Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Luiz Godoy 10/06/2024

Paternidade
Estranhamente, depois de ter recebido inúmeras recomendações relacionadas a Machado de Assis, Helena foi meu primeiro contato com as obras do autor.

Escolhi este livro em uma livraria da minha cidade exclusivamente pelo nome, não conhecia nada sobre a obra.

Acontece que o livro, inicialmente apresenta uma personagem independente e madura, e parece que irá contar apenas a sua história durante o processo de adaptação da sua vida a um novo ambiente.

Entretanto, da metade para o fim, a obra passa a falar sobre um tema que eu meus tempos mais recentes é muito caro para mim, paternidade.

Ao desenrolar de um mistério que permeia os primeiros 3 quartos do livro são tratados temas relacionados ao sofrimento mais profundo da alma de um pai, que só vi serem tratados em tal profundidade nas obras de Dostoievsky.

Este livro me fez cair em amores por Machado de Assis, e sua escolha foi motivada pelo meu interesse em nomear a minha filha Helena, e espero que ela venha a carregar toda a força e coragem que Helena carrega.

biasampaioooo 10/06/2024

Meu livro favorito do Machado de Assis.
Helena é uma personagem única e apaixonante, um livro repleto de incertezas, filosofias, surpresas, tragédia acompanhados por um toque de romance.

Algumas das minhas citações favoritas:

Nenhum deles procurara esse contato de suas almas, mas nenhum fugiu. O que eles disseram um ao outro, com simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da terra, nem para a terra as diziam eles. As mãos, de impulso próprio, uniram-se como os olhares; nenhuma vergonha, nenhum receio, nenhuma consideração deteve essa fusão de duas criaturas nascidas para formar uma existência única.

Tarde ou cedo, o temperamento domina as circunstâncias da origem, e do botão luzia ou saquarema nasce um magnífico lírio saquarema ou luzia. Demais, a política é ciência prática; e eu desconfio de teorias que só são teorias. Entre primeiro na câmara; a experiência e o estudo dos homens e das coisas lhe designarão a que lado se deve inclinar.

Cris 09/06/2024

Que eu não morra antes de ler tudo desse cara aqui ...
Risco hoje de minha listinha de "Livros a serem lidos do Machado de Assis" a 6ª obra. Ainda não sei se alguma delas será melhor que 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' ou mais conhecida e discutida que 'Dom Casmurro', no entanto, a certeza que fica é de que esse cara escreve como ninguém, e, longe de mim arrotar superiodade, é um tanto decepcionante não encontrar tamanha excelência assim em diversos outros livros .... os clássicos nacionais em primazia. Até por que, Machado de Assis se esforçou e estudou demais para chegar onde chegou, não nasceu em berço de ouro e nem era branco, se assim posso destacar, sendo assim, por que quase nenhum autor de sua época é tão maravilhoso quanto? Claro que me baseio em uma opinião minha e ninguém precisa concordar comigo, mas sim, para mim Machado de Assis é o melhor escritor brasileiro de TODOS os tempos. E sabendo o momento correto de ler seus livros, dificilmente, uma leitura fica abaixo da expectativa, claro que há diversas dificuldades a nível de entendimento de escrita e afins, entretanto, estamos falando de uma literatura clássica, né? Não tem muito para onde correr rs.

'Helena' foi publicado originalmente em folhetins pelo jornal O Globo em 1876 e narra a história de uma filha bastarda residente do bairro Andaraí ( RJ) que teve sua vida mudada assim que o pai, um homem muito rico, falece inesperadamente deixando-a bem amparada em seu testamento. No documento dizia que a jovem deveria morar em sua residência e dividir a enorme propriedade com o meio-irmão Estácio e sua tia D. Úrsula, quem por ela desde o princípio já nutria um certo incômodo por motivos óbvios rs.
Com o decorrer dos capítulos, pude perceber que além de muito inteligente e bonita, Helena era prestativa e muito carinhosa, e o cuidado dirigido a todos não passou despercebido do irmão que, sem nem perceber, acabou se apaixonando por ela. Isso mesmo que você leu, Machado de Assis me inventou um enredo, aparentemente, incestuoso e eu quase surtei com isso ihihih. Mas calma, o plot twist dessa história se prova ainda melhor e o que inicia de forma intimista ou arrastada para os mais apressadinhos acaba colapsando mais uma vez em um lugar muito próximo das peças de Shakespeare devido o seu dramático e triste fim. Gente, leiam pois vale cada página. ?

Escolhi este livro por fazer parte da 1ª fase do Machado, e, recentemente me propus a ler suas primeiras obras ainda pertinentes ao movimento do Romantismo e, embora não tenha como colocar o autor em nenhuma caixinha, é visível que mesmo escrevendo uma determinada classe literária, o Realismo corria em suas veias desde muito cedo. Ainda preciso ler 'Iaiá Garcia' e definir o meu livro preferido da fase inicial, continuo achando que 'A mão e a Luva' é o melhor apesar das pouquíssimas páginas. Bem, vamos ver como ficará o meu pódio daqui para frente pois não pararei tão cedo de lê-lo. ?

Resenhar Machadão e não enaltecer as críticas sociais e políticas tecidas em suas histórias é algo imperdoável, até aquele leitor mais avoado consegue notar as azedas "canetadas" machadianas. E em 'Helena' uma cena muito pontual trouxe à tona um período cruel de nossa história que foi a escravidão. O livro em si não é abolicionista, mas, deu o seu recado deixando no chinelo um outro bem conhecido que traz uma escrava chamada Isaura que só se deu bem na vida por ser branca... cof cof. E isso me leva ao princípio de tudo: a escrita perfeita! Narrativa esta tão pessoal que traz voz e rosto do criador em todos os parágrafos e entrelinhas não importando se o livro foi escrito em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa.

