A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

Lethier 11/06/2021

Comentário
Acho que entendo até porque muitos não gostam da escrita de Martin, mesmo sendo essa série minha preferida, acontece que há muitos textos e que em certos pontos realmente desanimam muito a leitura, ele detalhe muito bem o cenário, e quantos pratos foram servidos e bla bla bla, então para muitos fica um saco pois não há necessidade, para mim já não faz tanta diferença, levando em conta que é óbvio que desanima você ler muito direto, mesmo assim , para mim é uma ótima série, as histórias muito bem detalhadas aonde você consegue imaginar bastante e cara.. que história né , minha série preferida mesmo, espero que continue sendo nos próximos livros , ponto que a morte do meu segundo preferido me deixou triste nesse livro , queria mais histórias sobre ele .
Lethier 11/06/2021minha estante
+ maior livro que já li , e um dos melhores .

raissa 03/10/2021

Otimo
O livro é maravilhoso, como os outros q o antecedem, esse final me deixou muito em choque e quero muito ler os próximos dois pra saber mais da história. Recomendo demais
Ryou 03/10/2021minha estante
O que desanima é saber que você provavelmente vai terminar os cinco livros antes do autor terminar de escrever o sexto, isso sem falar que ele prometeu concluir a história no sétimo. Tudo leva a crer que será uma obra inacabada.

Dan Prince 16/09/2018

O melhor livro da série...
Esse até agora é o melhor livro da série. Novos personagens icônicos, reviravoltas incríveis e uma ambição na história que te prende do começo ao fim. E incrível como o autor se aprofunda em um personagem até o ponto de se apegar a ele... O mundo de gelo e fogo e rico, um mundo com histórias do passado que se ligam ao presente. Recomendo.
aafantis 05/10/2018minha estante
Também achei o melhor livro da série!

Gustavo Ventura 08/10/2011

Obra prima...
Se lendo o primeiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo já tinha ficado impressionado, ao final da leitura de "A Tormenta de Espadas" decidi: essa é a melhor saga já escrita.
Não me lembro de nenhum outro autor que tenha criado tantas reviravoltas em uma história antes. George Martin é capaz de fazer você acreditar fielmente em algo, como se já soubesse o que vai ocorrer, e de repente, do nada... uma nova visão é mostrada, e nos vemos no escuro novamente. Se antes tinhamos a convicção de quem era o errado na história, agora já não sabemos mais.
Impossível deixar de ficar nervoso ao acompanhar a saga de cada um dos personagens, sabendo o gosto que o autor possui por matá-los sem dó nem piedade.
Essa é uma daquelas poucas obras em que você, leitor, não tem certeza de que o personagem favorito escolhido irá permanecer vivo até o final da história (e quais sofrimentos ou alegrias deverá atravessar). A sensação de suspense é sensacional, e um livro de mais de 800 páginas é lido em poucos dias.
Não se apegue a ninguém nessa história... como saber se ela estará lá até o final?
Bradley 04/03/2018minha estante
É neste volume o acontecimento do casamento vermelho?
muito triste aquilo... de uma sordidez sem limites...

Bruno T. 22/02/2012

Entre tantas, as maiores qualidades de George R.R. Martin são a capacidade de surpreender a cada capítulo (impossível prever o que irá acontecer) e o desapego às suas personagens (que, quanto menos se espera, morrem e saem de cena).
Este terceiro livro da saga é muito bom, melhor que o segundo e quase no mesmo nível do primeiro, embora os capítulos dedicados a Daenerys continuem sendo o ponto fraco da trama (sei que muito irão discordar desta minha opinião... fazer o quê...).
Excelente diversão, apesar do risco de acidentes no manuseio do livro, um verdadeiro tijolão, cuja leitura é desaconselhada para quem encontra-se deitado/a.
Luis 06/03/2012minha estante
Na parte de Daenerys, acho que o autor tá a deixando de "escanteio" para incendiar mais o desfecho dessa magnifica trama.
O peso desse livro é o unico problema que tenho, mas ta valendo a pena.
Gostei muito de seus comentarios. Parabéns!

Renata 11/06/2021

Perfeitoooo
De longe, o melhor livro até agora. Demorei uns belos 7 meses pra ler, mas quando cheguei próximo do fim, não queria terminar. Me apeguei demais a tudo nesse livro. Li quando pude e quando me deu vontade, não devorei ele... respeitei meu tempo. Desde o primeiro eu não consigo ler de uma vez, não acho a leitura tão fluida assim. Mas A Tormenta de Espadas foi, pra mim, o mais fluido de todos.

