As Nove Plantas do Desejo

As Nove Plantas do Desejo Margot Berwin

Resenhas - Nove plantas do desejo e a flor de estufa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiza 29/09/2013

Resenha - Nove Plantas Do Desejo E A Flor De Estufa
Lila Nova é uma mulher recém divorciada que tem como lema: '' Nada de pessoas, nada de plantas, nada de problemas ''. Mas quando conhece David Exley, um vendedor de plantas na feira orgânica da esquina e entra numa Laundromat completamente diferente, sua vida muda para sempre. O livro é surpreendente e divertido,com uma leitura gostosa que te leva às praias de Yucatán e te faz pensar sobre a natureza com outros olhos.

Gabu 29/01/2013

Nove plantas do desejo e a flor de estufa - Margot Berwin
Achei excelente o livro, adorei a história pois coloca personagens e sentimentos que estamos acostumados a presenciar em nossa rotina numa história (como posso dizer...) louca/diferente.
Cada acontecimento imprevisível, que (pelo menos para mim) deixava melhor ainda a leitura.
Claro, que como todo livro tem alguma parte que você não goste(as vezes apenas um trecho ou um capítulo inteiro). Mas ainda assim muito interessante.

Acho que consigo entender o motivo de pelo qual tenha resenhas negativas, pois não é uma história que estamos acostumados a ler, então por isso aconselho ler quem gosta de fugir desses clichês e histórias rotineiras.
Lógico que há pessoas que preferem o oposto.

Então se você está procurando uma leitura um pouco fora do comum, mas ao mesmo tempo realista, este é o livro!

Bia 19/01/2013

Ame-o ou deixe-o
Este foi um dos livros mais estranhos que li até agora. Eu realmente estava gostando da estória e adorei as curiosidades sobre as plantas. Mas chegou uma hora que a maluquice imperou, a escritora viajou e eu não sabia se largava o livro ou não. Tipo, "ame-o ou deixei-o". Mas a autora conseguiu me amarrar de tal forma na sua narrativa que eu precisava saber o final, simplesmente precisava, independente de estar viajando na maionese. Quando me deparei com um acontecimento na página 188, eu quis largar na hora, quis xingar até a última geração da escritora. Mas pensei que como tudo já estava muito maluco deveria continuar.
Os desenhos das plantas que estão dentro são fofos e a capa é linda (apesar de não me ligar muito nisto), adorei a edição com cada capítulo começando com uma curiosidade, e tendo alguma ligação com a estória.
Gostei da escrita dela, os capítulos são curtos, então não enjoa muito e não tem muita enrolação, o que eu acho que deixaria o livro chato. Eu acho que essa autora promete se ela escrever livros com estórias menos malucas. Mas parece que o outro livro publicado também vai na mesma onda.

Márcia Almeida 24/09/2012

Morno demais
Criei tanta expectativa em relação a esse livro, até por algumas resenhas que li. A história até começa interesssante, com detalhes científicos sobre as plantas, bacana! Mas, com o passar dos capítulos, o enredo desanda e se desenrola numa mistura de coisas absurdas. Não é o tipo de leitura que me agrada, até pela constante citação ao uso de drogas pesadas...não recomendo, procure literatura mais útil!!!!

Fê Rodrigues 23/08/2012

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa, de Margot Berwin
"Isso é porque você está enraizada. Prova de que é uma verdadeira pessoa-planta".

Uma publicitária de 32 anos acaba de se separar de seu marido e tudo o que ela mais quer é um novo amor, uma aventura e dinheiro. Entretanto, com medo de se machucar, Lila Grace Nova – ou a nova Lila Grace, se você preferir – segue um mantra: “Nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas”.

Tudo seguia muito bem, até que um dia, nossa protagonista se muda para um apartamento na Rua Quatorze da Union Square e resolve colorir um pouco seu novo lar. Para isso, nada como uma plantinha, não?! É assim que Lila conhece o charmoso vendedor de plantas da feirinha da Union Square, David Exley, e sua vida muda completamente.

