Destino Ally Condie

Resenhas - Destino

Sabrina Inserra 30/08/2011

Entre Páginas - Destino
“Como podemos apreciar qualquer coisa por completo quando somos sobrecarregados por coisas demais”? Quem nunca se fez essa pergunta depois de um longo e cansativo dia, depois de consumir todo o tipo de informação? Não importa se estamos no carro, na rua, em casa… O tempo todo estamos sendo bombardeados com uma enxurrada infinita de estímulos, sejam eles sonoros, visuais, olfativos, táteis e palatáveis.

Mas a Sociedade mudou isso. O que para nós é tão presente, para eles é passado. “Todo mundo tinha tecnologia, tecnologia demais, e as consequências foram desastrosas”. Essa é a realidade de Destino: um mundo onde tudo é controlado, dosado e… bem, proibido. Você pode ler um dos Cem Poemas, ouvindo uma das Cem Músicas, antes da aula de Cem Acontecimentos Históricos. Essa é toda a informação que você pode absorver. Mas, é claro, esse é apenas um pequeno sacrifício diante da possibilidade de uma vida saudável e duradoura. Todos os males foram extintos e o futuro é brilhante e certeiro (e previsível). Você tem algum problema? Não se preocupe! É só apelar para um dos três comprimidos que todos levam consigo: o azul, o verde ou o misterioso vermelho, que tudo ficará bem!

Cassia, uma doce menina de 17 anos, está nervosa. Ela está prestes a conhecer o Par que lhe foi designado e com quem ela irá se casar e construir uma família. Quando o seu parceiro misterioso é revelado, ela não poderia ficar mais feliz: se trata de Xander, seu amigo de infância de quem ela tanto gosta. Porém, o que deveria ser simples, acaba se tornando uma enorme complicação. Isso porque um erro incomum no Sistema de Pares acaba levando a garota a repensar como poderia ser o seu futuro.

Determinada, curiosa e corajosa, Cassia começa a questionar (mesmo que silenciosamente) quais são de fato as intenções da “toda poderosa” Sociedade e os métodos pouco ortodoxos dos Funcionários, responsáveis por manter a ordem. Esses pensamento se agravam ainda mais depois que ela se aproxima de Ky, um garoto que até então tem estado à margem dos acontecimentos.

O livro pode te parecer familiar (oi 1984, oi Jogos Vorazes), mas é mais do que cativante! Comecei a lê-lo no ônibus, na manhã de quarta-feira, enquanto ia para a aula. Antes mesmo da hora do almoço já estava na página 100. Tudo porque é simplesmente impossível largar a história enquanto ela não termina! O ritmo é bom, a escrita também e os personagens são bastante carismáticos.

Portanto, se você gosta de uma boa história, tenho certeza de que vai sair correndo para a livraria mais próxima para colocar a mão em Destino. E você não vai se arrepender!

Resenha publicada no blog Café com Blá Blá Blá: http://cafecomblablabla.wordpress.com/2011/04/07/entre-paginas-%E2%80%93-destino/

Joao.Esteves 12/11/2011

Esse era um dos livros mais esperados por mim, queria comprar em inglês e ler o quanto antes e mesmo com tanta expectativa, não me decepcionei em nenhum momento. Apesar de achar a história inovadora, foi a escrita da autora que me ganhou. Ela faz tudo parecer tão fácil, tão bonito e tão simples que eu acho que tudo que ela escrever vou querer ler.

A explicação da Sociedade em que os personagens vivem me deixou em vários momentos agoniado. É como se fosse um Big Brother, com a exceção de que você não tem escolha alguma. Você não pode escolher sua roupa, o que comer, com quem namorar, casar etc.

E para a personagem principal tudo está o.k., até o momento em que um 'erro' acontece e tudo muda.

A autora soube encaixar todas as peças para que não fique faltando nada no final. Fiquei feliz porque nesse livro não existem perguntas sem respostas e o final tem o gancho exato para o próximo e a ansiedade de querer saber como tudo vai se resolver. Acho que a dica que a capa do próximo livro traz é o que define a continuação.

Realmente não tenho do que reclamar. Pra mim a história se compara em alguns momentos com o livro 'Calafrio - Maggie Stiefvater', tem romance, mas nada meloso que te faça pular pedaços para fugir daquilo. Mesmo não tendo o mesmo foco, as semelhanças estão lá. Ambos tem uma escrita linda e a teimosia da protagonista de nem sempre escolher o certo, o seguro.