Jaime Lannister me surpreendeu, todas as partes dele me prendiam de um jeito inexplicável. Em alguns momentos senti simpatia por ele nesse livro, coisa que só foi acontecer comigo lá pro final da série. Gostei muito de saber mais detalhes da sua juventude, sobre a história por trás do famoso Regicida.

As partes do Tyrion, Jon e Arya também me prenderam muito! Muitos detalhes e situações que foram completamente diferentes do que foi passado na série, e várias que nem existiram por lá.

Esse livro foi perfeito! Agora estou com pena de ler O Festim dos Corvos porque meus personagens preferidos não aparecem muito :( mas vamo lá!
Thiaguinho 1995 11/06/2021minha estante
7 meses? Meu Deus rsrs
Na vida de nós, leitores, tudo é persistência né?? Rsrs

Haline.Scotti 12/11/2020

O jogo dos tronos continua implacável
Westeros já estava o caos no segundo livro, agora então não sei nem como expressar a situação dos Sete Reinos... Como diz o ditado: nada é tão ruim que não possa piorar.
Em compensação, a escrita de George Martim só melhora... cada vez mais cativante, envolvente, você se enxerga entre os selvagens ou presenciando as tramóias na corte ou vivendo a guerra.
Para mim, esse é o livro mais intenso até agora... São acontecimentos importantes por todos os lados e a todo momento, você mal se recupera de um evento e já vem outra porrada, outro susto, outra surpresa. As traições estão mais frequentes, as alianças improváveis também, tudo é uma grande incerteza..
Jason 21/02/2021minha estante
O melhor de todos

Gustavo 08/06/2012

A Tormenta de Espadas
Publicado originalmente no meu blog: http://guardiaohistorias.blogspot.com/2012/05/resenha-tormenta-de-espadas.html

Hoje dia 2 de maio de 2011 faz exatamente UM ano que comecei a ler A Guerra dos Tronos, primeiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, uma das melhores e maiores sagas de fantasia dos últimos tempos.

O terceiro livro de uma das sagas mais fantásticas dos últimos tempos é de longe melhor que A Guerra dos Tronos e A Fúria dos Reis juntos. Como aconteceu no segundo livro, A Fúria dos Reis, nesse livro a introdução de novos personagens com capítulos próprios também acontece. Os personagens que temos agora são: Catelyn, Arya, Sansa, Bran, Tyrion, Davos, Jon e Dany. Os novos personagens são: Jaime e Samwell. E a exclusão de um personagem: Theon.

Como o título do livro sugere, A Tormenta de Espadas, durante todo o livro temos espadas em todos os cantos dos Sete Reinos, mas é claro que não é apenas em Westeros que existe batalha por poder. Do outro lado do Mar Estreito também existem batalhas sendo travadas.

“O Norte é duro e frio, e não tem misericórdia. (Catelyn)”

Catelyn Stark, Senhora de Winterfell, está no meio das batalhas travadas por todos aqueles que se declararam Rei de Westeros, principalmente nas batalhas do seu filho Robb Stark, o Jovem Lobo, Rei no Norte. Após os nortenhos se declararem como um reino independente, as desgraças sobre o Reino do Inverno começam a surgir um após a outra. E Catelyn se vê cada vez mais envolvida, tentando alcançar a paz e suas filhas a qualquer preço.

Arya Stark continua vagando por todo tipo de lugar, com esperança de chegar até Correrrio, terras do senhor seu avô Lorde Hoster Tully. Partindo em uma jornada praticamente sem destino e uma estrada tortuosa e cheia de terrores, Arya terá que descobrir como sobreviver em um mundo que está cada vez mais perigoso, e parece que o meio mais eficaz é mentindo.

“Seus olhos revelam a mentira de sua língua. (Sor Garlan Tyrell)”

Os inimigos estão espalhados por todo o caminho que Arya percorre em direção a Correrrio, sejam eles leões, veados, saqueadores, homens fora da lei. Para cada passo que Arya dá rumo a Correrrio, os deuses, sejam eles os antigos ou os novos, traçam seu caminho cada vez mais para o Sul. Afastando-a de qualquer lobo de sua família.

