Capitalismo de Laços

Capitalismo de Laços Sergio G. Lazzarini

Resenhas - Capitalismo de Laços

Glauber 09/03/2023

Análise bastante interessante e fora do comum em economia. Mesmo sendo de 2010, o livro consegue explicar muitos dos acontecimentos que surgiram depois durante o governo Dilma e o colapso do modelo econômico petista.

Um bom completo para Dinheiro, Poder e Eleições.

Brendon Diehl 10/02/2019

Livro essencial por ser curto e fácil de entender particularidades do capitalismo brasileiro - ou semi-capitalismo / quase-capitalismo [hehe]. 120 páginas - 175 se contar com as notas -, e consegue te prender pois a cada capítulo tu quer descobrir mais sobre nosso país, mesmo que você não seja um amante da economia. Bate em mitos da esquerda e direita, sendo um livro anti-extremismo, que faz tu repensar tuas próprias ideias e inclinações sobre como deve funcionar nossas instituições. Após ler o livro, passo a achar necessário formas de proibir que o Estado seja acionista de empresas aleatórias. Quer saber por que nossas empresas não batem de frente com estrangeiras em questões de qualidade e, mesmo assim, continuam gigantes e reinantes no Brasil? Leia esse livro.

Valdirene.Alecksandro 02/09/2018

Le Livros
A conclusão do livro Capitalismo de Laços – Os Donos do Brasil e Suas Conexões, de Sérgio Lazzarini, professor de estratégia do Insper, após realização de estudo com uma extensa base de dados sobre o perfil societário das principais empresas brasileiras, é que a onda de privatizações e a maior inserção global, que foram consequência da era da hegemonia do neoliberalismo no Brasil, nos anos 90, resultaram em um paradoxo. Ao contrário do que seus ideólogos diziam almejar, publicamente, o resultado prático foi reforçar a influência do governo e de grupos domésticos na economia!

No trabalho, ele estabelece um índice para acompanhar o grau de aglomeração da economia entre 1996 e 2009. O índice cresceu três vezes no período, mostrando que as redes de conexões – no popular, as “panelinhas” – entre proprietários foram reforçadas. Boa parte delas com o apoio do governo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, que detinha participação direta ou indireta em 30 grandes empresas na década de 1990, triplicou esse número até 2009.

Lazzarini fala sobre como o governo Collor, com a abertura comercial e financeira, e o de Fernando Henrique Cardoso, com o programa de privatização de empresas estatais, atuaram como “aprendizes de feiticeiro”. Acabaram por reforçar a formação do Capitalismo de Estado do país. Criaram as condições adequadas para, com a transição para um governo de hegemonia trabalhista, resultar no atual Capitalismo de Estado Neocorporativista.

Portanto, Lazzarini conclui que o governo FHC ajudou a sedimentar o que ele denomina “capitalismo de laços” no Brasil. Por quê?

Ele reconhece que muitas críticas injustas são feitas ao governo Lula, inclusive pelo próprio Fernando Henrique, mas o capitalismo de laços remonta a estruturas montadas antes na era neoliberal. Na verdade, começa no Governo de Fernando Collor (1990-1992), com a privatização da Usiminas, quando se adotou o modelo de montar um consórcio de interesses, para adquirir o controle majoritário da empresa, em vez de pulverizar suas ações no varejo entre investidores pessoas físicas. Modelo similar era adotado, na mesma ocasião, na privatização selvagem realizada nos países da ex-URSS, surgindo lá diversos bilionários entre ex-membros da KGB e/ou da nomenclatura soviética.

A partir de então, durante o governo FHC, mais ou menos 50% dos eventos de privatização envolveram consórcios mistos – uma mistura de grupos nacionais associados a fundos de pensão estatais ou o próprio BNDES. Com esses agentes participando de várias outras firmas juntos, o país acaba observando um grande entrelaçamento geral da economia. Durante o governo FHC, houve inclusive acusações de que o governo incitou certos fundos de pensão de estatais a participar de consórcios.

Esse modelo de Capitalismo de Estado foi, portanto, herdado pelo governo Lula, cuja origem sindical-trabalhista o reforçou com o Neocorporativismo, obtendo inclusive a aprovação tácita de associações patronais para políticas concertadas no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Lazzarini é de opinião que o consórcio em licitação pública não é necessariamente ruim. São proprietários juntando esforços, capital e competência para tocar projetos de magnitudes razoáveis. A tendência de alocação direta ou indireta do capital do governo, via BNDES, e/ou fundos de pensão de estatais, capital de origem trabalhista, também pode ter seu efeito positivo.

Devido à carência de captação de longo prazo no Brasil, fundos de pensão e BNDES tem um horizonte mais de longo prazo, o que ajuda a realização de investimentos mais complicados. A questão, para o autor, é que no Brasil o modelo de consórcio acabou sendo muito arraigado.

