Um romance russo

Um romance russo Emmanuel Carrère

Resenhas - Um romance russo

Felipe565 04/04/2021

Nem parece não-ficção!
Muito bom livro de Carrére. Neste, assim como em outros livros seus, ele é autor e personagem. Desse modo, expõe-se a todo momento, mesmo que algumas situações pareçam bastante floreadas para serem totalmente verídicas.

A primeira parte do livro, a ambientação em torno de sua viagem à pequena cidade russa, é um pouco arrastada. O livro engrena mesmo quando sua relação com Sophie começa a desandar, e alguns acontecimentos beiram o inacreditável, o que prende a leitura.

A partir disso, o livro fica excelente e flui muito bem até o final. Sua relação com a mãe e a família, e seu passado, é bastante angustiante, mas tem um bom fechamento.

Suas inúmeras viagens a cidadezinha russa, para finalizar o documentário, tomam também uma direção inesperada no final, com contornos trágicos e ao mesmo tempo dando uma resolução para a busca pessoal do autor.

A impressão final é de que a história parece ficção, de tantas coisas inesperadas que ocorrem. Enfim, um livro muito bom do autor, como de praxe.

Gabriella169 30/07/2010

Talvez eu tenha perdido alguma coisa no meio da leitura, mas tive, ao final do livro, aquela famosa sensação de "e dai?"

O livro fala sobre os dramas do diretor francês Emmanuel Carrére e as consequências do seu comportamento obsessivo.
Porém, do modo como é escrito, paira uma ambientação de filme francês que, embora funcione nos filmes (ou não, dependendo do seu gosto rs), não pareceu se adequar muito a um livro.

Mas a descrição do vilarejo da Sibéria com certeza me deixou com vontade de assistir ao documentário, produzido pelo autor..
Além do que, consegui me identificar com a mistura de sentimentos que o idioma russo causa no diretor.. em uma dança de distanciamento e aproximação.