El Fútbol a Sol y Sombra

Eduardo Galeano
Eduardo Galeano

Resenhas - El Fútbol a Sol y Sombra

andre96g 22/11/2023

Apaixonante para quem gosta de futebol
O livro é lindo. Começa meio devagar, ou eu q nao estava envolto. Provavelmente por falar de campeonatos tão longínquos, não fui fisgado pela genialidade de Galeano. No entanto a medida que ia lendo fiquei mais envolvido, mais empolvoroso. Haviam partes que eu em sentia dentro de um estádio.
Enfim, se vc ama futebol e entende que futebol não é só futebol, esse livro é indispensável

Fernanda.Prates 07/06/2023

Livro muito bom pra pensar o futebol em outros âmbitos que não o esportivo, Galeano trás uma visão política e identitária desse esporte de maneira clara e poética que só ele é capaz de fazer.

Giulia 04/06/2021

de torcedor para torcedor
Este livro é uma verdadeira ode ao futebol, especialmente aquele das massas, o "futebol raiz". Por meio de textos curtos, Galeano perpassa por alguns pontos deste esporte e consegue exprimir em palavras toda a paixão e magia que envolvem o futebol. Nesta obra, além de o autor fazer reflexões sobre algumas das Copas do Mundo e o contexto histórico/ político em que elas ocorreram, são narradas diversas situações com as quais todo torcedor irá se identificar em algum nível. E, por isso, a cada página, fica mais evidente que é um livro feito por um torcedor para demais torcedores.

?Mientras dura la misa pagana, el hincha es muchos. Con miles de devotos comparte la certeza de que somos los mejores, todos los árbitros están vendidos, todos los rivales son tramposos. Rara vez el hincha dice: «hoy juega mi club» Más bien dice: «Hoy jugamos nosotros».?
Diego.Fernando 03/09/2021minha estante
Informantes garantem o fim do regime cubano a qualquer momento, e o mundo se preparava para mais uma copa do mundo..

Thiago Barbosa Santos 29/09/2017

El opio de los pueblos
"Todos los uruguayos nacen gritando gol y por eso hay tanto ruido en las maternidades, hay un estrèpito tremendo. Yo quise ser jugador de f utbol como todos los niños uruguayos. Jugaba de ocho y me fue muy mal porque siempre fui un ìpata duraî terrible. La pelota y yo nunca pudimos entendernos, fue un caso de amor no correspon- dido. Tambièn era un desastre en otro sentido: cuando los rivales hacÌan una linda jugada yo iba y los felicitaba, lo cual es un pecado imperdonable para las reglas del futbol moderno".

Assim começa o ótimo livro do uruguaio Eduardo Galeano, EL FÚTBOL A SOL Y SOMBRA. É sem dúvida um dos melhores livros que li sobre futebol. A publicação reúne uma série de textos que abordam a lenda, a magia que envolve o futebol, a paixão do torcedor, o negócio que envolve milhões e milhões, os grandes jogadores da história, as copas que marcaram, enfim. É um passeio leve e prazeroso pela história do esporte mais popular do mundo.

Vale destacar que não precisa ser um apaixonado por futebol para ler o livro, basta ser amante da boa literatura, das boas histórias.