Sob o ponto de vista de uma concessão rodoviária, por exemplo, em que três construtoras de obras públicas com maior market-share querem participar do leilão: se elas se juntarem em determinado consórcio, passa-se a ter dois fortes competidores a menos. Outro aspecto que o neoliberal acha negativo é que o governo vai se tornando acionista, mesmo que seja minoritário e de maneira indireta, isto é, via fundos de pensão e BNDESPAR, em tantas empresas que o seu grau de influência acaba aumentando. Recentemente, no caso da Vale, a empresa paraestatal mudou o presidente após pressão do governo para adoção de linha mais voltada para o desenvolvimento do País e não da própria corporação.

Lazzarini faz quatro recomendações no livro, para melhorar o perfil do capitalismo do país. São mudanças para melhorar apenas marginalmente alguns aspectos mais importantes.

A primeira é a questão do isolamento político. Há evidências, segundo ele diz, que o financiamento de campanha para políticos tem um impacto importante nos resultados das empresas que doam. Parece-lhe ser um canal importante para as empresas, gerando uma influência artificial na economia, deixando-a de ser a mais produtiva possível.

Mais transparência também é importante. Acha que é o caso do BNDES, que é um banco de equipe com grande qualidade técnica, que preza em fazer empréstimos para empresas com capacidade de pagamento. Mas o que ele acha é que falta explicar o custo do que está sendo investido. Se eu alocou R$ 18 bilhões no setor frigorífico, o que a sociedade ganha com isso? O que significa alocar dinheiro nesse setor versus outras áreas que possam ser mais interessantes ou meritórias, como saúde, infraestrutura, penitenciárias? Esse cálculo não é feito: o custo de oportunidade, ou seja, quanto a sociedade brasileira ganha ou perde em colocar dinheiro nesse ou naquele setor.

A terceira recomendação de Lazzarini é reforçar o combate às práticas anticompetitivas. Ele, em particular, está preocupado com a questão de consórcios e junção de empresas em leilões de concessão.

Finalmente, ele opina que se deveria ter um esforço generalizado de redução do custo de transação na economia. No Brasil, ainda é muito difícil abrir uma empresa; há pouco capital de longo prazo; o sistema jurídico é complicado. Tudo isso dificulta a possibilidade de novos empreendedores despontarem.

Assim, abre-se maior espaço de competição para quem está mais conectado. Ele não vê problema de haver uma estrutura capitalista formada em laços, mas acha que é importante que esses laços tenham mais renovação – e o que acontece, hoje, é um reforço dos grupos que já são fortes. São sempre os mesmos os vencedores, reforçando a lógica de Capitalismo de Mercado Oligopolista. Ou ele prefere denominar Capitalismo de Estado Neocorporativista?

Baixe no link a baixo o livro em PDF grátis

site: http://le-livros.com/baixar-gratis-capitalismo-de-lacos-sergio-lazzarini/

Raquel 03/08/2018

O autor busca explicar como funciona o capitalismo no Brasil de forma bem prática e acessível pra qualquer um (não é necessário conhecimento prévio pra compreender o livro), mostrando o lado positivo e negativo de ser assim, sem entrar em nenhuma ideologia.

Recomendo a leitura pra quem se interessa por economia/política e quer ter uma visão mais ampla, pois o autor destrói vários clichês, como a ideia de que a partir dos anos 90 o Brasil virou um país "neoliberal".
Arthur Félix 03/08/2018minha estante
Vou colocar na lista haha

Igor13 07/02/2018

Análise interessante
Pontos positivos:

1) Assunto atual (após a Lava-Jato) e pouco discutido no meu acadêmico e jornalístico;

2) Destaca trabalhos interessantes anteriores e pouco conhecidos fora do meio acadêmico mais especializado, como os livros: 'Dependência e Desenvolvimento da América Latina' e 'Os donos do poder - Formação do patronato político brasileiro';

3) Descreve diversos problemas no modelo de subsídios e relações, no mínimo, duvidosas entre agentes do Governo com empresas estatais.

Pontos negativo:
Superficial na análise em alguns momentos. O livro, Reinventando o Capitalismo de Estado: O Leviatã nos negócios: Brasil e outros países, do mesmo autor, com publicação posterior amplia e aprofunda consideravelmente a análise das estatais e do banco de fomento, BNDES.

Maickw 27/09/2012

Conexão política
Lazzarini mostra em sua obra a reciprocidade histórica entre governo e empresas no Brasil e como o capitalismo brasileiro é um capitalismo diferenciado dos demais, por contato de todo o entrelaçamento entre poder público e setor privado. Pelas conexões políticas as empresas obtém certos benefícios para si e o governo as utiliza como "braços" para a aplicação dos programas de gestão.

O livro é de fácil leitura e o autor se esmera em deixar a explicação em termos acessíveis para muitas pessoas. Vale a pena ler e descobrir que no Brasil não existe um neoliberalismo com um capitalismo de mercado onde as empresas atuam sob demanda única e exclusivamente do mercado, tão pouco um sistema econômico onde o governo é quem determina. Há sempre uma interação, uma conexão política.

Azeitegallo 29/05/2012

Ajuda a explicar diversos fatos do cenário econômico brasileiro, mas a grande sacada é mostrar o motivo maior da falta de concorrência no Brasil.