A Estreia de Fani

A Estreia de Fani Paula Pimenta

Resenhas - Fazendo Meu Filme

_antunescamilla 08/08/2020

Fazendo meu filme: A estreia de Fani
"Eu não tenho um filme preferido, cada um deles tem uma cena especial, um momento que faz com que eu deseje ser a protagonista, que anseie que minha vida seja tão emocionante e colorida como a delas"

Fani é uma adolescente brasileira, apaixonada por cinema, que está no segundo ano do ensino médio e tudo muda quando ela tem uma oportunidade de fazer intercâmbio. Ela fica na dúvida entre continuar na sua zona de conforto com sua família e amigos ou embarcar para um país totalmente diferente e conhecer um mundo completamente novo.

Ler esse livro me fez viajar no tempo, de relembrar minha época na escola e viver tudo aquilo de novo. Amores platônicos, bilhetes passados na aula, conversas no MSN, tensão nas provas, desilusões amorosas, grandes amizades e etc.

A leitura é rápida, gostosa e a cada capítulo terminado você quer mais. Me vi em muitas características da Fani, ri em várias situações parecidas com a minha realidade na época. Amei acompanhar a amizade dela com a Nathalia e a Gabi, e ainda me apaixonei pelo Leo!

Uma das coisas que eu mais amei são os trechos de filmes no início de cada capítulo que da uma ideia do que esta por vir e que me deixava ainda mais curiosa.

Simplesmente amei esse livro, amei acompanhar esse primeiro capítulo da estória da Fani e já estou ansiosa para o próximo!

"Nesta sala de embarque, eu não sei o que vai acontecer de agora em diante, apenas que - neste momento - este é o melhor final feliz que eu poderia escolher para mim."
Caio César 08/08/2020minha estante
Resenha perfeita!!!

luizavaleiro 08/08/2020minha estante
amei essa resenha! sem spoiler e me deixou com muita vontade de ler o livro!!! muito bem escrita ?

nanda_enfimresenhei 08/08/2020minha estante
Arrasouuuu! Essa estória é tudo! ??

laura453 25/08/2021minha estante
esse livro é PERFEITO!!

mari 25/08/2021minha estante
sim!!

mari 25/08/2021minha estante
nao é atoa que as pessoas amam tanto

Bela 20/09/2021

Fazendo meu filme 1
PAULA PIMENTA VOCÊ ME PAGA! Mas sendo séria agora, que livro!!! Ele me prendeu do começo ao fim e foi o livro que eu li mais rápido nesse ano.

Tive muitos momentos de ódio(pelo Leo), mas ri bastante também, morri de amores pelo Leo e pela Fani.

Já quero os próximos livros porque tô ansiosa de como vai ser todos os planos da Fani
Lara 20/09/2021minha estante
ue pq q vc teve raiva do Leo?

Bela 20/09/2021minha estante
Em algumas atitudes dele, eu tive raiva, de resto, só amor

Lara 20/09/2021minha estante
nossa pra mim nesse livro ele é só amor KKKKKKKK raiva mesmo é no 3, q apesar n fez sentido nenhum

João 22/03/2023

Muito bom, uma indicação valiosa...
Adorei cada detalhe do livro, de uma autora nacional que ainda não tinha lido, mas me surpreendeu foi além das minhas espectativas e me deixou com muita vontade de ler o próximo.
A escrita é bem fluida, tranquilo de ler tem uns pontos que gosto bastante, a amiga da Protagonista adora pegar no pé dela ficar enchendo o saco sempre que possível kkkk. A protagonista e seu romance são bem lerdo, demoram para perceber o que sentem um pelo outro, há toda uma enrolação para descobrir quem é que gosta e tal. Mas foi muito divertido, emocionante com partes que me deixou com raiva e outras que me fizeram dar gargalhadas... Livro perfeito, ansioso para o próximo
Isabela 24/03/2023minha estante
Melhor livro do mundo

