A escravidão no Brasil

A escravidão no Brasil Jaime Pinsky

Resenhas - A escravidão no Brasil

Luiz Santiago 03/04/2024

Maravilhoso e necessário
Desmistifica essa mentira dos podcasts da extrema direita que quer fazer crer nos "bons tratos" ou "cuidado cordial" entre os racistas capitalistas escravocratas (elite da cana, café, etc) e os africanos escravizados.

[Plano Crítico]
planocritico.com
Annie Bitencourt 03/04/2024minha estante
Se ir mais fundo no período colonial no BR o impacto é gigante. Em história aprendi que extrema direita não estuda. Se estudasse não falariam tantas bobagens

Luiz Santiago 04/04/2024minha estante
Concordo plenamente!

Edmilson.Gomes 25/12/2021

Jaime Pinsky, falar alguns detalhes que desconhecemos, mas existe algo que esta muito presente na sociedade contemporânea a exclusão do negro, em
Lugares que era para esta presente, enfim recomendo sim para quem quer saber um pouco de história da sua própria história.
almeidalewis 25/12/2021minha estante
Gostei ??????

Jeferson.Maia 19/10/2017

Livro muito bom!
Apesar de ser um livro relativamente pequeno, ele consegue se manter firme ao seu principal objetivo que é fazer uma releitura bastante resumida e didática daquilo que foi a escravidão no Brasil. O escritor Jaime Pinsky não adentra muito em nenhum tema específico, mas consegue fazer uma abordagem bastante geral e muito interessante, indico especialmente para quem quer começar a ler sobre escravidão brasileira, já que o livro possui poucas páginas e é possível lê-lo em apenas um dia, se tornando assim uma leitura bem agradável a e convidativa a qualquer público.

Volnei 04/02/2018

A escravidão no Brasil
A escravidão esteve presente em nosso país desde os primeiros momento de nossa história quando os portugueses aqui chegaram e tentaram escravizar os índios que aqui já habitavam. Não tendo sucesso com os selvagens deram inicio a importação de africanos que muitas vezes eram comercializados pelos seus próprios semelhantes . Este tipo de mão de obra foi usado aqui de 1500 até 1888 quando a Princesa Isabel, em uma de suas regências, substituindo Dom Pedro II que viajava para tratamento na Europa, assina a Lei Áurea que libertava definitivamente o negro do cativeiro

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

setantarpgs 16/03/2019

Ótima obra complementar
O livro é bem curto e serve como um bom complemento de outras leituras com o mesmo tema.

Pedro.Vini 24/06/2020

Para quem tem interesse em estudar sobre a estrutura social brasileira, esse livro é muito bom. Nele podemos entender algumas características do longo período de escravidão no Brasil. Logo percebemos que hoje herdamos muito desse passado, um racismo estrutural que vem perdurando há bastante tempo. Mas também percebemos que houve resistência dos então escravizados, e que hoje em tempos de ?liberdade? também deve haver, mais do que nunca.

Rômulo 20/08/2020

Retrato fiel
Livro pequeno no tamanho mas de um conteúdo avassalador. Vendo todo tipo de racismo que ainda ocorre atualmente, temos uma ideia das atrocidades praticadas e vividas na época da escravidão no Brasil.

Marisol 23/12/2020

Breve e profundo
Escrito pelo historiador Jaime Pinsky, A Escravidão no Brasil é um livro essencial para se compreender não somente o aspecto histórico, mas principalmente o racismo em nosso país, já que “a herança escravista continua mediando nossas relações”. A obra mostra a origem da escravidão, características gerais, apogeu e decadência. Está dividido em cinco capítulos: Ser escravo, O escravo indígena, O escravo negro, Vida de escravo e Sugestões de leitura.

Pinsky aborda a perspectiva do negro escravizado, como essa população era marginalizada e punida severamente com aval da Coroa – violência institucionalizada, como ele mesmo menciona. Às custas do abuso e do sofrimento, o negócio era lucrativo - para traficantes, tratantes, senhores de engenheiro e ao próprio governo.

O livro conta ainda com diversas reproduções de quadros (de Debret e Rugendas, por exemplo), de fotografias, além de estatísticas. Apesar de breve (somente 95 páginas), senti que aprendi muito mais do que nos tempos de escolas.

Por fim, o autor aborda a força que os escravos tiveram para lutar pela liberdade, conquista que muito mais atribuída à princesa Isabel. Pinsky dá o devido mérito: “A abolição não pode ser reduzida a um ato de brancos”.

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Papareia dos Livros 28/03/2021

Bem dinâmico
É uma leitura contextualizada e pontual onde traz vários pontos de referência para o estudo da escravidão no Brasil, achei bem interessante.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

Priscila 02/05/2021

Introdução rápida e de qualidade
Uma rápida introdução sobre a escravidão no Brasil. Mesmo sendo bastante curtinho o historiador consegue explorar bastantes nuances não comentadas nos manuais escolares. Recomendo como introdução ao assunto para estudantes ou de um modo geral para leitores interessados.

Hervily.Ribeiro 14/05/2021

De forma sucinta o autor apresenta importantes pontos históricos da escravidão no Brasil, desde o seqüestro dos negros até a abolição da escravatura.

Paulo1378 17/07/2021

Um excelente livro para entender a sociedade escravocrata que ainda hoje manifesta sua herança maldita, que de forma estrutural ainda é bastante visível em nossa sociedade.

Marconi Moura 08/01/2022

6,5
É um pequeno livreto, de bolso, sobre o tema. É curto e um tanto superficial, mas agradável de ler e com informações interessantes.

Marcio 05/04/2022

O livro apesar de pequeno, nos dá uma boa apresentação deste terrível fato histórico, a escravidão no Brasil.

Jon 16/07/2022

Boa imersão
Pinsky nos apresenta uma análise crítica e militante sobre a questão escravagista no Brasil, nos mostrando a sua indignação pessoal sobre a dura realidade daquele período. Faz uma análise pontual sobre os principais aspectos desse período e críticas aos pontos mais sensíveis nas discussões atuais.