~ theeaterofbooks.blogspot.com

Sora Seishin 04/03/2011

www.meujardimdelivros.com.br
Finalmente chegou o dia tão esperado. O dia em que Cassia Reyes fará dezessete anos. O dia em que irá conhecer seu Par.

Estamos em um futuro indeterminado, no qual o mundo é controlado pela Sociedade. A Sociedade decide qual será seu emprego. Quais roupas você deve usar. Quais livros você pode ler. Quais canções pode ouvir. E, claro, quem será seu Par - isto é, com que você deve se casar, ter filhos e viver feliz para sempre.

>> Leia a resenha completa: http://www.meujardimdelivros.com.br/2011/03/destino.html

Nathy Bells 23/06/2011

Destino
Esse é meu primeiro livro com a temática "Futuro Distópico", é diferente do que eu estou acostumada ler, no começo foi difícil pegar o ritmo, mas depois a leitura fluiu facilmente e me encantei. Vai ser uma das resenhas mais complicadas de escrever pois tenho medo de soltar muitos spoilers ^^

O livro é narrado por Cassia Maria Reyes que acaba de completar 17 anos, na sociedade em que vive essa é a idade onde tudo começa acontecer; você fica sabendo quem vai ser seu par, faz testes para ter um posto de trabalho ... quem faz todas essas escolhas é a sociedade, que busca sempre o melhor para manter a ordem e o bem estar de seus cidadãos. Não há livre arbítrio, e não é preciso, todos confiam nessas escolhas.

Cassia confiava... até que um erro no sistema de pares após seu banquete do par, que tinha mostrado Xander - seu melhor amigo - como escolhido, mostra também Ky um amigo do bairro...Essa dúvida sobre as escolhas da sociedade aumentam quando seu avô, em seu banquete final, lhe dá um poema escondi-o onde pede que ela desconfie deles.
Agora ela começa a questionar cada passo ...mesmo sabendo o risco que corre ao ir na contra mão das decisões da Sociedade.

"Existe um lugar seguro em alguma parte deste Bairro? Na cidade, nesta Província, neste mundo?" pág. 126

"...Estão nos dando pedaços da vida real em vez da coisa inteira." pág.163

Destino te faz sentir presa a ele e todas as regras da Sociedade, dá vontade de ajudar Cassia e todos que estão ligados a ela a livrarem-se dessa vida sem emoções verdadeiras... A continuação, Crossed, tem tudo para ser cheio de aventura.

Resenha posta também no http://fotoselivros.blogspot.com/2011/06/destino-de-ally-condie-livrodestino.html entrem e comentem

Quemlefazfilme 01/03/2011

Destino por www.quemlefazseufilme.com.br
Allie Condie
Editora Suma de Letras

" - Não dá para simplesmente botar fogo nas coisas - ele me disse uma vez. - Os tubos são como os aparelhos de incineração na nossa casa. Registram a quantidade e o tipo de material destruído. - Sobraram algumas pilhas de livros e , enquanto observo, os trabalhadores vão de uma a outra, seguindo as ordens dele. É mais rápido incinerar páginas que livros, por isso cortam os volumes, retirando os miolos, preparando-os para os tubos."

A comida era de acordo com as necessidades calórias de cada um. As roupas indicavam o seu local de trabalho. A escrita, somente através de equipamentos específicos.
O sono era monitorado pela Sociedade.
Sua cara metade era escolhida pela Sociedade.
As músicas eram as definidas pela Sociedade.
Os jogos eram definidos pela Sociedade.
Até a morte era definida pela Sociedade.

Cassia vivia muito bem cuidada e protegida pela Sociedade.
Aquilo era o seu mundo. Ou talvez, o mundo que ela conhecia.

Como reclamar quando não se tem um parâmetro de comparação ?
E é mais ou menos isso que acontece com Cássia, sua família e seus amigos. Vivendo em um mundo completamente futurista, eles obedecem regras rígidas de comportamento e obediência. Tudo fluia como programado até que na festa para se conhecer o par de Cássia, algo inesperado acontece. O par de Cássia, era estranhamente uma pessoa conhecida. Normalmente isso era raro pois o normal era de acordo com análises que envolviam, genética, comportamento e algo mais , se encontrar o par perfeito em outras colônias.
Duas pessoas que se conhecem e formam o par perfeito, era definitivamente algo raro.

