A Garota da Capa Vermelha

A Garota da Capa Vermelha Sarah Blakley-Cartwright

Resenhas - A Garota Da Capa Vermelha

Bianca 08/06/2011

Um dia, passeando pelo youtube, descobri um trailer de um filme chamado A Garota da Capa Vermelha. Minha paixão foi imediata. Sabia que esperaria ansiosa pelo filme.

Passou um mês aproximadamente e descobri que a iD Editora lançaria um livro com o mesmo nome. Para a minha felicidade, não era coincidência. Logo marquei como desejado no skoob e comecei a aguardar ansiosamente a ambos os lançamentos.

O livro chegou aqui em casa na sexta-feira e foi uma surpresa extremamente agradável porque estava me preparando para um descanso merecido e nada como uma boa leitura para completar o pacote.

Terminei o meu trabalho, avisei a todos que entraria em recesso e fui atender ao chamado do Lobo Mau. O que eu achei? Descubra a seguir!

Quando soube que o livro tinha sido baseado no roteiro do filme fiquei empolgadíssima. A tendência é que o filme não nos decepcione. O roteiro foi escrito por David Leslie Johnson baseado numa ideia de Leonardo Di Caprio e quem o transformou em livro foi Sarah Blakley-Cartwright.

Ao começar a ler, tive a segunda surpresa maravilhosa: a narração é em terceira pessoa por um narrador onisciente que nos mostra com perfeição a mente e sentimentos dos personagens, não se focando em apenas um. Temos uma visão geral e conhecemos a fundo a cada um deles. Isso já me empolgou tanto que tive medo de me decepcionar com a história de tantas expectativas que criei, mas isso não aconteceu.

Os personagens principais são adolescentes, o que poderia ser um ponto negativo já que meu estado de espírito atual está cansado do mesmo modelo de mocinhas, mas nesse livro eles têm comportamentos maduros, acredito que devido à época em que a história se passa. Os adolescentes de hoje eram mais maduros naquele tempo, precisavam ser.

Logo no início, conhecemos a aldeia de Daggorhorn, um lugar sombrio, marcado por tristezas e perdas. A princípio, me lembrei do filme A Vila, mas A Garota da Capa Vermelha logo foi se formando e mostrando suas particularidades. Todos os meses é feito um sacrifício animal para o Lobo. Ninguém questiona, ninguém tenta se defender. Todos estão resignados de que devem fazer a vontade dele para não perderem mais ninguém de suas famílias.

Valerie é uma linda jovem. Diferente dos outros, ela é curiosa e isso a levou a se encontrar com o Lobo quando era criança. Ele poupou sua vida e ela nunca entendeu o por quê. Ela pensa muito no passado por causa de seu amigo de infância, Peter, que precisou ir embora repentinamente da aldeia e ela nunca mais o viu. O jovem Henry, filho do ferreiro, está apaixonado por ela, que não entende como não sente nada por ele. Secretamente, ela só pensa em Peter.

No dia da Colheita, sua irmã, Lucie, e ela, acampam pela primeira vez com outras moças da mesma idade e a mãe de uma delas. Nesse dia pela manhã, ela se surpreende com a chegada de um jovem lenhador à aldeia, era Peter. Ele tenta a todo custo evitá-la, mas é visível que também sente algo forte pela jovem e eles marcam de se encontrar à noite. Infelizmente, esta é a noite que mudaria tudo.

Não contarei mais nada sobre a história em si, falarei sobre o enredo ainda, mas sem soltar spoilers. O melhor são as surpresas, o modo como vamos conhecendo a cada um.

Há muitos personagens, além de Valerie, Peter e Henry. É o modo como esses personagens se envolvem na trama que determina o destino do trio principal.

"Era uma vez uma garota que ia se casar com um ferreiro.

Era uma vez um jovem lenhador que queria fugir com ela.

Era uma vez um Lobo."

Antes de tudo, essa reinterpretação do conto da Chapeuzinho Vermelho é uma história de amor. Um amor que salta aos olhos e toca o leitor. Mas não é melosa, não dá tempo de ser melosa. A narrativa muda e nos traz uma nova informação a cada página. É uma leitura intensa e de tirar o fôlego.

Estou apaixonada por esse livro. Ele deixou todos os outros para trás e assumiu a liderança do preferido no meu coração.

Engoli as últimas cinquenta páginas e confesso que ainda estou sofrendo o impacto do final. COMO ASSIM? Segundo o site do livro precisarei esperar mais 44 dias para descobrir aquilo que preciso. SIM, PRECISO. Penso que o final foi uma grande jogada de marketing para levar às pessoas ao cinema. Ainda mais sabendo que o livro foi escrito a partir do roteiro do filme.

