Ao Coração da Tempestade

Ao Coração da Tempestade Will Eisner

Resenhas - Ao Coração da Tempestade

Arthur Guizelini 29/12/2023

Sensacional
A arte de Will Eisner é perfeita para ilustrar os recortes de sua vida. De uma forma leve, o autor faz as transições para as memórias de seu passado, enquanto olha pela janela do trem que o leva para guerra.
Ao narrar seu passado, situado em um período caótico da história, o autor deixa explícito o preconceito presente na época, a distância entre as pessoas fundamentada em religião, cor e etnia, e as dificuldades que ele e seus pais passaram.
O livro é uma mistura de emoções, e aos poucos vamos conhecendo um pouco da história de seus pais, o que nos faz entender o porque deles serem quem são, e toda a obra se amarra de uma forma incrível.
É um belo retrato sobre a vida de uma figura importante para o mundo artístico.

Braguinha 05/11/2023

A maior obra do velho mestre
Mais um obra-prima do grande mestre. Dessa vez, uma autobiografia, que conta o começo da carreira de quadrinista de Will e como pano de fundo, a relação da América com os judeus. Mais uma vez, Eisner se mostra um mestre em retratar através de quadrinhos e balões a alma do povo judeu enquanto norte-americanos, as relações sociais e até mesmo as complicadas relações familiares.

Jorge243 05/05/2023

"Daqui pra frente é só pra trás"
O quadrinho mais parece uma série de comédia da Fox. Não pela comédia (longe disso, aliás) mas pelos flashbacks.
Não que isso seja ruim (nas séries enche um pouco o saco, mas enfim...), na verdade acho que funciona muito bem quando se chega ao final da HQ.

Uma coisa que achei engraçada é que o pai dele, se fosse brasileiro, receberia a alcunha de trambiqueiro.

Marcos774 01/04/2023

Lembranças da guerra!
Gostei dessa HQ. Com uma história envolvendo judeus e a segunda guerra mundial, essa HQ nos faz refletir sobre diversas maneiras e uma delas é: por quer para alguns é tão difícil acreditar que a arte é um tipo de trabalho como outro qualquer?

EduardoCDias 31/07/2022

Vida de judeu
Autobiografia em quadrinhos da juventude de um dos maiores de todos os tempos: Will Eisner. Seu pai, um judeu fracassado nos negócios, mas sonhador, imigrou da Austria para os EUA, submetendo a família à uma vida errante. Mas sempre enfrentando o preconceito contra os judeus.

Danius.Maciel 31/03/2022

Sempre curti HQs, mas me faltava uma obra do Eisner...bem faltava....HQ foda!
Profunda, vom temas que ainda são super atuais e que nos fazem refletir....super recomendo

Hugo.Diniz 06/03/2022

O Mestre!
Will Eisner o que dizer desse gênio, uma HQ que retrata muito racismo, difículdades financeiras, você fica muito vidrado do começo ao fim, e... as vezes você tem que tomar a pior escolha pra sua vida, quando não a mais esperança.

Guilherme.Monteiro 25/08/2021

Meu primeiro contato com a obra do Will Eisner e já deu pra entender logo nas primeiras páginas o porquê dele ser considerado um dos maiores mestres da narrativa nos quadrinhos. O jeito em que ele usa os flashbacks e fazendo fusão de quadros é fascinante, dá uma fluidez ímpar que funciona do início ao fim por não ser repetitivo, mas sim sempre inventivo.

Cinara... 10/06/2021

"- Estamos em uma jornada... A vida é uma viagem daqui até lá!
- E onde fica LÁ papai?
- Lá é onde estoura o trovão... Longe daqui!"

Estou apaixonada pelo Eisner! H.Q autobiográfica, conta como foi viver nos Estados Unidos uma família judia, ao mesmo tempo que estava acontecendo a segunda guerra, preconceitos, dificuldades financeiras e a relação entre os familiares.
Traço incrível! Poderia ter mais páginas, Nova York me acostumou mal! No final fiquei com a sensação de quero mais! ?

Sidnei 18/05/2021

Coisa Linda!

Bem, o que se pode dizer de um cara que seu nome leva o maior prêmio dos quadrinhos do mundo? É um gênio.
Em Ao Coração da Tempestade Eisner faz um relato dramático de sua infância em NY, das dificuldades familiares e o preconceito de todos por sua origem judaica. Coisa mais linda de se ver.

