O Festim dos Corvos

O Festim dos Corvos George R. R. Martin...

Resenhas - O Festim dos Corvos

Eloiza5 08/12/2023

Um reino? N, um cemitério
Meu único problema com esse livro foram as inserções de novos povs que demoraram a ter ritmo na minha leitura. Principalmente os do Jaime e do Cabelo-Molhado, sem contar os do Bran (que já é uma questão antiga) e, infelizmente, os da Brienne. Resumidamente, acabei por demorar mais nesse 4° volume e me cansar da história em alguns pontos.
Por outro lado, todo o resto é sobre tudo aquilo que gosto, política de Westeros e reviravoltas/situações que fazem o leitor odiar o Martin, resultando, quase que como em uma fórmula, no sentimento de apego a essa trama sofrida e avassaladora.
Toda a história fica cada vez mais complexa, com mais personagens e mais desfechos a serem pensados. Tenho até medo do que vai acontecer no final, porque, concerteza, será digno de choro/surto/berros/xingamentos/agressões.

Dede 08/12/2023

Bom, mas parado
Seguindo o mesmo padrão dos outros livros da coleção, a história é extremamente boa, mas bem parada em diversos momentos. Senti falta de vários personagens que nem sequer apareceram nesse livro (mas o autor fez uma cartinha no final explicando o motivo). Fora isso, descrições ótimas e as vezes até exageradamente detalhadas, algumas reviravoltas interessantes e mortes que eu não esperava.
Na maior parte acabei ouvindo audiobook, e super recomendo. E é isso, até o próximo.

nana 08/12/2023

Me sinto honrada de ser contemporânea desse autor.
George R R Martin é simplesmente genial. Todo livro que leio dele me faz ficar completamente fascinada com a minunciosodade com a qual ele retrata essa história. Todo o cuidado com o enredo e com a fidelidade a personalidade do personagem. As crônicas de gelo e fogo é a obra mais marcante, genial e IMPRESSIONANTE que eu já tive a oportunidade de ler. Sobre este livro em específico, sei que muitas pessoas podem ter achado sem graça, mas eu o vejo como um livro de transição, necessário à continuidade da história, para que possamos compreendê-la e apreciá-la da melhor maneira. Como ele mesmo disse no fim da história, o livro focou em Porto Real pois ele dividiu o livro que originalmente tinha escrito em 2 volumes com enfoques diferentes. Estou perplexa. Fascinada. Quanta criatividade. Quanta genialidade. Ler essa saga é um privilégio para poucos. Amei o livro, amei o fato de ter compreendido a história com clareza. Estou ansiando pelo desfecho dessa saga!

anabiamdg 06/12/2023

Excepcional, como sempre
Esse livro foi um divisor de água pra vários persongens. me apaixonei pelo jaime, amei o crescimento da sansa e as aventuras da arya. os novos povs dos personagens, principalmente da cersei e da brienne foram de longe minha coisa favorita.

o livro foca no núcleo de porto real e se concentra em alguns personagens, e de longe, um dos que você mais vê o jogo dos tronos se desenrolando

Maria.Eduarda 05/12/2023

Com certeza o livro mais "parado" da série, mas igualmente perfeito!! Acompanhar os acontecimentos mais políticos e ficar ansiosa pelos demais personagens que não apareceram tornou tudo mais interessante. Got não decepciona

Dezwith (Capítulo 18) 04/12/2023

Leitura conjunta dos livros 4 e 5
Realizei a leitura de forma conjunta (em ordem cronológica) dos livros Festim dos Corvos e Dança dos Dragões.

Recomendo fortemente a experiência, uma vez que se evitam alguns spoilers e principalmente a angústia de ter que esperar mais de 600 páginas para voltar a saber de Tyrion e de Daenerys.

Agora só resta esperar pelos últimos livros. É desesperador querer saber o final e não ter nada como referência. E, não, a série é outra coisa. Dada as mudanças realizadas na história (mesmo aquelas partes em que havia o livro como referência), o desfecho dos livros obrigatoriamente será muito diferente do apresentado pela série.

botta 28/11/2023

FOMOS ROUBADOS
Quer dizer, já vou adiantando pra todo mundo que ele literalmente cortou o livro pela metade, apenas a perspectiva de metade dos personagens que conhecemos está nesse livro , a perspectiva dos outros ficou pro próximo???
que eu vou ler agorinha mesmo

Isabela.Martinez 26/11/2023

Achei esse o livro mais parado desde agora. Mas foi muitooo bom! Foi como reencontrar um amigo depois de muito tempo sozinha.
Não sabia que estava precisando tanto de uma fantasia conforto

LUNII 24/11/2023

Depois de ler A tormenta de espadas é meio difícil achar este tão eletrizante tanto quanto seu anterior, mas mesmo assim, deixa um arzinho gostoso. Levando em consideração que eu gosto muito dessa realidade do 'jogo do trono', não poderia deixar de continuar sendo uma saga muito gostosa e estou contente de chegar até aqui. Agora vou para o último, depois desse, só Deus sabe quando.

