclusive fases de um esporte que se assemelham completamente com a dança, trazendo sim a visão de que a dança, apesar do diferencial artístico, precisa ter um olhar do esporte para se manter saudável e com alto desempenho.

No fim, foi um livro ok para consultas rápidas, mas não recomendaria como um norte a ser seguido pra quem tem vontade de trabalhar com preparação física, mas pode ser um material interessante para professores de ballet absorverem um pouco sobre didática e como aplicar as matérias da dança de acordo com cada fase do desenvolvimento motor da criança!