Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

rangel.sardinha 04/08/2021

Fantástico
O autor mantém o nível da obra recheando o pano de fundo da história e começando a amarrar os pontos abertos nós dois primeiros livros. Recomendo

Julia 13/03/2021

Esse livro é repleto de altos e baixos. Provavelmente um dos livros da série que mais mexeu com os sentimentos, ansiedade, tédio, mais ansiedade e dor, MUITA dor. A narrativa se mantem no mesmo padrão. Muitas verdades foram expostas e deixaram a narrativa ainda mais profunda e o apego aos personagens mais intenso. Realmente " Brisingr" é um ótimo nome para esse livro

Nati 11/04/2019

"The monsters of the mind are far worse than those that actually exist."
Dá pra ouvir o coro de aleluia? Quase um ano na missão de terminar esse monstrinho e finalmente esse dia chegou! E olha, saio feliz, por que Brisingr é facilmente um dos meus livros favoritos da série até o momento. A história começa a apresentar várias respostas e atar pontas soltas, a fechar plots secundários para que o último volume de fato foque apenas na trama principal e no conflito final com Galbatorix. Temos um Eragon bem mais maduro, mais consciente de suas ações, das consequências de suas atitudes, do seu papel nessa guerra e do que ele representa como Cavaleiro de Dragão, e está mais confortável no papel de líder e figura de importância. Ele também supera sua paixonite pela Arya e deixa de babar em cima dela e importunar a coitada a cada capítulo, então um companheirismo bem legal acaba se formando entre eles sem a sombra do crush do Eragon pairando.

Apesar de ser um livro mais parado, ele tem muitos acontecimentos e lida bastante com a parte mais política desse mundo, explora alguns povos e locais até então mais deixados de lado e começa a unir povos e exércitos em preparação para o que está por vir. O final não é tão explosivo quanto o dos livros anteriores, mas ele serve para reunir os personagens e para lembrar a todos o preço que a guerra cobra e o que está em jogo.

Só tenho duas coisas para reclamar aqui, que me fizeram diminuir a nota. A primeira dela é a extensão do livro - tem MUITA coisa posta neste volume, porém algumas delas são bem desnecessárias e não precisariam estar ali, já que não acrescentaram muito à história em geral. E isso puxa diretamente para a segunda coisa: Roran. Por mais que tenha gostado muito de acompanhar a jornada dele no livro anterior e entender a importância desses eventos, o propósito dele meio que se cumpre no início desse livro. Daí pra frente, todos os POV dele servem ou para mostrar o que está acontecendo nos Varden enquanto Eragon está em outro canto (o que muitas vezes foi feito também com os POVS da Nasuada, que por sinal é uma personagem fantástica e merecia mais capítulos, ou com os de Sapphira, aliás, outro momento excelente, entrar na cabeça dela!) ou mostrar o quão sombrio e sanguinário ele se tornou. O arco dele meio que fica sem propósito aqui, e não precisariam ter tantos capítulos dedicados a ele, sem muita informação relevante. Sempre que algum POV dele chegava, eu já ficava impaciente para terminar e pular para algum outro personagem mais interessante.

Sem esses dois detalhes, facilmente esse seria o meu livro favorito da saga. Mas termino a leitura ansiosa para o grande final dessa história.

Potterish 11/08/2013

Os cavaleiros de dragão
Um mundo habitado por elfos, anões, homens e outras criaturas, onde a magia tem um nome poderoso e os dragões são as presenças mais significantes. Eles e seus cavaleiros protegiam a Alagaesia, até um cavaleiro traidor subverter a ordem e destruir tudo. Agora a esperança reside em um grupo de rebeldes e seus aliados e em um belo dragão fêmea e seu cavaleiro, Eragon.

Ciclo da Herança, de Christopher Paolini

1No livro Eragon, Eragon é um jovem camponês de 15 anos, que vive com o tio e o primo no vale Palancar. Em uma caçada, acaba encontrando uma pedra azul polida e a partir daí sua vida muda totalmente. Esta pedra, na verdade, é um ovo de dragão roubado do rei tirano Galbatorix. Quando o ovo rompe e Saphira nasce, Eragon se torna um cavaleiro. Ajudado por Brom, o velho contador de histórias de seu vilarejo, Eragon descobre muito mais sobre a história dos cavaleiros de dragões e como Galbatorix perverteu a ordem e se tornou um rei tirano. Brom, na verdade, é um antigo cavaleiro, e treina Eragon para que ele possa alcançar os Varden, um grupo forte de oponentes do rei. No meio do caminho, Eragon começa a ter sonhos estranhos com uma bela mulher. Resolvido a ajudá-la, ele acaba sendo capturado pelo espectro Durza, mas foge e liberta Arya, a mulher misteriosa, descobrindo que na verdade ela é uma elfa. Ajudado por Murtagh, ele e Saphira chegam até os Varden, onde descobre a identidade do rapaz que o ajudou. Mesmo assim, eles acabam ficando amigos. Em combate, Eragon consegue matar Durza, mas o espectro lhe fere terrivelmente. Mas a ajuda chega de onde menos o cavaleiro poderia esperar.