Sansa Stark, ainda presa em Porto Real, precisa ser mais forte do que nunca, agora que é tida como herdeira de Winterfell. Fora da obrigação de se casar com o jovem Rei Joffrey, Rei dos Sete Reinos e de Westeros, Sansa decide que está na hora de começar a ser uma verdadeira mulher, e não só isso.

“Se o gelo pode queimar, então o amor e o ódio podem se juntar. (Jojen Reed)”

É de hora de voltar para sua casa: Winterfell, de onde nunca devia ter saído por amor. Um amor que se foi, e agora tudo que resta é ódio. Com a chegada de visitantes que aparentam ser agradáveis e de certa confiança em Porto Real, Sansa finalmente enxerga uma oportunidade de se ver livre de todos os que a atormentaram. Mas os planos da herdeira do Norte são frustrados por pessoas mais perigosas.

Brandon Stark depois dos terríveis acontecimentos em Winterfell, se vê obrigado a abandonar sua casa, mas mais do que isso, abandonar seu irmão Rickon. A jornada de Bran fica cada vez mais perigosa à medida que se aproxima da Muralha. Rickon partiu junto com Osha para Porto Branco, procurando um lugar onde possa se proteger com vassalos do seu irmão, Rei Robb.

“As sombras só vivem quando são geradas pela luz. (Melisandre)”

Em direção a Muralha, junto com Bran estão: Hodor, Jojen e Meera Reed. No caminho de Bran existem sombras e mais sombras, algumas conhecidas e outras, um segredo. Jojen e Meera vieram de Atalaia da Água Cinzenta para poder ajudar o Príncipe de Winterfell em sua jornada: a procura pelo corvo de três olhos.

Tyrion Lannister permanece em Porto Real, sua vitória na Batalha da Água Negra parece não ter efeito sobre os outros, mesmo estando gravemente ferido e mutilado, Tyrion consegue deixar as pessoas estupefatas com suas terríveis palavras.

“Uma boa ameaça é mais eficaz do que um golpe. (Tyrion)”

E se tem uma coisa em que o Duende é experiente, essa coisa é falar, mas principalmente descobrir os segredos daqueles que o cercam, e assim, conseguir o que quer. Mesmo uma pessoa tão esperta como Tyrion, é possível encontrar dificuldades para conseguir certas coisas, como por exemplo: Rochedo Casterly.

“Uma moeda é tão perigosa quanto uma espada. (Tyrion)”

E como se o trabalho do Duende como Mão do Rei não tivesse ajudado de tantas formas, de repente Tyrion se torna o Mestre das Moedas, um trabalho que de acordo com Tyrion, não lhe é apropriado.

Davos Seaworth, o Cavaleiro das Cebolas, continua servindo fielmente seu Rei, Stannis Baratheon. Mantido preso por seu próprio Rei, o Cavaleiro das Cebolas começa a planejar seus próximos passos contra a Sacerdotisa Vermelha, Melisandre de Asshai.

“Um inimigo morto é uma alegria que perdura para sempre. (Tyrion)”

Rei Stannis ainda confia em seu cavaleiro, e por isso, o liberta, fazendo algo que ninguém da Corte de Stannis suspeitava: elevar a posição de Davos para um cargo muito inesperado. Para que seus planos contra Melisandre funcionem, Davos tem apenas um caminho.

“Algumas batalhas ganham-se com espadas e lanças, outras com penas e corvos. (Tywin Lannister)”

Apesar de agora estar em uma posição elevada, o Cavaleiro das Cebolas não sabe ler e escrever, e começa a ter aulas para poder ajudar ainda mais seu Rei.

Jon Snow, o Bastardo de Ned Stark, seguindo ordens de Qhorin Meia-Mão, deixa seus irmãos da Patrulha da Noite para se juntar aos selvagens. Nas Terras de Sempre Inverno, Para-lá-da-Muralha, Jon Snow tem um trabalho a desempenhar.

“Não importa o que lhe seja solicitado. (Qhorin Meia-Mão)”

Vivendo com o povo livre Jon começa a desempenhar seu papel: aprender tudo sobre eles, se tornar um deles. E finalmente, Jon se encontra com o Rei-pra-lá-da-Muralha, Mance Rayder. Mesmo desconfiado de Jon, Mance conta parte de seus planos, o motivo de estar reunindo o povo livre e o porquê quer tanto descer ao Sul da Muralha. E meio a gigantes, mamutes e pessoas estranhas, Jon conhece Ygritte. Ygritte é tida como uma menina de sorte, pela cor de seus cabelos, Ygritte, a Beijada pelo Fogo.

