A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas George R. R. Martin...

Resenhas - A Tormenta de Espadas

Júlia 22/06/2020

O melhor livro, até agora
A Tormenta das Espadas é marcada por muitas reviravoltas, muita ação! O jogo pelo Trono de Ferro fica mais tenso, e agora o vislumbre de uma guerra ainda maior fica evidente...

~quotes:

Ela costuma dizer que as velhas histórias são como velhos amigos. Temos de visitá-las de vez em quando.

Erguemos os olhos para as mesmas estrelas, e vemos coisas tão diferentes.

As vezes acho que todo mundo anda só fingindo ter coragem, e nenhum de nós a temos de verdade. Vai ver é fingindo que arranjamos coragem, não sei.

Todos os homens tem de morrer. Mas, primeiros, vivemos.

As vezes os ventos de uma tempestade sopram com tanta força que um homem não tem alternativa exceto guardar as velas.

Um homem que teme batalhas não conquista vitórias.

Quando os covardes se escondem atrás de grandes muralhas, são eles os derrotados.
Alex Silva 22/06/2020minha estante
Sou suspeito pq gosto de todos, mas ele também é um dos meus favoritos

Karol 29/11/2020

Sobre essa série: perfeita!
Demorei para ler mas não deixou a desejar, comecei em março e fui lendo aos poucos até hoje e finalmente terminei, confesso que foi meu maior desafio de leitura até hoje.

Estou louca para ver como a série continua nos livros, já que nesse volume começa a ficar diferente da série de TV. Ainda sou fã dos Starks e continuo torcendo por eles e o casamento vermelho destruiu meu coração mais uma vez.

Teve um final maravilhoso, que é uma pena não ter sido feito na série da TV!
Nicolle 29/11/2020minha estante
Queria ter coragem pra ler essa série, vai que um dia rola haha

Leandro.Lutz 03/08/2018

O melhor da saga!
É o melhor livro da saga, cheio de plot twists e momentos inesperados que te fazem ficar de boca aberta, ainda mais se você não viu a série.
Dica, não se apegue a nenhum dos personagens.
aafantis 05/10/2018minha estante
Também achei o melhor livro da série!

LiteraBia 29/08/2020

Me deixou querendo mais
De todos os 3 livros que li das crônicas esse foi o melhor, o final deixou aquele suspense digno de uma continuação!
Edson Camara 29/08/2020minha estante
Concordo inteiramente, quando li o terceiro volume achei o melhor até o momento. Não vou estragar a surpresa dos outros dois que você ainda vai ler. Mas está terceiro é realmente especial.

Maria1691 27/04/2020

Este é um daqueles livros que eu daria 6 estrelas se pudesse. Evidentemente, continua sendo uma obra para aqueles que gostam de HF e, para esses, fico feliz em dizer que o nível encontrado nos dois últimos volumes não decai. Talvez a experiência de assistir a série antes de lê-lo pudesse estragar um pouco da magia de todas as reviravoltas, como eu esperava, mas, felizmente, encontrei-me ansiando por todos esses momentos, esperando saber com exatidão o que o personagem que narrava a cena sentia e qual a forma que foram escritas. Uma das melhores coisas nessa leitura pós série foi me ater mais aos personagens secundários, nada foi mais conflitante que meus sentimentos rasos sobre Beric Dondarion ao vê-lo em uma luta com o Cão de Caça na série ao comparar com a tensão que foi ler sobre. Talvez já conhecer a história de Aria me fez prestar mais atenção aquelas histórias que deixei em segundo plano. Em suma, não tenho coisas ruins para falar sobre.
Jordana 27/04/2020minha estante
Eu amooo!!!! Pra mim é o melhor dos cinco ??