Em Eldest, três dias após a vitória sobre os urgals mandados por Galbatorix, Ajihad, líder dos varden, é morto e Murtagh é capturado em uma emboscada por dois magos traidores. Eragon se entristece com a perda do amigo e a morte do líder varden. No lugar dele, Nasuada, sua filha, assume a liderança dos revoltosos. Ela permite que Saphira e o cavaleiro viajem para Du Weldenvarden, reino dos elfos, para que Eragon possa começar seu treinamento apropriado. Lá, ele descobre que Arya é a filha da rainha e encontra Oromis e Glaedr, cavaleiro e dragão mais antigos que Galbatorix. Enquanto isso, o rei manda para Carvahall os ra’zac, para capturarem Rohan, primo de Eragon. Mas Rohan não se rende, luta desesperadamente, e enlouquece quando Katrina, sua amada, é raptada. Ele, então, convoca todos os moradores do vilarejo para partir. Seus feitos de coragem falam por si só, e mesmo com temores, todos o seguem. De volta ao reino élfico, Eragon tem seu ferimento curado em uma celebração élfica, e sua aparência modificada. Mais forte, ele e Saphira vão para Surda, onde os varden se encontram e na batalha com o exército de Galbatorix, descobrem que existe um novo cavaleiro, sob o julgo do rei.

Brisingr narra a tentativa de Eragon, Saphira e Rohan de resgatarem Katrina das garras dos ra’zac. Ambos estão a par dos acontecimentos desde que se separaram. Eles conseguem resgatar a jovem, mas Rohan e Katrina voltam sem Eragon para os varden, pois o jovem decidiu ficar para dar uma punição a Sloan, pai de Katrina e traidor do povoado. De volta aos varden, Eragon descobre que a rainha élfica Islanzadí enviou um grupo de elfos poderosos para protegê-lo e a Saphira. Como cavaleiro, ele celebra o casamento do primo com Katrina e Rohan se alista ao exército varden, ganhando respeito por seus feitos. Eragon deseja voltar para o treinamento com Oromis porque mesmo não perdendo para Murtagh e Thorn, ele sabia que precisava aprender mais. No entanto, Nasuada manda-o e Saphira para participarem da escolha do novo rei, sucessor de Hrothgar, morto durante a batalha na Campina Ardente. Uma vez que Orik é escolhido rei, cavaleiro e dragão voam para Du Weldenvarden para continuar seu treinamento e lá Oromis conta quem é seu pai de verdade. De posse desse conhecimento, e querendo uma nova espada, Eragon convence a elfa ferreira a lhe fazer uma nova arma. Ele e Saphira também aprendem sobre os Eldunarí e descobrem uma das fontes de poder e controle de Galbatorix. Ventos de guerra sopram, os elfos resolvem sair de seus recantos escondidos e Oromis e Glaedr se juntam a batalha. As conseqüências desses atos levam Eragon a mais uma etapa do caminho em direção a Urû’baen.

Em Herança, os varden lutam para conquistar as cidades e se aproximam cada vez mais da capital do império. Eragon e Saphira sofrem uma perda irreparável e agora precisam buscar sozinhos uma maneira de derrotar de vez o tirano Galbatorix. Nesse meio tempo, Rohan está as voltas, preocupado com a situação dos varden, cuja derrota significará a morte de sua esposa e filho. Ele agora assume papéis de comando, pois já provou seu valor a Nasuada. A conquista das cidades continua. Eragon, em um treinamento com Arya, consegue, indiretamente, fazer com que Glaedr, através de seu eldunarí, se manifeste e continue orientando ele e Saphira. Quando Jeod, amigo de Brom e um dos que ajudou no roubo do ovo de Saphira dos cofres do rei, afirma que descobriu uma nova entrada escondida para Dras-Leona, Eragon decide verificar, mas ele e Arya são capturados. Com a ajuda de Angela e Solembum eles escapam, ao mesmo tempo em que Murtagh e Thorn abandonam a cidade. Mas voltam, incendeiam o acampamento varden e capturam Nasuada. Os chefes das várias facções entram em ação, e cumprem o desejo dela, de nomear Eragon o novo líder. Atordoado, ele se prende a antiga afirmação do menino-gato sobre a Pedra de Kuthian e o Cofre das Almas. Através de um estratagema, Eragon e Saphira conseguem voar para onde pensam que podem encontrar tais objetos. Nesse meio tempo, Nasuada está presa. Galbatorix em pessoa aparece para convencê-la a mudar de lado, torturando-a. Murtagh acompanha o rei, mas sempre volta para ajudá-la e minimizar suas dores. Os dois começam a conversar e se entendem brevemente. Nesse ínterim, Eragon descobre muito mais do que jamais ousara sonhar, algo que pode ajudar a derrotar Galbatorix definitivamente. De posse desse novo conhecimento, ele e Saphira partem para Urû’baen, onde o confronto final será decisivo para todos os povos da Alagaësia.

