Os Radley

Os Radley Matt Haig

Resenhas - Os Radley

Dudu 29/03/2024

Uma boa surpresa literária! Acho que gostei mais por esperar saber pouco da trama.

Esse é uma daquelas leituras em que vale a pena adentrar sem saber maiores detalhes da história.

Tem um bom desenvolvimento, a leitura ocorre de maneira bem fluída, mas acho que teria sido ainda melhor se tivesse sido incorporado mais elementos humorísticos, principalmente na figura do tio.

Gostei, mas não consegui deixar de comparar com "Caninos em família", de Kevin Wilson, que, a meu ver, abordou o tema sobre relações familiares de uma forma mais profunda e, ao mesmo tempo, mais engraçada.

I_amCarolina 21/09/2023

O livro é bem envolvente no começo, mas depois perde um pouco a mão.
Mesmo assim foi uma leitura agradável

Be Santos 26/08/2023

Gostei
Por mais que seja um livro confuso, a história em si é muito boa e eu gostei muito dos protagonistas e de como o plot se desenrolou

Viviane416 13/07/2023

Bem legal, o segredo deles a gente já sabia, mas muito interessante a relação entre os personagens e a história deles! A história prende muito

R. K. 02/06/2023

Metáfora para pequena burguesia falida
Está ali no FDS, com aquela preguiça mental para grandes elaborações? Livro de fim de tarde que ainda pode render umas reflexões à toa e alguns aprendizados aleatórios, como a existência de uma hortaliça semelhante à cebola chamada ?chalota? que acaba sendo uma alternativa interessante para saladas, por ter um sabor - diz o google - entre a cebola e o alho, o que já ajuda se você convidar um vampiro para o jantar, rsrs.
Enfim, é uma história simples, mas um bom entretenimento com leitura fluida e bons momentos. É bem escrito, resumindo.
Há um elemento criativo neste livro que foi divertido para mim. Eu fiquei procurando um autor que ele cita como premiado e lido por celebridades. O autor é Alistair Hobart e os livros são ?Quando canta o último pardal? e ?A infinita solidão das árvores?, este é o título de um dos capítulos. Voltei para ler depois por que só fui procurar a obra depois que terminei o livro e fiquei surpresa por perceber que não era uma publicidade, mas uma obra ficcional que ele coloca ao lado de uma obra de Shakespeare. O garoto deseja ser o escritor que está em um debate na TV. E eu percebo que essa é a única função desse elemento criativo: nos fazer entrar no sonho de Rowan de ser autoconfiante a ponto de ir à debates na TV. Muito esforço, né? Isso é escrito. Esforço.
Esse recurso, no entanto, é bastante usado. "O Livro dos Sonhos" em "As Intermitências da Morte"é um recurso utilizado por José Saramago. O livro não existe fora da obra de ficção, mas desempenha um papel simbólico na trama ao discutir a temática dos mistérios da existência. O livro de Saramago traz um país onde a morte a morte decide interromper suas atividades, resultando na ausência de mortes. Nesse contexto, "O Livro dos Sonhos" é descrito como uma obra que se tornou uma espécie de manual de consulta para as pessoas, uma busca pela compreensão do próprio existir. Na ausência do elemento concreto, o livro fictício é uma maneira de explorar o papel do conhecimento, da esperança e da busca por sentido em meio à condição efêmera da vida humana. Há outros exemplos na literatura, como na distopia ?Fahrenheit 451", de Ray Bradbury. Neste livro há menção a várias obras fictícias mencionadas, como "As Seis Desprotegidas" que é praticamente o espelho do próprio ?Fahrenheit 451". Trata-se de um livro inventado no qual personagens lutam pela sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico. Fiquei me perguntando se as pessoas também são pegas de surpresa com esse tipo de paratexto, rsrs. Eu sempre me divirto por que tenho o hábito de buscar qualquer música, artista plástico ou livro citado por personagens de ficção. Muitas vezes, se tornam até a dica para meu próximo livro ou a música vai parar numa playlist bem especial que tenho para essas presentes aleatórios da vida.
Mas se você olhar com cuidado vai ver reflexões importantes. Do tipo; ?quem são os mortos-vivos mesmo da história?? Inclusive ele traz cenários tanto de lugares, como de sentimentos, como de atitudes que demonstram isso o tempo todo. Uma metáfora sobre brigar com nossa natureza primordial e o quanto isso pode dar errado de tantas maneiras diferentes. Algo sobre deixar à alma o que ela pede. Eu fazendo um filhote de Estés com Flaíra kkkk
No final, a escolha é a mesma que precisamos fazer todos os dias: ?ou compra uma fantasia e finge gostar dela ou enfrenta a verdade de ser quem realmente é?. Esse enfrentamento, inclusive, é tanto em relação ao outro, como a você mesmo/mesma. Por que não se engane: ser você mesma/mesmo é um esforço diário para não capitular do processo inicial e solitário por que todes se afastam de pessoas autênticas. Mas como eu aprendi com umas mulheres potentes que conheci nos últimos anos: intencionar é só uma parte, desafio mesmo é sustentar a intenção. Haux, haux!

