Erros Irreversíveis

Erros Irreversíveis Scott Turow

Resenhas - Erros Irreversíveis

E. Dantas 03/05/2009

Salvador
Turow tem um dom muito peculiar. Ele consegue escrever muito bem, e ser extremamente enfadonho em determinados ( muitos, quase todos ) momentos.

Sempre que pego um livro de Turow me deparo com uma excelente sinopse, um enredo fantástico e uma narrativa arrastada, cheia de pausas e profundidades nas personagens que não dizem absolutamente nada ( pra que saber por exemplo, o que a personagem pensa sobre muito sal no ovo?! ), ou seja, etiqueta preta neles, abandono.

Porém, esperem! Antes de crucificar o coitado ( nem tanto ), vamos falar de "erros irreversíveis"! Onde o tio finalmente acertou!

Deixando de lado a encheção de lingüiça mas sem perder o estilo, Turow justifica aqui o título "brilhante". Tribunais, reviravoltas, vidas pessoais, maracutaias, tudo na medida certa pra você "ler-um-pouquinho-mais-as-3-da-manhã".

Leiam Erros Irreversíveis. Depois, sim, podem crucificar o rapaz.

Beijos e inté!

Rose 07/08/2020

Rommy Gandolph foi condenado à morte após assumir o assassinato de 3 pessoas. Agora, 10 anos após sua sentença, e prestes a ser executado, ele clama sua inocência.

Arthur Raven é chamado para defender Rommy, em uma última tentativa para livrá-lo da morte. Um caso atípico, visto que no fundo todos sabiam que o ato era apenas um gesto para cumprir tabela, e que na realidade, nada seria feito de fato.

Mas Arthur acaba se surpreendendo quando descobre fatos que levam a um julgamento cheio de erros e acobertamentos.

Informações não checadas, juíza condenada por uso de drogas, negociatas de corredor e defesas mal preparadas podem ter sido a causa de Rommy estar a poucos dias da morte.

Em uma corrida contra o tempo, Arthur tenta juntar provas suficiente que mostram os inúmeros erros de um julgamento. Segredos há tempos enterrados, e que se descobertos pode destruir a carreira de muita gente.

Um enredo que coloca em discussão a pena de morte e a estrutura da justiça que deveria ser igual para todos…

Gosto muito dos enredos do autor, como já ressaltei outras vezes aqui, mas para quem não está acostumado, vale lembrar que algumas vezes a narrativa pode ser mais lenta, o que desanima alguns. Mas para quem não liga, acaba tendo um ótima história. Ah, este livro também tem um filme que foi estrelado por Tom Selleck.

Joshua Amaral 29/08/2022

Padrão Turrow
Como sempre, uma aula de direito, nos mostrando os bastidores, muitas vezes sujos do judiciário. O poder corrompe sim.

Poggi 28/11/2011

Enrolação típica de advogado
Eu gosto de filmes de tribunal. Mas nunca li um livro de tribunal. Esse era um título que me chamava muita atenção, até pela fama do autor, que na época do lançamento desse título veio ao Brasil, para a bienal do Rio, e deu até entrevista para o Jô.

A trama do livro é interessant e já foi explorado por outros autores, até em romances históricos, como O CONDENADO, de Bernard Cornwell: advogado é contratado pelo estado para tentar uma última apelação para livrar da morte um condenado por homicídio. Até ai, tudo bem, mas Turrow se perde muito nos dramas particulares de seus persoangens, deixando a trama principal num segundo plano. Talvez tenha sido essa sua intenção mesmo, mas então esse não poderia nunca ser classificado como um romance de tribunal, se é que o é, não tenho certeza. O fato é que os personagens são fracos, humanos, sim, mas muito aquém do que poderíamos esperar em um romance desse tipo. Não há nem um herói nem um anti-herói, muito menos viradas surpreendentes que prenderiam a atenção do leitor por mais páginas. As revelações que são soltas aqui e ali não surpreendem e fazem com que se torça logo pelo final da história.

Não sei se lerei outro livro de Turrow, sinceramente. Talvez o filme seja melhor...

claudioschamis 18/02/2009

Um livro para quem gosta de embates jurí­dicos. Nessa história há uma discussão bem interessante sobre a pena de morte. Vale a leitura.

