Cidade da Penumbra

Cidade da Penumbra Lolita Pille

Resenhas - Cidade da Penumbra

Livy 12/05/2011

Um livro de forte expressão!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Bom, para começar a resenha, vou deixá-los com um pensamento meu sobre os livros: sabe o que acho super interessante no ato de ler? É que, a visão que o autor teve ao escrever seu livro, e a mensagem que quis passar ao narrar sua estória, provavelmente será diferente da minha visão e intrepretação da mesma. Assim como você ao ler esta resenha e depois, ler o livro, pode ter uma impressão totalmente diferente da minha, e assim por diante.

Agora, falando do livro. Em primeiro lugar eu o definiria com duas palavras: curto e grosso. Eu já tinha ouvido falar que Lolita Pille não nos poupa com sua narrativa, ela é direta e certeira, nos atingindo com suas palavras sem pudor ou receio. Eu diria que o modo como ela conduz a estória não é para os fracos. Se você não curte uma estória forte e cheia de opiniões marcantes, talvez não goste muito deste livro.

Aliás a narrativa e estória me lembraram muito o filme Gamer, que é de ficção científica futurista, dirigido por Mark Neveldine e Brian Taylor, e estrelado por Gerard Butler, lançado em 2009. Não que a estória de ambos seja igual ou meramente parecida, longe disso. Mas é que a sensação que eu tive ao ver o filme, é a mesma que tive ao ler este livro de Lolita Pille. Em alguns momentos me empolgando e em outros me dando até mesmo aflição.

Como o próprio nome do livro diz, os cidadões de Clair-Monde, a Cidade, estão presos neste lugar que vive na Penumbra, sem verem a luz "verdadeira" do Sol. Através de bolhas que emcobrem a Cidade, e por meio de projeções é recriado o céu, dando a falsa impressão de que tudo está normal. Mas tudo está muito longe de estar bem. Uma coisa interessante no livro, é que não se tem noção de tempo, se o que está acontecendo é um futuro longinquo ou próximo, já que a marcação de ano se inícia do zero. A estória trata dos vícios e maldades que se encontram em cada ser humano, assim como trata também das instituições falidas e sem causa verdadeira, ou até mesmo dos governos falhos, que emcobrem todo tipo de acontecimentos em benefício próprio. Além de destacar a dependência das pessoas e sua cegueira para o que é real.

O livro é dividido em cinco partes, que são respectivamente: O GRANDE APAGÃO, MORTE DE UM HACKER, AZUL COMO AÇO, EXIT, e ANTES DO CREPÚSCULO. Logo que comecei a ler o livro, a primeira parte me foi um pouco estranha, por diversos fatores, como por exemplo a narrativa abrupta de Lolita, e por algumas descrições realmente grotescas. E foi assim que terminei de ler O GRANDE APAGÃO, achando tudo meio estranho. Logo que o livro entra na segunda parte, MORTE DE UM HACKER, eu já estava mais acostumada com a narrativa e descrições da autora, assim como sua visão. Eu realmente comecei a gostar da trama, me envolvendo e torcendo por Syd Paradine.

A partir desta parte do livro, conhecemos melhor vários aspectos da estória e dos personagens, e seu passado. Aliás Syd Paradine, apesar de ser um beberrão e desiludido, mesmo sem perceber, e apesar de continuar uma busca que talvez não tenha fim, ele é um personagem impressionante. Talvez não diria que seja carismático, definiria mais como envolvente. Não do tipo charmoso ou galã e metido a herói, mais do tipo sofrido e cansado demais. E toda sua trajetória e descobertas nos fazem querer terminar este livro. Eu diria que Lolita acertou em cheio com Syd Paradine. O livro ganha desde então um ritmo muito bom, com muita ação e fugas, em que Syd se vê ansiando por respostas e se esgueirando para salvar a própria pele. Outros personagens muito importantes na trama são Shadow Smith e Blue Smith.