João 24/03/2023minha estante
Tô vendo cometou duas vezes até

Isabela 24/03/2023minha estante
Aaaaaa os bug do meu celular

Ana Vi 08/09/2020

Sem palavras para esse romance
Esse é aquele tipo de livro que você olha e pensa: ?Ah, tem cara de ser bobinho...?. A primeira vez que li eu devia ter uns 13 anos, na época eu amei o livro, achei que era o melhor livro da minha vida, e agora estou aqui, 3 anos depois, relendo o livro pela 3ª vez! Eu não me canso dessa história! Quando você está lendo esse livro você entra nos personagens, se emociona com eles, chora com eles e vive sonhando e esperando que um dia você viva alguma história de amor parecida com a da Fani com o Leo. Eu sou simplesmente apaixonada por esse livro. Por mais que ele seja aqueles livrinhos bem clichês, não da para não se envolver na história! Tenho certeza que você também vai se apaixonar! Ah, e já te avisando: você não vai conseguir parar de ler até acabar a coleção toda! O final sempre te dá aquele gostinho de quero mais ?
Ana 10/09/2020minha estante
Ahh eu tô relendo o primeiro livro!!! Já tá na parte em que a Fani fala da paixão dela pelo Marquinho, eu nn sei como ela tem uma queda por ele, e ainda tenta conquistar ele!! Eu surto nessa parte

Ana Vi 10/09/2020minha estante
hahahhaha simmm

Ana Vi 10/09/2020minha estante
ai esse livro é perfeito

Mari 06/02/2018

Achei o livro super infantil, e o abuso de exclamação e interrogação me incomodou muito.
Talvez se eu tivesse lido quando tinha uns treze ou catorze anos teria gostado mais.
Achei o romance óbvio, e a Fani distraída demais em relação a isso,
Vou ler o restante porque comprei a série, e espero que mostre o crescimento da personagem.
Super recomendo pra quem tiver entre doze e dezesseis anos.
GigiLuizaM 16/02/2018minha estante
Tenho onze, irei gostar?

Mari 16/02/2018minha estante
Lê o primeiro e vê o que acha, mas acho que você vai gostar! Eu acho que teria amado esse livro com essa idade porque entenderia melhor as ações da personagem. Eu to achando infantil, mas o livro tá me prendendo mesmo assim! Se você gosta de romance... (:

Maria Cecília 18/02/2018minha estante
Eu li com 16 anos e não gostei muito. Abandonei a série no 4 livro. Eu não suporto a Fani, acho ela chata, dramática, chorona demais. Não curti o mundinho perfeito do livro, as personagens possuem tantas oportunidades que eu não consigo me sensibilizar com seus draminhas. A Fani parece uma menina de 12 anos. A história de amor não é nada emocionante como vi nas resenhas e os personagens me parecem um tanto superficiais. Além de a Fani dizer que ama cinema, e que quer ser cineasta e eu pensando que ela faria críticas de filmes, mas outros gêneros de filmes: como clássicos do cinema. Mas nada disso, ela só cita os filminhos de romance dela. E tudo ela tem de mão beijada. Então, não consigo me identificar com nada a não ser a cidade. Também queria que a autora descrevesse personagem de outras etnias ou de uma classe mais baixa. E todo mundo passa a mãozinha na cabeça da Fani e Priscila (Minha Vida Fora de Serie) enquanto os meninos são vistos como os vilões. Se eu tivesse lido com 12 até uns 14 com certeza eu teria amado também. Mas eu li com 16 e mesmo assim o achei infantil. Os personagens me parecem infantis. O que salva é o Leo e a Gabi. Sinceramente não notei nenhum amadurecimento da Fani até o último livro (onde ela está com 23 anos). Vejo muita gente detestar protagonistas que eu gosto como a Claro de Os Instrumentos Mortais, Nora de Hugh Hush...mas acho incrível como não vejo ninguém reclamar da Fani