A tetralogia de Christopher Paolini surpreende do início ao fim. Depois de Harry Potter, nenhuma série me fez ficar mais louca de ansiedade do que essa. O fato de ser uma história quase centrada nos dragões também me chamou atenção. Paolini foi muito inteligente em unir muita ação, um vilão onipresente e aterrorizante somente pelo nome, elfos, magia e dragões, com uma clara influência de Tolkien. Só que... Por que será que toda história com elfos me deixa assim, com uma sensação de que o final feliz não foi tão feliz assim? Quer dizer, eu adoro O Senhor dos Anéis (se existiu um autor para contar uma boa história élfica foi Tolkien) e eu também queria um final feliz para Murtagh e Thorn e apesar deles se libertarem, não foi do jeito que eu esperava. E o final... Bom, eu sabia mais ou menos que acabaria assim (o primeiro livro dá a dica, e foi uma das coisas que mais me fez ver a influência de Tolkien nessa história), mas ainda assim me surpreendi.

Outra surpresa: considerando que os dragões das capas correspondem aos dragões que surgem em cada livro, eu sabia que o último ovo seria verde. O que eu nem remotamente suspeitava era sobre quem seria o novo cavaleiro. Gostei dessa parte também. Diferente de muitos livros, onde após o cumprimento da missão o final é corrido, Paolini soube dosar bem os acontecimentos, não ficou corrido nem lento. Só me deixou, como eu disse, com um gosto de quero mais. Uma tetralogia excelente, repleta de todos os elementos necessários para um bom livro da fantasia. Totalmente recomendado.

Resenhado por Natallie Alcantara

*Título original: Eragon.
466 páginas, Editora Rocco, publicado em 2005.

*Título original: Eldest.
643 páginas, Editora Rocco, publicado em 2006.

*Título original: Brisingr: the seven promises of Eragon Shadeslayer and Saphira Bjartskular.
706 páginas, Editora Rocco, publicado em 2008.

*Título original: Inheritance or the vault of souls.
790 páginas, Editora Rocco Jovens Leitores, publicado em 2012.

site: http://wp.me/p2vycn-kb4

Tiemi 17/11/2011

A história no terceiro livro volta a ficar um pouco mais agitada mas também não com a mesma intensidade do primeiro ...

Alecio Miari 16/11/2011

Cada vez melhor!!
A meu ver o livro manteve o mesmo nível de aventura e narrativa que houve nos dois primeiros, trazendo grandes acontecimentos de tirar o fôlego e sempre nos deixar com um gostinho de quero mais.
Ele é muito parecido com um RPG, com os personagens evoluindo e ficando cada vez mais poderosos a medida que adquirem mais experiência. Mistérios e enigmas que necessitarão da perspicácia de nossos heróis, bem como todo o acompanhamento da evolução dos exércitos da narrativa por meio do mapa de toda a região, ajudam a deixar o livro mais interessante ainda.
Não vou colocar spoiler aqui dizendo o que ocorre com cada personagem ou como é o final do livro, porém advirto que NÃO é o final da história! Fiquei puto quando terminei de ler e vi que não tinha fim! O autor deixa uma notinha no final dizendo que a história cresceu de tal maneira que não coube em uma trilogia e por isso terá um último livro fechando toda a história. A previsão é que fosse lançado nos EUA em Novembro/11 (não sei se foi lançado) sendo que o mesmo só chegaria aqui no Brasil no Primeiro Semestre de 2012.
Para quem terminou o segundo e vai começar o terceiro, terá pela frente as 1100 páginas deste mais 750 do quarto volume, mas creio que valerá a pena cada passagem.
Recomendo-o e fico ansioso pelo próximo.
eragon123 20/07/2014minha estante
deviam criar um jogo

Carol 15/03/2011

aaaaah
adoreeeeeeei :D to curiosa pra saber o final ,espero que o último livro lançe esse ano ! (yn) mais q recomendo !