Island

Island Aldous Huxley

Resenhas - Island

Adriana 31/05/2020

Profeta!
Adoro o autor, e como ele percebeu o ser humano. Livros antigos que descrevem comportamentos atuais!!!

Daniel 15/04/2013

O outro Admirável Mundo Novo
Um de meus livros favoritos, de um de meus autores favoritos, Island propõe um "mundo" alternativo, um pouco ao modo de Admirável Mundo Novo, mas com um toque maior de realismo.
Numa ilha afastada e isolada, a união entre conhecimento (técnico) ocidental e sabedoria (filosofia) oriental criou aquilo que seria o "mundo ideal". Nesse local, desde pequenos seus habitantes aprendem aquilo que há de realmente importante a ser aprendido no mundo, desde matérias práticas (matemática, biologia, etc.) como assuntos filosófico-sociais, tais como sexualidade, vida e morte, e assim por diante.
Em Island, Huxley propõe um mundo ideal onde, através da preparação e entendimento, não há guerras, não há injustiças, e cada um tem seu papel e lugar...um livro fascinante!

Lili Machado 07/03/2013

Esta é a estória da ilha utópica de Pala, no Oceano Pacífico, onde o crescimento populacional é estável e os Clubes de Adoção se sobrepõem às famílias.
Pala é uma ilha proibida, que ninguém sabe onde fica, onde uma sociedade supostamente ideal, vem florescendo há 120 anos.
Inevitavelmente, essa ilha atrai a curiosidade do resto do mundo.
Uma conspiração se inicia para dominar Pala e os acontecimentos são colocados em ação quando um jornalista, Faranby, naufraga na costa da ilha.
O que Faranby não sabe, é como o tempo em que irá passar com as pessoas da ilha, irá revolucionar todos os seus valores e – para seu prazer – lhe dará um sopro de esperança na vida.
Quanto mais ele vê e vive em Pala, mais ele descobre que a ilha deve ser preservada da civilização, a todo custo.
Num mundo onde o consumismo é o rei e a liberdade sem responsabilidade é vista como uma dádiva, Pala parece tão distante quanto os mundos de ficção científica da Isaac Asimov (resenhas no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/category/isaac-asimov-2/),e de Arthur Clarke (resenhas no blog: http://scifinowlilimachado.wordpress.com/category/arthur-c-clarke/ ).
Pala nos mostra como estamos condicionados pelo nosso entorno – e que ultrapassar esse condicionamento pode fazer o melhor para nossas vidas, apesar de continuarmos vivendo nesse mundo cruel.
Aprendemos que Moksha, na ilha, é um cogumelo alucinógeno que faz com que os Palaneses não se sintam aborrecidos, caiam vitimas das ameaças da velhice, do progresso material e da expansão territorial.
Também aprendemos sobre Maithuna – a yoga do amor.
Talvez o livro mais pessimista de Huxley, seu último, considerado por ele, o mais importante, é uma mistura perfeita da sabedoria ocidental e oriental.
Depois de ler estelivro, duvido que alguém não questione os valores morais decadentes existentes no mundo atual.