Bia 19/08/2021

Tão amorzinho
É tão gostoso reler um livro que você leu há anos atrás. Eu amo fazendo meu filme e descobri que estava com saudade de um romance adolescente bestinha.
Esse livro é tão nostálgico, ao mesmo tempo que eu senti que estava lendo pela primeira vez, eu também relembrava das cenas e da minha reação na época da pré adolescência.
Descobri também que tenho frio na barriga até hoje com as cenas do Léo com a Fani.
Tô louca pra ver a adaptação e que a Paula Pimenta não nos decepcione e entregue tudo com essa preciosidade.
Se você nunca leu saiba que é maravilhoso e se você já leu por favor releia, os sentimentos vão ser os mesmo de antes eu te garanto...
Luiza.Pilati 19/08/2021minha estante
Esse livro é perfeitooo, eu amo com todas as minhas forças

gabi 19/08/2021minha estante
é a coisa mais perfeita do mundo, vc se sente dentro da história real

Bia 19/08/2021minha estante
Simmm é tão maravilhoso que ainda me dá borboletinhas no estômago

Thalita382 05/03/2022

Releitura
Fazendo meu filme foi o primeiro livro que eu li, foi o livro que me fez apaixonar dela leitura e descobrir esse universo perfeito, não tem nada que possa me fazer perder o encanto, faz mais de 10 que li a primeira vez e apesar de lembrar vários momentos, chorei e surtei muito!! Hoje aos meus olhos mais maduros vejo sim alguns temas problemáticos, mas a ligação com essa história é tão grande que não consigo diminuir meia estrela!
isaaab 05/03/2022minha estante
oi! desculpa incomodar,mas a senhora recomendaria pra uma criança de 10 anos? minha irmã vai fazer ,e qria dar o box pra ela??(e desculpe se o seu pronome não for ela/dela)

Thalita382 05/03/2022minha estante
Oiii, de acordo com a o que eu vi na internet é legal a partir dos 12 anos, no primeiro livro a protagonista tem uma paixonite pelo professor de biologia e tal, ela já tem 16 anos e vive como se fosse maior de idade, é uma ótima história mas eu pensando em mim com 10 anos acho que ainda não, nos próximos livros ela ainda se descobre sexualmente oq não é interessante pra uma mocinha de 10 anos ler! Acho que Harry Potter é uma boa, é super atemporal, mas também veja algumas resenhas no YouTube! Espero ter ajudado!! ??

isaaab 06/03/2022minha estante
aaaaa muito obrigada!

natany 17/08/2021

"Eu vou te esperar, o filme está apenas começando."
Eu tava no momento perfeito pra ler esse livro, querendo algo leve e rápido pra sair da ressaca e não poderia ter nada melhor. Fiquei imersa na história e quando percebi tava acabando, me apeguei a todos os personagens (menos a Vanessa) e me senti parte do grupinho das meninas. Adorei os trechos dos filmes em cada início de capítulo, e quando você lê percebe que tem tudo a ver com o que está acontecendo com a Fani no momento. No final chorei muito com a carta do Leo, eu shippo tanto eles que dói, tô muito ansiosa pra ler os outros livros mas ao mesmo tempo não quero acabar essa série nunca.

PS.: Gabi eu te amo
mafeeew 17/08/2021minha estante
amo muito

arthur 17/08/2021minha estante
simmm, me definiu dms

Lara 24/08/2021

Fazendo meu filme fala sobre uma adolescente que adora assistir filmes, ler livros e passar um tempo com os poucos amigos que a cercam. Dentre desse pequeno grupo, está presente seu melhor amigo, o Leo, que na verdade sente algo a mais que amizade. A história consiste em contar os obstáculos da adolescência que fani deve ultrapassar em relação a escola, notas, relacionamentos, amizades e o futuro. O desenvolvimento da história e de cada personagem é muito bom e interessante. É uma narrativa tranquila, legal e gostosa de ler. Se você gosta de séries adolescentes divertidas, fofas e tranquilas, com certeza vai adorar Fazendo meu filme.
mari maceno 24/08/2021minha estante
arrasou! concordo!