Uma leitora me disse que ficou decepcionada. Eu não. O livro manteve um ritmo perfeito do início ao fim. Não conseguiria julgá-lo apenas pelas duas últimas páginas ou pela ausência de algumas dela no final. Acredito que isso foi proposital.

Agora é só aguardar mais 44 dias insones para descobrir o que os envolvidos com esse livro e filme reservaram para nós. Não me decepcionei em nenhum momento. Tenho certeza de que o livro veio para criar um burburinho para o filme. Parabéns, conseguiram. Pensarei todos os dias no lançamento e provavelmente o assistirei na estreia.

Preciso dizer que recomendo a todos? *-*

Para maiores informações acesse:
Sandra de Oliveira 09/03/2011minha estante
Adorei sua resenha! Estava em dúvida sobre comprar o livro ou primeiro ver o filme...

E fiquei muito curiosa também!
Obrigada pela dica! ;p

Victor Piacenti 10/03/2011minha estante
gente! que resenha foi essa? eu vi o trailer do filme e fiquei afim de ver.. mas agora eu estou LOUCO para ver! :D :D

Bianca 10/03/2011minha estante
Sandra e Victor,
Fico muito feliz que tenham gostado da resenha. Muito obrigada.
Esse livro despesta isso na gente mesmo, a vontade maluca de o ler já! rs
Aí depois ficarão assim com o filme.
Quero muito que o lançamento chegue logo.
Beijos.

Georgia34 14/03/2011minha estante
Eu já tinha visto o trailer e depois li algumas resenhas do livro. Já fiquei curiosa, mas foi a gota d'água ler a sua resenha Bianca. Fui hoje na Saraiva e comprei o livro.

Flavinha 24/03/2011minha estante
Bianca, tb estou apaixonada pelo livro e me roendo pra ver o que tem no site! Um dos meus preferidos tb com certeza!

Sinalyna 25/12/2011minha estante
Eu também estou louca para ler o livro e assistir o filme!!!
Realmente parecer ser maravilhoso!!!!

Mene 09/06/2020minha estante
Depois de 9 anos tenho o conhecimento desse livro. Amo o filme... consegui comprar o livro em um Sebo, mas não consigo mais encontrar o capítulo bônus no link que tem na última página. Na internet só encontrei o capítulo bônus em inglês.

Vampira 25/01/2022minha estante
Eu não li o livro mas quero ler, Eu já assisti o filme mas não gostei muito do filme esperava mais

manu.camikado 14/04/2022

POR##$6-#
olha eu amei e odiei, foi td bem escrito hsitoria muito boa
masss
NAO TEM UM FINAL, tem um site e diz q vai ser publicado lá qnd sair a 2 parte do filme pelo oq eu vi
mas não tem.
me deixou triste, tive q ver o filme pr saber quem era o lobo
William LGZ 14/04/2022minha estante
Me deram esse livro ano passado, bom saber agora que não tem final do que depois qnd eu estaria lendo hskshfjf

Adriane Santana 14/04/2022minha estante
Esse livro é baseado no roteiro do filme. Acho que foi uma estratégia deles para o público consumirem os dois. No livro tem o desenvolvimento melhor da história, dá até indícios de quem seja o lobo. Mas é só no filme que revela quem é.

manu.camikado 14/04/2022minha estante
mas lê, vê o filme depois eu gostei dele tirando essa parte de não ter final

manu.camikado 14/04/2022minha estante
sim, provavelmente é pr verem os dois, a história mt mlh no livro

Adriane Santana 14/04/2022minha estante
Foi o que eu fiz. Já tinha assistido o filme mó tempão, daí li o livro e depois assisti o filme de novo. Eles se complementam.

Rafaela.Banar 22/12/2022

Que pena
Esse livro na minha perspectiva tinha tudo pra ser um favoritado. O enredo muito bom, a autora sabia prender o leitor e fiquei em choques muitas vezes, doida pra continuar lendo e descobrir quem seria o sujeito. Porém como nem tudo são flores ela simplesmente colocou TUDO por água a baixo com o final aberto. Eu só queria um desfecho bacana.
duartsvhs 22/12/2022minha estante
o filme é tão legal

Rafaela.Banar 23/12/2022minha estante
Sério? Nunca assisti

MAH =P 23/12/2022minha estante
NOSSA MANO final aberto é realmente um saco

Rafaela.Banar 23/12/2022minha estante
Mano, simplesmente odeio

Isis C. 26/04/2011minha estante
Me identifiquei com você em algumas coisas: também achei que a Avó ou Peter eram o Lobo, e o parece que o final foi corrido, jogado na história para terminar logo. E outra: que raios de livro é esse que você não tem o último capítulo? Pior, que você tem que ler online o último capítulo? Para mim, quebrou totalmente o ritmo da história. Também gostei do Father Solomon e da história da mulher dele. No geral, achei o livro bonzinho, mas não consigo fazer como 99% das resenhas aqui e falar que ótimo, muito menos recomendá-lo para alguém!