“Se matar um homem sem querer, ele vai estar morto do mesmo jeito. (Ygritte)”

Até mesmo o povo livre tem suas batalhas para travar, a batalha que irá livrar todos eles do Norte, o Verdadeiro Norte.

Daenerys Targaryen continua nas terras além do Mar Estreito, reunindo um exército. Passando de cidade em cidade, libertando tantos escravos quanto é possível, e a cada escravo libertado, o que antes eram poucas pessoas no Deserto Vermelho, acaba se tornando uma grande força.

“Uma voz pode proferir falsidades, mas em muitas sempre é possível encontrar verdade. (Daenerys)”

Muitas pessoas mentem para a Mãe de Dragões, não sabendo o risco que correm ao cometer tal erro. Dany segue que seus libertos visitando de certa forma grandes cidades, como Astapor, Yunkai e Meeren. Em uma de suas visitas, Dany adquire um grande exército, os chamados Imaculados.

“Só as mentiras me ofendem, nunca os conselhos honestos. (Daenerys)”

Em sua última visita, Dany descobre uma grande verdade sobre Sor Jorah Mormont, o primeiro de sua Guarda Real.

Jaime Lannister está caminho de Porto Real junto com Sor Cleos e Brienne de Tarth para cumprir uma promessa feita a Catelyn Stark. E se mostra arrogante com Brienne, que serve a Senhora Catelyn, sempre que tem oportunidade. O caminho de Correrrio até Porto Real é longo e muitas coisas ruins acontecem, mas “Há uma ferramenta para cada tarefa, e uma tarefa para cada ferramenta. (Tywin Lannister)”

Samwell Tarly irmão juramentado da Patrulha da Noite, e amigo de Jon Snow, vive se queixando, de dores, de cansaço, de como não pode fazer isso ou aquilo.

“Os maiores idiotas são às vezes mais espertos do que os homens que deles riem. (Tywin Lannister)”

Mas mais do que mandar mensagens por corvos, Sam se mostra mais capaz do que realmente aparenta.

Como de costume, George R. R. Martin termina o livro dando rumos mais do que inesperados aos seus personagens, fazendo com que o leitor anseie para devorar próximo livro o mais rápido que puder. Enquanto alguns caminhos se separam outros se cruzam, nos deixando cheios de dúvidas, e a principal delas é:

Quem vencerá o jogo dos tronos?

Em breve resenha do quarto livro: O Festim dos Corvos.
Lucas 25/07/2012minha estante
Eu continuo preferindo o 1º livro da série

Elayse.Camatta 31/05/2021

Game of Thrones livros 3
Eu sou muito suspeita pra falar dos livros de George R R Martins porque sou muito fã dele então nem tem muito o que falar. Livro maravilhoso, muuuito melhor que a série, Daenerys perfeita como sempre, eu super recomendo qualquer livro desse autor
Nathália 31/05/2021minha estante
Não importa o quanto a série é boa, o livro sempre vai ser melhor né kkkkkk incrível

Lilly 28/11/2013

Maravilhosamente Sofrido!
Pensem em uma pessoa totalmente sem chão. Multipliquem por "trocentos zilhões". Pronto, agora vocês tem uma remota chance de entender como estou me sentindo após ler este "m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o" terceiro volume do bom velhinho.

Eu comprei este livro assim que terminei o volume dois, no desespero para saber o que viria a seguir. Comecei a ler no mesmo dia. Cheguei até a página 324 num pulinho. Então, pensei - Para maluca... você está sem grana para o próximo volume, então... sossega!

Parei por alguns poucos dias. Entretanto, na noite de segunda-feira, mais ou menos às 22 horas, eu tive a infeliz ideia de pegar o livro novamente. Oh, God... Why? Acredite, minha intenção era de ler no máximo 100 páginas e quando dei por mim, o livro acabou. Eram quase 4 horas da manhã de terça-feira. E eu estava completamente catatônica. Chorei compulsivamente.

Sinceramente, não consegui assimilar muito bem tudo o que se passou no livro, é sério. Entenda... não estou falando de não entender o enredo. Estou falando de assimilar as mortes. As inúmeras e sucessivas mortes.