Lara 24/08/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 04/09/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
"Fazendo meu filme" é narrado pela Fani (apelido de Estefânia), uma garota de dezesseis anos, que mora com os pais em Belo Horizonte. O hobby da Fani são os filmes, ela ama ir ao cinema mas também ama colecionar os DVDs dos seus filmes favoritos, pois acha muito mais bacana poder assistir os filmes no conforto de casa. Deu para perceber que ela é mais caseira, né?!

"Eles ficam enfileirados na minha estante, todos os 55 filmes que já tenho. Assisti a cada um deles tantas vezes que cheguei ao ponto de quase decorar as falas. Inclusive anoto todas as minhas frases preferidas ditas por personagens, e - na minha opinião - os melhores livros são os roteiros. A Gabi diz que isso é obsessão, mas o meu pai falou que é um hobby até saudável, que, pelo menos, estou estimulando a imaginação e a criatividade. Mas eu digo pra ele que isso não é apenas um hobby... é vocação. Juro que um dia ainda vou ser cineasta. Ou diretora. Ou roteirista." (página 21)

A Fani tem dois irmãos mais velhos que não moram mais em casa, e está no segundo ano do Ensino Médio. Tem uma super amiga na sua sala de aula: a Gabi, e tem um amigo, o Leo, além da Natália, da Priscila e do Rodrigo (esses três últimos são de outra sala). Acontecem algumas coisas que trazem suspeitas de que o Leo goste da Fani não só como amiga, algo que até então a garota nem tinha imaginado. Além disso, a Fani está meio que a fim de um outro cara mais velho, e será que esse cara dá mesmo bola para ela ou é só coisa da sua cabeça?

"Terminei a lista e fiquei olhando. O que esses meninos têm a ver com o Leo? Nada! Todos eles são lindos de morrer e o Leo é...
O Leo é só o Leo. O Leo que gosta quase tanto de cinema quanto eu. O Leo que tem a mãe mais gente boa do mundo.O Leo que faz palhaçada para eu rir. O Leo que me protege sem eu nem estar correndo perigo. O Leo com quem eu gosto de estar junto em qualquer momento." (página 217)

Aí, além dessa coisa de saber se tem seu sentimento correspondido ou não, de tentar entender o que está acontecendo com o Leo e das dificuldades com os estudos, surge a possibilidade de um intercâmbio: um ano em um país diferente. Em "A estreia de Fani", acompanharemos o desenrolar desse e de outros acontecimentos na vida de nossa protagonista e narradora, numa fase em que a infância se distancia cada vez mais.

"Foi a primeira vez que eu tive a sensação de que eu era a responsável pela minha vida. A primeira vez que eu senti que a minha mãe não estava me tratando mais como criança, e em vez disso me deixar feliz, me deixou ainda mais desesperada, como se, de repente, eu tivesse caído na real de que tudo o que estava acontecendo era por minha culpa e de mais ninguém." (página 185)

A história é narrada de forma que até parece que estamos lendo o diário da protagonista, ainda que ela não seja contada em forma de diário. Talvez por isso e pela escrita super fluida da autora, a leitura tenha acontecido mais rápido do que eu imaginei pelo número de páginas. Os capítulos curtos também ajudaram, já que sou vítima daquela promessa fajuta de "só vou ler mais um capítulo", aí acontece alguma coisa que me deixa mega curiosa pelo que irá acontecer a seguir e eu leio mais UNS capítulos. "Fazendo meu filme" foi um dos primeiros títulos da Paula Pimenta, eu não sei se foi uma opção dela ou se foi inexperiência (que fique bem claro que eu não estou reclamando de nada!), mas o texto ficou com uma cara bem adolescente, em todo momento imaginamos realmente que é uma garota de dezessete anos que está escrevendo, uma garota de Minas Gerais.