Exley poderia ser mais um vendedor qualquer; mas, além de ser extremamente charmoso, ele é o responsável por despertar em Lila o amor pelas plantas. Este sentimento a leva a prestar a atenção em uma lavanderia nada comum, pertencente a Armand, uma Laundromat que também era uma “minifloresta”. Em meio a esses dois mundos – o da barraca de Exley na Union Square e o da Laundromat de Armand – Lila ouve pela primeira vez a história das Nove Plantas do Desejo, que dão ao homem que as possui tudo aquilo que a humanidade deseja: o amor à primeira vista, a imortalidade, o alimento e fortuna, a fertilidade e procriação, a sexualidade feminina, a força vital, a magia, a liberdade e, por fim, a aventura.

Tudo isso é descrito na primeira parte da obra, que termina quando a lavanderia de Armand é terrivelmente assaltada e suas plantas são levadas. A culpada por tudo isso? Lila Nova, claro! Na segunda parte do livro, Lila e Armand viajam para a península de Yucatán numa tentativa de recuperar amostras das plantas que se perderam no roubo. É aí que toda a mágica, todo o sobrenatural da narrativa surge: um misto de aventura, sarcasmo, sensualidade, amor e reencontro. Há ainda uma terceira parte, com o retorno de Lila para Nova York.

Leve e divertido, Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa é daquele tipo de livro que a gente lê em uma sentada. Mítico e envolvente como uma fábula; direto e claro, quando o assunto é botânica. Berwing realmente nos deixa com vontade de ter um jardim como o que Lila encontra na velha lavanderia Laundromat. Um chick-lit que sabe como nos divertir! Como disse o Publishers Weekly: “Escapista e divertidíssimo. Uma estreia fabulosa, repleta de aventura, traição, amor e, naturalmente, plantas raras... Não faltam magia, romance, folhagens, flores conservadas com obsessão em estufas de colecionadores e ganância, além de aventuras pelas florestas mexicanas, em Yucatán”.

__________
Resenha escrita por mim e publicada em: http://nossocdl.blogspot.com/2012/08/resenha-nove-plantas-do-desejo-e-flor.html

Renata 15/08/2011

Nove plantas do desejo e a flor de estufa

Um livro divertido , adorei as trapalhadas da Lila, mesmo quando não queria criar laços fosse com plantas ou pessoas, ela tenta se convencer que não precisa de nada nem de ninguém.
Mas se vê envolvida em situaçoes diversas e totalmente loucas.
Vale a pena ler.

Eu tinha pedido a Debinha pra trocar o livro dela comigo mas , infelizmente ela adorou o livro e me deixou na mão.
Bem , mas de qualquer forma consegui o livro, que ja em favoritos.

Psychobooks 18/07/2011

Logo nas primeiras páginas, a autora diz que o livro é uma ficção, porém baseada no romance de um grande amigo seu que autorizou a utilização de seu nome no livro e isso me deixou ainda mais interessada!

A personagem principal é a Lila, uma mulher de 32 anos, recém divorciada, publicitária que mora em um apartamento pequeno inteiro branco sem muito estilo próprio na cidade de Nova York. Ela resolve comprar uma planta em uma feira próxima a sua casa e conhece Exley, um homem muito atraente e atencioso. Começa então um jogo de sedução entre os dois.

Depois de um dia cansativo no trabalho, e um pouco decepcionante, Lila encontra por acaso uma lavanderia que tem uma Samambaia-de-fogo, a fim de descobrir um pouco mais sobre o lugar e a planta, ela entra na lavanderia e conhece Armand, um senhor muito excêntrico que acaba por dar uma muda da planta para Lila, com as instruções de como fazer a muda criar raízes ela deixa a lavandeira e vai para sua casa.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/03/resenha-nove-plantas-dos-desejo-e-flor.html

Dani 14/06/2011

Um ótimo livro!
Sinceramente, não consigo entender as resenhas negativas que li sobre esse livro. Alguns reclamam que a narrativa é ruim, que a autora do livro "viaja", mas o que eu posso dizer é que o li muito rapidamente, tamanha a empolgação que a obra me causou.