_sergio_ 26/05/2023

Mediano
Comecei a ler este livro antes da biblioteca da meia noite que é do mesmo autor, queria ler uma obra dele antes de ler a outra obra. De começo a família guarda um segredo que todo mundo que lê já sabe o que é kkkkk, posso dizer que o livro é bom, mas no meio fica muito parado e denso e por isso para mim fica meio mediano, porém tem um desenvolvimento meio apressado mas bom.

caro.leitor 26/03/2023

Eu gostei muito desse livro pq eu simplesmente amo vampiros românticos e sedutores q ao mesmo tempo tem o toque assassino e sanguinolento.
Acho q oq mais me chamou atenção além disso é como tem toda uma sociedade vampirica, com ritos e tradições, além de q o fato de ter várias citações do manual do abstêmio ao longo do livro é um toque de ouro, isso é tão bem feito q de início eu até achei q realmente existia um livro chamado ritual do abstêmio.
Os personagens são extremamente cativantes, vc ama e odeia todos em uma porcentagem bem balanceada oq pra mim faz a obra ter uma realidade surreal.
Vale lembrar q é um livro cheio de drama, adultério intrigas e brigas familiares, tipo uma novela adolescente de vampiro, eu amei.

Emile.Darcy 26/02/2023

Adoro famílias zoadas
Meu marido trouxe para casa depois de achar num sebo e comprar pela capa. Não sabíamos sobre o que era, não tínhamos lido a sinopse, só fomos lendo em voz alta e revezando quem lia.

O início foi forte e ainda que o "segredo" da família fosse meio óbvio, a construção em torno dele e os personagens vendiam bem a proposta.

Dito isso, foi meio broxante chegar no meio do livro e achar um barriga narrativa. Quase dropei o livro, mas por estar lendo acompanhada persistir um pouco mais. E que bom que fiz isso!

O pay-off das relações, do drama e dos conflitos foi MUITO satisfatório. Me senti assistindo um daqueles novelões marcantes que te faz falar dele por dias. O final redondinho, a atitude cínica dos personagens...
EXCELENTE.

Não conhecia o autor, mas adorei a escrita dele e com certeza vou adicionar outro de seus livros em minha TBR.

Caroline1402 18/01/2023

Juvenil
É levemente de suspense, mas bem levemente mesmo.. um livro gostosinho de ler, simples,com uma história bem divertida. Vale a leitura.

Luci 11/11/2022

Amei
Super envolvente e divertido!! Eu amei essa leitura, ela fluí super bem, os personagens são cativantes, o meu favorito foi o Rowan, achei ele muito fofo. Fazia tempo que eu não lia livro com vampiros, gostei da forma como eles foram descritos, o Matt Haig sempre escreve muito bem!!!

Duda @pagesofduda 22/08/2022

Esperava mais!
Comprei este livro por causa do escritor, que é o mesmo de Biblioteca da Meia Noite, que por sinal eu amei, mas infelizmente este livro não vingou. A escrita dele é incrível e fluída mas o tema do livro acabou sendo diferente do que eu imaginava quando vi a capa.

Mari 05/07/2022

vampiros modernos
costumo dizer que eu dificilmente NÃO gosto de um livro. se eu termino, é porque de certa forma eu gostei.

eu gosto de vampiros e outras lendas, porque existe uma liberdade pra FAZER A SUA PRÓPRIA LENDA. pelo simples fato de que eles não existem! (será?) então, se você fala que VAMPIROS ENVELHECEM, porque não? você já viu um vampiro pra dizer que isso não é possível?

não leia resenhas, leia o livro. nem Jesus agradou todo mundo.

Alessandra.Adams 26/02/2022

Confesso que só escolhi esse livro para ler, porque foi escrito pelo mesmo autor de A biblioteca da meia noite, que eu amei demais, porém, infelizmente, não foi tão bom como eu esperava.
De qualquer modo, valeu para passar o tempo.

Ellen - @anotacoesliterarias 26/01/2022

QUANTOS SEGREDOS UMA FAMILIA PODE ESCONDER?
Os Radleys mostra que muitos. De longe, eles parecem ser uma família normal, formada por um casal e seus dois filhos adolescentes com a "saúde frágil".

Mas, Peter e Helen são um casal de vampiros, que optaram por ser abstêmios e há 17 anos, escondem isso dos filhos. E a saúde frágil deles é decorrente da falta de ingestão de sangue humano, que faz com que eles sintam fraquezas, erupções cutâneas, cansaços e Rowan é o que mais sofre com esses sintomas.

Mas, numa noite Clara é perseguida e assediada e quando vai se defender, seu verdadeiro instinto vem a tona e quando cai em si ela está coberta de sangue e se sentindo saciada como nunca se sentiu antes.

Então, seus pais revelam a verdade a eles e ao contrário de Clara, Rowan reage muito mal e não aceita sua origem.

Mas, os segredos não param por aí. O incidente de Clara trás consequências que eles teram que contornar para proteger a filha e pra isso, Peter pede ajuda do seu irmão Will, um vampiro respeitado e com muitos poderes, mas a sua chegada trás a tona lembranças e segredos do passado que iram perturbar principalmente Helen. E mostrar que de perto, ninguém é perfeito.

Terminei de ler A biblioteca da meia noite querendo ler tudo do Matt Haig e eis que me deparo com esse livro no kindle unlimited, como não leio a sinopse, comecei a ler sem saber do que se tratava, mas quando vi que era uma história sobrenatural com vampiros, achei que seria uma leitura bizarra e não esperava nada dele, mas no final, não é que eu gostei e me surpreendi.