A trama não é focada no romance, e sim na vida da Fani e nas mudanças que estão acontecendo com a proximidade da fase adulta, mas tenho que comentar que algumas atitudes do Leo tocaram o meu coração. Aquela carta foi linda! Ainda que haja o velho clichê da rivalidade com outra garota na sala, é muito bom ver num livro voltado especialmente para o público adolescente, um modelo de relacionamento que não prende, mas que estimula as garotas a aproveitarem as boas oportunidades que virão. Mesmo que de forma leve, "Fazendo meu filme" toca em muitos assuntos importantes para esses leitores, e fico contente por a Paula Pimenta ter falado sobre eles.

"Só gostaria que você se empolgasse mais", ele continuou a falar, já que eu não me manifestei. 'Porque ficar longe do conforto da própria casa já é difícil para quem resolve fazer isso com muita vontade. Viajar sem estar interessados pode transformar o que seria a melhor época da sua vida em um pesadelo...'" (página 272, palavras do pai da Fani)

Outra coisa que também gostei foi poder voltar um pouquinho no tempo e relembrar como era a adolescência sem essa febre de smartphones e aplicativos que estamos vivenciando hoje. Matar as saudades da época do Orkut e do MSN. Tecnologia é muito bom sim, mas o que percebo é que estamos nos tornando dependentes dela nesses últimos anos.

E, como não poderia deixar de ser, "Fazendo meu filme" me fez lembrar da minha própria adolescência, das minhas inseguranças e ansiedades daquela época, da vida na escola, das saídas com os amigos... e eu sofri! Sim, eu sofri, pois meu coração não aguenta ver adolescentes sofrendo, se desiludindo, vendo amigos se afastarem, tendo seus planos (tão bem arquitetados) frustrados. Acho que livros do tipo, principalmente os nacionais, me fazem me identificar muito.

O meu exemplar é a oitava edição lançada pela Editora Gutenberg, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão. A capa é muito bonita, pela escolha das cores, fontes e ilustrações condizentes com a trama. As páginas brancas não atrapalharam em nenhum momento a leitura, talvez pelo bom tamanho de margens, letras e espaçamento entre uma linha e outra. No início de cada capítulo há um trecho de um filme (já coloquei vários que foram citados na minha lista de filmes que quero ver!), além do uso de um tipo de letra diferente para marcar "extras", como listas da Fani e bilhetes, uma capricho da editora que me agradou muito.

Enfim entendi o motivo de essa série da Paula Pimenta fazer tanto sucesso! O primeiro livro não tem um final verdadeiramente aberto, mas é impossível terminá-lo sem vontade de saber o que mais acontecerá com a Fani nos próximos volumes. Sendo assim, quero muito ler os demais. Fica a minha recomendação para quem procura um livro nacional apaixonante, seja você menino ou menina, adolescente ou adulto, tenho certeza que a história vai tocá-lo de alguma forma!

"A porta tinha sido fechada, trancando todos os meus sonhos. E quando eu abrisse de novo, não teria mais nada do lado de fora. Só o vazio." (página 308)

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/09/resenha-livro-fazendo-meu-filme-estreia.html
Nessa 04/09/2017minha estante
Eu amo essa série! "Minha vida fora de série" também vale a pena.. As histórias desses livros se cruzam...

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 05/09/2017minha estante
Também quero ler "Minha vida fora de série" :).

Flavia 05/04/2018

Amei!!!?
Adorei o livro me imaginei no lugar da Fani, e a historia da vida dela é muito legal, interessante e divertida, quando estava lendo ficava curiosa para saber oque ia acontecer!!! #melhorlivro?? vale apena ler
Giovanna.Bertone 09/04/2018minha estante
??

Livia1127 09/08/2018minha estante
???

Emmie E. 31/01/2020

Nenhum filme é melhor do que a própria vida!
Dói meu primeiro livro de uma série, uma das minhas primeiras paixões de bookstan e agora vai ter, finalmente, sua primeira resenha.

