Tornar-se negro

Tornar-se negro Neusa Santos Souza

Resenhas - Tornar-se Negro

Edhumgrr 16/01/2023

Um livro importante e necessário
Tornar-se negro é insuma um amostra de como o racismo afeta o psicológico dos negros e negras do Brasil, como o racismo classita tenta "retirar" a cor do negro em ascensão social e também discute como a branquitude cria um ideal branco a ser seguido e que consequentemente criando um ideal de ego a ser seguido, mas para pessoas negras vendo a impossibilidade da realização do ideal do ego branco, só resta a frustração e a culpa de ter nascido negro, e criam-se o ódio introgetando no negro, fazendo que assim o próprio negro perpetue preconceitos contra o próprio corpo.

Estephani Ribeiro 14/01/2023

Esse livro me trouxe uma perspectiva real de situações que passei, mas que não imaginava que era por conta de ser negra.

Mirella 13/01/2023

Leitura dura, mas necessária.
Forte e tão necessário para que possamos entender alguns dos efeitos psicológicos do racismo na construção da identidade negra.

Estejam preparados para páginas pesadas, difícil não chorar e se identificar com os relatos dos "entrevistados".

Porém, uma leitura imprescindível para todos que desejam ter maior consciência de nossos atos perante ao outro e da vivência do racismo estrutural.

Patrícia Lorrayne 11/01/2023

Experiência Maravilhosa
Nesse livro temos o racismo falado de uma forma acadêmica e incrível. A Neusa retrata muito bem como ele acontece, por quê e como isso afeta as emoções/ subjetividade do indivíduo negro. Apesar de ser estudante de Psicologia tive dificuldades no prefácio do Jurandir Feire pela linguagem acadêmica da psicanálise e em outras partes do livro também em que relaciona o racismo com a psicanálise. Mesmo assim, foi uma leitura de aprendizado e uma experiência incrível. Um fato a destacar são as entrevistas realizadas com os sujeitos que são negros bem como os anexos adicionais e a escrita da Neusa, pois parece como se ela estivesse escrito o livro nos dias atuais. Que essa obra possa ser reconhecida mais !!!!???

Domingas.Beatriz 03/01/2023

Obra intensa e atual
É um livro com 10 relatos de pessoas negras que retratam os efeitos do racismo nas vidas, Neusa comenta e conecta a psicanálise com a questão racial.
" Saber-se negra é viver a experiência de ter sido massacrada em sua identidade, confundida em suas perspectivas, submetida a exigências, compelida a expectativas alienadas."

Henrico.Iturriet 02/01/2023

Essencial para a nossa construção
Neusa Santos de Souza traz nessa análise de relatos sobre a vida negra uma quantidade expressiva de conceitos e dados sobre a saúde mental da nossa população. Utilizando do método das ciências sociais e da psicanálise, ela forma um arcabouço vasto de iniciativas que buscam compreender os diferentes processos que ocorrem com o corpo, a mente, o consciente e o inconsciente da pessoa negra.

Além de ser um livro com um repertório teórico e de fácil leitura, traz consigo um significado: a necessidade de expor que o racismo internalizado, que hoje entendemos assim, está presente dentro de cada corpo que se pretende se entender negro.

O racismo é a marca de identificação negativa que baseamos o nosso ideal de identidade, ou seja, nos identificamos com o branco, com os valores da civilização ocidental colonialista, queremos ser o opressor e acabamos por ser-lo apenas em parte. Nunca conseguimos nos tornar branco como queremos. Sempre somos diferenciados.

É interessante pensar que outros livros se complementam muito com a análise de Souza, principalmente quando vamos interpretar as milhares de necessidade de mobilização política que não ocorrem no Brasil. A obra levanta a questão ?Identidade é um problema social??. Acredito eu que pra população negra sim, porque envolve, invariavelmente, o social.

Portanto, se entender como negro num país como o Brasil é passar por dificuldades que a autodeclaração não mostra, recobrar as matrizes afrodiaspóricas da cultura, de entender o apagamento da identidade em causas de ascensão social, de se compreender e tornar-se negro, tudo isso tem a ver comigo, tanto como tem a ver com a branquitude se reconhecer como perpetradora de um jogo de privilégios e dominância de que não largam a mão.

Tornar-se negro tem a ver com as consequências de se entender politicamente, coletivamente, em formar um grupo com identidade marcada. É se posicionar numa instância real novamente, para buscarmos um ideal de eu que seja concreto, real, não apenas delimitado pela dor e pela ferida aberta que o racismo deixa em nós desde criança.

