Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Pasklan 09/06/2024

Um clássico
Helena é uma garota especial para todos que a conhecem, com sua inteligência, beleza e sagacidade. Porém ela possui segredos que podem afetar sua família.

Tami 08/06/2024

Helena
É a segunda vez que faço a leitura desse clássico da literatura brasileira, um grande escritor. Na primeira vez fiquei indignada com o desfecho da personagem Helena, hoje somente fiquei triste.

kkk2 08/06/2024

Meu deus, como eu amei a escrita desse livro.
É algo que eu sabia que podia sentir lendo um livro escrito por uma pessoa que sabe usar as palavras de forma avassaladora assim.
Eu posso sim ter me incomodado com os fatores da época (racismo machismo etc erc), mas vamos estar deixando passar porque foi literalmente escrito naquela época.
Não vou dizer também que a história em si foi algo que eu fiquei meu deus meljor plot do mundo, não foi, mas eu amei todo esse livro justamente pela forma que ele foi feito. Helena, você foi um diva!

Bruna.Oliveira 07/06/2024

Li esse livro na escola, em meados de 2019. Professora Sônia, nunca esquecerei você por ter me apresentado essa obra.

Lizzzzzzzzzz 06/06/2024

Helena...
Assim, rm minha visão, o livro é até bom.

Fala sobre Helena, filha de um homem que após a morte registra ela como sua filha em seu testamento.
O livro inteiro fala sobre a relação dela com os novos familiares e no final ela simplesmente morre. Tinha muito mais jeito de fazer a história acabar e o Machado simplesmente mata ela. Ótimo final

Karoline67 05/06/2024

Injustiçado
Essa é uma releitura tardia - li Helena quando tinha 9 anos e agora com 29, acho que foi uma experiência fortuita relembrar. Acho Helena um livro muito injustiçado, já que o propósito dele não é fazer o leitor quebrar a cabeça, mas sim um romance de folhetim, para saborear mesmo, e nisso ele é perfeito. Machado aqui é um pouco melodramático, me lembrou Dostoiévski. Não é uma obra prima. Mesmo assim, ainda nutro um carinho de infância por esse livro e sou incapaz de dar menos que 4.

Mari 05/06/2024

Gostei muito
Li este livro há muitos anos, na adolescência, mas até hoje me lembro do quanto gostei da narrativa. Também assisti a novela baseada nele, mas gostei mais do livro.

Aninha 05/06/2024

"Helena" é uma das obras-primas do renomado autor brasileiro Machado de Assis. Publicado originalmente em 1876, o romance destaca-se não apenas pela sua intriga envolvente, mas também pela profunda exploração psicológica dos personagens e pelo seu olhar perspicaz sobre a sociedade carioca do século XIX.

A história é centrada em Estácio, um jovem advogado que se apaixona por Helena, uma mulher bela e misteriosa. A trama é enriquecida pela presença de personagens complexos, como o excêntrico tio de Estácio, o Major Vidigal, e o ambicioso e manipulador Mendonça.

Um dos aspectos mais fascinantes de "Helena" é a maneira como Machado de Assis explora os temas do amor, da ambição, da moralidade e da hipocrisia. Ele tece uma trama intricada que revela as camadas mais profundas da psique humana, questionando as motivações por trás das ações de seus personagens e examinando os conflitos entre o desejo individual e as normas sociais.

Além disso, Machado de Assis demonstra sua maestria na construção de diálogos inteligentes e na elaboração de situações que mesclam humor e ironia, características marcantes de seu estilo literário único.

"Helena" é uma obra atemporal que continua a cativar os leitores com sua narrativa envolvente e sua análise perspicaz da condição humana. É um livro que não apenas entretém, mas também provoca reflexões sobre questões universais que ainda são relevantes nos dias de hoje.

henriqueacastro 04/06/2024

Oh!! Helena
A obra é uma das melhores tentativas de romantismo escritas por Assis.

O realismo persistente na escrita de Machado de Assis consegue, apesar dos pesares, ser reconfortante.Trata de relações familiares e amores. Será Helena digna de honra para carregar o nome da família?

Vanessa Daflon 30/05/2024

Não lembrava da história mais. Gostei da reviravolta e desfecho final. Autores clássicos sempre com seus dramas extremos. É um dos livros de leitura obrigatória dos nacionais.

Nacala27 29/05/2024

A história em si é muito boa, o problema foi o jeito que Machado de Assis escreveu. Não costumo dar spoiler, vou tentar dar o menos possível.

Os acontecimentos no início e no meio da história, apesar de serem muito importantes, eles são contados de uma forma que dá muito tédio e tem que ter paciência para não largar a leitura. Porém, bem no finalzinho, um personagem conta a história pelo ponto de vista dele. Seria muito melhor se Machado de Assis tivesse escrito a história não só em torno de Helena mas do pai dela também. Talvez vcs não estão entendendo muito bem o que eu tô falando, mas não parem na leitura, por que o final é surpreendente e totalmente diferente do que qualquer pessoa imagina. Apesar de tudo isso gostei do livro e recomendo.

Beatriz3345 28/05/2024

"Helena" é um romance do escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 1876. É uma obra do período romântico de Machado de Assis, e apresenta uma narrativa envolvente que trata de temas como amor, honra, preconceito e moralidade.

A história começa com a morte do Conselheiro Vale, um homem respeitado na sociedade carioca, que deixa em seu testamento uma surpresa: Helena, uma jovem desconhecida, é reconhecida como sua filha e deve ser acolhida pela família do Conselheiro. Helena passa então a viver com Estácio, o filho legítimo do Conselheiro, e sua tia Úrsula.

No decorrer da trama, surgem os conflitos e as tensões típicas de uma jovem tentando se adaptar a um novo ambiente e conquistar seu lugar em uma sociedade cheia de preconceitos e regras rígidas. A relação entre Helena e Estácio se desenvolve de maneira complexa, com sentimentos de amor e dever entrando em conflito.

Machado de Assis, com sua habilidade característica, constrói uma narrativa que vai além do romance tradicional, explorando as nuances psicológicas dos personagens e criticando as convenções sociais de sua época. "Helena" é uma obra que reflete a transição do Romantismo para o Realismo na literatura brasileira, evidenciando a maestria do autor em retratar a natureza humana e a sociedade.