Seleção de Livros

Porto Seguro-Nota 7.
São e Salvo-Nota 10.
Praias Distante-Nota 8.

Lais Ribeiro 14/03/2012

Meio a meio (Duas histórias incríveis e duas que deixaram a desejar).
O analista - John Katzenbach
“Feliz Aniversário, Dr. Starks.
Você arruinou a minha vida. E agora vou fazer de tudo para destruir a sua.
Rumplestiltskin”

Já pensou no dia de seu aniversário receber uma carta com os dizeres acima? Saber que quem escreveu isso não está de brincadeira e te acusa de ter cometido um erro anos atrás que acabou com a vida dessa pessoa?

Pois o psicanalista Frederick Starks se depara com essa situação e a solução apresentada é descobrir quem o está ameaçando. Se ele não descobrir o nome do Justiceiro que se denomina Rumplestiltskin (nome que não é a toa) deve se matar ou então conviver com o fato de que algum parente distante teve a vida interrompida por sua causa.

É então que tem inicio uma corrida contra o tempo com pistas nebulosas e em forma de poema nos classificados, guias belas e sádicas, advogados sem escrúpulos, acusações contra sua conduta médica e um velho mentor que pode não estar falando toda a verdade.

Com pouco tempo e sem ninguém em quem possa confiar, Ricky se vê tomando uma decisão difícil que mudara para sempre a pessoa que é.

Já li muitos livros do gênero, mas o que me surpreendeu foi como o autor coloca certos fatos e surpreende com o modo como eles seguem para um fecho final, que infelizmente deixa uma lacuna que o leitor pode preencher como preferir. Apesar disso vale muito a pena mergulhar nesse suspense :)

Porto Seguro - Luanne Rice
Nunca se esqueça, o amor de irmãs é para sempre.

A frase acima não está no livro, mas na minha opinião define bem a história. Dana e Lily são irmãs que tem em comum o amor pela arte e pelo mar. A primeira se tornou uma artista de renome, para a qual a arte é tudo e a segunda decidiu que construir uma família era mais importante.

Até que um trágico e nebuloso acidente acaba com a vida de Lily, que deixa duas filhas órfãs das quais Dana se torna responsável. Mas Dana está devastada desde a morte de Lily e não consegue pintar e nem confiar nos homens.

Decidida a fazer o possível pelas sobrinhas, ela começa a lutar para entender como ser uma boa mãe e como fechar seu coração e impedir que Sam, um homem que nunca a esqueceu, entre nele.

Adoro os livros de Luanne, principalmente “Siga as estrelas”, mas esse deixou um pouco a desejar. Em “Siga as estrelas” consegui me entrosar com todos os personagens o que não aconteceu nesse livro. Sabe quando você fica com vontade de entrar na história e sacudir o personagem e dizer: “Fala sério! Não pode fazer isso!” Pois foi assim que me senti na maior parte da história. Só o Sam não me irritou :)

São e Salvo - Major Phil Ashby
“Espere o melhor, mas se prepare para o pior”.

A frase acima é uma das máximas que Phil leva em todos os aspectos de sua vida, e que desde então também tenho seguido. Gosto muito de ler biografias, já li a do Cazuza, Cássia Eller, Sidney Sheldon, entre outros. É sempre válido ler sobre a vida de uma pessoa e as coisas que vieram a afetá-la, ainda mas se a pessoa consegue aprender algo com o que aconteceu. Phil sempre adorou aventuras e vive a maior aventura de sua vida em Serra Leoa, que terá muitas consequências.

Melhor quote:
“Não saber exatamente o que há de errado com você, nem se está melhorando ou não, é muito desgastante mental e fisicamente.”

Praias distantes - Kristin Hannah
O amor não é suficiente? O que é traição?

As perguntas acima ilustram as duas principais questões do livro. Birdie é uma mulher casada desde muito jovem com Jack. Após 24 anos de união o amor ainda existe, mas não é o bastante. Birdie vive a vida do marido sem nunca reclamar, até que um dia surta e pede a ele um tempo. Será que em algum momento eles encontraram novamente seu caminho para uma vida feliz juntos? Na minha opinião o amor é suficiente, desde que o amor seja em primeiro lugar o amor próprio. Birdie não tem amor próprio então não consegue amar Jack e ser feliz. Ambos passam por momentos em que a traição acontece, mas pra mim a maior foi a da Birdie que traiu várias pessoas, de vários modos.