A Lua da Rena

A Lua da Rena Elizabeth Marshall Thomas

Resenhas - A lua da Rena

Leila 02/07/2021

Diferente
Um livro muito diferente de tudo que já li. Só li porque me emprestaram, mas já fiquei interessada logo no início, justamente por ser tão diferente.

A Lua da Rena conta a história de uma garota e sua vida na época dos povos primitivos, que caçavam, coletavam alimentos, construíam choupanas e faziam fogo para aquecer-se no inverno.

O mais interessante eram as suas crenças. Queimavam gordura para agradar aos espíritos, em troca, pediam proteção e alimento. Acreditavam que os feiticeiros possuíam o poder de prender os espíritos, para que ficassem com a tribo ao invés de ir para o Mundo dos Mortos. Quando morriam de doenças, acreditavam que eram os espíritos que os estavam punindo. Muitas mulheres morriam no parto e muitas crianças pequenas também morriam das mais variadas doenças.

O livro traz muitas curiosidades, como o porquê de construírem suas choupanas de determinada forma; porque faziam as coisas do jeito que faziam. Esses povos tinham muito conhecimento sobre plantas medicinais e sabiam que parentes não deveriam ter filhos. Por outro lado, não sabiam cultivar alimentos (agricultura) e também não sabiam que era possível criar animais (pecuária).

Durante a leitura, ficava imaginando como seria viver nesse período, sem conforto nenhum, lutando todos os dias, enfrentando o frio, a fome, o ataque de animais e as doenças mortais.

Confira mais resenhas no blog Meus Livros e Sonhos:

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

sonia 27/09/2013

imagine como seria nascer no neolítico...
Uma interessante narrativa sobre nossos ancestrais, através do relato da vida de uma mulher e seus amores, e suas aventuras.
Uma das descrições de como um rapaz levou meses polindo pedrinhas para fazer um colar para sua pretendente, e de como ela pensou em quanto trabalho ele tivera para fazer o adorno,
coisas assim, triviais, e também sobre o clima, sobre os bichos, como começaram a se aproximarem uns dos outros, homens e cães.
Gostei,
Singelo e interessante.

Lilian 21/10/2012

SIBÉRIA, 20 MIL ANOS ATRÁS

Em meio a fome, o frio, a violência em estado bruto, Yanam, uma jovem caçadora combate de frente pela sobrevivência nesse lugar hostil.
Ganso Selvagem é o chefe do clã de caçadores onde vive Yanam, todos seguem regras impostas por ele na tribo. É preciso ser forte para sobreviver todo dia, o rigor do inverno, a fúria dos animais ferozes, doenças e o respeito casado com o medo pelos espíritos da floresta, o sobrenatural que paira todo o cenário.

A transformação de Yanam menina à mulher, a descoberta do amor e do sexo, os mistérios da concepção e do parto, o dever em manter uma linhagem, os perigos de um mundo primitivo nos primórdios da humanidade, o olhar de avatares de animais animando espíritos dos caçadores mortos, eis o tempo de a lua da rena.

Vistam suas peles, se aqueçam, peguem suas lanças para ir lá fora e enfrentar o gelo, a floresta nublada à dentro, é preciso garantir a sobrevivência e driblar o sobrenatural para continuar respirando como um caçador siberiano primitivo de 20 mil anos atrás.

Fabi 09/12/2009

Gostei muito da história do livro, que li em minha adolescência... agora pretendo relê-lo pra relembrar a história e confirmar minhas opiniões.