Depois da terceira parte do livro entitulada de AZUL COMO AÇO, acho que a estória começa a se perder um pouco. E quando terminei de ler o livro, acabei ficando com a impressão de que havia muitas cosias das quais eu gostaria de explicação. Talvez tenha sido falha minha, e infelizmente eu não posso dar muitos detalhes, pois não gosto de soltar SPOILERS em resenhas, mas realmente, foi esta a sensação que tive. Muitas incognitas permaneceram no ar, e apesar de certa forma, algumas peças fundamentais se encaixarem, ainda houve pequenos detalhes que escaparam à elucidação. Para finalizar, o final foi meio abrupto.

Não tirando o mérito da autora, as descrições são fantásticas, tanto as descrições psicológicas quanto de ambientes e personagens. E para o propósito ao qual o livro se dispõe, acho que passa bem sua mensagem. Afinal se trata de uma expressão contra diversos males da humanidade, como os vícios e racismo.

Resumindo, gostei do livro, mas ele acabou sendo mediano. Alguns aspectos poderiam ter sido melhor explorados.

Jessé 10/05/2018

Quem nos salvará de nós mesmos?
Clair-Monde é uma cidade perfeita onde todos têm direito à beleza, à juventude e ao prazer. Todos os seus habitantes são realizados e felizes (pelo menos aparentemente), apesar da catástrofe que assolou o mundo e envolveu o céu no mais escuro breu, escondendo o sol permanentemente. Porém, esse mundo paradisíaco possui segredos obscuros que, escondidos sob a capa do êxtase e da felicidade, aniquilam aos poucos os seus habitantes.

Syd Paradine, um policial de alta patente e membro do SPSM (Serviço de Proteção a Si Mesmo), conhece de perto os problemas que afligem as pessoas que moram em Clair-Monde, pois o foco de sua atuação é em prevenção de suicídios. Lidando com essas questões diariamente, ele começa a desconfiar que essa sociedade aparentemente perfeita na verdade é um monstro que esmaga e oprime a todos que estão em sua presença.

"Como um lugar tão perfeito, com tantas coisas boas e prazerosas, poderia produzir tanta gente doente e infeliz consigo mesmas? O que haveria de tão errado nessa cidade para que tanta gente tentasse dar cabo da própria vida?" Com esses questionamentos em mente, Syd embarca em uma jornada de descobertas sobre o lugar em que mora e até sobre si mesmo, mas ele não imaginava que seguir a sua intuição e investigar a parte obscura de Clair-Monde o levaria a um caminho sem volta e que transformaria a sua vida para sempre.

Usando uma sociedade distópica e futurista como pano de fundo, a autora francesa Lolita Pille apresenta várias críticas ao consumismo e à busca desenfreada por prazer tão presentes em nossas vidas. Com uma escrita dura e pesada, ela disseca a busca incontrolável do ser humano em satisfazer os seus desejos enquanto esquece que muitas dessas vontades não possuem fim, arrastando-os a um espiral de desespero e autodestruição.

Cidade da Penumbra não é um livro de leitura fácil e fluida, pelo contrário. A autora brinca com o leitor e só nos fornece o mínimo de informações para que seja possível ligar os fatos e entender a história. Para quem gosta de desafios e de refletir sobre os hábitos doentios da sociedade pós-moderna, é uma história altamente recomendada.

site: https://sobreoquelievivi.blogspot.com.br/2018/05/resenha-cidade-da-penumbra.html
Cida Varela 03/08/2018minha estante
undefined

ste 02/12/2022

complexo
ao meu ver, é uma boa leitura! história muito bem construída, enredo cheio de pontos interessantes e personagens incríveis!!
mas confesso que me perdi um pouco no final, a partir do capítulo 11 os fatos começaram a se embolar um pouco na minha mente hahahah ainda assim, gostei bastante de tudo, os temas abordados rendem muito assunto!