Bruno T. 22/02/2012

Entre tantas, as maiores qualidades de George R.R. Martin são a capacidade de surpreender a cada capítulo (impossível prever o que irá acontecer) e o desapego às suas personagens (que, quanto menos se espera, morrem e saem de cena).
Este terceiro livro da saga é muito bom, melhor que o segundo e quase no mesmo nível do primeiro, embora os capítulos dedicados a Daenerys continuem sendo o ponto fraco da trama (sei que muito irão discordar desta minha opinião... fazer o quê...).
Excelente diversão, apesar do risco de acidentes no manuseio do livro, um verdadeiro tijolão, cuja leitura é desaconselhada para quem encontra-se deitado/a.
Luis 06/03/2012minha estante
Na parte de Daenerys, acho que o autor tá a deixando de "escanteio" para incendiar mais o desfecho dessa magnifica trama.
O peso desse livro é o unico problema que tenho, mas ta valendo a pena.
Gostei muito de seus comentarios. Parabéns!

Haline.Scotti 12/11/2020

O jogo dos tronos continua implacável
Westeros já estava o caos no segundo livro, agora então não sei nem como expressar a situação dos Sete Reinos... Como diz o ditado: nada é tão ruim que não possa piorar.
Em compensação, a escrita de George Martim só melhora... cada vez mais cativante, envolvente, você se enxerga entre os selvagens ou presenciando as tramóias na corte ou vivendo a guerra.
Para mim, esse é o livro mais intenso até agora... São acontecimentos importantes por todos os lados e a todo momento, você mal se recupera de um evento e já vem outra porrada, outro susto, outra surpresa. As traições estão mais frequentes, as alianças improváveis também, tudo é uma grande incerteza..
Jason 21/02/2021minha estante
O melhor de todos

Gustavo Ventura 08/10/2011

Obra prima...
Se lendo o primeiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo já tinha ficado impressionado, ao final da leitura de "A Tormenta de Espadas" decidi: essa é a melhor saga já escrita.
Não me lembro de nenhum outro autor que tenha criado tantas reviravoltas em uma história antes. George Martin é capaz de fazer você acreditar fielmente em algo, como se já soubesse o que vai ocorrer, e de repente, do nada... uma nova visão é mostrada, e nos vemos no escuro novamente. Se antes tinhamos a convicção de quem era o errado na história, agora já não sabemos mais.
Impossível deixar de ficar nervoso ao acompanhar a saga de cada um dos personagens, sabendo o gosto que o autor possui por matá-los sem dó nem piedade.
Essa é uma daquelas poucas obras em que você, leitor, não tem certeza de que o personagem favorito escolhido irá permanecer vivo até o final da história (e quais sofrimentos ou alegrias deverá atravessar). A sensação de suspense é sensacional, e um livro de mais de 800 páginas é lido em poucos dias.
Não se apegue a ninguém nessa história... como saber se ela estará lá até o final?
Bradley 04/03/2018minha estante
É neste volume o acontecimento do casamento vermelho?
muito triste aquilo... de uma sordidez sem limites...

oursapphism 01/06/2020

O melhor livro da série!
Todos dizem que A Tormenta de Espadas é o melhor livro de As Crônicas de Gelo e Fogo e... Todos estão certos.

O livro dos casamentos, o livro de muitas mortes, o livro de amores e decepções. O livro de conquistas e perdas. Eu amei cada plot de cada personagem nesse livro, e acho que não tenho como comentar sem dar spoiler, então prefiro não me aprofundar.

E, claro, uma das coisas mais interessantes em todos os livros sempre são as questões internas de cada personagem e aqui nós vemos muitos personagens se questionarem o tempo todo.

Jaime se questiona sobre sua honra, Daenerys se questiona sobre suas atitudes e a rainha que ela quer ser, Jon se questiona sobre seu dever... E, no fim, nós percebemos que em ASOIAF nada é preto no branco, o buraco é bem mais embaixo.