O bom velhinho conseguiu me deixar em estado de choque. Sério. Nunca tinha presenciado tantas mortes. Personagens bons ou maus, não importa. Muito poucos foram poupados. Estou meio sem norte ainda. Nunca imaginei que o bom velhinho fosse desapegado de seus filhos. Sempre ouvi dizer que os autores têm dificuldades de se desvincular de um personagem mas o bom velhinho desceu a espada sem pena nem dó. Não adiantou dizer para morte - "Hoje, não."

Embora esteja chocada, catatônica, paralisada, aterrorizada, surpresa, estarrecida, desesperada e todos os demais "adas" do mundo. Só posso dizer uma coisa a respeito do livro...
P. E. R. F. E. I. T. O!

Não sei vocês, mas o que me faz gostar de um livro, filme ou série é a história. Se for bem feita, não importa se o final é feliz ou infeliz. O importante é que faça sentido e seja bem escrita. Tem filmes que eu simplesmente amo. Vejo e revejo um zilhão de vezes e quando o menciono, ouço alguém dizer inadvertidamente - aff, aquele filme triste? Deus me livre, perdi meu tempo! Então, se você é uma dessas pessoas, provavelmente não irá gostar deste livro e, bem provável, não gostará da série inteira de livros. Sinto muito por você.

O bom velhinho, não "dá ponto sem nó" como se diz por aí. Tudo tem um porquê e um propósito. As mortes, mesmo que chocantes, não são descabidas. Você chora, se desespera, mas entende. Por exemplo, uma das mortes foi tão humilhante e simplória, tal e qual o personagem merecia. Confesso, que dei pulinhos de alegria com essa aí... rs Tá, isso foi meio macabro. Mas é verdade, a criatura mereceu.

Falando um pouco sobre a trama em si...
Os reinos estão em guerra e o que se pode esperar de uma guerra? Além de muitas mortes... muita artimanha, barganha, traições, vinganças e a total falta de sentido em estar nela.

O eixo central de uma das famílias foi totalmente destruído. Nada será como antes. Reencontros nunca acontecerão. Destinos foram completamente modificados. E, por quê? Para quê? A luta começou por uma razão que, ainda no primeiro volume, já não fazia mais sentido. Daí, vira vingança... e vingança da vingança... e de repente, nada mais faz sentido.

Os personagens, que já são extremamente densos e muito bem escritos, estão passando por tantas provações e mudanças que é impossível não admirá-los por sua bravura em prosseguir.

Minha admiração por Jaime Lannister aumenta livro após livro. Um dos personagens mais admiráveis ao meu ver. Sei de tudo que ele fez mas, acredite, ele é mais vítima do que algoz.

Tyrion Lannister, também é um personagem incrível. Ele também fez coisas das quais eu não o julgava capaz. Traumas podem levar você a atitudes extremas eu suponho. Ainda estou um pouco confusa com uma determinada passagem.

Novas casas surgiram, novos personagens. Alguns, já presentes na história, tiveram um maior destaque. Novas lutas, novos reis... É isso.

Recomendo muitíssimo a série de livros.

Tenha força... preserve seu estômago e continue... A gente sofre mas se diverte!

"- A morte não me assusta. Só o fogo. Agora veja se fica quieta, senão eu mesmo corto sua língua e poupo as irmãs silenciosas da chatice." (Sandor Clegane ) Pág. 664

P. S¹. Não coloquei aqui a minha listinha de personagens preferidos para não soltar SPOILERS sobre os falecidos ou não falecidos. ;)

P. S². Sr. Wickham, não te perdoo por não ter me alertado quanto às mortes. Dizer que muita gente morre, não é spoiler. É preparar o coração para o que viria. I hate you! =P

site: http://despertarliteral.blogspot.com.br/2013/05/resenha-tormenta-de-espadas-as-cronicas.html
Mandark 04/07/2021minha estante
Não me odeie... Eu não podia alertar sem estragar muitas emoções, rs

Gustavo.Cesar 11/05/2021

Snow, snow, snow
O melhor que li até agora, com tantos acontecimentos o livro fica bem frenético e os jogos dos tronos, não cai no tédio, porém a narrativa é bem massiva, me deixou até cansado e sem vontade de prolongar essa resenha.
Marcelo Arieugon 12/05/2021minha estante
O próximo é o mais chatinho. Continua ótimo mas tem uns pontos de vista que acho que ninguém queria ver kkkk

Jana 21/01/2015

A TORMENTA DE ESPADAS – AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO
A Chegada do Inverno está mais perto do que nunca.