Cassia apesar de conhecer o seu par, recebe um microship com informações detalhadas. E é a partir daí que a coisa muda de figura. Um erro acontece e o microship mostra o rosto de uma outra pessoa. Uma pessoa que Cássia também conhecia e que naquele momento desperta toda a curiosidade da nossa protagonista.

Ver o rosto de uma outra pessoa, desperta em Cássia a ânsia natural por respostas. Cassia se aproxima do seu "outro par" e aquela convivência mostra alguns segredos da Sociedade.
Dividida entre os dois garotos, aos poucos ela desperta para a realidade de tudo aquilo que chamavam de vida.
Por que tudo era previsível ? Por que não podemos escolher ? São algumas perguntas que assombram a mente de Cassia.

*** Resenha completa em :

Bianca 07/09/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
Capa_Destino Imagine ter a vida completamente controlada por outra pessoa. Imagine não ter seu livre arbítrio. Imagine saber a idade que você morrerá. E imagine você achando tudo isso perfeitamente natural e tendo a certeza de que pessoas que você nem conhece estão determinando o seu futuro para o seu bem.

Assim é o mundo de Cassia, sua família e amigos. Tudo é determinado pela Sociedade.

Não vou mentir, Destino, de Ally Condie, conseguiu me conquistar pela capa. Não podemos negar que é maravilhosa, certo? Depois descobri do que se tratava a sua história, li a sinopse e fiquei muito curiosa.

O entrosamento entre mim e Destino foi acontecendo gradualmente.

A leitura começou devagar e tenho certeza de que isso foi intencional. O mundo em que Cassia vive é lento e determinado. Quando se sabe tudo o que acontecerá em sua vida, parece que a velocidade dos acontecimentos diminuem. Não há ansiedade ou expectativas. Aliás, a Sociedade tem tudo preparado no caso da ansiedade se atrever a aparecer.

"Só quando não me prendo a nada eu consigo ser a melhor, só então posso ser o que esperam que eu seja."

A vida de Cassia estava tranquila, seguia o rumo previsto para ela. Até mesmo a pessoa com quem ela passaria o resto de sua vida já havia sido determinada e ela estava muito feliz com a situação.

Um erro, um acidente, uma premeditação… Não se sabe ao certo, mas alguém agiu de uma forma que alterou o rumo "natural" dos acontecimentos na vida de Cassia. A partir daí questionamentos começaram a surgir, não importando o quanto ela relutasse.

"Fiz o que precisava fazer. Fiz a coisa certa. Mas é como se a chuva que cai lá fora despencasse em mim, corroendo o alívio e deixando apenas o arrependimento."

Se ela lutou ou sufocou qualquer sentimento contrário aos estipulados pela Sociedade? Isso você só descobrirá lendo.

O mundo descrito tem um ritmo lento, mas a narrativa não é cansativa. Para ser sincera, num determinado momento fiquei angustiada e comecei a devorar as páginas para saber como terminaria.

Não tive favorito. Não consegui escolher um e deixar outro de lado. De certa forma, entendi muito bem o drama da Cassia.

"Estar com Ky, estar com Xander – as duas coisas se parecem com estar sob a luz. Diferentes tipos de luz, mas nenhuma das duas é sombria."

Quanto terminei a leitura, só uma palavra passava pela minha mente: meigo. Durante toda a história me encantei com a meiguice de algumas personagens. Acredito que isso aconteceu por causa da inocência que os envolvia.

"Uma coisa é fazer uma escolha, outra é nunca ter a chance. Sinto uma solidão fria e aguda dentro de mim. Como seria ser só? Saber que nunca poderei ter outra escolha?"

O livro é o primeiro de uma série e, é claro, quero muito ler os próximos.

