Vencendo o Passado

Lucius

Resenhas - Vencendo o Passado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rezendduda 26/06/2021

Todo acontece por um motivo
O livro narra a história de uma família cheia de conflitos, onde não tem diálogo algum e que, mesmo infelizes, querem manter a aparência.
As coisas começam a mudar quando Carolina conhece um rapaz durante sua ida ao segundo plano, que é quando seu espírito sai do corpo. Nessas viagens ela descobre que o que vive no presente junto com sua família é consequência de seu passado. É neste momento que ela começa a entender quais foram os erros e busca resolve-los para conseguir ser feliz.
O livro me fez ter outro olhar diante conflitos com outras pessoas, principalmente minha família. Eu acredito muito que tudo acontece por um motivo, nada é por acaso, e precisamos de paciência para conseguir o entendimento necessário para viver em paz.

jumorgensten 14/04/2021

A obra é um romance espírita considerado atual e tem a família composta por Augusto Cezar, Ernestina, Adalberto e Carolina como protagonistas.

Os mesmos moram no interior de São Paulo em uma cidade pacata chamada Bebedouro e Augusto Cezar está sempre tomando as rédeas de absolutamente tudo, já Ernestina, para não desagradar o marido, concordando em todos os momentos, Adalberto tentando ludibriar o pai e Carolina no seu mundo de leitura e totalmente fora da curva.

Um dia, os integrantes estavam na missa quando a moça desmaia e, espiritualmente, se encontra com Marcos. A partir de então, o leitor começa a acompanhar o despertar de olhos espirituais de Carolina, as intransigências de Augusto Cézar e a submissão da esposa.

Tudo estava indo bem até o pai de Augusto adoecer e eles precisarem irem para São Paulo. Com os dias, Norberto desencarna e Carolina, sempre com muita sabedoria natural, auxilia a avó Guilhermina e a tia Odete. Com isso, a moça acaba ficando na Capital.

E assim passamos acompanhar a adaptação de Carolina na cidade e na nova escola, a amizade e auxílio irrestrito de Mônica e o encontro com o irmão da mesma chamado Sérgio. A atração dos dois é instantânea e mútua e logo ficam sabendo que ambos já se encontravam na Espiritualidade e o mesmo era o Marcos.

Depois de anos meses, Augusto e a sua trupe voltam a cidade para buscar Carolina e descobrem o relacionamento dela. Incomodado por ser contrariado e nunca ser desobedecido, Augusto Cezar inicia uma nova fase da vida. Impede o namoro da filha, rompe com o filho após saber que ele entrou em uma faculdade por conta própria em SP e Ernestina, depois de muitos anos, não aguenta mais fingir chegando a adoecer fisicamente.

Com o passar da narrativa, Carolina descobre os motivos das ligações de todos, principalmente do seu impedimento com Sérgio e com isso conta com a ajuda de Márcia, que foi sua mãe em outra encarnação.

As partes espirituais estão presentes durante toda a história e trata da Espiritualidade no cotidiano, sem nenhum lugar em específico para desenvolver a mediunidade ou conversar com os desencarnados sofredores.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e envolvente. Infelizmente, desta vez, a obra teve um ponto solto e não concluído: Mônica, que foi mega importante na vida de Carolina e depois do casal em si, não teve um fim. Ao meu ver, merecia um melhor desenvolvimento, seja sozinha ou acompanhada e ficou por isso mesmo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/04/14/vencendo-o-passado-zibia-gasparetto/

Julia G 01/08/2011

Vencendo o Passado - Zibia Gasparetto
Resenha publicada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

Vencendo o Passado, de Zibia Gasparetto narra a história de uma família que vivia em meio a problemas. Carolina e Adalberto, filhos de Ernestina e Augusto César, tinham uma relação complicada com os pais, e também um com o outro. Os problemas eram, em sua maior parte, silenciosos. Não havia diálogo dos pais com os filhos. Carolina não aceitava as imposições de seu pai, e mal aturava a submissão de sua mãe, o que lhe rendia castigos. Ao mesmo tempo, Adalberto fingia aceitar todas as ordens que recebia, enquanto fazia o que bem entendesse quando estava sozinho. O que importava era que as aparências fossem mantidas.

Mas tudo começa a mudar quando o avô de Carolina fica muito doente. Com sua morte, a família sai da pequena cidade de Bebedouro para ficar alguns dias com Guilhermina e Odete, mãe e irmã de Augusto César, na capital. A tristeza, no entanto, abate muito as duas e, quando volta para casa, Augusto César resolve deixar Carolina na cidade, para lhes fazer companhia.

Durante o tempo que passa com a avó e a tia, Carolina encontra um rapaz... O rapaz que já tinha encontrado outras vezes, quando seu espírito deixava seu corpo. O rapaz que se apresentara como Marcos - e que agora dizia se chamar Sérgio.

Aos poucos Carolina percebe, então, que as situações que vive no presente são consequências de atos seus em outras vidas; tanto o comportamento incompreensível de seus pais ou o amor que sente por Sérgio. E percebe que as coisas são do jeito que são por um motivo: ela deve consertar seus erros do passado para ser feliz.

Os livros de Zibia Gasparetto, como todos bem sabem, tem por base para todas as histórias o espiritismo. Para quem acredita, a leitura fluirá facilmente. Para quem não acredita, é como se fosse todo um novo mundo criado por Zibia, como ocorre em tantos outros livros por aí.

A história é ótima, leve, e mesmo nos momentos mais "sombrios" - quando Carolina descobre a razão de viver como vive - a forma como a autora coloca no texto não nos causa más impressões. Por ser um livro com tal toque religioso, há muita inocência nos personagens, que buscam sempre o bem, mesmo quando agem de maneira equivocada, e que aprendem a aceitar uns aos outros com o passar das páginas.