Apesar de ser um livro bem político, é muito equilibrado com toda a fantasia dos Outros e o avanço do Bran em encontro ao Corvo de Três Olhos.
napolitana 02/06/2020minha estante
MDS, mal posso esperar pra ler

Paula 16/03/2020

Cinco estrelas
Não li ainda os outros dois. Mas esse foi o melhor livro entre os três, não é a toa que que a terceira e a quarta temporada da série foram épicas!
Denilson Diniz 16/03/2020minha estante
Livraço

Dhiego Morais 25/10/2016

A Tormenta de Espadas - O melhor da série até o momento
Sabe o que é estar no chão, coração despedaçado, mente a milhão, e não conseguir soltar uma frase com sentido? Imagine um tijolo de quase novecentas páginas caindo direto na sua cabeça. Você ficaria no mínimo, desnorteado. Acredito que foi assim que a maioria das pessoas que já passou por A Tormenta de Espadas deva ter se sentido.

Em continuação ao A Fúria dos Reis, Westeros se encontra enterrada no caos, enquanto o jogo dos tronos prossegue.

Nas obras de Martin, a crueldade humana e a sede pelo poder, pela vingança, parecem estar constantemente entremeadas nas razões que movem suas personagens mais intrigantes. Não existe um personagem totalmente bom, nem totalmente mau, e é isso que anima e estimula o leitor. Tudo é imprevisível. Uma hora você está sentado no trono, na outra, com o corpo sendo arrastado pelo rio.

“— Os maiores idiotas são às vezes mais espertos do que os homens que eles riem.”

Daenerys Targaryen avança em sua história. Agora, a Mãe de Dragões deve provar que é uma conquistadora assim como seu antepassado, Aegon, foi, 300 anos atrás. De uma jovem exilada a uma libertadora, Dany precisará enfrentar o poder ancestral das cidades escravagistas de Essos, antes de finalmente poder navegar para a sua terra natal e reivindicar seu direito ao trono de Westeros.

Jon segue com a maior expedição que a Patrulha da Noite já se aventurou em reunir para desbravar as terras Além-da-Muralha. Lá, o Lorde Comandante Mormont e seus homens deverão acabar com a ameaça de mais um rei: Mance Ryder, o rei-para-lá-da-muralha. A luta milenar entre selvagens e patrulheiros é pequena diante do maior mal que o mundo já viu. Eles são alertados sobre relatos de homens que despertam da morte... Jon conhece isso... Os Outros estão retornando e caso selvagens e patrulheiros não se unam, o reino dos homens desmoronará em breve.

“— Os irmãos do garoto — disse a velha da esquerda. — Os filhos de Craster. O frio branco está se erguendo lá fora, corvo. Sinto nos meus ossos. Estes pobres ossos velhos não mentem. Eles estarão aqui em breve, os filhos.”

Em A Tormenta de Espadas temos o ponto de vista de Jaime. Martin apresenta de forma mais profunda o psicológico de um dos Lannister mais odiados da série. Aos poucos, a noção de personagem cinza também se aplica a ele. Seria então, Jaime, um homem bom agredido pelo destino sob ações ruins, ou um homem desprezível que eventualmente demonstra aspectos de bondade?

A cada volume o autor brinda os seus leitores com mais história, lendas e... magia! O terceiro volume é o que mais abusa das vantagens da literatura fantástica. Rituais religiosos sombrios, criaturas mitológicas mais antigas que o homem, dragões e mortos-vivos de gelo... É tudo extremamente empolgante e fascinante! Este é, inegavelmente, o volume da série mais dinâmico, polêmico e sangrento até o momento. Se você é aquele leitor que ama reviravoltas e adora ser surpreendido, prepare-se! Leia sentado e aguente a carga emotiva alucinante que as últimas páginas são capazes de mostrar.

Personagens como Melisandre, Davos, Sansa e Arya também movem as suas peças na trama. O livro não se torna cansativo em momento algum. Muito pelo contrário, é fácil tornar-se ávido por mais e mais páginas do volume mais empolgante até então.

A troca de PoVs continua funcionando muito bem e permite ao leitor uma imersão dez vezes maior na história.

Alianças são feitas. Casamentos importantes acontecem. Mortes de cair o queixo se seguem.