Evy 14/05/2017

Mais uma boa estória de Scott Turow
E cá estou eu de novo com mais um livro dele ... Scott Turow, não tem jeito, é paixão para a vida toda. Nova estória, novos personagens e a mesma capacidade de me fascinar com um enredo tão riquíssimo e um jeito tão simples de falar sobre algo tão rebuscado (lê-se burocrático) quanto à justiça. Em Erros Irreversíveis somos apresentados a Arthur Raven um advogado que se ver em uma sinuca de bico ao ser indicado para representar Rommy "Esquilo" Gandolph, réu sentenciado a pena de morte alegando inocência. O desenrolar da trama é sempre o melhor de Scott e nesse livro não é diferente, expondo as mazelas do estado na investigação do caso, as negociatas dos corredores e os bastidores da vida de uma juíza (Gillian Sullivan) condenada por uso de drogas Scott nos leva a uma viagem pelo mundo dos tribunais desta vez na companhia de um advogado lutando contra o tempo para ajudar seu cliente. E aí, será que esquilo é culpado ou inocente?!

Mateus 18/12/2009

Um livro bem elaborado e bem escrito, para quem gosta de livros ambientados nos tribunais. Às vezes a leitura se torna um pouco cansativa, mas a história é boa. Scott Turow nos propõem pensar sobre a pena de morte, um assunto bastante polêmico nos Estados Unidos. Muitas pessoas são condenadas à morte sem ao menos serem julgadas dignamente. É o caso do Esquilo, que foi condedano à morte por ser suspeito de um assassinato. Será que ele é culpado ou inocente? Isso você irá descobrir quando ler esse ótimo livro.

Paula.Dayana @pauladayanaalves 08/04/2022

Uma nova forma de romance que ainda não tinha tido o prazer de ler e gostei muito. Romance de Tribunal, realmente esse autor que criou esse gênero merece os parabéns. O livro tem tudo que eu gosto esse mistério que me mata e me surpreende a cada capítulo e reviravolta, tem paixões proibidas, amores verdadeiros e no meio de todo o drama com o crime e a investigação o autor ainda colocou um hot no meio rs. Ótima Leitura super recomendo.

Samara 18/09/2023

"Erros Irreversíveis" é uma envolvente obra de Scott Turow que mergulha nas profundezas do sistema judiciário americano, expondo suas falhas e vulnerabilidades. Com uma trama meticulosamente construída, Turow apresenta Rommy Gandolph, um homem condenado pelo triplo assassinato de 1991, que passa uma década no corredor da morte antes que novas provas possam potencialmente absolvê-lo.

A narrativa captura o leitor desde o início, à medida que a tensão se intensifica em torno da possibilidade de um homem inocente ser executado. Mais do que apenas um thriller jurídico, o romance questiona a moralidade e a justiça do sistema penal. Os erros no julgamento de Gandolph não são apenas erros processuais, mas falhas humanas que colocam em risco a vida de um homem e a integridade da justiça.

Turow, com sua habilidade característica, cria personagens multidimensionais, levando o leitor a se apegar, simpatizar e até mesmo duvidar de suas intenções. "Erros Irreversíveis" não é apenas uma história sobre justiça e inocência, mas também uma exploração do que significa ser humano em um mundo onde erros podem ter consequências mortais.

Através de uma prosa bem elaborada e uma trama emocionante, "Erros Irreversíveis" é um lembrete impactante de que, no sistema judiciário, as falhas humanas podem resultar em consequências irreparáveis. Um must-read para os amantes de thrillers jurídicos e todos aqueles que buscam uma reflexão profunda sobre a natureza da justiça.

Gerson 06/04/2013

Clichê
Para quem procura um livro para ler rapidamente sem precisar pensar muito nas tramas ele é excelente. De resto achei bem fraquinho, parece que já foi feito pensando em um roteiro de filme. Os temas de sempre, violência, sexo, traição, etc...

Domino 03/04/2023

Nao gostei achei um livro mto enrolado no qual levei quase 1 mês e meio pra ler, alguns diálogos e passagens não levam a nada é a trama policial é muito previsível