Sem dúvida este livro encantará mais as pessoas que entendam um pouco sobre plantas e tenham algum conhecimento sobre mitos relacionados a elas. Não fui checar todos os fatos, mas vê-se que a autora fez um bom trabalho de pesquisa para escrever a obra. Por exemplo, você poderá aprender um pouco mais sobre o cacau, orquídeas e a mandrágora, entre outras plantas não tão comuns no Brasil.

Meu único senão se dá pelo título. Não há, ao menos em minha visão, uma "única" flor de estufa na obra, motivo pelo qual eu manteria apenas "As Nove Plantas do Desejo".

Achei esta ficção melhor que "A Senhora das Especiarias", de Chitra Banerjee B. Divakaruni.
Chellot 21/09/2013minha estante
Olá, não li o livro ainda, apenas algumas resenhas. Talvez a personagem seja a flor de estufa por viver em seu mundo centralizado. Plantas de estufa são normalmente mais delicadas e requerem mais cuidado e atenção. È só uma opinião.
Bjs doces.

Milla 09/01/2015minha estante
Na verdade, minha reclamação é outra. Eu tenho uma raiva de quando esses escritores de "primeiro mundo" jogam um monte de esteriótipos quando vão descrever os países """inferiores""". (talvez isso seja spoiler, cuidado galere) Sério que a mulher se embrenha na mata com 1 milhão de macacos, encontra crianças bruxas que só diferenciou dos macacos porque não disse que eram cobertos por pelos, e que essas tais crianças roubam o carro dela? O cara que aluga o carro precisa mesmo ser desdentado? O lugar precisa feder? Tudo bem que esse tipo de coisa existe, mas a forma com que a autora descreveu foi ofensivo demais. Quase larguei o livro nessa parte.

Joice (Jojo) 06/06/2011

"Nove plantas do desejo e a flor de estufa" não é um chicklit comum. Aliás, reluto bastante em rotulá-lo nessa categoria.

O livro conta a história de Lila, uma mulher divorciada que acaba de se mudar para um novo ap na tumultuada Nova York e, para tentar alegrar um pouquinho sua vida, ela compra uma planta de um charmoso vendedor. Lila também conhece o misterioso Armand, um homem tão apaixonado por plantas que chega a ser desconcertante. Quando as tais nove plantas do desejo de Armand são roubadas, Lila resolve ir com ele ao México.

E aí termina a parte "normal" desse chicklit. Depois disso, um universo particular é tecido diante de nossos olhos e você realmente precisa "comprar" a ideia da autora para prosseguir. É a história do auto-conhecimento de Lila, entre plantas medicinais, xamãs etc. Não é um mundo imaginário como em Harry Potter ou Crepúsculo, mas acredite: não é nada parecido com os chicklits tradicionais.

Gostei da personagem Lila. Ela é perigosamente dependente de homens e corre atrás deles com "desespero", como disse Armand, além de possuir um senso de humor único. Durante a busca pelas tais nove plantas, ela consegue enxergar essa "dependência", mas penso que o desfecho foi mal trabalhado. No final, ela teve de concluir o aprendizado de forma muito rápida, e muita coisa se perdeu.

De qualquer forma, valeu a leitura. A história é envolvente e por mais que haja momentos em que se pense "que raios está acontecendo?", gostei bastante do enredo.

Recomendo!

Bianca 11/04/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br
Um pressentimento me dizia que o livro seria diferente dos demais lançamentos que temos visto por aí. Ele já começa a se diferenciar por não ser sobrenatural. É uma história com pessoas normais, sentimentos comuns e plantas extraordinárias.

Lila Nova está completamente perdida em sua vida. Acabou de se divorciar e não sabe qual o próximo passo. Ela resolve ter uma planta para começar a se relacionar com um ser vivo, mas não imagina que teria o "dedo verde" e que, a partir daí, tudo em sua vida seria direcionado pelas plantas.

