O Dominó Preto

O Dominó Preto Florbela Espanca

Resenhas - O Dominó Preto

Rafa 14/06/2015

Arrastando as Alpargatas
Não é segredo para ninguém que não sou fã de contos, entretanto, tenho tentado ler mais e entendê-los mais. Esse é um pequeno livro de contos que tem como temática principal as mulheres, exceto o último.

Mas não são sobre mulheres destemidas, mulheres ativistas, mulheres fantásticas. Na verdade, é um retrato da condição da mulher. Os protagonistas, na sua maioria são homens que ficam interessados em alguma mulher, e com isso, a mulher é vista através de seus olhos.

Embora publicado em 1982, provavelmente foi escrito em meados de 1927, portanto, trata-se de uma época bastante diferente da atual. Aqui, as mulheres admiradas são as castas, puras, à semelhança da mãe. Enquanto que mulheres ditas diferentes disto devem ser afastadas a todo custo.

O primeiro conto, Mulher de Perdição, é o primeiro e mais longo conto. Os outros, ocupam poucas páginas. Porém, uma coisa que me chamou a atenção foi que mesmo em contos de 10 páginas, eu tive um envolvimento com a história contada.

Eu achava que contos, para serem bons, deveriam ser longos, aproximando-se de novelas, na extensão. Porém, a autora me provou errada. Gostei muito da leitura desse pequeno livro.

São curtas histórias para se ler em pequenos momentos de lazer ao longo do dia. Eu o li em momentos ociosos no escritório, quando tinha um tempinho. Não toma muito tempo para a leitura e vale a pena pela qualidade de escrita.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Ian.Luc 04/05/2013

O Dominó preto
Com excessão do último conto, "O Regresso Do Filho", Neste livro florbela Espanca explora a alma feminina, tornando as mulheres, personagens centrais de seus contos, não por si só, mas por suas capacidades: a mulher e o seu poder hipnotico, sedutor, como uma serpente.
Seguindo seu charme eterno, que é andar entre o belo e o trágico, Florbela criou, neste livro, mulheres fortes e conhecedoras de si, capazes de despertar no homem os mais profundos e desconhecidos sentimentos. Até mesmo a fascinação e a loucura. Sendo, assim, os homens, nos contos desse livro, são o "sexo frágil" por assim dizer: se deixam levar pela paixão, de forma cega.
Sublime, como só ela sabe ser!
Manu 27/06/2013minha estante
Fiquei com vontade de ler =D