E é isso, tudo o que eu tentar falar não fará jus a esse mestre da Literatura, será que o chamam de bruxo por isso? Por fazer feitiço de perfeição em suas histórias? Só me resta não morrer antes de ter em minha estante toda a coletânea de suas obras. E foi me forçando a ler e a reler os seus livros, que hoje exalto quem Machado de Assis foi e é!

(...) Tem razão, disse Helena: aquele homem gastará muito mais tempo do que nós em caminhar. Mas não é isto uma simples questão de ponto de vista? A rigor, o tempo corre do mesmo modo, quer o esperdicemos, quer o economizemos. O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo; é fazer muita coisa aprazível ou útil. Para aquele preto o mais aprazível é, talvez, esse mesmo caminhar a pé, que lhe alongará a jornada, e lhe fará esquecer o cativeiro, se é cativo.
É uma hora de pura liberdade.
gleice.paixao.3 10/06/2024minha estante
Que bacana o seu texto que vai para além de uma resenha! Também acho Machado o melhor escritor brasileiro de todos os tempos. Acabo de ler Helena. E acho que o [Dr] Camargo com os 3 beijos totalizados no final, tal qual as 3 negativas de Pedro, foi um lance magistral do Bruxo. Eu já tava: qual vai ser o arremate? E ele não decepciona!

Cris 10/06/2024minha estante
Poxa... realmente faz todo o sentido! Machado realmente não decepciona. ??
E obrigada pelas palavras, Gleice. ??

Fabio 10/06/2024minha estante
Cris, parabéns por esta magnífica resenha!??????

Cris 10/06/2024minha estante
Obrigada, Fábio!!!! ???

Pasklan 09/06/2024

Um clássico
Helena é uma garota especial para todos que a conhecem, com sua inteligência, beleza e sagacidade. Porém ela possui segredos que podem afetar sua família.

Tami 08/06/2024

Helena
É a segunda vez que faço a leitura desse clássico da literatura brasileira, um grande escritor. Na primeira vez fiquei indignada com o desfecho da personagem Helena, hoje somente fiquei triste.

kkk2 08/06/2024

Meu deus, como eu amei a escrita desse livro.
É algo que eu sabia que podia sentir lendo um livro escrito por uma pessoa que sabe usar as palavras de forma avassaladora assim.
Eu posso sim ter me incomodado com os fatores da época (racismo machismo etc erc), mas vamos estar deixando passar porque foi literalmente escrito naquela época.
Não vou dizer também que a história em si foi algo que eu fiquei meu deus meljor plot do mundo, não foi, mas eu amei todo esse livro justamente pela forma que ele foi feito. Helena, você foi um diva!

Bruna.Oliveira 07/06/2024

Li esse livro na escola, em meados de 2019. Professora Sônia, nunca esquecerei você por ter me apresentado essa obra.

Lizzzzzzzzzz 06/06/2024

Helena...
Assim, rm minha visão, o livro é até bom.

Fala sobre Helena, filha de um homem que após a morte registra ela como sua filha em seu testamento.
O livro inteiro fala sobre a relação dela com os novos familiares e no final ela simplesmente morre. Tinha muito mais jeito de fazer a história acabar e o Machado simplesmente mata ela. Ótimo final

Karoline67 05/06/2024

Injustiçado
Essa é uma releitura tardia - li Helena quando tinha 9 anos e agora com 29, acho que foi uma experiência fortuita relembrar. Acho Helena um livro muito injustiçado, já que o propósito dele não é fazer o leitor quebrar a cabeça, mas sim um romance de folhetim, para saborear mesmo, e nisso ele é perfeito. Machado aqui é um pouco melodramático, me lembrou Dostoiévski. Não é uma obra prima. Mesmo assim, ainda nutro um carinho de infância por esse livro e sou incapaz de dar menos que 4.

Mari 05/06/2024

Gostei muito
Li este livro há muitos anos, na adolescência, mas até hoje me lembro do quanto gostei da narrativa. Também assisti a novela baseada nele, mas gostei mais do livro.

Aninha 05/06/2024

"Helena" é uma das obras-primas do renomado autor brasileiro Machado de Assis. Publicado originalmente em 1876, o romance destaca-se não apenas pela sua intriga envolvente, mas também pela profunda exploração psicológica dos personagens e pelo seu olhar perspicaz sobre a sociedade carioca do século XIX.

A história é centrada em Estácio, um jovem advogado que se apaixona por Helena, uma mulher bela e misteriosa. A trama é enriquecida pela presença de personagens complexos, como o excêntrico tio de Estácio, o Major Vidigal, e o ambicioso e manipulador Mendonça.

Um dos aspectos mais fascinantes de "Helena" é a maneira como Machado de Assis explora os temas do amor, da ambição, da moralidade e da hipocrisia. Ele tece uma trama intricada que revela as camadas mais profundas da psique humana, questionando as motivações por trás das ações de seus personagens e examinando os conflitos entre o desejo individual e as normas sociais.

Além disso, Machado de Assis demonstra sua maestria na construção de diálogos inteligentes e na elaboração de situações que mesclam humor e ironia, características marcantes de seu estilo literário único.

"Helena" é uma obra atemporal que continua a cativar os leitores com sua narrativa envolvente e sua análise perspicaz da condição humana. É um livro que não apenas entretém, mas também provoca reflexões sobre questões universais que ainda são relevantes nos dias de hoje.

henriqueacastro 04/06/2024

Oh!! Helena
A obra é uma das melhores tentativas de romantismo escritas por Assis.

O realismo persistente na escrita de Machado de Assis consegue, apesar dos pesares, ser reconfortante.Trata de relações familiares e amores. Será Helena digna de honra para carregar o nome da família?