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/864-a-tormenta-de-espadas
Sr. Campelo 18/06/2021minha estante
Livro perfeito ?

Marcos 15/06/2012

O livro que consolida As Crônicas de Gelo e Fogo como um marco do gênero da fantasia
Já habituado com o estilo de escrita de George R.R. Martin, comecei a ler A Tormenta de Espadas cheio de expectativa. Depois do sucesso do primeiro livro e de toda a ação da Guerra dos Cinco Reis do segundo volume, estava preparado para mais uma avalanche de ação. Não foi bem assim, mas isso não significa que foi ruim.

O livro é dedicado a dar destino aos principais personagens de Westeros e Essos. Durante esse terceiro livro Robb cresce e torna-se um Rei, Daenerys uma Rainha, ou Khaleesi, e os Lannisters supreendem ao contar o seu lado da história. Aliás, uma das coisas mais impressionantes de George R. R. Martin é a forma como ele brinca com os personagens. Por exemplo, Sor Jaime Lannister, o Regicida, termina esse terceiro livro sendo um dos meus personagens favoritos; e Catelyn perde aquela aura de bondade que a acompanhava ao longo da trama.

Em resumo, o livro é muito bom, sobretudo a partir da segunda parte.
Dany188 14/06/2012minha estante
Estou lendo A Guerra dos Tronos ainda, mas Catelyn nem de longe me parece boazinha.

Mey 08/01/2018

Já fiz resenha dos dois primeiros livros de As Crônicas de Gelo e Fogo e comentei que o primeiro livro foi muito arrastado e que eu demorei meses e meses com ele dentro da mochila, até conseguir terminar de ler. No segundo as coisas começam a melhorar, mas é em "A Tormenta de Espadas" que George Martin transforma toda a história e me fez ansiar pelos próximos capítulos.

Neste terceiro livro voltamos a acompanhar as histórias de Jon Snow, Daenerys, Tyrion, Davos, Catlin, Arya, Sansa, Bran e Sam. É através deles que vamos saber o que está acontecendo na história e cada um tem uma batalha para enfrentar, afinal, as decisões tomadas no livro anterior tem um preço. Tyrion lida com a volta do pai, Jon lida com o disfarce de traidor, Daenerys assume o papel de quebradora de correntes, Davos enfrenta Stanis após Água Negra, Arya segue perambulando, Sansa continua sofrendo na cova dos leões, Catlin vê sua família desmoronar aos poucos, Bran segue na busca pelo corvo de três olhos e por fim Sam se vê cara a cara com os Outros.

Muita coisa acontece neste livro, George Martin faz uma reviravolta em toda história, com acontecimentos bem chocantes, principalmente para quem não assistiu a série. Mas é impressionante a maneira como ele constrói tudo muito bem, não agindo apenas como um autor todo poderoso com o dom de destruir o personagens. Tudo que acontece nas crônicas tem um porquê, no jogo dos tronos é possível ver cada movimento que leva a jogada final. E em "A Tormenta de Espadas" as peças mudaram de lugar e parece que não teremos vencedores.

Apesar de ser um dos maiores livros, senti que esse livro não é cansativo ou arrastado, pelo contrário ele é ágil, envolvente e me fez consegui entender a trama muito melhor. Mas o grande problema dele é que ele é tão bom que fica a dúvida, o que sobrou para o "Festim dos Corvos"?

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2018/01/resenha-tormenta-de-espadas.html
Vitor.Correa 11/05/2018minha estante
Curti mt sua resenha, ainda mais que ela não tem spoilers, ao contrário de muitas outras que vi por aqui. Minha professora vai me levar quarta feira uma exemplar, ela vai me dar ele. Du já li os dois primeiros, confesso que demorei pra ler o segundo, ainda pelo fato de ter que conciliar os estudos para o vestibular, a escola e outras atividades. Mas o segundo foi mt bom. Tô com muitas expectativas para o terceiro.