Escrevendo com a alma

Escrevendo com a alma Natalie Goldberg

Resenhas - Escrevendo com a alma

bea666 27/03/2024

Um boost p escrever
Comecei a leitura da bibliografia básica do curso de escrita criativa, sem mt expectativa achando q essa seria só mais uma recomendação acadêmica maçante, mas acabei me surpreendendo.

não são dicas apenas pra confiar mais na própria escrita, mas formas de se aproximar ainda mais do seu eu escritor.

mt bom.

Ana 27/02/2024

Maravilhoso!
Livro introdutório sobre escrita criativa muito fácil de ler e de gostar! A Natalie demonstra e ensina com leveza e com olhar didático e paciente. Pretendo reler e recomendo a leitura a todos.

Paty 16/12/2023

Dá vontade de começar a escrever sobre tudo...
"Escrevendo com a Alma" é um livro bem legal pra quem se interessa por escrita, mas está travado, porque basicamente você vai lendo os capítulos e se sentindo inspirado a, pelo menos, tentar colocar alguma coisa no papel.

A autora aborda bastante a prática budista, mas não cai no esoterismo vazio do tipo: "as ideias estão flutuando no limbo e Deus vai fazer uma obra-prima cair na sua cabeça, se você tiver fé". As reflexões dela são aconselhamentos mais objetivos e que muitas vezes se originaram através da prática do Zazen, tipo: como lidar com a frustração, com o ego, com a solidão, como abordar assuntos difíceis, etc...

Gostei do livro, porque ela dá dicas de como exercitar a escrita e fazer desse ato uma constante, mas também admite que nem todo texto vai sair bom e o que dá pra fazer com nossos "fracassos" também.

Enfim, gostei e recomendo bastante!

Marcus 08/09/2023

Motivação para escrever
A autora dedica sua vida ao ensino da escrita, incentivando pessoas a escrever sobre qualquer tema, seja qual for o momento, não importa o lugar. Nesse livro, mescla dicas interessantes, recorrendo ao estilo auto-ajuda em longos trechos para despertar a motivação.
Tradução de Camila Lopes Campolino para essa edição da Martins Fontes.

site: https://www.youtube.com/@BichodePrata

Mariliz.Vargas 06/01/2023

Perfeito
Comprei esse livro em papel pois quero deixá-lo na minha cabeceira, e abrir de vez em quando aleatoriamente. Tudo o que Natalie traz nessas páginas é rico, valioso, luminoso, fundamental. Parece exagero mas acredite, não é. Ela aborda o ato de escrever em suas várias dimensões e responde perguntas que ainda nem foram claramente formuladas. É de uma clareza e lucidez que fazem deste livro um dos meus preferidos da vida. Se você gosta de escrever você deve ler este livro. Não é à toa que se tornou um best seller. É demais.

Mariana113 02/09/2022

Uma injeção de estímulo
Alguns capítulos me ajudaram muito, algumas experiências pessoais descritas pela autora foram divisores de águas para mim, porém em alguns momentos senti que encheu linguiça, bateu excessivamente na mesma tecla. De qualquer forma é um livro curtinho, bem organizado e que vale a pena a leitura pra quem pretende escrever. Mesmo que a linguagem muitas vezes se direcione pra escrita criativa como profissão, vale pros acadêmicos como eu que se sentem travados ao escrever. Estou bem mais confiante das minhas próprias ideias depois dessa leitura.

Bárbara Vitoriano 18/03/2022

Nos últimos tempos tenho estudado bastante sobre a escrita. Não só do ponto de vista narrativo, mas também das suas outras potencialidades: como terapia, como um encontro com a gente mesmo, como arte.

E foi buscando isso que encontrei essa maravilha em forma de livro!

Em Escrevendo com a alma, Natalie Goldberg fala da escrita com tanta paixão que é impossível não se apaixonar também.

Ela traz a escrita como algo tão poderoso que ao mesmo tempo é simples, barato e aí alcance de qualquer um. Suas lições nos leva a pensar na vida, no modo de olhar o mundo, de encarar a realidade, porque de certo modo, a vida é o maior material do escritor.

