Superinteressante Nº 264 (Abril de 2009)

Superinteressante Nº 264 (Abril de 2009) Abril

Resenhas - Superinteressante 264

z..... 05/07/2023

Abril de 2009
"Memória"
Entre os destaques, a capacidade gigantesca da mente em guardar informações, porém, a maior parte é esquecida, por ser substituída pelas mais recentes ou ser direcionada para o subconsciente. Aspectos tratados como mecanismo de defesa contra estresse orgânico.
Informação muito óbvia foi que a mente pode ser malhada como músculo, na boa e instigante... adivinha aí... por acessar informações diversas para o entendimento. E informação mal explicada foi a correlação da memória com o nível de açúcar, sendo a hiperglicemia desfavorável (esses égua não abordaram com descência a questão e assim fiquei atiçado na curiosidade).
Outro ponto interessante, que despertou reflexões, foi que a memória nem sempre corresponde à veracidade dos fatos, pois não é essencialmente registro do real, mas interpretação da realidade pela mente. Aí lembrei de debates calorosos que me envolvi baseados em lembranças que, na investigação responsável, percebi equivocadas. O mesmo já testemunhei em pessoas apegadas em lembranças como base da realidade. Confia... Como já dizia aquele autor, há mais mistérios entre o céu e a terra do que... como é mesmo...
Tem ainda um ponto extra que pode agravar a situação anterior, o da mente criar lembranças numa especie de compensação. Acho que pode chamar isso de ilusâo, né!
Foram os pontos instigantes...
Fazendo exercício na memória, cheguei a percepção das mais antigas com a idade de quatro anos. Para não dar vazão a peças como as anteriormente descritas, confirmei tudo com minha mãe...
Ah, e se no futuro houver possibilidade de implantar um tal chip da memória na cabeça, desde já dispenso, por mais extraordinário que seja.