Os Quatro Compromissos

Don Miguel Ruiz

Resenhas - Os quatro compromissos

Ely 16/05/2024

Ótimos ensinamentos
Um livro rápido e fácil. Só acho bem hipócrita tais ensinamentos vir de um povo, os toltecas, que realizavam sacrificios humanos para os seus deuses. Talvez o próprio povo não seguiam esses ensinamentos ou será que quem realizava os sacrifícios não eram os mesmos que seguiam esses quatro compromissos?

JoAo.Padilha 15/05/2024

Rápido e efetivo
Leitura rápida e maravilhosa sobre 4 conceitos que todos deveriamos utulizar nas nossas vidas... Tudo seria mais simples se aplicássemos de forma natural. Seja impecável com a sua palavra, nunca leve para o pessoal, não crie suposções e dê seu melhor. Parece simples...

danda 13/05/2024

Um misto de: gostei, não gostei e não sei o que sentir. O livro, pra mim, tem uma ideia geral muito interessante, mas os capítulos são muito repetitivos e acaba não tendo um aprofundamento nos tópicos citados, as vezes parecia que estava lendo um livro de coach e as vezes um livro religioso? (o que de certa, talvez seja).

alissonfrts 11/05/2024

Uma filosofia bem interessante
Nunca havia ouvido falar da filosofia tolteca mas achei bem interessante a abordagem. O livro aborda 4 grandes tópicos que são bem presentes no dia a dia de qualquer pessoa. Por eu já ter estudado bastante sobre neurociência e psicologia, vi sentido em muita coisa que o livro falou. Apesar de citar muitas coisas puxando mais para um lado espiritual, muito já é explicada pela psicologia moderna, o que agradou muito meu lado racional kkk. De qualquer forma acho uma leitura bem válida, te faz refletir sobre o viver no automático, sobre aquela tristeza que surge ?do nada? e como alguns hábitos bem tóxicos são completamente normalizados hoje em dia.

Alessandra LM 11/05/2024

Vida Plena
Os Quatro Compromissos é um livro inspirador que oferece um guia para a liberdade pessoal e a felicidade. Escrito por Don Miguel Ruiz, ele apresenta quatro princípios poderosos para viver uma vida plena: seja impecável com suas palavras, não leve nada para o lado pessoal, não tire conclusões e faça sempre o seu melhor. Através de ensinamentos baseados na sabedoria tolteca, o autor convida os leitores a transformarem suas vidas, buscando a autenticidade e a paz interior. Com uma linguagem simples e profunda, este livro proporciona reflexões significativas sobre como podemos viver de forma mais consciente e feliz.

Jeh.vias 07/05/2024

Faltou explicar mais características.
O livro traz uma filosofia sobre compromissos por meio dos quais pode-se alcançar uma iluminação.
Pode parecer muito simples, mas o próprio autor alerta pra as dificuldades de se desprender de crenças limitantes para construir novas.
Poderia ter explorado mais elementos da filosofia tolteca, explicado com riqueza de detalhes.
É um livro curto, rápido e bastante direto.
No geral, deixou uma sensação de que estou vivendo errado e não curti muito essa parte.
Mas nas partes onde o autor explica sobre cada compromisso e as orações finais, são muito boas.

Pry 06/05/2024

Médio
O livro tinha um grande potencial, mas achei muito repetitivo e ?fantasioso?. Apesar disso, dá pra retirar bons insights dele. Não leria novamente.

Raquel228 29/04/2024

Os quatro compromissos
Eu tive curiosidade pra ler esse livro depois dele ter sido comentado em alguns podcasts que escuto/gosto. Confesso que a quantidade pequena de números de páginas me fizeram refletir sobre o conteúdo, mas quando vc entra nesse universo de possibilidades vc se surpreende, não só nos ensina sobre a filosofia tolteca, mas nos faz refletir. É uma breve leitura nas que definitivamente vale . Espero conseguir aplicar parte do que aprendi com esse livro.

Fernnanda.Stumbo 26/04/2024

"A morte não é o maior medo que os homens possuem; nosso maior medo é estar vivo. Assumir o risco de viver e de expressar o que somos na realidade. Simplesmente ser quem somos - isso é o nosso grande medo."

Adorei essa obra, sinceramente, nunca tinha ouvido falar sobre filosofia tolteca e acabei me interessando bastante a ponto de pesquisar textos sobre, para ficar mais por dentro do assunto.

Para quem é ansioso e não abre mão de uma vida com tarjas pretas não vale a pena a leitura! Mas quem está disposto a mudar seu jeito de levar e ver a vida ou quem já está em busca de viver mais leve e positivamente, essa obra é bem atrativa!

Conforme já traz no título, ele nos apresenta os compromissos de caráter que podem nos levar à liberdade da alma, são eles: ser impecável com a palavra, não levar nada para o lado pessoal, não tirar conclusões e sempre dar o seu melhor.

Parece simples, mas com sua narrativa clara e direta, percebemos as dificuldades em executarmos o óbvio! A dificuldade das emoções, das chateações e das mágoas.
Da mesma maneira, também identificamos como é liberto e leve, vivermos sem esperarmos do outro (o que não é sinônimo de viver sem expectativas!) Mas sim, entender que cabe a nós criarmos nosso paraíso, e que uma hora, o Universo nos devolve o que jogamos a Ele!

Mariana 24/04/2024

Livro bem curtinho e bem legal
juro que vou tentar colocar em pratica porque de verdade acredito que os compromissos possam deixar a vida cada vez melhor.

Gaby 22/04/2024

O livro é realmente muito interessante.
Me ajudou muitoo a perceber atitudes e pensamentos involuntários que eu tenho, percebi que já fiz e faço vários compromissos comigo mesma, e todos eles são compromissos ruins. Agora que estou chocada com o quanto somos maus, principalmente em relação ao meu eu. Quero começar a realmente desfazer os compromissos ruins que fiz a mim mesma e fazer novos que realmente irão mover o meu corpo e mente a ser uma pessoa melhor.

Tantas coisas ruins que são ditas por outros sobre a nossa personalidade que realmente colocamos como uma realidade em nossas vidas. É preciso filtrar o que é opinião alheia e o que somos na vida real. Não sou o que falam sobre mim, não ser que eu firme essa opinião na minha mente. Essa parte específica do livro me balançou de um modo que eu não imaginava que ia acontecer quando comecei a ler .

gi.vieira 20/04/2024

Superou MUITO as minhas expectativas!
No início deixei claro para mim mesma que esse livro era intrigante mas que faria mais sentido para uma pessoa que estaria em um momento de vida X, mas ao desenvolver do livro fui encontrando gatilhos que bateram com o meu momento, além de conseguir expressar ideias e sentimentos que eu já havia conhecimento, porém, não sabia juntar palavras suficientes para expressar. E foi o que este livro fez comigo, me deu clareza para compreender os famosos sentimentos e conflitos da vida de um jovem adulto.

Rafaela.Ribeiro 20/04/2024

Que interessante conhecer um pouquinho da filosofia tolteca. Sobre nossas crenças limitantes e não nos culparmos nem nos julgarmos e quatro compromissos que nos ajudam a chegar nesse nível de consciência. E no final ele resume ao amor. Amor próprio, ao criador e todas as criaturas e à natureza. É bem bonito. Não é fácil aplicar mas é bem bacana de ler.