David Exley é quem lhe apresentará às plantas e Armand é quem será o seu tutor nesse novo no mundo e em sua vida. Lila é ingênua (quase cega), se envolve com homens errados, se apaixona fácil e coloca quase tudo a perder cada vez que se deixa levar sem pensar. Será assim que ela causará uma grande perda na vida de Armand e precisará ir até às florestas de Yucatán para reparar seu erro.

É na jornada de Lila que conheceremos mais e mais plantas, aparentemente tão comuns, mas com poderes maravilhosos e, acima de tudo, reais. Garanto que após a leitura você nunca mais verá nenhuma planta da mesma forma.

Eu me enganei com a leitura apenas porque pensei que seria um romance meloso, mas percebi conforme lia que se tratava de uma história de autoconhecimento. Lila está passando por situações nunca antes imaginadas mescladas com seu modo de viver, erra o tempo todo, se perde, faz besteira, entra em crise, pensa que não tem mais jeito e parece que a intenção da "natureza" é que ela aprenda com isso. É como se ela também fosse uma planta e precisasse passar por todo esse processo para florescer, a tal flor de estufa.

Acredite, você nunca mais verá uma planta da mesma forma.

OBS: Várias plantas são usadas como drogas e isso pode chocar a algumas pessoas, mas como o livro explora a natureza e tudo o que ela pode oferecer ao homem, parece ser "natural" a menção dessas plantas e a convivência dos homens com elas. Afinal, sabemos que algumas delas são usadas como tratamento medicinal.

Sora Seishin 10/04/2011

www.meujardimdelivros.com.br
Lila Nova é uma publicitária de 32 anos, divorciada, que nunca ligou muito para plantas. Isso muda quando ela conhece David Exley, um vendedor de plantas tropicais de Nova York, que a convence a cuidar de uma planta chamada Ave-do-Paraíso. Lila começa a ficar viciada em cuidar de plantas, o que a leva a conhecer também Armand, um misterioso dono de lavanderia.

>> Leia a resenha completa em: http://www.meujardimdelivros.com.br/2011/04/nove-plantas-do-desejo-e-flor-de-estufa.html

Gi 25/03/2011

9 plantas do desejo e a flor de estufa

Adoro quando pego um livro sem a menor expectativa e ele me surpreende. Quando peguei 9 plantas pra ler, achei que seria só mais um livro bobinho, como muitos por aí ultimamente tem sido.
E lá vai: Eu AMEI o livro! Sério, ele tem a pegada do romance, da aventura, da emoção. Sabe o tipo de livro que vai agradar todo mundo? Então, esse é O livro.

Lila a personagem principal é como qualquer uma de nós. Frustrada com o trabalho, com relacionamentos, ou seja, uma mera mortal, sem poderes sobrenaturais (o que é ótimo).No meio de toda sua crise existencial. Lila comete a burrada do século ( ao acreditar em homem, olha só ) e precisa arcar com as consequencias.
Ou seja, ela é normal, faz as mesmas coisas que toda garota já fez um dia na vida.
E eu queria muito arcar com as consequencias dela, pois são deliciosas:

1- Ela vai para um paraíso no México
2- Conhece um cara mega gato
3- Vive as aventuras mais bizarras e cômicas do planeta.

O livro segue a fórmula de muitos Best Sellers por aí mas mesmo assim ele é surpreendente e gostoso de se ler do início ao fim. Daria um bom filme, daqueles que renderiam milhões de bilheteria.
O melhor do livro está em fugir de romances sobrenaturais, ter uma leitura fácil e gostosa, além de ser o presente ideal para aquela amiga sua que está de fossa.

