Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa Margot Berwin

Resenhas - Nove plantas do desejo e a flor de estufa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sara 14/06/2015

Não entendo os comentários negativos, sinceramente. É tão leve que se não tomar cuidado, acaba em um dia (que foi o meu caso). Só uma coisa me incomodou: a forma como ela descreveu o México. Talvez não seja a autora e sim a própria personagem. Uma pessoa que sai de Nova York, que é publicitária e está acostumada com "luxo", chega numa terra extremamente diferente da que ela vive, não vai pensar diferente... Enfim. É muito fofinho e só queria uma explicaçãozinha pela menina ser tão especial e diferente das outras 10 pessoas.
Indico!

Janaina 16/07/2015

Nota da Leitora!
Como já afirmei em outras oportunidades: eu não dispenso um título diferente, e este é no mínimo curioso. Eu uso a leitura como fuga, eu uso para viajar mesmo. É para espairecer que eu leio. Leio para conhecer povos diferentes, outras culturas e para ter a sensação do impossível acontecendo. De realidade nua e crua já temos a mídia para nos saturar, para ler a respeito de mortes, guerras e epidemias virais já temos os jornais diários (que eu leio sim, é de lei).
Me surpreendi com esse livro, de verdade. Ele me proporcionou exatamente isso que eu busco na leitura. E a leveza da escrita da autora dispensa comentários.
Esse é literalmente um romance biológico, de amor físico e de amor por plantas. Tem uma leve sensualidade, meditação e alucinógeno!
Essa é a estória de Lila, divorciada e que tanta levar uma vida normal e sem apego com nada e nem ninguém. Passando na feira de produtos naturais, conhece David que vende plantas tropicais. Ela se sente atraída pelo jeito exótico do rapaz e como vendedor que é, vende um planta para Lila. E ao cuidar da planta ela sente certo prazer e acaba se identificando com a atividade.
E sem explicação, a partir de então, a natureza simplesmente entrelaça seu caminho com o de Lila. E ela conhece Armand, dono de uma lavanderia nada convencional no centro de Manhattan. Armand é um homem muito diferente, quase mistico, sua lavanderia parece um jardim encantado no meio da cidade, com musgo no chão e flores por toda a parte. Armand é o guardião das nove plantas do desejo, que reza a lenda que quem as possui, possui sucesso em todos os aspectos da vida.
Lila ambiciona ganhar dinheiro com as plantas raras de Armand, e em um descuido fala a respeito com David, e este a usa para roubar as nove plantas de Armand.
Lila envolta em culpa, promete a Armand que recuperaria as plantas. Então partem para uma aventura em Yucatán. E essa é a receita perfeita: um lugar paradisíaco e uma motivação. Lila nunca mais será a mesma. Ela busca as plantas, mas muito mais que isso, sente na pele os efeitos delas. Ela sintoniza com tanta perfeição à natureza em sua volta que as plantas simplesmente se apresentam a ela.
Armand, na verdade, não precisava reencontrar as plantas, a ambição dele era uma décima planta, extinta e sem nome, a planta da paixão. Vendo a paixão em Lila e seu potencial a usa para encontrar a flor. Lila estava destinada as plantas. Começa a sentir a vida de maneira diferente. Conhece Diego, nativo daquele lugar paradisíaco, e a atração de Lila por ele é irresistível. E Diego acaba fazendo parte da grande aventura de Lila.
Ela volta para sua rotina, para seu trabalho e apartamento. Mas sente que seu lugar sempre vai ser Yucatán. E quando chegar o memento certo é para lá que ela irá voltar.

site: http://queopensamentosejalivre.blogspot.com.br/2015/04/resenha-nove-plantas-de-desejo-e-flor.html

João 01/09/2015

Um bom livro!
Do começo até a metade foi excelente mas depois ficou fantasioso demais(minha opinião).
Muito interessante as partes que falam sobre plantas,algumas nem conhecia.
Os personagens são meio malucos mas despertam empatia.

Frases interessantes do livro:

"Suas raízes são seu problema.Elas a prendem e a impedem de crescer.As plantas precisam de raízes por que não podem se locomover.As raízes são úteis para elas,impedem que o vento as derrubem.Nós,humanos,podemos nos deslocar quando queremos,mas nossas raízes nos prendem,sem necessidade.Em geral,num lugar que não queremos estar.Depois,quando tentamos sair dali,precisamos romper com as raízes,e isso dói,então acabamos ficando onde estamos."

"Os arrependimentos são pra quem acredita que poderia ter agido de outra forma.Se pensar com cautela no que faz e depois agir,não se arrependerá,pois saberá que tomou a decisão com todo cuidado possível."

Livia 14/09/2015

ótimos conhecimentos!
Eu amo plantas e ler esse livro foi muito saboroso, aprendi muito. Eu acredito muito no poder medicinal e espiritual que as plantas e árvores possuem então amei a escritora mesclar isso. Claro que tem uma partes meio "quê?!" mas a ideia inicial é super original, bem escrita e me deliciei demais com essa leitura. Recomendo especialmente para quem gosta de plantas e entende esse energia bonita que elas emanam para quem cuida delas :)

site: aveclili.blogspot.com.br

Maísa Andreoli 22/10/2015

Lila Nova é uma publicitaria de Nova York, divorciada e entediada. Conhece David Exley numa feira, que vende a ela uma planta chamada ave-do-paraíso. Lila logo cria um vínculo especial com tal planta. Além disso, a protagonista sente-se profundamente atraída por Exley, e tenta seduzi-lo.

"Talvez eu não tivesse nascido para trabalhar em publicidade. Talvez meu destino fosse trabalhar em algo mais romântico. Como negociar plantas tropicais raras." - Pág. 62

Ao passar por uma lavanderia, Lila se depara com uma flor que lhe chama a atenção, e resolve entrar lá para conferir. Na lavanderia ela conhece Armand, um sábio senhor que cultiva diversas plantas, inclusive as nove plantas do desejo: diz o mito que quem possuir todas as nove plantas terá tudo na vida.

"Era difícil lembrar qualquer outra lavanderia em meio à extravagância de cores e formas em que eu estava." - Pág. 31

No decorrer da trama e após um acontecimento crucial, Lila parte para Yucatán, no México, para recuperar as nove plantas, e em busca da própria felicidade, de aventura e de amor. Nas florestas mexicanas, ela vai descobrir um mundo selvagem e mágico, com xamãs, espíritos de animais e curandeiras, aprendendo mais sobre si mesma e sobre sua necessidade de estar em um relacionamento, sobre sua insegurança e carência afetiva.

"A trepadeira boa-noite é um cordão umbilical que liga todas as mulheres à Lua." - Pág. 126

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Lila. Apesar de se tratar de uma leitura simples e rápida, o enredo não impressionou. Existem passagens bastante confusas e os personagens, além de excêntricos, fazem uso excessivo de alucinógenos e baseados, o que torna o livro um tanto cansativo.

"Diego parecia fazer parte da terra. Como se, brotado dela, não tivesse depois sido separado, como o restante das pessoas." - Pág. 190

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/10/dica-de-leitura-nove-plantas-do-desejo.html

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2019

Lila Nova tem 32 anos, é redatora de publicidade e divorciada. Ela reside em um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York, sem animais de estimação, sem plantas, sem gente, e sem problemas. Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. Das esquinas de Manhattan às florestas tropicais, 'Nove plantas do desejo e a flor de estufa' é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada 'zona de conforto' para encontrar o que realmente quer.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580570007

1 | 2 | 3 | 4 | 5