Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Vanessa Daflon 30/05/2024

Não lembrava da história mais. Gostei da reviravolta e desfecho final. Autores clássicos sempre com seus dramas extremos. É um dos livros de leitura obrigatória dos nacionais.

Nacala27 29/05/2024

A história em si é muito boa, o problema foi o jeito que Machado de Assis escreveu. Não costumo dar spoiler, vou tentar dar o menos possível.

Os acontecimentos no início e no meio da história, apesar de serem muito importantes, eles são contados de uma forma que dá muito tédio e tem que ter paciência para não largar a leitura. Porém, bem no finalzinho, um personagem conta a história pelo ponto de vista dele. Seria muito melhor se Machado de Assis tivesse escrito a história não só em torno de Helena mas do pai dela também. Talvez vcs não estão entendendo muito bem o que eu tô falando, mas não parem na leitura, por que o final é surpreendente e totalmente diferente do que qualquer pessoa imagina. Apesar de tudo isso gostei do livro e recomendo.

Beatriz3345 28/05/2024

"Helena" é um romance do escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 1876. É uma obra do período romântico de Machado de Assis, e apresenta uma narrativa envolvente que trata de temas como amor, honra, preconceito e moralidade.

A história começa com a morte do Conselheiro Vale, um homem respeitado na sociedade carioca, que deixa em seu testamento uma surpresa: Helena, uma jovem desconhecida, é reconhecida como sua filha e deve ser acolhida pela família do Conselheiro. Helena passa então a viver com Estácio, o filho legítimo do Conselheiro, e sua tia Úrsula.

No decorrer da trama, surgem os conflitos e as tensões típicas de uma jovem tentando se adaptar a um novo ambiente e conquistar seu lugar em uma sociedade cheia de preconceitos e regras rígidas. A relação entre Helena e Estácio se desenvolve de maneira complexa, com sentimentos de amor e dever entrando em conflito.

Machado de Assis, com sua habilidade característica, constrói uma narrativa que vai além do romance tradicional, explorando as nuances psicológicas dos personagens e criticando as convenções sociais de sua época. "Helena" é uma obra que reflete a transição do Romantismo para o Realismo na literatura brasileira, evidenciando a maestria do autor em retratar a natureza humana e a sociedade.

Thalita12 27/05/2024

Releitura!
Helena, está longe de se melhorar livro já escritos pelo Machado. Esse livro foi considerado a fazer romântica de Machado, mas se vc olha em alguns momentos já dá para perceber as ironia, a crítica são bem sútil, e quase passa despercebido a olhos desafetos. Mas agora fazendo essa releitura, percebi essa questão que na primeira vez passou despercebida por mim e agora com olhos mais atentos vejo cada nuançasse.
Este livro favorito já era meu favorito da vida, porque foi o primeiro que li. Agora ele continua como favorito por causa da nostalgia, e por mesmo um mundo que não conhecia e agora por perceber, que tornava Helena superior é a arte de acomodar-se as circunstâncias do momento. Helena não era ingênua, frágil, sensível e tinha certa malícia, o que não deixava mesmo encantadora.
Eu amei esse livro da primeira vez, e continuo amando, Machado era um gênio de uma sagacidade esplêndida.

Bianca_Prezado 22/05/2024

Machado de Assis: genial!
Meu Deus! Que livro foi esse? Estou sem palavras. Terminei o livro aos prantos, estou sem palavras. O Machado de Assis é um gênio, ser único que passou nessa Terra!
Aquele Realismo que te deixa perplexo e te faz perguntar pq a vida é assim?! ?
Leiam, leiam e leiam...
Estácio ? Helena #forever

Nath @biscoito.esperto 22/05/2024

"Helena" (1876) foi o terceiro romance de Machado. Começamos o livro sabendo da morte do Conselheiro Vale, que deixou sua herança para o único filho, Estácio. No entanto, quando vão fazer o inventário do falecido, descobrem que ele assumiu uma filha bastarda, de nome Helena, e que a moça tem direito à herança. Estácio acolhe a meia-irmã de bom grado, mas a tia Úrsula repudia a existência da garota. Apesar de eu não ter gostado muito do livro no início, várias reviravoltas na metade da história me conquistaram. Dos três primeiros livros do autor, este tem a história mais eletrizante.

site: www.nathlambert.blogspot.com

malu 22/05/2024

O final é taaaao bom
O livro passa muito rápido, eu mal tinha processado que tinha começado ele e já tava no final. Eu queria ter visto mais dos personagens interagindo em situações casuais, já que eu, particularmente, gosto de livros mais ?enfeitados?, mas a falta disso n atrapalha o envolvimento com a história! É só uma característica minha - ampliada pela minha vontade genuína de ler mais desses personagens.

sobre o final: a forma com q o Machado segura os mistério e instiga a curiosidade do leitor ao extremo antes de finalmente revelar as coisas, é uma experiência que vale por si só essa leitura.

