As Nove Plantas do Desejo

As Nove Plantas do Desejo Margot Berwin

Resenhas - Nove plantas do desejo e a flor de estufa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cathy 25/07/2021

Não fique em dúvida, simplesmente leia!!
Você gosta de plantas ou queria aprender mais sobre esse universo? Nada sabe, nem quer saber sobre as verdinhas, mas gosta de romances inusitados, escritos em boa narrativa? Então, leia sem medo este livro.

Me deparei com ele despretensiosamente e me surpreendeu desde as primeiras páginas. Daria um excelente filme. Em apenas três dias, pude dar cabo a todas suas páginas, tamanha foi a força que me prendeu às suas linhas.

A narrativa da estória é bem cativante e amarra o leitor. Não se preocupem os que nada entendem de plantas, não é um tratado de botânica ou algo similar. Somente explora o universo por trás de seus supostos poderes. E o faz em conjunto com a construção da personagem principal e sua descoberta de si mesma e seus dons e expectativas em relação ao seu futuro, principalmente amoroso.

É daqueles livros que você se pegará tranquilamente pensando nele, por dias a fio, a cada vez que se deparar com uma plantinha pelo caminho da vida.

Trechos de destaque:

- Uma maneira de vender produtos convencendo as pessoas de que precisam de algo que na verdade é totalmente inútil para elas. Não é uma profissão para quem tem preocupações éticas, mas é perfeita para quem é prático e gosta de ganhar dinheiro com criatividade.

- Tenho de dizer que é muito fácil gostar de plantas quando elas estão saudáveis. Elas não podem ir embora se as coisas não estão perfeitamente em ordem; não ouvem música ruim; não fazem sons esquisitos nem se vestem mal. De certo modo, limitam-se a ficar ali plantadas, lindas e se dando bem na vida, como modelos.

- Suas razões são seu problema. Elas a prendem e a impedem de crescer. As plantas precisam de raízes porque não podem se locomover.... Nós, humanos, podemos nos deslocar quando queremos, mas nossas raízes nos prendem, sem necessidade... Depois, quando tentamos sair dali, precisamos romper com as raízes, e isso dói, então acabamos ficando onde estamos.

- Seu desespero lhe tirou a capacidade de julgar o caráter daquele homem. É uma posição assustadora no qual estar nesta vida.

- Ao tomar uma decisão, deve parar de pensar nela e encará-la sem arrependimento, qualquer que seja o resultado.

- Quando são crianças e se dão conta pela primeira vez de que não morrer, ficam tão assustadas com a morte, que param de pensar nela. Criam um mito. São imortais até a hora em que morrem. Não tem a presença de espírito para amar ou odiar a morte. Absolutamente não acreditam nela.

- Não gostamos de trabalhar o amor. Só achamos que ele é verdadeiro se nos surpreende, como uma doença repentina... Quando se apaixonam gradualmente, as pessoas sempre questionam o amor.

- Persiga e cace a si mesmo antes de perseguir e caçar qualquer outra coisa. Conheça-se.

- Quem tem afinidade com raízes é atraído pelo lado mais obscuro das coisas, os aspectos subterrâneos ou ocultos... Pessoa de flores, não de raízes, geralmente ela é mais feliz e desconfia menos dos outros.

- Agora fico longe de qualquer pessoa ou qualquer coisa que tente me força a voltar a ser como eu era. Pode acreditar, quando a gente se conhece, nunca mais quer fingir ser outra coisa, porque não tem nada melhor do que ser o que a gente é.