Raffafust 08/05/2011minha estante
Assisti ao filme e achei bom mas o livro..fala sério né..final em um site é deprimente...o que faço com um livro sem final? Imprimo o que está no site e colo? rs

Luana C. 05/01/2016minha estante
Sua resenha, Rafa, tudo o que eu penso :(

Manu 13/06/2022

Acho que a intenção foi boa ,fazer uma versão mais sombria da chapeuzinho vermelho, mais achei a história meio confusa e não entendi quem era o lobo,e a história acabou de repente.
Amanda.Oliveira 27/06/2022minha estante
O livro contém um outro final que ficava disponível no site da editora, ele até foi usado no final do filme .

Manu 28/06/2022minha estante
Ah ta ,pq o do livro eu achei meio esquisito.

Amanda.Oliveira 10/12/2022minha estante
É muito esquisita mesmo. Tentei encontrar a outra versão porém o site não existe mais .

Camila 25/12/2022

Achei bem legal a história. Essa versão do conto. Mas senti falta de um aprofundamento nos sentimentos da Valerie. E não entendi o final. Quem é o lobo?? Não gostei desse final.
Lívia 23/01/2023minha estante
Na verdade o final foi aberto para fazer as pessoas assistirem o filme para saberem quem é

Camila 31/01/2023minha estante
pois é, Livia. mas completamente ridículo. o livro já é sobre o filme. deixar a gente sem final no livro, só torna a experiência ruim no final e o livro desnecessário.

Marisa Aziliero 19/03/2020

Decepcionante.
lagartixa albina 19/03/2020minha estante
a capa é bem frustante mesmo kkkk

Gislane Morais 19/03/2020minha estante
Verdade

sotnasallim 16/04/2021

Ele não é bom, mas também não é ruim, é um meio termo suportável. O final é de dar raiva, porque a autora não colocou no livro, ela manda você entrar em um site, mas esse site não existe mais. Prefiro o filme, sendo sincera.
César Moura 16/04/2021minha estante
No livro que eu li tinha o final, aliás o do filme é mais bonito mesmo

sotnasallim 16/04/2021minha estante
jura?? a edição que eu li não tinha o final, na época só achei porque alguém colocou no Yahoo kkkkkkkk

Delma Gama 25/12/2023

Remake sombrio de Chapéuzinho Vermelho
Os moradores de um vilarejo fazem oferendas a um lobo para honrar o pacto de paz entre eles. Após anos, o lobo rompe o pacto matando uma pessoa do vilarejo e o sacerdote do local chama um caçador para eliminar a fera. O caçador explica que o lobo é na verdade um lobisomem e que esse lobisomem só pode ser alguém do vilarejo, gerando uma desconfiança entre todos.

Concomitante a isso, temos a Valery, que está noiva do Henry, mas é apaixonada pelo Peter, seu amor de infância. A Valery sempre está direta ou indiretamente envolvida em todas as ocorrências. A história gira em torno desse triângulo amoroso e de quem seria o lobo. No caso, o livro é um remake de chapéuzinho vermelho com personagens complexos e um tom notoriamente sombrio.

Há uma monotonia misturada com agitação, mas o final é decepcionante, porque não tem final, o livro simplesmente termina e o desfecho da história só é dado no filme. Uma completa inversão de valores para meu eu leitora, nunca havia me deparado com um caso desses, não fazia ideia que o livro tinha esse propósito de promover o filme, vou ter que assistir o filme para saber como termina.
Delma Gama 28/12/2023minha estante
Assisti o filme. Ele é escuro, não deperta tantas emoções quanto poderia e não entrega a profundidade do livro, mas nele encontramos o final da história. Confesso que o final não é ruim, fechou bem e resolveu as pontas soltas que haviam no livro. Isso me faz perceber que o conjunto da obra (filme e livro) supera expectativas, mas um por si só seria ruim, o livro porque não tem final e o filme porque não tem profundidade. Mas quando juntos, captamos bem a beleza do remake.