Carine 29/06/2011

Depois de terminar de ler esse livro, só consigo pensar em quando vai ser lançada a continuação.
Dramático, envolvente e misterioso são as palavras que eu usaria pra definir o livro em si. A Sociedade, que definirá praticamente toda a sua vida, foi muito bem criada pela autora, e a cada trecho vamos descobrindo algo por trás de tanta disciplina e organização. Adoro história com esse estilo mais futurista, no qual as pessoas precisam lutar pelo seu livre arbítrio e para conhcer um pouco mais delas mesmas.
Na minha opinião, a autora soube muito bem escolher os personagens, cada um deles, de modo que nenhum me decepcionou ou deixou a desejar em momento algum. Li em algumas resenhas que o casal principal não convenceu, mas tive uma reação totalmente contrária ao ler o livro. Achei muitas cenas lindas entre os protagonistas, Cassia e Ky, tanto quanto a poesia que compartilhavam. Xander também é um personagem forte da trama e acredito que ainda tem muito o que acontecer a respeito desse triângulo amoroso. Até mesmo "a funcionária" de Cássia satisfez no seu papel controlador. Sua família, pais, irmão e avô são personagens cativantes.
Dou cinco estrelas porque gostei da trama em si,e principalmente por esse mundo criado pela autora, por todos os detalhes que foram pensados para construir "A Sociedade" e em como eles se encaixam tão bem.

"E eu sei que ele entende, quando me olha diretamente, profundamente, nos olhos. Seus lábios se movimentam em silêncio, e eu sei o que ele diz: as palavras de um poema que só duas pessoas do mundo conhecem.
Meus olhos se enchem de lágrimas, mas eu as afasto. Porque se há um momento na vida que eu quero ver com clareza, é este."

Karina.Calheiros 21/05/2024

Um livro para matar a saudade das distopias com personagens que salvam o mundo aos 17 ?
Eu gostei bastante da leitura, me fez lembrar de outras distopias muito boas, como Divergente e o filme O doador de memórias.

Psychobooks 05/03/2011

Resenha Dupla: Alba e Mariana
Alba: O livro retrata um futuro apocalíptico. A Sociedade controla a destino de todos, definindo a hora em que se acorda, come (e o que come), estuda, trabalha, namora, se diverte... Morre. Enfim, TUDO! Todos os indivíduos que compõem a Sociedade são pacatos e acatam todas as ordens dadas a eles. O castigo para quem não aceita as regras é uma infração em seu perfil ou a realocação para outras profissões. Apenas a ameaça desses castigos faz com que todos andem na linha.

Mari: A Sociedade controla até as atividades de recreação! Só foram escolhidas 100 músicas, 100 pinturas e 100 poemas, dá para acreditar nisso? Eu acho que não conseguiria viver com apenas 100 músicas! O que você come e a quantidade de comida também é controlada e compartilhar sua comida com alguém é proibido, a não ser em alguma ocasião especial. Outra coisa que me deixou arrasada foi ter dia certo para morrer. Sim, no dia que você completa oitenta anos você morrerá, independente do seu estado de saúde.

Alba: Nossa protagonista é Cassia, nós a conhecemos no dia do seu aniversário que também coincidiu com o dia de sua escolha do Par. Todos, dentro da sociedade, que desejem formar uma família, devem se inscrever para a escolha do par quando estiverem com 17 anos. Naturalmente quem escolhe seu par perfeito, de acordo com suas características, é a sociedade. Na sociedade não existe loteria genética, tudo é bem-definido para que só os melhores sobrevivam.

Mari: É claro que antes do baile os adolescentes podem sair com quem quiserem, mas eles têm plena consciência que não vale a pena desejar qualquer pessoa que não for escolhida para ser seu Par que geralmente é de outra cidade ou até mesmo de outra Província.

Alba: Cassia é doce e forte. Apesar de ter sido criada sob os dogmas da Sociedade, passa a se questionar sobre os reais valores das intenções por trás desses dogmas e se todos devem realmente fazer tudo que lhes é mandado sem questionar.

Mari: Gostei bastante da evolução da Cassia, primeiramente ela é aquela garota meiga mas com personalidade forte que aceita tudo o que a sociedade impôs pois é só o que ela conhece do mundo, aos poucos começam alguns questionamentos que vão ficando cada vez mais frequentes e de maior importância.