Cica 10/07/2021

Consegui me sentir dentro da história em diversos momentos, além de ter me instigado no mundo das plantas.
Um romance com direito a aventuras na floresta, um vilão e uma reflexão sobre a ganância humana.

sophie 03/04/2021

um livro totalmente original!!
não compreendo as resenhas negativas sobre este. é um livro que, sim, passamos um pouquinho de raiva com a Lila, mas vá tentar me dizer que não fazemos coisas que não gostaríamos, que erramos, todos os dias?
é um livro, como posso dizer... humano, que traz situações rotineiras e cotidianas (claro que a viagem à Yucatan não é algo rotineiro hahaha), traz ensinamentos, reflexões. criado para um publicado mais YA, e, acho que posso dizer que também é o gênero do romance, é muito bom para este público. muito bom mesmo.
espero que todos vocês leiam, e tirem suas própria conclusões. mas não se esqueçam das minhas palavras...

Maria.Luiza 26/02/2021

Não foi uma leitura que me agradou muito, por isso não recomendaria.

Confesso que terminei somente por não conseguir deixar uma leitura em aberto .

Jaqueline Felix 08/01/2021

Broto literário intrigante
É um livro perfeito para aqueles leitores que também gostam de plantas e da natureza.

Traz curiosidades sobre plantas tropicais e te deixa bem encantada nesse sentido.

Além de trazer romance e aventura exótica, envolvendo paisagens dos EUA e do México.

É um livro que seduz e te conquista a cada pagina!

Iracema 06/01/2021

Com certeza o livro é uma viagem que você não tem ideia de onde vai parar. Mas, é uma viagem divertida com pitadas de autoconhecimento e muita aventura. Recomendo essa leitura para quem queira se divertir e ler algo diferente.

Ana 09/12/2020

o livro nao faz honra ao titulo
eu comecei achando muito legal todos os detalhes sobre as plantas, mas do meio pra frente o livro ficou um tanto quanto sem nexo, e totalmente bobo.. não dei menos estrelas porque o inicio ate mereceu essas três.

Ingrid 12/08/2020

Não sei nem se merecia...
Comprei esse livro há muito tempo atrás em uma promoção do Submarino, e desde então não tinha me despertado interesse mas decidi dar uma chance. Se eu pudesse voltar no tempo... O livro conta a história de Lila, que tem 32 anos e é uma publicitária bem sucedida em New York mas sente que lhe falta algo. E adivinhem o que é? Um homem. E digo um homem porque a personagem não busca amor ou paixão, ela só quer mesmo um homem. E o desespero dela chega a ser triste pois os personagens ao redor fazem piada dela o tempo todo, e ela não se incomoda nenhum pouco. A autora tenta inserir um amor pelas plantas, substituindo o ser humano, mas não cola porque a personagem sente uma atração muito forte por todo mundo que ela vê. E tem uma viagem para o México que eu pensei que seria em busca de autoconhecimento, amor próprio, mas aí ela acha outro motivo pro desespero dela, e a viagem toda é tão ridícula que eu não sabia se ria ou se chorava. Pra vocês terem ideia chega em um nível que após uma coisa horrível acontecer, a personagem só pensa em transar, como se isso fosse só o que uma mulher poderia querer! Esse livro é quase uma ofensa. A melhor parte dele são as curiosidades que a autora coloca no início de cada capítulo, que me ensinou coisas interessantes, por isso as duas estrelas. A parte espiritual é interessante mas muito mal abordada, beirando a bestialidade. Pela história frívola e personagens desesperadamente tristes, com diálogos tristes, eu terminei o livro sem saber onde colocava ele.

Dora 18/05/2020

Eu fiquei MUITO interessada por esse livro por conta da temática: plantas. Queria entender um pouco melhor desse universo, mas de uma maneira, digamos, mais fantasiosa. Resultado? Frustração. Não por causa de qualquer aspecto relacionado às plantas, longe disso, mas pela construção de grande parte das personagens: a protagonista vive dentro de uma bolha de ingenuidade absurda e as personagens masculinas, em sua maioria, são absolutamente irritantes. A combinação dessas duas coisas é horrorosa.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2019

Lila Nova tem 32 anos, é redatora de publicidade e divorciada. Ela reside em um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York, sem animais de estimação, sem plantas, sem gente, e sem problemas. Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. Das esquinas de Manhattan às florestas tropicais, 'Nove plantas do desejo e a flor de estufa' é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada 'zona de conforto' para encontrar o que realmente quer.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580570007

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 22/01/2018

Nove Plantas do Desejo e a Flor da Estufa
Lila Grace é uma publicitária de 32 anos, divorciada e sem filhos. Seu melhor amigo é Kody, um surfista que divide com ela um escritório na empresa tentando elaborar juntos um comercial e a aconselhando sobre seu casamento fracassado.