Crislane 20/11/2023

Livro 4
Esse livro é o mais fraco ate aqui, mas não desistam pois do meio pro final se iguala aos demais. Acho que por causa do carisma dos pontos de vista, os capítulos do Jaime e Arya são os melhores.

Cristiano 17/11/2023

A aventura continua
Uma nova visão dos acontecimentos, com a visão de outras peças dos jogos dos tronos, com destaque em peças que se julgavam secundárias mas que traz um novo panorama para o jogo

Cida Zientarski 15/11/2023

O Festim dos Corvos (+16)
Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
- Violência
- Morte/Assassinato
- Abuso físico
- Abuso sexual
- Ameaças de estupro.

É um livro que continua a história épica e cheia de reviravoltas que conhecemos tão bem. Eu pessoalmente adorei a forma como o autor explorou novos personagens e aprofundou as tramas existentes.

Tem uma narrativa mais focada em Porto Real e nas terras de Westeros, com menos ênfase em personagens como Jon Snow e Daenerys Targaryen. Isso pode ser um pouco frustrante para alguns fãs, já que alguns de seus personagens favoritos podem não aparecer tanto neste livro.

No entanto, a escrita de Martin continua brilhante e envolvente. Ele consegue criar personagens complexos e histórias intrigantes, mantendo o suspense e a imprevisibilidade. É uma leitura que certamente vai te prender do início ao fim.

Se já leu os livros anteriores da série, definitivamente vale a pena continuar com este. E se ainda não começou a série, recomendo que comece desde o primeiro livro. Tenho certeza de que vai se envolver nesse mundo fascinante de intrigas, política e fantasia.

"Algumas batalhas ganham-se com espadas e lanças, outras com penas e corvos..."

"Grande ou pequeno, temos de cumprir o nosso dever."

"Um homem nunca está tão vulnerável numa batalha como quando foge. Um homem em fuga é para um soldado como um animal ferido. Alimenta sua sede de sangue."

"Jon disse que podia haver honra numa mentira, se fosse dita pelos motivos certos."

Patchu 14/11/2023

Eletrizante!
Bem diferente da série (que é ótima), e sensacional ao seu próprio modo! Personagens muito importantes tiveram destinos totalmente diferentes nos livros e na série, recomendo a todos que adoram o universo de GOT que leiam todos os livros, será uma redescoberta incrível deste universo! E agora, preciso começar ler A Dança dos Dragões imediatamente! ??

aleef moraes 09/11/2023

Melhor do que o esperado
Vejo sempre muita gente falando que esse é um dos livros menos divertidos das Crônicas de Gelo e Fogo e eu amei. Eu amo os capítulos da Brienne, da Cercei e do Jaime. E saber que provavelmente no quinto livro não vou saber mais nada sobre esses personagens, me deixa com aquela ansiedade boa para o sexto o livro!

Muita coisa terminou parecido com a série da TV, mas muita coisa agregou plots inéditos que nem sequer existiram. Recomendo muito. Sentirei saudades desses personagens no próximo livro.

sofiatmatos1 08/11/2023

Melhor livro da saga até agora
Eu já sabia que o livro seria bem centrado na política de Porto Real e nos esquemas na Fortaleza Vermelha. Mas eu só soube que precisava muito de capítulos sob o ponto de vista da Cersei quando eu os li.

Os capítulos dela sempre foram os meus favoritos, porque exploravam mais a Cersei sem ser simplesmente uma rainha má. Ela é mostrada como sendo humana, o que de modo algum ameniza todas as barbaridades realizadas sob seu comando. É possível visualizar várias facetas dessa personagem , como a de mãe, de Rainha Regente, de conspiradora e acima de tudo a de uma mulher que luta pra conseguir o que quer, não importa o preço. A relação dela com o Jaime também é melhor esclarecida, mostrando que ele é a pessoa mais importante da vida dela.

Falando no Jaime, ele apresentou uma evolução muit grande nesse livro, como eu já tinha comentado na minha resenha de A Tormenta de Espadas. Ele se mostra uma pessoa mais sensível, com um respeito mínimo pelos juramentos e pelos mortos, algo que não víamos anteriormente, já que ele se considerava invencível.

Os capítulos da Arya foram uma fuga das conspirações políticas, e foi muito interessante ver a jornada dela na Casa do Preto e do Branco. Eu adorava as descrições dela em relação a Braavos, e espero que essa cidade possa ser mais explorada em obras futuras. Arya da Casa Stark não existe mais como a conhecíamos, pois a vemos se transformando em Ninguém ao longo do livro. Um paralelo muito interessante a história de Ulisses e do ciclope na mitologia grega.

A única coisa que pode ser apontada como um defeito nesse livro é a lentidão dos capítulos do Sam, pois ele poderia ter feito muita coisa ainda neste livro se a jornada dele tivesse se desenrolado mais rápido. Apesar de algumas coisas terem sido muito importantes para o desenvolvimento e humanização do personagem, acho que não havia necessidade de dar tanto espaço a alguns acontecimentos, pois eles tornaram os capítulos um pouco repetivos.

Recomendo a leitura por ser um livro muito mais "cosnpirador'' do que o anterior, nos mostrando a natureza podre do Jogo dos Tronos.