Lali 01/04/2023

Mais um livro que eu tinha certeza que seria 5 estrelas? premissa fantástica, personagens cheios de nuances e interessantes, referências incríveis, humor ácido, universo distópico? tem todos os elementos que amo em um livro. Porém novamente a fluidez me pegou. Alguns capítulos eu devorava, sem nem respirar direito, em outros a leitura se arrastava parecendo não haver fim. Em tempo, o avanço da tecnologia, o exagero das cirurgias estéticas e as estações de metrô em São Paulo que começaram a levar nomes de empresas se parece muito com o universo criado pela autora? assustador rsrs

Lucas 01/07/2013

Otimo livro,recomendo a todos!
O livro apresenta um futuro distópico,em que todos tem direito não só a felicidade,mas tambem à beleza.Nesta cidade,tudo é permitido,em busca do prazer:Drogas,pedofilia e coisas do tipo.A história se passa pela visão de Syd Paradyne,um policial divorciado e alcoolatra que ao investigar um suicidio conhece Blue,uma mulher misteriosa que acaba cativando ele.
A trama se utiliza bastante das descriçoes das cenas,quase nao há dialogos,o que pode tornar a leitura cansativa.A autora soube combinar varios elementos de ouros celebres autores como George Orwell,Philip K.Dick e da revista em quadrinhos Ex-Machina tudo isso em uma obra original,com criticas ao controle das megacorporações sobre as pessoas,a exclusão social,a busca obssessiva pela felicidade.A obra usa uma linguagem bem forte,com uma tematica adulta,elementos bastante caracteristicos do cyberpunk.um livro no qual os fas de classicos como Blade Runner irao se identificar

Gostou da resenha? Tem algo mais a acrescentar? Quer Xingar o redator? Faça parte do nosso Grupo no Skoob: Intelectuais de Plantão. Um grupo que cada vez cresce mais. Aguardamos voce lá!

Emanuel 14/05/2013

Dia ou noite, uma tarde ensolarada ou nublada. Isso não existe mais. O sol foi encoberto por um gás e o planeta está mergulhado na escuridão. Bem-vindo à cidade da penumbra! Todos têm direito à Beleza, à Juventude, ao Conforto Mínimo. Clair-Mode, onde você vive nas custas do governo e as regras são ditadas pelas grandes empresas. A beleza exacerbada agora é atingível e drogas são vendidas legalmente após a Guerra Narcótica. Praticamente uma sociedade perfeita.

Ficou curioso(a) e quer conhecer mais sobre o livro? Entre no meu blog e leia a resenha completa da francesa Lolita.

teophillo 26/03/2013

Só comecei a entender a história a parir da página 80.
Porém, o livro é bom.

Rita Nunes 31/01/2013

Que livro! Estou extasiada!
Ao entrar nesse estranho mundo de Lolita Pille, não espere descrições minuciosas e explicações detalhadas para tudo. É a cidade da penumbra. Somos conduzidos no escuro, e é preciso formar a imagem do todo a partir do pouco que conseguimos ver. E não é um mundo bonito. Ela pega o mundo e sacode, e toda a sujeira que costuma descansar no fundo vem à superfície. No entanto, não é um mundo tão diferente do nosso, e é exatamente esse o assunto do livro. Você quer mesmo saber a verdade? E, sabendo, quer mesmo tomar alguma atitude?
A maneira como ela escreve, nossa, é repugnante e irresistível. É um livro obsceno, violento, perturbador, e um dos mais memoráveis que já li na minha vida.
Recomendo. Mas vou avisando: não é um livro bonitinho. É pra quem tem estômago forte!
Jessé 03/05/2018minha estante
Ótima resenha, descreveu perfeitamente o que senti na minha leitura.

Rita Nunes 03/05/2018minha estante
Obrigada! Eu fiquei surpresa ao descobrir que a maioria das pessoas não gosta desse livro. Eu amei! Virei fã da Lolita!

Gêmeas 28/12/2012

Estava muito animada para ler esse livro, estava na minha lista de desejos há muito tempo. Afinal, é da Lolila Pille, uma das escritoras mais sinceras e sem papas na língua da nossa geração. Lolita Pille ficou conhecida após o sucesso de Hell Paris, que na minha opinião é o melhor livro da autora. É um tapa na cara da sociedade, uma leitura obrigatória. Se você ainda não o leu, corra porque é muito bom.

Cidade da penumbra conta a história de Syd, um detetive nada convecional, que quer resolver os mistérios de sua cidade, mas ao fazer isso ele acaba quebrando muitas regras. Ele descobre segredos do governo, da medicina, e o mais assustador: das pessoas ao seu redor. O personagem é bem interessante, inteligente e cativante.