Lila muda para um pequeno apartamento em Nova York localizado perto da feirinha da Union Square, no qual determina a regra de viver sem animais, marido, plantas, ou seja, tudo que tenha que dar uma atenção. Viver apenas sua vida. Zapeando pela feira Lila conheceu Exley, um galanteador vendedor de plantas, que a vendeu uma planta tropical chamada de ave-do-paraíso. Com esta planta, sua regra foi quebrada e, tudo que ela cultivou até este momento, se mudou, principalmente quando o vendedor David Exley disse para ela cuidar da planta, como se fosse um hóspede bem vindo em sua casa.

Certo dia ao sair da agência de publicidade, Lila avista uma planta em uma vitrina de uma Lavanderia com flores amarelas e folhas vermelhas que chamam a sua atenção, por isso, decide entrar para ver a planta de perto. Ao chegar lá, ela conhece Armand e fica surpresa com a quantidade de plantas que ele tem naquela Laudromat. Com a curiosidade pela planta, ele oferece a ela a muda da samambaia-de-fogo e a avisa que se ela conseguir fazer a planta criar raízes, ela terá acesso a um quarto que ele tem com nove plantas especiais, no entanto, jamais poderá revelar isso a ninguém.

A partir daí, a vida de Lila dá um giro de 360º e uma série de acontecimentos a levará para Yucátãn, no México, tornando-se a maior aventura de sua vida, bem como a vida do leitor.

Chegando no México, tudo que ela planejou fazer, caiu por terra e desde se embrenhar em matas selvagens, cobras, escorpiões, alimentos silvestres e um nativo descente da civilização Maia fará da vida de Lila, a melhor fase – e mais perigosa – de sua vida que considerava pacata e sem motivo para ser feliz.

“Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa” é um livro radicalmente oposto do que já li em toda minha vida e, apesar de todo o conhecimento sobre as plantas, bem como curiosidades sobre a cultura Maia, é também um livro que me fez gargalhar por horas e tornou-se para mim, um dos preferidos do ano.

Indico esse livro para quem deseja sair do trivial e embarcar em uma aventura jamais vista, falada ou lida, em que aprenderá sobre uma cultura esquecida – os Maias – bem como para quem deseja ver como sua vida pode dar uma guinada se abrir os olhos para as pequenas coisas da vida, que para muitos podem ser insignificante, tal como uma muda de samambaia.

site: http://bit.ly/9Flowers

Rafa 13/01/2018

No mínimo diferente e místico...
Confesso que demorei para pegar este livro para ler (por diversos motivos, um deles é o título) e para minha surpresa ler esse livro no momento que estou foi no mínimo diferente, me fez pensar sobre como estou "levando" minha vida... Não, este livro não é de autoajuda, mas as pessoas são como as plantas (né?). Algumas florescem e outras criam raízes.
Com relação ao livro: a personagem principal Lila parece firmar todos seus relacionamentos levando em consideração o seu lado sexual, em outras palavras ela é o tipo de pessoa que apaixona-se facilmente (haha), vale lembrar que ela acabou de sair de um relacionamento de 4 anos (que tinha tudo para dar errado) e quer começar uma nova página em sua vida, mas uma mudança de hábito provoca toda uma história de paixão, traição, amizade, crença, AMOR e AUTOCONHECIMENTO. De Nova York a península de Yucatán. Cheia de magia e misticismo. E com muitas reviravoltas. Com alguns momentos chatos (ainda mais quando você não é uma menina). Este livro prático e sincero é um prato cheio para os amantes de plantas.