Um dos livros mais importantes que li até hoje!

ludwig2 22/12/2022

Destruir o ?mito negro?
?? Então, pensei, se é assim, aquele veneno que eu acho que tenho... vai ser uma prova, vai ter que surgir uma coisa verdadeira ? se eu sou esse veneno que eu queria ser, teria que ser porque eu sou Luísa, independente de ser negra.

? E a coisa do veneno por ser negra, como é que fica, Luísa?

? Não sei... Talvez o medo de transar com crioulo, seja por medo de ver que essa coisa não existe.?

Um livro essencial para pensar os efeitos do racismo no Brasil. É necessário um ?empenho comum de brancos e negros para destruir o mito negro?, que subjetiva violentamente os negros associando-os a esteriótipos e preconceitos. Neusa, uma grande psicanalista, entrevistou 10 pessoas negras em ascensão social, numa sociedade ?multirracial, racista e de hegemonia branca?, estudando a vida emocional dessas pessoas e a construção de suas identidades. E essa identidade segue um modelo branco, ideal inatingível e produtor de sofrimento.
A militância política pode construir ?um outro Ideal de Ego que configure um rosto próprio ao negro?, que encarne os valores e intereses do negro, que seja Histórico.
Demolir mitos e conquistar uma nova consciência por uma sociedade justa e sem discriminação racial.

Leonardo1436 14/12/2022

Perfeitinho
Mostra de forma bem objetiva a realidade de nós negros, um livro bem potente! Recomendo para todos!!!

@leitoraincomum 09/12/2022

Vale muito a leitura
Por mais que atualmente a pauta que envolve as vivências de pessoas negras esteja em alta, acho que sempre temos que voltar pra base desses estudos e esse é um ótimo livro. Perceber que há mais de 30 anos, Neusa já estudava o que estamos debatendo fervorosamente agora que é a questão do não lugar de muitas pessoas negras na sociedade.

Alessandra Leandro 10/10/2022

Curto, porém profundo
O livro "Torna-se negro" traz uma reflexão muito importante sobre o pensamento das pessoas negras brasileiras. Apesar de ser curto é bem profundo e mostra também sobre negritude, racismo e mito da ideias votltadas para a psicanálise. Uma pensa Neusa Santos não ter vivido mais tempo para explorar mais essa temática.

Thais 09/09/2022

Psicanálise
O livro é muito bom, analisa muitos pensamentos que temos e não sabemos de onde vem ao certo. Algumas coisas ficaram datadas e, ainda bem, muita coisa já mudou. Mas acredito que ainda existem alguns negros que pensam da mesma maneira de alguns entrevistados. A análise é muito importante para pensamentos da onde vem alguns sentimentos e pensamentos sobre nós mesmos.

Rodriguinho @literario.rojo 24/08/2022

Uma indicação de leitura fundamental para quem quer mergulhar em questões de identidade, recomendo a importantíssima obra de Neusa Santos Souza, TORNAR-SE NEGRO. A autora construiu em seus ensaios um discurso do negro sobre o negro, no que tange as nossas emoções voltado em experiencias de ser negro em uma sociedade branca dominante em diversos aspectos.
O intuito do livro se fundamenta na constatação inequívoca da precariedade no Brasil, de estudos sobre a vida emocional dos negros e ausências de explanações criado pelo negro em torno de si mesmo, e para exercer nossa autonomia precisamos conhecer e ter um discurso sobre nós mesmos, principalmente se essa descrição for pautado na realidade em que estamos inseridos.

E você, qual a sua história ?

Rafa 05/08/2022

Bom, mas...
Eu criei muita expectativa com essa leitura, até mesmo por causa avaliação aqui no Skoob, e não sabia que a escrita era mais para o lado técnico com muitos termos acadêmicos. Acabei lendo no automático, infelizmente! Os relatos foram muito tocantes, o que salvou um pouco a minha experiência com o livro. Mas ao decorrer, vai ser tornando repetitivo.

Luísa Anjos 04/08/2022

?Ser negro é tornar-se negro?
A escrita de Neusa é cirúrgica. Neste livro, ?pioneiro a conectar a psicanálise com a questão racial?, a autora transcreve e compartilha depoimentos de brasileiros que sustentam sua tese de análise. Por isso, é recomendado que se saiba um pouquinho de psicanálise antes de ler estas páginas.

A primeira metade do livro foi particularmente mais interessante pra mim. Ao final, encontramos alguns outros textos anexados, mas apenas o último recupera a temática racial. Precisei ler pra minha Iniciação Científica, mas com certeza essa leitura foi um reforço para lembrar que a questão racial permeia tudo e todas as áreas sociais, e é importante visibilizar o tema e não deixá-lo de lado.

duck 21/06/2022

que mulher INCRÍVEL
sério que livro maravilhoso, admiração é pouco!! a construção e o desenvolvimento dos temas em volta do racismo estrutural foram feitos de forma excelente