Menina de Ouro

F.X.Toole

Resenhas - Menina de Ouro

Matheus656 07/12/2020

O mundo do boxe
São apenas 6 contos, mas uns dois não me agradaram. Porém, os outros são muito bons. O conto título do livro foi o meu favorito, mas o último conto que é o maior e é o que dá o nome do livro na versão original, é tão atual e tão pesado! O vocabulário do livro talvez não seja pra todos, acho que tem que entrar no universo ali exposto, se não, vai achar ruim as palavras usadas como xingamento.

Janeide.Magalhaes 28/03/2018

O livro é composto por várias histórias sobre o universo do boxe. Eu esperava relatos sobre brutalidade e intolerância. Mas através das palavras de Toole temos uma visão diferente sobre o boxe. Um lado humano. Um caminho de dedicação e esforço em busca de um sonho. Uma ida de corpo, mente e alma ao ringue.

🔼“O boxe parece ser uma coisa de músculos, dois babacas ali se esmurrando mutuamente na cabeça. Mas o boxe não tem a ver com o uso da força. Depois que você domina a parte física, o boxe passa a ser um negócio de inteligência.”
ㅤ ㅤ
🔼“Ao invés de fugir da dor, que é o natural na vida, no boxe você vai em direção a ela.”

Jak 19/07/2015

Esse é um daqueles livros que mudou o meu olhar de pré-conceitos que crie de algo que nem conhecia. O que era o boxe além de brutalidade e ignorância.
Toole com sua visão apaixonada e realista do boxe mostra o que o público desconhece: o lado humano.
Com histórias de sonhos, injustiças, coragem, violência, intolerância e persistência. Personagens com emoções, histórias e sonhos expostos ao máximo no ringue. Apesar de memina de ouro ser o título do livro e do filme todas as histórias merecem serem lidas sem classificá-las como inferiores.

VinnOz 21/11/2011

bom mas tambem muito louko as historias de varios tipos de lutadores...

Brunela 01/06/2011

As cordas queimam
Embora o conto Menina de Ouro tenha dado origem ao filme, há outro ainda mais emocionante, que ocupa 90 das 293 páginas do livro e que, em sua origem, dava título ao livro: As Cordas Queimam (Rope Burns). Sim, senhoras e senhores, eu me emocionei com esse conto (e com Menina de Ouro). É violento, pesado, triste, e acredito que mexeu muito com todos que leram.
Não só nesse mas em todos os contos de Menina de Ouro, Toole te prende aos personagens e te derruba com um desfecho inesperado.

Suellen 24/03/2011

Muito além do filme
Quando ganhei o livro achei que iria apenas reviver a história do filme com mais detalhes. Mas me enganei quando vi que o livro era composto de micro-histórias cada uma com o seu clímax e ponto central diferentes. Talvez muitos achem que são simples histórias de boxe e rings mas a narrativa de Toole vai muito além disso mostrando como é o ser humano e sua vivência na sociedade e no mundo. Por isso este se torna um excelente livro assim como achei o filme também. Todas as histórias são ótimas mas a minha preferida é "As cordas queimam".

Marcelo 25/09/2009

De leitura fluida, Menina de Ouro prende a atenção do autor através de uma narrativa em ritmo de filme de ação. Tanto no ringue quanto na vida real, seus personagens vivem entre curtos momentos de glória e golpes violentos desferidos por um sistema opressor, desigual e corrupto. Quem espera um clássico, pode se frustar com a clareza de um texto sem pretensões de grandes reflexões filosóficas. Entretanto, há, sem dúvida, algo de mágico que destaca a obra da mesmice dos best-sellers.