Sua abordagem mais visceral da escrita, nos motiva a desnudar de regras para deixar a criatividade fluir, mesmo desmistificando temas sensíveis como disciplina e regularidade da prática.

É mais que um livro sobre escrita, mas você não é o mesmo depois que termina de ler! 🥰

site: https://www.instagram.com/barbaravitoriano/

@Marverosa 03/05/2021

Bons exercícios
Para quem deseja ler um livro inspirador sobre escrita que contenha exercícios e certa liberdade. Bom livro

Gabriel 04/04/2021

Pra Todo Escritor
Marcante, estimulante! Pra todo mundo que escreve ou quer escrever! Me ajudou a "destravar", e assim posso voltar a escrever.

caroline 25/10/2020

"[...] é como respirar"...
... "Escrever também é uma necessidade básica." (p. 158)

Em 2017, durante uma das maravilhosas aulas de "Leitura e Produção de Texto", minha professora na época recomendou a leitura do livro da Natalie.

Guardei então o título para pesquisar mais tarde e só agora terminei a leitura. Um erro enorme esse meu, ter demorado tanto a seguir uma recomendação de Alessandra...

Eu li devagar, como quem saboreia cada pedacinho de sua comida favorita porque sabe que ela acaba rápido demais.

Enquanto lia, me senti transportada a uma sala de aula, com uma professora cativante, a qual poderia passar dias conversando com os alunos e não os deixaria cansados.

Foram dicas preciosas e ensinamentos valiosos para se guardar na mente e no coração pro resto da vida.

Quero voltar a este livro mais tarde e mais do quê reler, quero pôr em prática tudo o que aprendi, pois "Quem quer mesmo sempre encontra uma maneira de escrever [...]" (p. 122).

Obrigada Alessandra pela recomendação, obrigada Natalie por esse deleite em formato de livro!

"Dê um passo à frente no mundo. Em meio a esse caos, tome uma atitude definitiva. Apenas escreva." (p. 121)

Pedrinho 13/08/2020

Para se apaixonar pela arte de escrever!
Ideal para quem deseja escrever, mas não tem ideia de como é o ofício. Ainda que só se aprenda a escrever escrevendo, esse livro é um ótimo guia motivacional para manter o escritor focado em sua atividade, valorizando cada passo dado em direção a conclusão de sua história.

Victor, the Reader 13/06/2020

Escrevendo com a alma
Escrever é muito mais uma questão de prática do que de técnica, não que essa última seja descartável. Mas a prática da escrita, dia após dia, segundo Natalie, nos permite conhecer a nós mesmos, nos conectar com mais profundidade com a nossa mente.

"Escrevendo com a Alma" é uma coleção de ensaios curtos, mas valiosos, escritos no intervalo de um ano e meio. Natalie sugere que é preciso estar desnudo para produzir textos profundos, sem receio de apresentar suas ideias - o pior vilão para quem anela ser escritor. Ecoando a voz de outros escritores, ela diz que escrever não é uma atividade fácil e que requer disciplina. Nada muito difícil para quem tem prazer na escrita. É como no esporte, é preciso empenho, dedicação, pois o treino árduo precede a vitória.

Mu 20/02/2010

Comprei esse livro em janeiro quando estava indo viajar para Porto Seguro. Eu estava começando a escrever meu livro e estava com algumas dificuldades. Quando li o título me encantei e decidi que precisava lê-lo... E valeu muito a pena!
A autora te mostra técnicas para aprender a escrever bem e de forma livre ou para melhorar seu modo de escrever. Nada de passo-a-passo (coisa que odeio), ela nos deixa livre para usarmos nossa criatividade e apenas nos ensina a direcionar e aproveitar bem essa criatividade.
O livro mostra que todo mundo pode ser um bom escritor e que as técnicas lá contidas servem não somente para a escrita como para qualquer outra coisa que se deseja fazer!^^

Viquinha 24/02/2009

Maravilhoso!
Com um texto rico em argumentos, a autora demonstra a importância da escrita baseada no sentimentos, nas emoções de forma a alavancar o portencial criativo.