Heartless

Heartless Gail Carriger

Resenhas - Heartless

Carolina 02/12/2017

Muita coisa aconteceu!
Esse quarto livro foi muito divertido! Não foi melhor que o primeiro, mas foi bem melhor que o segundo e o terceiro.

Este é o quarto livro do Protetorado da Sombrinha. Se tiverem interesse de ler minhas resenhas dos livros anteriores, elas seguem abaixo:

Alma?: https://www.goodreads.com/review/show/2140250487
Metamorfose?: https://www.goodreads.com/review/show/2143320647
Inocência?: https://www.goodreads.com/review/show/2149398751

Conforme descrito em minhas resenhas anteriores, estamos na Inglaterra Vitoriana, em um cenário steampunnk, repleto de seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens e fantasmas) perfeitamente integrados à sociedade.

Muitas coisas aconteceram desde o início dessa história. Uma delas pe extremamente importante e está influenciando muito a vida de todos os personagens, mas não posso dizer o que é, pois é algo revelado no segundo livro.

O que tenho a dizer sobre este quarto volume é que acabamos descobrindo muito mais coisas sobre alguns de nossos queridos personagens, tornando a história muito mais interessante.

Apenas achei a trama principal deste livro um pouco boba e exagerada, mas as repercussões dela foram muito interessantes e divertidas. Mas preciso admitir que até cerca de 50% o plot parecia que não ia a lugar nenhum, sendo mantida apenas pelos personagens extremamente carismáticos.

Novamente, o audiobook estava impecável e tornou a experiência ainda melhor. Falta agora apenas mais um livro para eu terminar esta saga. Vamos ver como toda essa confusão vai terminar.

Resenha com spoilers: https://www.goodreads.com/review/show/2159106253

Deyse M. 13/07/2015

Amei este livro!
Eu amei este livro! O 4º volume da série consegue ser tão bom quanto o primeiro pois aqui temos todos os elementos que me encantam em "Alma?": bons diálogos, personagens cativantes, momentos muito engraçados, trama inteligente e ágil e muita, muita ação. Acho que é o livro com mais cenas de ação de toda a série. Ah, e desta vez Alexia e Conall estão juntos o tempo todo. Isso para mim é essencial!

O que me chamou mais atenção neste volume (e sem dúvida é o seu maior acerto) é o elemento de tensão que perdura durante toda a história: Alexia grávida de 8 meses e enfrentando todos os tipos de perigos para salvar a si e a seu bebê. Conall está ao lado dela, ainda bem, mas mesmo assim, as cenas de ação e perseguição são de tirar o fôlego, justamente pela vulnerabilidade da personagem central.

A expectativa acerca de seu bebê é outro ponto de destaque, mantendo no leitor a expectativa de o que a criança será – lobisomem, humana ou preternatural. Confesso que senti pena de Alexia durante vários momentos em que ela é confrontada com a possibilidade de seu bebê ser um preternatural e ela ter de se separar dele para sempre, assim como seu pai teve de fazer com ela.

A temática de "Heartless" é impecável. A ameaça de morte à Rainha Victoria, o modo como o nosso casal favorito conduz a investigação (sim, porque eles também trabalham juntos) e a descoberta que é feita ao fim, tornam o enredo do 4º volume envolvente, interessante e muito bem escrito.

(SPOILER)E o ponto alto: nascimento da pequena Prudence é EMOCIONANTE! Cheguei a temer que a autora pusesse tudo a perder separando meu casal favorito, mas isso não aconteceu! Conall aparece não só para proteger sua amada (em forma de lobisomem) mas também permanece ao lado de Alexia o tempo todo, amparando-a durante o parto e, logo depois, levando-a e seu bebê para o castelo. Floote e professor Lyall e até Madame Leffoux ajudando Lady Maccon na hora mais importante de sua vida foram demais! Já mencionei nas críticas ao 2º e 3º livros que não gosto de Madame Leffoux mas confesso que neste livro e no próximo ela melhorou bastante! Além disso, amei o fato de a bebezinha ter nascido dentro de um robô na forma de um polvo gigante construído pela cientista! É bem típico de Alexia dar a luz em um lugar nada convencional!Ah, e descobrir qual a natureza de Prudence foi engraçado! Boa ideia, bem sacada e que foi bem explorada no livro seguinte.(SPOILER)

Amei o 4º livro, tanto quanto amei o primeiro, e pretendo comprá-lo assim que for lançado em português. Queira dar destaque ao trabalho de tradução dos 3 livros anteriores, feito por Flávia Carneiro Anderson. Como li o 4º volume em inglês, ficou mais visível ainda como é difícil a tradução literária e merece sempre um destaque quando bem feita, como é a desta série.

Coruja 18/03/2014

Acho que essa é a primeira vez que encontro um romance estilo de banca (e sim, a série do Protetorado das Sombrinhas tem um estilo de romance de banca) com uma heroína passando por todo o tipo de aventuras grávida. Normalmente nesses romances, gravidez é algo que se deixa para o felizes para sempre e apenas implícito... ou então aconteceu no passado remoto da mocinha e é algo que pode potencialmente acabar com sua reputação ou outras baboseiras do tipo.

Em Heartless, contudo, Alexia não está apenas grávida: ela está grávida de oito meses com um barrigão que a faz mais balançar que andar e isso está longe de impedi-la de sair por aí com sua poderosa sombrinha dando conta de investigar o que está por trás de uma possível ameaça à Rainha Vitória.

Junto com o quinto e último volume da série (que eu li emendado nesse aqui, virando a noite para terminar e que resenho mês que vem), Heartless é a melhor parte da série, com um ritmo frenético, urgente e repleto de surpresas.

É difícil até decidir qual o ponto alto do livro. Há as hilariantes interações de Alexia com sua barriga e o infante-inconveniente, há Conall sendo ridiculamente protetor e fofo, há Biffy tentando se encontrar como lobisomem, há Lorde Akeldama sendo... bem, Lorde Akeldama, claro.

Há mudanças de endereço, destruição abundante, dirigíveis, explosões, uma alcatéia em polvorosa andando com comida por todos os bolsos por causa de sua faminta e excessivamente grávida (palavras dela) Senhora, fantasmas enlouquecidos e um robô assassino em forma de polvo gigante.

E, minha parte favorita: a explicação sobre o que realmente aconteceu no passado de Lorde Maccon, quando ele deixou seu clã na Escócia e foi ser Alpha dos Woolsey.

Sério, tem como não gostar de um livro assim?