Delma Gama 28/12/2023minha estante
Outra coisa, fui time Henry do início ao fim, eu realmente não sei o que a Valerie viu no Peter. O Henry é bonito, íntegro, bem-sucedido e do bem, já o Peter é sombrio e de caráter duvidoso. A escolha era óbvia, mas fiquei sabendo que o roteiro foi originalmente idealizado por Leonardo DiCaprio e adaptado para livro pela diretora de Crepúsculo, aí tudo fez sentido.

Ana Tereza 29/08/2020

A garota da capa vermelha
Valerie é uma jovem que vive em um vilarejo aterrorizado por um lobisomem. Ela é apaixonada por Peter, embora seus pais insistam que ela case com Henry, filho de uma família rica do local. Diante da situação, Valerie e Peter planejam fugir, mas veem seus planos irem por água abaixo quando a irmã mais velha de Valerie é assassinada pelo lobisomem que ronda a região. Eles recorrem ao padre Solomon, um caçador famoso de monstros que adverte que a fera toma forma humana durante o dia.
Deia 29/08/2020minha estante
Melhor que o filme ?

Ana Tereza 29/08/2020minha estante
Na verdade não

blog.damands 09/07/2011

Aqui: http://bookandcupcake.blogspot.com/2011/06/garota-da-capa-vermelha-sarah-blakley.html

Valerie vive na vilinha chamada Daggorhorn, e o povoado vive sobre a ameaça do Lobo. Usam um sacrifício para que o Lobo não os ataquem durante a Lua Cheia.
Mais quando uma garota foi encontrada morta, tudo mudou.

Father Salomon foi chamado para combater o Lobo. E ele diz que o Lobo está entre eles, e mora na cidade. Todos ficam desconfiados um dos outros e cometem vários absurdos.

Peter, amigo de infância de Valeire. Henry, seu noivo rico. Valerie fica dividida entre essas duas pessoas, mais agora ela quer descobrir quem matou sua irmã. Ela desonfia de muitas pessoas, mais o que ela não esperava, vai acontecer. Vai descobrir quem é o Lobo, e não é quem ela pensava.

Quando minha amiga me emprestou esse livro, fiquei louquinha para ler logo. Ela me falou quem era o Lobo #safada. Mas ela estava enganada rs' Desde o começo sabia que não era aquela pessoa, e no final quase acertei.
A narrativa é boa, e Valerie é legal. Não é uma personagem bobinha e tal. Peter é simplismente um fofo, Henry também, mais não gostei muito dele.

OBS: Para você descobrir quem é o Lobo, terá que ler o capítulo bônus que tem no site que estará na contra-capa do livro.

blog.damands 20/05/2011minha estante
O meu título não tem nada a ver com a resenha kapskaps'

blog.damands 20/05/2011minha estante
Acabei de ler o capitulo bonus. E agora eu sei quem é o LOBO! Tinha certeza que era essa pessoa, ou uma outra ai kapskaps' mais sabia quem não era o Peter :D

Camila 11/03/2011

A Garota da Capa Vermelha
Uma adaptação muito interessante da clássica história da Chapeuzinho Vermelho. Diferente do que ocorre na grande partes das vezes, esse livro foi escrito com base no roteiro do filme. A história é muito interessante e assume uma característica um tanto gótica e de muito suspense. Como não poderia faltar, a história traz a garota com o capuz vermelho, a vovozinha, o lobo e o lenhador, mas traz também um ferreiro apaixonado, um pai alcoólatra, uma irmã encantadora, um caçador de lobisomens implacável e mais todos os moradores de uma vila assombrada por uma maldição.

www.leitoracompulsiva.com.br
Naldinh o/ 11/03/2011minha estante
Adorei.

Juninho 16/03/2011minha estante
Este livro me deu agua na boca,shuahsauhsh,agora com esta sua resenha, tenho que le-lo.
flw
OMNIA VINCIT

Carla766 13/03/2020minha estante
O final do livro é diferente do final do filme ? Tudo bem me dar spoiler!

Gabizinha 28/08/2016

Chapeuzinho...
A história começa com um brutal assassinato ques pessoas tentam descobrir quem matou... O lobo a matou e os homens vão então caça-lo... Está é uma história antiga contada de um jeito novo e diferente e mostrando que o lobo pode ser qualquer um e que com a família não se brinca...
Carla.Aparecida 03/12/2016minha estante
foda ne

Luiza 02/09/2016

Mara
Tenso e misterioso com final surpreendente
Carla.Aparecida 03/12/2016minha estante
q bom