Fazendo Meu Filme foi o romance de estreia de Paula Pimenta (apesar de ela já ter publicado uma coletânea de poemas em 2001), lançado em 2008 e que se tornou um fenômeno das livrarias rapidamente.

O livro conta a história de Estefânia — por favor, só Fani — Belluz, uma adolescente de 16 anos apaixonada por filmes de amorzinho e que sonha em ser uma cineasta. Tudo começa a mudar quando ela acaba passando numa prova para fazer intercâmbio e se ver prestes a abandonar sua família, seus amigos e sua paixonite, o professor de Biologia.

Como se essa fase da vida precisasse de mais reviravoltas, após as bodas dos pais da sua melhor amiga Gabi, Fani passa a desconfiar que o Léo, seu melhor amigo, pode ter cultivado por todo esse tempo um sentimento a mais por ela.

Confusa com o estranho afastamento dele, preocupada com passar de ano e se, de alguma forma, ela tem algum sentimento recíproco pelo Léo, Fani vai ter que contar com a ajuda de amigas novas e antigas no desenrolar de seu f̶i̶n̶a̶l̶ começo feliz.

Com certeza essa resenha será bem diferente do que teria sido há doze anos atrás (idosa alert) quando eu li pela primeira vez — sem dúvidas, minha experiência foi bem distinta agora do que das outras sete vezes (meu Deus) que li. Porém, não foi nenhum pouco menos divertida.

Fani foi minha companhia enquanto eu crescia e amadurecia. Enquanto minha vida não era tão agitada (e dramática) como a dela, ainda assim, pude viver experiências através dela e para sempre serei grata por isso.

A escrita da Paula é de fazer qualquer pessoa se apaixonar, não importa a idade. Lógico, que 12 anos depois, analisamos assuntos que poderiam ter sido abordados e outros que poderiam ter tido abordagens diferentes, mas isso não tornou a leitura menos incrível (é bem engraçado notar o quanto nossa comunicação mudou em pouco mais de uma década). Estou muito feliz de ter resolvido fazer mais uma releitura e, logo, terá resenhas dos próximos!

🌟- Avaliação: ★★★★★5/5 + ♥️

site: Instagram.com/ladywhistlebooks
Val 31/01/2020minha estante
eu amo esse livro e só não terminei de ler a série porque chorei igual uma desgraçada no final dele.

Emmie E. 01/02/2020minha estante
se eu dissesse que você não iria chorar nos próximos seria mentira, pq MENINA (ai Deus, quase desidratei no terceiro e no quarto) MAS VALE MTO A PENA, te mtas reviravoltas e é mto ??????????

Colly 06/06/2020

Fazendo meu filme
É o tipo de livro clichê que você lê em 1 dia, a história é bem clara e muito gostosinha de ler.
babulocatelli 06/06/2020minha estante
Sou louca por esse livro ?

Colly 06/06/2020minha estante
Nem me fale?

Wesley 02/04/2018

Fazendo meu filme, o livro que mudou minha vida...
Fani, uma adolescente de 16 anos super cativante, que nos faz rir e chorar no melhor dos sentidos. Uma leitura realmente emocionante, que traz tudo pra linguagem do cotidiano, nos fazendo se identificar e se divertir com a protagonista em suas diversas aventuras com os amigos, a família e todos a sua volta. A história faz com que desejemos estar dentro do livro e acompanhar o desenrolar dos fatos ali, de pertinho. Com uma narração super envolvente, que conquista o leitor a cada página, Fazendo meu filme é uma história marcante, que nos conquista e faz com que anseiemos por aquele famosinho final feliz de aquecer o coração...
Johnny 22/06/2018minha estante
Um dos meus livros favoritos ?

Alice.Adriane 16/10/2023minha estante
Tenhooooo e foi um dos meus primeiros livros q li pois eu ameiiii!!!!! ?