O que mais estranhei no livro foi a maneira superficial com que as situações são narradas, os poucos detalhes que se dão sobre os personagens, e os diálogos que pareciam um pouco repetitivos. Não que isso atrapalhasse a leitura, pelo contrário. Mas é um pouco diferente dos livros que leio normalmente, que dão detalhes o suficiente para dar mais convicção à história.

Foi uma leitura realmente diferente. Não, não entrou para os meus favoritos. Mesmo assim eu gostei. E, para quem gosta desse tipo de leitura, ou até quem gosta de diversificar, eu recomendo.

Gilda.Lima 08/01/2021

Carolina é uma moça muito sensível e diferente das outras de sua idade. O pai, homem com severa disciplina, a obriga a fazer coisas que a desagrada, inclusive ir à missa, e foi numa dessas ocasiões que durante a missa ela desmaiou, seu espírito saiu do corpo e encontrou-se com um rapaz chamado Marcos. Ao ir morar em São Paulo com a avó e a tia, conhece Sérgio, irmão de uma amiga de colégio, que é idêntico ao Marcos, seu amigo dos sonhos, então um mistério desenrola-se...

Blenda Costa 12/02/2022

A história de passa em uma cidade do interior de São Paulo e também na Capital. Os principais personagens são Augusto Cezar, Carolina, Adalberto e Ernestina, ao longo da história outros personagens começam a aparece no enredo.?

_yagohebling 17/06/2020

Leitura fluída, traz bons ensinamentos e reflexões para mudarmos atitudes e conceitos em nossas próprias vidas, tudo tem um passado, que se encaixa nos acontecimentos presentes e há motivos para cada uma das pessoas que entram e saem de nossas vidas, e estamos aqui para resolver nossas pendências e evoluir nossos espíritos pra só assim conseguirmos ter paz e felicidade verdadeiros, não só de corpo, mas de alma.

Karina.Carvalho 04/05/2022

Primeira vez que leio Zibia e gostei da leitura embora não tenha amado.
O livro trás bons conceitos espirituais, mas para mim foram um pouco rasos, senti falta de profundidade, mas entendo que para muitas pessoas é um primeiro contato com o espiritismo e por isso o livro tem grande importância.

Do ponto de vista de leitura como história achei o livro raso também, com diálogos bobos e passagens desnecessárias, mas também imagino que faça parte do objetivo de introduzir a espiritualidade de forma mais fácil e simples para muita gente.

Eduarda 27/12/2023

O livro tem uma história legal, relaciona bem o presente e o passado dos personagens principais. com a leitura dá vontade de acreditar nas mesmas coisas e descobrir a própria vida passada. só acho que as vezes é mais um exemplo pra ?comprovar a religião? do que uma história espírita, sabe?! esperava que fosse mais conflituoso e com solução menos direta, melhor desenvolvida. ainda assim, pela quantidade pequena de páginas, foi bem trabalhado. é o segundo que leio da autora e gostei mais desse.

demattosmanu 12/01/2022

Vencendo um passado
Um livro muito bom, uma linguagem fácil para compreender, fala sobre espiritual e reencarnação além de ter um romance muito fofo, uma leitura prende o leitor com uma história muito bem elaborada, recomendo tanto para adultos quanto para adolescentes, realmente muito bom.

Let 29/07/2023

Encantador
Como esperado dos livros da Zíbia, esse foi particularmente delicado, um livro leve e fácil de ler. Uma história cativante. Adoro o fato de ser um livro brasileiro que não apresenta tantas coisas fora do costume. Além de abordar a espiritualidade de maneira linda?

Bia Morais 22/09/2022

Vencendo o passado - opinião
Livro bem gostosinho de ler, com um toque de romance adolescente. Fiquei com a impressão dele ser um livro voltado ao público que quer conhecer um pouco do espiritismo, ter um primeiro contato, se assim posso dizer. Como tenho algum conhecimento sobre a Doutrina Espírita, algumas coisas na história me pareceram soltas e pouco detalhadas/explicadas.
Gostei da história e torci pelo casal, gostei também do crescimento dos personagens no decorrer do livro.

Keila Gonçalves 24/09/2011

Sensacional!!
A história tem como foco os relacionamentos familiares e a orientação de que é preciso perceber que a origem dos nossos problemas está em nossas próprias atitudes - passadas ou atuais - e em nossos pensamentos....

Zibia Gasparetto explica que podemos "vencer" o passado quando deixarmos de culpar os outros pelos nossos infortúnios, compreendendo que cada um é responsável por sua própria vida e por tudo o que acontece para si. "Em vez de enxergar os erros dos outros e tentar mudar as pessoas, temos que mudar é a maneira de nos relacionarmos com elas, abrindo as portas para o diálogo e para a compreensão. Nós não temos o poder de mudar as pessoas, mas podemos mudar as nossas atitudes com relação a elas".

Recomendo!
Kell 23/06/2020minha estante
Estou maravilhada com seu comentário. Gostei muito! Parabéns!

Anny 14/11/2011

Lição de vida
A vida é uma tremenda reviravolta, esse livro é uma lição de vida para que, nos mostra que apesar de todos os problemas a vida sempre nos da uma segunda chance de fazer algo melhor pelos outros, não importa o qual nós erramos, Deus sempre nós da a oportunidade de praticarmos a caridade e fazer algo de bom pelo próximo.

tatyrcm 23/08/2020

Recomendo
Uma história cativante e envolvente que te faz torcer pelos personagens e desejar chegar logo ao final do livro para conhecer o desfecho.

Linda história e muito bem contada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5