Gostou? Quer ler mais sobre o livro Destino? Acesse:

Juh Sutti 19/06/2011

Adoro este estilo de livros, ficção científica com romance.
Destino foi um livro muito esperado por mim, a divulgação da Suma de Letras foi incrível, poucas pessoas não ficaram muito curiosas. E quando finalmente eu tive oportunidade de recebe-lo mal me contive de alegria. E posso afirmar tranquilamente que não me decepcionei, pelo contrário Destino superou minhas expectativas.
O mundo criado por Ally Condie é fantástico, imagine só que tudo seja totalmente planejado, e que só existam 100 músicas e 100 pinturas disponíveis, nada além disso. Você não pode comer o que tem vontade, uma comida saudável é entregue nos horários corretos em sua casa pelos dutos, e gostando ou não é aquilo que você deve comer. Loucura né? (Confesso que a parte de não cozinhar NUNCA e não ter nada de louça gordurosa para lavar não seria ruim para mim, na verdade eu invejei esse fato huahauahauahua).
Eu simpatizei de imediato com Cassia, é ela quem narra a história e foi muito bom gostar dela rs... são suas emoções que conhecemos. Xander e Ky são extremamente cativantes, cada qual ao seu jeito. Me vi um tanto dividida. Odeio triângulos amorosos, todos sabem. Mas esse foi fundamental. Existem muitos detalhes super interessantes, como os três comprimidos que os cidadãos devem carregar, um azul, um verde e um vermelho. Não vou explicar para que cada um serve, não sei exatamente se seria um spoiler, mas pelo sim pelo não deixo para vocês descobrirem.
Quem leu e gostou de Feios do Scott Westerfeld, com certeza ira amar Destino, as histórias são bem diferentes, mas o estilo é o mesmo.
A capa é de babar litros, a Suma de Letras manteve a capa original. Destino faz parte de uma trilogia, o segundo livro chamado Crossed será lançado em Novembro nos Estados Unidos.

Mais em:http://www.livroseblablabla.com

ThaisTuresso 22/02/2011

O livro em uma palavra? Não consigo definir. É muita coisa para detalhar, para exprimir o que a leitura deste maravilhoso livro me proporcionou, os personagens ultrapassaram as minhas expectativas, o que foi ótimo. Vou descrever um pouco sobre o que acontece no livro.

Iniciamos a leitura conhecendo Cassia, ela completa 17 anos e está ao mesmo tempo ansiosa e intrigada pelo Banquete do Par. Ficou muito feliz que o dia do banquete caiu no dia do seu aniversário, uma feliz coincidência. Mas ao mesmo tempo ela sabe que hoje é um dia especial para ela, mas no dia de amanhã seu avô completa 80 anos, e haverá um banquete para ele também, mas não como o de Cassia...

Ela está linda e esvoaçante em seu vestido verde, que é da cor dos seus olhos, sua cor preferida. Na sociedade em que vivem, eles usam roupas neutras, marrons ou azuis. Todos tem os mesmos direitos, hoje a roupa é especial, porque o dia é único. A alimentação não é igual em porções nem em quantidade, cada um se alimenta com o prato que chega nos horários, com a quantidade de nutrientes específicos para cada pessoa, há regras que não podem ser quebradas, os riscos são grandes, afinal quem é que quer ser uma aberração ou uma anomalia? Sim, eles te classificam, tudo é baseado na ordem, e você só deve aprender o que é preciso, não há muita liberdade de expressão, desculpe mas não há nenhuma liberdade de expressão. Mas para que se sobrecarregar? Você pode ler um dos cem poemas, ou admirar umas das cem pinturas, ou quem sabe ouvir uma das cem canções? Escrita? Não existe. A sociedade te ensina a digitar, com o escrevinhador.

No banquete algo inesperado acontece, a tela escurece. Só há uma razão para isso, significa que seu par está no salão, ele não é de fora. Ela fica extremamente feliz ao saber que seu par é Xander, seu amigo desde à infância. Quando recebe o chip com as informações dele, ela sabe que não poderá existir nada dele que ela não saiba, cresceram juntos, é reconfortante saber que ele será seu par. A sociedade escolhe os pares conforme os genes, não há doenças neste futuro como houveram no passado, o segredo está na escolha dos genes. Mas para surpresa de Cassia, algo está errado, outro rapaz aparece no lugar do chip de Xander por uns instantes... mas como isso é possível se a sociedade não erra?
O tempo passa, há muitas coisas estranhas acontecendo, e Cássia já não sabe o que está errado, sua crença na sociedade está cada vez menor, e sua única alegria, é percorrer as trilhas da colina quando não está chovendo...para encontrar com Ky.

"Não quero escrever nada - ele fala. E ele me diz, bem ali na colina, e de todas as palavras que escondi, guardei e prezei, essas são as que nunca vou me esquecer, as mais importantes de todas.
'Amo você' ".

