Pedro Páramo

Pedro Páramo Juan Rulfo

Resenhas - Pedro Páramo

Giulia 20/05/2024

?Pedro Páramo
O livro é bom, mas precisei ler duas vezes para entender mais ou menos, mas ainda pretendo ler uma terceira que é para pegar a importância dele.

Thaysa 19/05/2024

A perfeição de Ruan Rulfo
Fiz a releitura de Pedro Páramo e li os contos pela primeira vez. Sem dúvida, Ruan Rulfo não tem uma vasta produção literária, mas o pouco que escreveu, o fez à perfeição. Pedro Páramo é um dos melhores livros que já li. Não sobra e não falta uma palavra sequer, frases construídas em detalhes. A história fantástica que se passa em Comala com a chegada de Juan Preciado é de arrepiar. Imperdível!

Leandro676 11/05/2024

Poucas páginas de uma grandiosidade genial. Parecem muitos livros em um, muitas histórias entrelaçadas a tantas outras, a morte sempre à espreita ou tendo ela passado agorinha. Gosto dessas leituras que mesmo sem saber exatamente o que está acontecendo ou quem está contando em algumas das passagens, a forma da história bem contada ainda pode ser tão bem apreciada.

Pearl 05/05/2024

Realismo fantástico e história de fantasma de qualidade!
História de fantasma e realismo fantástico em um nível muito elevado. Tanto que foi inspirado de grandes como Gabo!
É um livro pequeno mas a leitura é exigente pq é toda entrecortada, não linear e não segue uma ordem.
O autor faz um zigue zague na sua mente, e vai contando a história por vários perspectivas.
Ora no presente, pra nós passado , pra na consciência dos personagens.
E aí quando vc acha que pegou o fio ele dá uma enroladinha maravilhosa na sua mente.
Sugiro ler com um caderninho pra ir anotando os personagens e seus elos, vou reler fazendo isso (dica da Isabela Lubrano).
Mas por essa narrativa é que o livro se torna desafiador e maravilhoso!
E é a obra mais importante da Literatura mexicana!
Vale a pena ler e ir se surpreendendo com os acontecimentos.

Geovani.Moreno 04/05/2024

A mágica de Comala
Em Pedro Páramo (1955), Juan Rulfo lança as bases de uma das marcas mais importantes do romance contemporâneo da América Latina, o realismo fantástico.
Como já bem alardeado, dessa finte beberam o nosso querido Gabriel Garcia Marquez, o Llosa e tantos outros. Confesso que sou um fã incondicional de Cem Anos de Solidão e não editei em ir conferir na fonte.
Esse é o único romance do Rulfo, bem curto mas, nem por isso menos revolucionário. De fato, todos os elementos estão ali. Num desvario único, o autor vai falando sobre os mistérios da vida e da realidade política do México através de uma narrativa não linear, nas falas de mortos e vivos que a certo momento deixa de ter qualquer importância.
Juan Preciado, em sua jornada em busca do pai, o malvado Pedro Páramo, encontra vários personagens que vão ajudar a montar esse quebra cabeças. Um texto despretensioso e revolucionário. Pequeno no tamanho e grandioso em repercussão. Lendo esse livro entendemos a fala de Gabo que diz foi aqui que buscou inspiração para continuar escrevendo. Recomendada a leitura.

helenaslodk 25/04/2024

A história do livro pra mim é bem interessante, mas não curti as quebras que o livro tem, não seguindo uma história linear. O livro é marcado por violências e um vínculo meio tóxico que essas pessoas tinham com Pedro Parámo, que era cheio de filhos por ai.

Bianca2445 21/04/2024

Terminei o livro com um sentimento de frustração, porque acho que não tive capacidade de absorver a história da forma que deveria. espero poder reler em outro momento e conseguir entender a grandeza que ele oferece.

EduardoBragga 21/04/2024

Intrigante e mórbido
?A morte não se reparte como se fosse um bem. Ninguém anda à procura de tristezas.?

Ainda refletindo sobre como a forma de entregar a história desse livro me remete a um presente muito bem embrulhado, que não fazemos a mínima ideia do que encontraremos ao abrir. Eu defino como mórbido e intrigante porque sinto que essa narrativa onde não sabemos se os personagens estão vivos ou não (????) no momento em que aparecem fazem com que o leitor esteja atento para entender todas as pontes existentes entre a vida e a morte, a fé e a eternidade.

Carol 21/04/2024

E tá morto ou vai morrer?
"Tudo consiste em morrer, graças a Deus, quando a gente quiser e não quer Ele dispuser."

Mirman uma grande confusão esse livro, no início eu tava OK TO ENTENDENDO, pouco tempo depois eu estava completamente perdida, pensando O QUÊ? QUEM? COMO? meia perdida, eu pensava um livro desse tão curto nem 100 páginas e eu aqui penando pra terminar, como é isso? Mas faz sentido, exige mesmo atenção, talvez tenha faltado em mim kkk é muito personagem, é muita coisa acontecendo e sendo narrada, pelo menos no final eu entendi que o que eu estava entendendo tava pelo menos certo ou no caminho mais próximo kk quem sabe um dia eu faça uma releitura.

"Em cada suspiro é como se a gente se desfizesse de um sorvo de vida"
EduardoBragga 21/04/2024minha estante
Também me senti assim hahaha e eu acho que o tom mórbido da narrativa me fez me perder algumas vezes rsrsrs

rodrigo963 10/04/2024

Desafio 2024: clássico internacional
Pedro Páramo foi publicado no ano de 1955 no México pelo escritor Juan Rulfo, ao decorrer do tempo, é consagrado como uma grande obra mexicana contemporânea devido ao fio condutor dos acontecimentos e sua narrativa simples e profunda. O autor é muito sucinto no enredo, ele apresenta um esqueleto literário que foca apenas nas descrições do lugar e nos mistérios que circulam na comunidade de Comala.

O livro é uma jornada de Juan que prometeu encontrar seu pai no leito de morte de sua mãe. É a partir desta promessa que começa uma jornada de aventura, mistério e revelações de segredos que estão enterrados em Comala, terra natal dos seus familiares. O tempo é um dos elementos mais utilizado pelo autor, pois é o responsável em mesclar os pensamentos Juan (tempo presente) com as narrativas dos moradores (tempo passado).

Minha leitura: infelizmente não foi uma leitura positiva, o livro não conseguiu despertar minha atenção sobre os fatos narrados, mesmo que seja um livro legal. Acredito que seja devido ao fato de já conhecer o final da obra, acho que quebrou minha curiosidade em desvendar os mistérios presentes e as questões sociais.
rodrigo963 14/04/2024minha estante
Em resumo:

[...] o maior defeito deste livro és tu, leitor.
Brás Cuba (Machado de Assis).

Karoline67 08/04/2024

Loucura e surto
Comecei a leitura e tava muito boa e do nada, foi surto atrás de surto. Apesar de curtinho, Pedro Páramo é uma narrativa muito desafiadora, principalmente porque não há uma linha de tempo certinha, nem narrador personagem certo. É realmente um realismo fantástico: parece que você está num verdadeiro sonho maluco sobre a realidade. Gostei, mas fiquei perdida kkkk