Mark Twain

Mark Twain Mark Twain

Resenhas - Mark Twain

bobbie 25/11/2021

Que prazer ler 5 livros de Twain em uma única edição de qualidade, e nos originais
Que riqueza é este livro. Ele contém, no original em inglês, As aventuras de Tom Sawyer, O príncipe e o plebeu, Aventuras de Huckleberry Finn, Na corte do Rei Arthur, e The tragedy of Pudd'nhead Wilson (não encontrei o título em Português, embora uma tradução livre daria algo perto de A tragédia do Wilson Cabeça de Pundim). Na minha opinião, os cinco livros são o mais fino exemplo da ironia e do sarcasmo de um escritor abertamente satírico, crítico dos seus tempos: da hipocrisia da Igreja enquanto religião, da monarquia e sua suposta dádiva divina para o poder ininterrupto, do grande mal da humanidade conhecido como escravidão (à qual Twain era veementemente contra), da linha tênue entre pobreza e riqueza, além de mostrar, como ninguém, as mazelas da mais deliciosa mente infantil (Tom Sawyer), capaz de engendrar as mais absurdas ideias em favor de suas inclinações e vontades. Lendo Tom Sawyer, é quase impossível não pensar em personagens icônicos da cultura popular contemporânea, como a Chiquinha do seriado de TV Chaves, por exemplo (e me desculpem jogar isso aqui agora, mas eu só conseguia pensar na esperteza da filha do Seu Madruga). Esses livros são um presente para nós, mas a leitura em inglês se torna um pouco truncada quando se trata das falas dos escravos, que Twain fez questão de tentar reproduzir o mais fielmente, pelo menos ao que ele certamente vivenciou em seu tempo. Fica difícil entender o inglês, nesses momentos. Mas nada que estrague o prazer de finalmente ler essa obra genial.