Beatrys 21/05/2024

"Deixemos a cada idade a sua atmosfera própria, e não antecipemos a da reflexão, que é tornar infelizes os que ainda não passaram do puro sentimento."
Preciosidade e delicadeza são os adjetivos que caracterizam Helena, tanto a personagem como a obra em si.
Machado ainda em sua fase romântica, que ao meu ver se mescla com o realismo. Apesar de toda reflexão e sentimentos expressos, esses se aproximam mais de uma análise psicológica com tons de ironia e sutilmente melancólico, do que o sentimentalismo próprio do romantismo.
"A beleza dolorida é dos mais patéticos espetáculos que a natureza e a fortuna podem oferecer à contemplação do homem."
Helena é cativante, sagaz, bem educada, possui conhecimento de outros idiomas e instrumentos musicais. Tem uma visão mais ampla da realidade, é encantadora. Na cena do jardim com Estácio, ele afirma que uma das vantagens de sua posição social seria a economia de tempo em relação aos escravizados, e se espanta com a profundidade intelectual de Helena ao o contrapor.
Meu ingrediente Machadino predileto é a estilística. A forma como escreve, como é preciso em escolher cada palavra, e como as organiza tão meticulosamente nas frases. E com esse feitiço, lançado pela escrita de Machado, não posso negar minha inclinação a pessoa de Estácio.
"Semelhante ao transviado florentino, achava-se no meio de uma selva escura, a igual distancia da estrada reta, - diritta via- e da fatal porta, onde temia ser despojado de todas as esperanças. Nada sabia, nada conjecturava; eram tudo novas dúvidas e oscilações." Aqui pra mim foi fatal, apenas me rendi. Recurso muito utilizado por ele, a intertextualidade, aludindo a Divina Obra de Dante.
Há mais riqueza, elegância e algo mais aprazível?
Que os europeus e estadunidenses se empenhem para chegarem perto de se igualar ao charme e a suntuosidade da Literatura Brasileira. E essa grandiosidade, Machado nos garantiu!

tatioueu 19/05/2024

Aqui quem manda é o destino
Quarto livro do Machado que leio. Continuo apaixonada pela maestria da escrita do autor e pela língua portuguesa.
Já quase não consulto o dicionário e tô cuidando para não usar as palavras algibeira, mancebo, alpendre, cousa e dous no meu dia a dia?
Gostei do enredo, nessa coisa meio Romeu e Julieta. O autor nos leva a estranhar os sentimentos do rapaz e quando parece que as coisas vão fluir, o destino age de forma implacável.

Danusa 18/05/2024

Melancolia romântica
A leitura deste livro foi a sensação mais romântica que tive mesmo soando um pouco melancólico. Helena é simplesmente cativante, inteligente e amorosa. O final de sua trajetória é a saída que o autor obteve para sua redenção e perdão.

Camila41 14/05/2024

Esta foi a primeira vez que li um livro de Machado de Assis, e ele definitivamente me surpreendeu. O final me pegou de surpresa e superou todas as expectativas que eu tinha para a obra.

torello 14/05/2024

Família bela
Machado de assis serviu muito aqui imagina escrever um romance tão bom tão atemporal e com crítica social naquela época?? tudo nesse livro é mt bom amei demais

João Pedro 14/05/2024

Ótimo romance realista
Um romance por boa parte do tempo, com uma escrita linda e bem rebuscada mas de fácil compreensão, Helena é tida como uma garota bastante educada e amada por todos, infelizmente muita coisa fora de seu controle acontece e o realismo entra com força na história, o final é muito bom apesar de tudo, um livro que deve ser lido antes de morrer sem duvidas, você vai se encantar com a escrita e se emocionar com a história.