Yvan 09/12/2020

Muitas lições interessantes, como: história, amizade, guerra, família, preconceito e etc

Renan 25/08/2020

Uma volta ao passado
Conta a vida de uma família judia nos EUA no contexto da segunda guerra mundial. A forma como a história é construída, mostrando cenas do passado de cada membro da família deixa a narrativa muito interessante. A arte é bonita, tive dificuldade de identificar os personagens em algumas passagens, mas nada que comprometa a leitura.

Andrizy 16/08/2019

"Uma jornada muda uma pessoa", diz o pai do protagonista em uma certa passagem da história. Não consigo apontar nenhuma sentença mais certeira do que esta. Olhando pela janela do trem, a caminho da Segunda Guerra Mundial, o jovem soldado Willie confronta seu passado. É como se a janela se convertesse em um telão onde são projetadas as memórias de sua infância e adolescência.

Ao Coração da Tempestade, do mestre dos quadrinhos Will Eisner (criador de Spirit), é uma verdadeira aula de história que apresenta ao leitor as principais transformações sociais e econômicas pelas quais passaram Europa e América durante a primeira metade do século XX, através do olhar de um jovem e carismático protagonista. Recorrendo ao recurso do flashback durante toda a trama, a graphic novel versa sobre o preconceito e o antissemitismo do qual Willie e sua família de imigrantes judeus foram alvos durante toda a vida. Bem como a luta deles para sobreviver em meio à depressão econômica.

A arte primorosa se destaca pela qualidade e elegância do traço e, somada à uma narrativa densa e inteligente, delineiam precisamente o cenário histórico. O preto e branco bem trabalhado e o ótimo jogo de luz e sombras conferem um contraste que ressalta a melancolia da trama e a crueldade dos personagens. Outro item que não posso deixar de citar é a preocupação com os detalhes, especialmente no tocante às manchetes de jornais que sempre aparecem fazendo necessárias e ilustres figurações.

O quote e o quadro que encerram a história apenas confirmam que o leitor está diante de uma obra-prima. Se equilibrando em uma tênue linha entre a ficção e a autobiografia, tendo sido baseada nas memórias do próprio Eisner (ele mesmo a descreve na introdução como uma mal-disfarçada autobiografia), Ao Coração da Tempestade é indispensável na coleção de qualquer amante dos quadrinhos

site: bloggallerya.com

Matheus 10/11/2018

Uma viagem de trem uma aula de narrativa gráfica
Por mais básico que seja, o comentário que norteia qualquer resenha sobre "Ao Coração da Tempestade" é qualidade da narrativa gráfica que o gênio Will Eisner traz para a obra. São quadros colocados de diversas formas, silêncios, sombras, interações de sonhos com balões, viagens entre quadros, correlações, é fantástico.
Feito essa ressalva. Vale dizer que o livro contra através de sonhos em uma viagem de trem a auto-biografia de uma fase da vida do próprio autor relatando a cultura xenofóbica, racista e radical dos Estados Unidos entre a primeira e a segunda guerra mundial. Um relato social fundamental que infelizmente ainda é muito atual.
Vale cada página, tem uma fluidez de diversas pequenas narrativas que compões uma grande historia fazendo seu consumo agradável e reflexivo sem dor. Nota máxima, mas mereceria ter uma capa dura!

Emmy 07/08/2014

A Willie
Caro Willie, foi bom ter te conhecido. Foi diferente ter viajado a um passado distante e ter visto um mundo ainda em branco e preto, ou em tons de sépia pelos olhos de um judeu. Engraçado... Isso me parece ter sido a décadas e ainda é tão atual quanto as notícias do jornal. Tanta diferença entre as sociedades e tantas mentes ainda presas ao passado. Mas quero deixar aqui registrado também meu caro Willie; que já conseguimos emergir um pouco desse mar escuro que você construiu mais que um barco para navegar. É amargo saber que tantos ainda estão afundando nessa mesma água suja que os homens chamam de sangue. Justificando seus erros e crimes, medos e falhas de caráter atrás de máscaras incólumes, brancas e sem silhueta definida. E por fim, quero dizer que temos algo em comum. Aliás, muito em comum. Também sonhamos acordados os mesmos sonhos... Um dia, caro Willie, espero que receba essa carta e a guarde como uma lembrança e uma lição para ser ensinada aos netos: Virá o dia, em que a humanidade conhecerá a verdadeira paz, a paz que nenhuma religão humana foi capaz de alcançar.