O ritmo do livro é um pouco lento, acabei demorando bastante para ler, pois não é uma leitura tão fácil e óbvia. Você tem que prestar atenção em todos os detalhes, pois são como um quebra-cabeça na história. Dos três livros que li da autora, Cidade da Penumbra foi o que menos gostei, acredito que foi por causa do tema. Apesar de gostar bastante de distopias, esse acabou se focando mais no lado político, o que acabou deixando o livro nesse ritmo lento e um pouco cansativo.

As pessoas que menos esperamos acabam sendo envolvidas nos segredos e armações, achei um ponto positivo na história.

A minha personagem favorita foi Blue, a achei super interessante e cheia de segredos. A história dela é bem bacana e bem elaborada. As personagens femininas nos livros da Lolita sempre são fortes e destemidas, acho isso uma marca registrada dela.

Indico a leitura para quem gosta de um bom mistério policial e gosta bastante de política e assuntos do governo. E para quem não leu os outros dois livros da Pille, aqui fica a dica. São muito bons.

"Ana Paula" 20/04/2012

Cidade da Penumbra, é um livro futurístico. O sol sumiu, as cidades são construidas dentro de bolhas que dão ao assinante (pessoas) tudo o que elas desejam: Beleza, dinheiro, juventude, enfim, a felicidade eterna. Uma tela-rastreador, serve como telefone, e ainda te avisa se sua alma gemea estiver perto de vc! Drogas são legais e vc pode ir trabalhar drogado que vc não vai ser preso!

Nesse mundo diferente, onde ninguem se pergunta o porque de nada, um detetive da SPI, Syd Paradine, resolve perguntar porque. Syd descobre coisas que a SPSM (Serviço de Proteção contra Si Mesmo) quer esconder, e no meio de fugas e mais respostas, Syd conhece Blue Smith, uma mulher encantadora que faz com que Syd tenha medo de morrer.

É um livro legal, mas não gostei. Muito cansativo, com muitas voltas e as vezes me perdi totalmente no livro. Mas a história é boa. Achei a capa linda, mas o interior deixou a desejar!!!!

Gabi 18/10/2011

Cidade da penumbra
Cidade da Penumbra narra a história de um policial que busca esclarecimentos sobre um suicídio. Durante a sua busca ele descobre os podres de uma cidade que vive sob o domínido do poder, da ambição, da beleza, das drogas e da ciência.

Um grande e espesso nevoeiro encobriu a cidade deixando-a na escuridão, impedindo os raiso do sol de ultrapassá-lo.
Neste tempo, a biotecnologia e a biogenetica são estremamente avançadas. Os civis tem um rastreador com várias funções incluindo a função de confessioario, todos os cidadãos precisam dedicar 11 minutos do seu tempo para se confessar.
Você pode ter a beleza que desejar, inclusive ter colnes; As drogas são 100% legalizadas, vendidas em farmácias. Quem não segue as regras são severamente punido. Um guerra narcótica está acontecendo diariamente.
É a cidade da ilusão. Onde o poder e o domínio são exercídos disfarçados de promessas de felicidades.

Apesar de ter um contexto bom, a narrativa é um pouco cansativa, o enredo é de difícil acompanhamento. Um final ruim. Você espera até o final para entender tudo e no final acaba não explicando praticamente nada. Na verdade, é difícil entender como acaba.

Esta escritora tem uma maneira particular de escrever que para mim, muitas vezes foi difícil de compreender.
Para quem gosta de ficção é uma boa leitura. Eu particularmente não gostei muito, apesar do assunto ser super interessante, mas o enredo que ela deu a história e confuso e você não vê a hora de acabar. Apesar de tudo isso, opinião é algo muito particular, talvez vocês gostem. Leiam e me contem suas opiniões.

hammy 06/01/2013

Eu gostei, mas mudaria a sinopse pois pra mim Syd Paradyne no livro todo esta em busca da verdade de Clair Monde, e não investigando o caso da morte do obeso ou estando num romance com Blue
Se Lolita Pille tentou nos dizer o motivo da morte do obeso, deixou a desejar!

Mas, apesar de fugir da sinopse e do tema proposto, é um bom livro.
Não sei como tem tantas criticas negativas!

E aliás, prefiro quando Lolita escreve em primeira pessoa, como em Hell e Bubble Gum.