No terceiro livro da série "As Crônicas de Gelo e Fogo: A Tormenta de Espadas", temos os Sete Reinos enfrentando grandes guerras dentro do seu seio, e aguardando por um grande perigo além da muralha, onde os ventos estão mais frios do que nunca.

Catelyn chora pela morte de seus dois filhos, sem saber que eles ainda vivem e Bran vai em busca do corvo que o fará se recuperar. Rob, passando por seu luto e em um momento de fraqueza, se consola nos braços de uma bela donzela e seu casamento outrora arranjado pode lhe custar muito mais caro do que ele poderia imaginar.

Dany e seu novo exercito combatem todos que aparecem em seu caminho. E a mãe dos Dragões, mesmo sem ainda poder usar seus filhos em batalha, parece não querer conhecer de forma alguma o significado da derrota, mesmo se perder seu mais fiel seguidor.

Sansa é obrigada a se casar com Tyrion, concedendo assim, mais uma vitória para a casa Lannister, tendo ela a pretensão de Winterfell. E após um casamento que iria acabar definitivamente com as esperanças da Casa Stark, os Lannisters pareciam invencíveis. Mas mesmo dentro de sua própria casa e entre os seus, uma grande comemoração pode se transformar em um grande martírio. Parece que o Inverno chega para todos na Guerra pelos Tronos.

Um dos livros mais tristes da série, com um desfecho de arrepiar. Quando o inverno chega ninguém é poupado e mesmo os mortos, tem mais uma vez permissão de vagar pelo mundo dos vivos. E isso é apenas o começo.

site: http://www.caminhocultural.com/2013/02/a-tormenta-de-espadas-as-cronicas-de.html
Amanda 26/01/2015minha estante
Eu já havia lido portanto não falo por mim mas sem aviso de spoiler? please né.

nessacardoso 09/12/2011

Nossa, que livro enorme! Do que se trata?
Essa perguntinha me acompanhou por onde quer que eu fosse durante esses quase dois meses de leitura. As pessoas se assustam com o tamanho e logo criam uma aversão imensa pelo livro, ainda mais quando descobrem que é série. "Você é louca, eu jamais leria isso..." só me restava lamentar e partir para persuasão. Mas então a pergunta vinha a tona: "Do que se trata?" e é exatamente aí que minha tentativa de trazer um novo leitor ao mundo se esvaia.
Do que se trata, de verdade? Eu honestamente não sei. Fantasia? Nah, muito forçado. Ação? Pode ser, mas ainda não é isso. Aventura! é, aventura... não, também não. Creio que seja impossível enquadrar esse livro em nossos conhecidos parâmetros literários, ao mesmo tempo que se encaixa em todos, não se encaixa em nenhum.
A Tormenta de Espadas é o cúmulo do sentimentalismo, é incrível como esse bendito (pra não falar outra coisa) George Martin consegue arrastar até o mais duro dos leitores as lágrimas. Aqui não tem essa de personagem meia-boca. Todos tem suas histórias, suas dores, seus segredos. Não se pode confiar em ninguém, dormir sem sentinela, manter-se longe de sua espada. Em Westeros, nada lhe impede de amanhecer morto por aquele que mais ama.
Lu 20/12/2011minha estante
Eu passo pelo mesmo dilema que vc, Nessa. meus amigos ficam me perguntando do que o livro se trata, mas é impossível de definir. mas o certo é que a história desses personagens, fictícios ou não, mexem e muito com o leitor.

Nick 02/02/2014

Melhor livro da série até agora.
Muitas reviravoltas, muitas surpresas, esse livro é de tirar o fôlego em suas quase 900 páginas... Na minha opinião é o melhor livro da série até o momento porque muitas das tramas que vinham sendo introduzidas nos dois livros anteriores começam a se desenvolver de maneira mais clara, mais empolgante.. Por vezes eu tive de voltar a folear os livros anteriores em busca de alguma informação, algum trecho que não dei tanta importância e que agora se revelam bastante relevantes.. RR Martin realmente sabe como desenvolver uma história. Livro épico.
Felipe | Autor de "Gay de Família" 23/02/2014minha estante
Acabei o livro agora, estou sem conseguir imaginar que tipo de trama se desenrolará no próximo volume. O autor acabou com os plots que eu mais gostava, achei o livro "menos bom" da série até o momento.