Entre a certeza e a incerteza, vamos conhecendo essa sociedade futura e ficando cada vez mais entretidos, eu não consegui parar de ler até ter lido a última página. Nada de anjos, vampiros, nem zumbis, o livro que vos falo hoje é de seres humanos comuns como eu e você. Mas que vivem em uma sociedade que dita as regras, cabe aos moradores cumpri-las. O livro é nostálgico, o enredo é perfeito, clímax muito instigante e viciante, quanto ao desfecho, um único problema: chega rápido demais.

"Destino" é um livro que quando termina, nos entristece, porque ansiamos por muito mais. Já notaram a minha empolgação e meu exaspero pela continuação não é? Mas terei que ter paciência que a continuação demora mais um pouquinho a sair, já vi que ninguém vai perder o lançamento deste livro incrível que já é sucesso lá fora não é mesmo? Apaixonante! Recomendadíssimo!

Tonks71 18/02/2011

O que aconteceria se George Orwell vivesse hoje dia e quisesse escrever um "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro" voltado para o público jovem? Um livro onde teríamos o conflito adolescente e o triângulo amoroso característicos dos YA - que nós adoramos -, mas ao mesmo tempo, com uma narrativa de qualidade e com questionamentos que levam o leitor à introspecção.

Poderíamos acabar lendo algo muito parecido com "Destino", de Ally Condie, que o selo Suma de Letras irá lançar em abril deste ano. Primeiro livro de uma trilogia que mostra um universo que representa a antítese de mundo dos sonhos. Nele, uma sociedade coletivista reprime qualquer um que se opuser a ela. Eles determinam o que você irá vestir, comer, ler,... Qual será sua vocação, quem será o seu companheiro e até mesmo quando você morrerá. Tudo é monitorado, desde sua velocidade de caminhada até os seus sonhos. E tudo é aceito pelo bem comum.

Cassia Reyes é nossa heroína e mostra em primeira pessoa, de uma forma natural e dócil, fatos estarrecedores que para ela são absolutamente normais. Porém, aos poucos ela vai tomando consciência do pesadelo em que vive. Um lugar onde não existe sorte e sim probabilidades. Tudo funciona de acordo com estatísticas e previsões, logo não é de se espantar que eles tenham um sistema de formação de casais que leva em conta a compatibilidade genética e psicológica.

Todavia, se a sociedade está sempre certa como ela poderia estar apaixonada por uma pessoa que não é seu par escolhido? Desde o dia do "erro", Cassia não sabe qual é a sua verdadeira vida, ela percebe que o destino pode tomar diferentes direções e vai em busca da liberdade de escolha.

Um texto de leitura rápida, porém marcante. Muito emocionante em alguns momentos: a morte determinada pela "sociedade", a queima de livros, os olhos de Ky e o ato revolucionário que a palavra escrita pode representar. Ansiosa por Crossroads que deverá ser publicado em novembro nos EUA.

AndyinhA 04/06/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

E nessa Sociedade que controla tudo, acompanhamos Cássia, a personagem principal que no principio acha essa vida uma maravilha, deslumbrada como toda adolescente e o principal motivo é que aos 17 anos, todos os jovens são convocados para o Banquete do Par, onde será sorteado com quem você irá passar o resto da sua vida. E para alegria da menina, seu melhor amigo é sorteado, mas ao receber mais informações sobre ele – Xander – não que ela precisasse, já que são amigos. Ela descobre que as informações são de outro rapaz, que ela também conhece – Ky – e agora ela começa a perceber que a Sociedade também pode errar.

E o livro fica muito nessa situação, a personagem demora séculos para cair a ficha e se mexer, e isso enche em algumas partes, coisas que são descritas com detalhes que nem tem tanta importância acabam deixando de lado momentos que gostaria de saber mais.

O ‘romance’ de Cássia e Ky nem é daquele tipo onde ficamos...poxa larga tudo e fica com ele. Me parecem dois medrosos. Tudo bem que a Sociedade pode estar de olho e precisam fazer as coisas escondidas, mas falta algo. Emoção, eu ficaria meio P se descobrisse que o sistema que acredito sempre mentiu para mim, iria atrás de mais informações. Até porque ela tem ótimos parentes que podem explicar mais coisas.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2011/05/poison-books-destino-ally-condie.html