Beta 11/03/2011

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa. Margot Berwin. Editora Intrínseca. 16x23cm 244p R$29,90
“Não sou uma pessoa supersticiosa, nem mesmo leio meu horóscopo só por diversão, mas sabia que queria ver aquelas nove plantas do quarto dos fundos daquela lavanderia.”
Lila Nova, uma publicitária americana, recém-divorciada, vê sua vida mudar bruscamente quando resolve comprar plantas para seu novo apartamento. A partir deste momento ela conhece pessoas incríveis e misteriosas que a iniciam na magia vegetal.
Lila, atrapalhada e afobada, se vê envolvida numa história surreal, onde conhece novos mundos e vidas, envolvendo-se em histórias antigas e surreais. E, na busca pelas plantas perdidas Lila se vê no caminho do autoconhecimento, na busca por seu verdadeiro eu.
Engraçado, emocionante, mágico e envolvente, a trama traça um paralelo psicológico entre as essências humanas, de plantas e dos animais.

Ao ler a obra percebi o quanto nos enganamos na vida sem nos darmos conta, o quanto somos carentes, o quanto nos perdemos em nossos desejos...
Todas temos um pedacinho de Lila Nova dentro de nós...

Tathy 08/03/2011

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa de Margot Berwin
Para ler a resenha completa com imagens e links ativos, visite o blog Eu sou assim (www.tathy.com.br)

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa é um livro de Margot Berwin publicado pela Editora Intrínseca.

Romance de estreia de Margot Berwin, Nove plantas do desejo e a flor de estufa, teve os direitos cinematográficos adquiridos por Julia Roberts antes mesmo de seu lançamento. (Fonte: Intrínseca)

Nele, conhecemos Lila Nova uma redatora publicitária, recém divorciada de 32 anos e que depois do divórcio, adquiriu um certo pavor por pessoas. Depois de um pequeno período de reclusão, ela decide dar vida ao seu apartamento sem graça e compra de David, o vendedor de plantas super sexy da feirinha próxima ao seu apartamento, uma planta conhecida como ave-do-paraíso.
Alguns dias depois, Lila está passando por uma Lavanderia e vê em sua vitrine uma outra planta que lhe chama atenção. Ao entrar na Lavanderia, ela se sente em outro mundo, pois a Lavanderia e praticamente toda composta por flores e plantas. Lá, ela conhece Armand que conta ter em seu poder as Nove Plantas do Desejo e que a pessoa que possuí-las terá tudo o que deseja. Lila fica encantada e pergunta se pode conhecer o quartinho das Nove Plantas, porém Armand lhe dá uma muda da planta da vitrine e lhe diz que somente se a muda criar raizes, Lila poderá conhecer o quartinho. Lila fica obcecada com o mistério que cerca a Lavanderia, Armand e as Plantas e acaba cometendo um terrível erro. Erro este que faz com que Lila deixe tudo para trás e vá para as florestas tropicais do México com Armand e viva experiências inacreditáveis!

Tenho tido o prazer de ler livros fora do comum nos últimos tempos. Não que eu não goste dos livros que estão “na moda” mas as vezes é bom variar e quando comecei a ler Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa, não imaginei que seria um livro diferente. Minha primeira impressão pela capa (que eu amo!), e pela sinopse era que se tratava de um chick-lit. Mas Nove Plantas é muito mais do que um chick-lit ou um romancezinho com uma pitada singela de humor.

Este, é um livro adulto e do tipo que nos faz refletir a cada página. A cada parágrafo contém um ensinamento novo. Claro que é um livro com bastante humor também. Lila é uma protagonista cheia de graça e me fez rir horrores. Seja com suas burradas, seja com sua ingenuidade beirando a infantilidade ou com seu senso de humor, propriamente dito. Não sei se foi proposital, mas Lila parece ser uma protagonista de um chick-lit dentro de um livro de magia… não um universo mágico, mas magia no sentido de situações mágicas e fantasiosas.

Mas Nove Plantas não é só isso. O livro tem um pouquinho de mistério, de aventura e ação. Tudo isso em um cenário paradisíaco onde Lila busca se conhecer melhor através de Diego, David, Sonali e principalmente de Armand e das Plantas. E se você ficou curioso com estes outros personagens que citei, vou lhe adiantar que eles (todos eles) são fabulosos. Margot Berwin foi muito feliz na construção dos personagens do livro. Apesar de a história ser um tanto incomum e em alguns momentos, louca, seus personagens são misteriosos e cativantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5