Natieli10 10/01/2018

Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa
Para quem gosta de plantas (assim como eu) e os mistérios que as rodeiam este livro será encantador.
A autora fez um bom trabalho de pesquisa para escrever está obra, como conhecimento nunca é demais, acredito ser um aprendizado válido.
SINOPSE:
LILA NOVA: 32 anos, redatora de publicidade, divorciada.

RESIDÊNCIA: um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York.

MANTRA PESSOAL: nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas.

Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. Das esquinas opressivas de Manhattan às luxuriantes florestas tropicais, Nove plantas do desejo e a flor de estufa é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada "zona de conforto" para encontrar o que realmente quer.

Depois do contato com sua primeira planta, Lila se torna uma mulher intensa, com seus desejos a flor da pele, deixando se levar facilmente pelos homens da história, algo que no primeiro momento até me deixou surpresa, mas para Lila tudo ocorre tão ao natural.
A história é envolvente e tem um ar de mistério, magia e romance. Mas assim como Lila, temos que nos permitir, sair da nossa zona de conforto e entrar junto com a protagonista nesta ariscada aventura, sendo que o final é totalmente incerto.

Isa 17/04/2017

Ainda não sei o que pensar...
Eu não sei se foi o livro ou eu quem não conseguiu entender se tudo o que acontece é devido à mágica das plantas ou algo que alguém fumou (risos). Às vezes é realista, às vezes, viaja demais, como se fosse um livro de fantasia. Mas não é? Ah, não sei. Minha cabeça está confusa até agora, mas é justamente porque eu não conheço nada sobre plantas ou mitos relacionados a elas, muito menos algo sobre o povo místico do México (ou mesmo de Nova Iorque).
É uma história bela, com um final levemente decepcionante (Depois de tanta loucura você acaba esperando por um fim ainda mais doido), mas com um desenvolvimento surpreendente. Ele foi publicado aqui pela Editora Intrínseca.
O leitor não consegue parar de ler até descobrir o que vai acontecer porque é tudo muito diferente dos outros livros (ao menos dos que eu já li). É mágico e estranho ao mesmo tempo, coberto de mitos sobre plantas e feitiçarias, o que de longe deixa o livro ruim, apenas faz o leitor querer ler ainda mais.
Lila é uma publicitária que após o divórcio, decide levar a vida o mais comum e, na minha opinião, sem graça, possível. Sem animais, sem plantas, sem pessoas e consequentemente sem problemas. Quando cansa dessa vida, vai atrás de uma plantinha e conhece Exley, o cara que trabalha na floricultura.
Dias depois, já sabendo um pouco mais sobre plantas, encontra uma na vitrine de uma lavanderia que chama-lhe atenção: uma planta rara. Aproxima-se e entra, conhecendo agora Armand, que conta-lhe sobre as famosas nove plantas.
Envolvida com Exley e cheia de desejo, acaba por contar-lhe que Armand possui as nove plantas e ele invade a lavanderia, roubando todas as nove e inclusive as outras plantas que o pobre homem mantinha ali.
Sentindo-se obrigada a recuperar as nove plantas, não apenas por Armand, mas por si mesma querer conhecê-las e saber o que são, em outras palavras, motivada pela curiosidade, ela parte de Nova Iorque para uma viagem sem programação e totalmente inesperada para as florestas do México, com Armand.
Lá, ela conhece outro homem que mexe com seu coração, completamente envolto de magia e misticismo que também envolvem aquela população e as nove plantas. Com certeza é um livro sonhador, uma aposta, que foi muito bem sucedida. A escrita é bem calma e tranquila, de modo que a leitura não se torne cansativa, portanto bem fácil de ler. Quando começar a ler esse livro, cuidado: talvez a sua curiosidade vença e você passe mais tempo que o esperado com ele!

site: http://estantedamedina.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5